Gating Content como utilizar em seu SEO para gerar Leads?

Gating Content como utilizar em seu SEO

Por Artigo de Wallace Castro. Postado em 12/06/2018. Última atualização em 12/06/2018.

Tempo estimado de leitura: 11 minutos.

Não basta estar na internet para ter bons resultados. Hoje é indispensável ir além investindo em boas práticas e estratégias mais assertivas para ver resultados.

E, tratando-se do assunto, o Gating Content é uma excelente opção com que trabalhar. Mas, você sabe por quê?

Atrair internautas para dentro do seu espaço virtual nem sempre é uma tarefa simples, pelo contrário. Justamente por ser este um passo importante para acumular resultados satisfatórios é necessário manter-se de olhos abertos a tudo o que há de novo no assunto.

Confira neste post o conceito de Gating Content e entenda como ele pode melhorar a visibilidade da sua página atraindo e gerando um maior número de leads.

Lembrando que o lead é o seu potencial cliente, aquele que posteriormente pode fazer compras e contratações!

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O que é Gating Content?

Conteúdo bloqueado, esse é o significado resumido do termo Gating Content algo que está cada vez mais comum de encontrar nos blogs e sites diversos.

Essa estratégia, que é utilizada para alavancar o número de leads da página, como todas as demais, tem seus pontos positivos e negativos que devem ser entendidos antes da aplicação da técnica.

Você já deve ter entrado em algum endereço eletrônico cuja apenas uma parte do conteúdo estava liberado para que você lesse.

Para continuar a leitura, entretanto, seria necessário fazer algum cadastro simples com seu nome, e-mail e mais alguma informação pessoal.

Esse é um belíssimo exemplo de Gating Content!

Aliás, estima-se que cerca de 80% dos conteúdos, principalmente da categoria B2B, utilizam-se dessa estratégia para converter mais.

Em outras palavras, essa é uma troca justa em que para ter acesso à informação desejada o visitante e potencial cliente deve retribuir fazendo parte da lista de contatos do site para em troca receber o conteúdo na íntegra.

Vale destacar que este recurso de bloqueio pode ser usado tanto em artigos quanto em outros conteúdos veiculados a sua página, tais como vídeos e especialmente e-books, certo?

Vantagens e desvantagens do Gating Content

Como em tudo há dois lados, é importante lembrar que entre as estratégias de Gating Content é possível notar tanto pontos positivos quanto negativos dessa prática.

A seguir estão elencados os principais deles em cada um dos grupos:

Vantagens:

  • sua página retém um maior número de informações pessoais dos visitantes e possíveis interessados na sua marca, serviço ou produto;
  • é mais fácil mensurar e definir se o investimento em determinado material realmente compensou ou não, através dos números de conversões e inscritos;
  • possibilidade da criação de uma lista de potenciais clientes, que poderá ser posteriormente explorada e trabalhada por muitos meses a fim de estreitar o relacionamento com o lead até levá-lo adiante pelo funil.

Desvantagens:

  • a queda de audiência pode ser sentida quando avaliado o número total de visualizações do seu conteúdo. Entretanto, vale dizer que aqueles que seguiram e se converteram evidentemente são leads qualificados e verdadeiramente interessados no que a empresa tem a oferecer;
  • déficits de linkagens e uma maior falha na construção do Link Building também são pontos desfavoráveis com que lidar uma vez que em meio a um momento de pesquisas, nem sempre os autores terão disponibilidade para ficar preenchendo o cadastro a fim de conferir o conteúdo e utilizá-lo;
  • se o conteúdo oferecido após a inscrição não for tão bom ou útil quanto esperado, a marca ficará manchada uma vez que a expectativa tende a crescer conforme a dificuldade de obter o conteúdo.

Gerar cadastros desqualificados traz um enorme trabalho e pouco resultado, não se engane: é melhor qualidade do que quantidade.

3 dicas para usar o Gating Content

Agora que você sabe o que é Gating Content e até conferiu quais são as suas principais vantagens e desvantagens, nada mais justo que conhecer dicas sobre como por em prática essa estratégia.

Veja a seguir três passos fundamentais com que se preocupar:

Avalie o que compensa mais para o seu negócio

A primeira dica para fazer uso da estratégia Gating Content é avaliar se para o seu negócio em específico compensa ou não usar tais conteúdos bloqueados.

Evidentemente, nem sempre compensará uma vez que já foram elencadas as vantagens e desvantagens deste tipo de metodologia.

Por isso, conheça seu público e saiba exatamente o que o atrairá mais para que fique dentro do seu espaço virtual.

Você pode até mesmo fazer um ou dois testes com Gating Content. Além disso, é válido mesclar essa estratégia com conteúdos que estejam completamente liberados.

Crie uma chamada espetacular para atrair

Para que o potencial lead tenha interesse em ver o seu conteúdo completo é importante que você trabalhe com muito afinco em ter a chamada mais atrativa possível. Afinal, por que o internauta entregará dados pessoais dele para você?

Ser convincente e ter autoridade em um pequeno espaço é uma regra simples para se destacar e ter a atenção do seu leitor.

Por isso, não apenas capriche, mas também planeje esse CTA.

Essa pequena chamada deve sintetizar o que o conteúdo bloqueado oferecerá.

Deve ainda ser instigante e convincente de que sim, vale a pena entregar alguns dados simples em troca de obter o material que é mais “exclusivo” justamente por passar por tal funil.

Isso certamente contribuirá para otimizar seu site e melhorar seus resultados.

Invista em desenvolver e oferecer o melhor conteúdo

E é claro, não poderia faltar uma dica que falasse especificamente sobre o conteúdo.

Você precisa garantir que o conteúdo disponibilizado após a entrega dos dados é simplesmente sensacional, o melhor que o lead poderia estar esperando.

Como já foi mencionado anteriormente, se você não superar a expectativa do seu lead evidentemente terá um problema. Por não encontrar a qualidade que esperava, o lead mancha o nome do seu negócio e sequer abre um e-mail que você venha a mandar depois.

Capriche e seja extremamente profissional. Trabalhe no seu conteúdo e entregue qualidade.

Bom site, boa landing page e ótimo CTA: Qual a importância?

Seja qual for a área em que seu negócio está inserido uma coisa é certa: Ele precisa da internet e de seus mecanismos para ter a visibilidade e os resultados tão desejados.

Entretanto, mais do que estar, é imprescindível ter a estrutura certa para atrair e reter também.

O Marketing Digital é repleto de inovações e estratégias que precisam ser entendidas e postas em prática. Ter um bom site, visualmente falando, é apenas o primeiro passo para ter bons resultados.

Preocupe