Funil de Vendas

Funil de Vendas

Por Comunicação Liguesite. Postado em 02/08/2017. Última atualização em 02/08/2017.

Tempo estimado de leitura: 16 minutos.

Nosso assunto aqui hoje é sobre funil de vendas, aprenda sobre essa estratégia que poderá ajudar seu negócio a vender muito mais, com bem menos esforços.

Veremos o que é, e as etapas do funil de vendas de forma muito prática.

Acompanhe a leitura.

CONTINUAR LENDO

O que é funil de vendas

O funil de vendas também é conhecido como pipeline, ele é o processo utilizado para ajudar sua equipe de vendas a conduzir e monitorar os clientes do seu negócio, desde a prospecção dos leads, passando pelo engajamento e realizando a conversão ou fechamento da venda.

Foi um modelo criado para monitorar cada passo dado pelos consumidores, com o objetivo de diminuir esforços da equipe de vendas e com isso diminuir custos a médio prazo, e é claro aumentar os negócios realizados para sua empresa.

O que é lead

Lead é um conceito amplamente utilizado no Marketing Digital.

Lead é um consumidor em potencial que está interagindo com uma marca, produtos ou serviços, em alguma das etapas do funil de vendas.

Então podemos dizer que o lead é um cliente em potencial que demonstrou algum tipo de interesse em comprar um produto ou serviço.

O interesse poderá ser acompanhado nas etapas do funil de vendas, pode ser apenas o preenchimento dos seus dados pessoais em um formulário de contato, ou no momento que ele abriu um e-mail, ou assinou um newsletter.

Funil de vendas na etapa de prospecção

No funil de vendas que iremos estudar hoje, abaixo temos a primeira etapa que é a prospecção de leads, a segunda engajamento de leads e terceira conversão de leads.

Funil de Vendas

Então temos um número hipotético aqui, que de trinta novas leads, temos sete a dez engajamentos e um a três conversões, ou seja, um a três contratos fechados.

Então é muito importante você saber onde você está e onde quer chegar, qual é a meta mensal, e se você quer fechar nove por exemplo se você quer fechar dez novos clientes, você vai fazer uma média, por exemplo eu tenho que prospectar mais ou menos de 120 a 150 novos clientes para tentar ter essa nova meta de conversão, então é muito importante você testar e descobrir qual é o seu número dessa meta.

Meios de prospecção

Vamos lá pessoal. Seguindo a linha de pensamento precisamos então descobrir quais meios de prospecção são os melhores para o nosso funil de vendas.

Pode ter os seguintes meios de prospecção:

Rede de Relacionamento ou Network

Ofereça os serviços para seus amigos, familiares, conhecidos ou peça aos próprios três indicações de pessoas ou empresas para encontrar nestes contatos potenciais clientes.

Dica: Depois que você tiver uma carteira de clientes, suponha que você já tem trinta clientes na sua carteira, você pode prospectar através dessa carteira, ligar para eles e pedir para eles três novas indicações para você prestar um serviço, com certeza isso gerará novos negócios para você.

Associação comercial

Visite associações, você pode coletar inúmeras informações sobre empresas, prestadores de serviços, profissionais liberais e empresas de sua região.

Porta a porta

Esse é um trabalho árduo, mas vem trazendo bons resultados, e efetivado diversos negócios.

É um trabalho bem importante para a coleta de leads quentes.

Tenha uma meta de horas por semana em locais planejados e estratégicos para realizar o porta a porta.

Existem grandes empresas que estão deixando um dos P‘s do marketing que é a praça - ponto físico, para fazer o porta a porta e deixar o seu negócio completamente em um ambiente online, é o caso da gigante lojas Marisa, e está tendo um alto crescimento realizando esse trabalho porta a porta, então é fundamental você ter essa estratégia em sua empresa.

BNI - Business Network International

Verifique se existe em sua região essa franquia que tem trazido muitos negócios e relacionamento para empreendedores de diversos estados.

Marketing digital

Não poderíamos deixar de falar do meio de prospecção que tem mudado a forma de prospectar clientes, o marketing digital.

O primeiro passo do Marketing Digital é uma presença online, seja uma Landing Page, a criação de sites, ou loja virtual, você precisa inserir seu negócio na internet.

Crie campanhas direcionadas para sua região no Google AdWords e Facebook ADS e outros meios de marketing digital, seu negócio precisa ser encontrado na internet.

Bom esse é o nosso negócio, então se você precisar pode contar conosco.

Publicidade off-line

Analise quais pontos em sua região tem um alto fluxo de pessoas e escolha pontos de visibilidade para colocar um outdoor, banners e outros meios off-line.

Por exemplo: mercado de bairro, mercado municipal, farmácia, panificadora, restaurante entre outros.

Faça parcerias com os proprietários desses negócios e distribua panfletos, cartões e coloque banners para você poder ser encontrado por quem te procura no mundo off-line, nesses locais tem um fluxo de pessoas.

Quem não é visto não é lembrado.

Você pode ainda fazer envelopamento em taxis, ônibus, vans, locais com portas de vidro entre outras.

OUTDOOR

Este e um meio de publicidade que pode trazer resultados, porém deve ser executado de maneira bem planejada, pois tem um valor mais elevado que os demais.

Fazer investimentos da nossa publicidade de forma responsável é fundamental para qualquer negócio.

Investir errado e perder dinheiro não é investimento e sim custos, então analise bem o outdoor onde você vai colocar, não é qualquer outdoor, precisa ter um fluxo legal, observar as pessoas que passam por ali, se é um lugar que tem um fluxo de empresários, se tem um semáforo ou quebra-molas para os carros terem tempo de ver sua propaganda.

Parcerias

É fundamental você fazer parecerias para seus negócios, uma boa parceria aumenta a probabilidade de vida da empresa em 44%, então realize parcerias com escritórios, agências, SEBRAE, associação comercial e outros com interesse e potencial em levar os produtos e serviços para o mercado da parceria.

Você define com o proprietário uma comissão para levar os produtos e serviços e ele indica para os clientes, enfim aí você decide o que ficar melhor para você, mais é muito importante existir parcerias.

Eventos

Marcar a presença em todos os eventos de sua área, e também eventos dos parceiros, pois sempre existem espaços para troca de contatos e bate papos que pode fluir oportunidade de negócio.

Se for possível promova você também eventos sobre seu negócio, para empresários de todos os segmentos.

Assim você aparece muito mais para o mercado em sua região.

E o pessoal acaba tendo você como referência.

Funil de vendas na etapa de engajamento

Muito bem vamos dar uma olhada no funil de vendas, já vimos a primeira etapa que é prospecção de leads, agora vamos abordar a segunda etapa engajamento de leads.

Nós sabemos que a cada 30 leads nós temos 7 a 10 engajamentos e desses 7 a 10 temos 1 a 3 conversões, agora se você ainda não fez é importante fazer agora, defina qual é sua meta e estabeleça um número para a prospecção.

Excelente, com a meta na mão e já conhecendo a etapa de prospecção de leads e os meios de prospecção para você coloca os leads no funil de vendas, agora chegou o momento de falar sobre o engajamento de leads e como nutrir os leads.

Apenas relembrando o que é um lead?

É uma pessoa que tem, de alguma forma interesse nos produtos ou serviços de sua marca, ou seja, e um cliente potencial.

Nutrição dos Leads

É muito importante saber que nós temos que prospectar para chegar nesses clientes, e colocá-los no funil de vendas, só assim conseguiremos atingir nossos objetivos.

Quando o cliente potencial entra no funil de vendas e se torna de fato um lead, quando iniciamos um relacionamento com o lead, de que forma iremos manter esse relacionamento?

Marketing de Relacionamento é fundamental

Enviar e-mails com conteúdo explicativo sobre a importância do seu produto ou serviço para a vida das pessoas, especialmente para a vida do lead.

Eu tenho um número aqui para indicar - 5 a 10 E-mails são fundamentais para você enviar para que aquele lead seja nutrido até chegar o processo de conversão de leads. Segundo passo são os telefonemas, entrar em contato e nem sempre falar de negócios, o cliente precisa ser seu parceiro e amigo.

É muito importante você fazer parte da vida daquele lead para que ele possa ter um nível de Rapport maior, até que tenhamos liberadade de falar de conversão e fechamento, isso se chama aguardar o momento certo, como sugestão 5 a 10 telefonemas no processo de engajamento, mas na hora certa.

Se for necessário realizar novas visitas para que você mostre a diferença entre um mero vendedor e um parceiro de negócios, visitas tem o seu papel e sua importância, pode falar de vários assuntos inclusive dos produtos e serviços - 2 a 5 visitas neste processo.

Internet - faça com o lead tenha interação pela internet.

Realize chamadas para que ele curta a fanpage e acesse o site e o blog.

Deixe ele seguro na hora de concluir o fechamento com você, com sua marca, e com seu produto.

Sabe o que é Follow-up?

Follow-up é realizar acompanhamento e obter retornos ou feedback da ação realizada, ou seja, todas as ações que você tomar para nutrir seu lead é muito importante o follow-up.

Você faz follow-up para receber um feedback? Sente como aquela ação foi impactante, o que ele achou, assim você consegue construir um relacionamento, você está fazendo com que o seu cliente faça parte desse processo, e ele se sente envolvido a ponto de te dar a liberdade de você falar de fechamento, de conversão, de assinar contrato.

Funil de vendas na etapa de conversão

Então temos a primeira etapa prospecção de leads, a segunda os engajamentos, e agora vamos falar de conversão ou fechamento.

Esse é um modelo de funil de vendas, mas podem existir variações de acordo com o modelo de negócio.

A preparação da proposta que deve ser irresistível.

Prepare a proposta antes de ir falar com o cliente, não vai chegar lá na hora e fazer uma proposta do que vier na sua cabeça, precisa ter planejamento.

Descobrir se existem concorrentes competindo com você nesse negócio, nessa proposta.

Qual o budget disponível do cliente, isso é importante para entender se sua proposta está alinhada com os investimentos do cliente, e exatamente o que o cliente precisa.

Por exemplo, o seu cliente está precisando de uma loja virtual, e você está oferecendo um portal de notícias, então é fundamental você preparar uma proposta sabendo o que o seu cliente realmente precisa e deseja.

Acrescente no mínimo um bônus para ofertar ao seu cliente.

É necessário agendar uma reunião com lead e saber o momento certo de entrar no fechamento.

Na hora do fechamento converse normalmente, demonstre cada ponto do projeto, os diferenciais, os valores agregados, o(s) bônus concedido(s), mas conduza a conversa com tranquilidade.

Explicar com total clareza o projeto a ser executado, por exemplo, você vai ter uma loja virtual com vídeo banner, chat pra conversar com seus cliente, chat funciona desta maneira, também inserimos um plugin de Facebook que é utilizado para isso, até aqui estamos alinhados com suas expectativas?

É importante você entender se o cliente está entendendo. Demonstre os prazos, e acertos financeiros.

Por fim vem a assinatura digital ou presencial do contrato.

Não tenha pressa de ir embora ou desligar o telefone, atenda o lead com carinho, aperte a mão dele, agradeça por fazer parte do projeto dele, por ter oportunidade de fornecer a ele, e ao retornar com sua equipe FAÇA A FESTA QUE TODOS MERECEM.

Se você precisar de ajuda para implementar um funil de vendas, ou simplesmente deseja abrir o seu próprio negócio, para ter mais segurança, liberdade e crescer, fique à vontade para falar conosco.

A missão das Franquias de Sucesso Liguesite é qualificarmos os empreendedores das nossas franquias para que ofereçam as melhores soluções digitais do mercado, fazendo com que produtos, serviços e marcas sejam encontradas por quem as procura.

Somos conectados e conectamos pessoas, via internet.

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

[email protected]

© 2018 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.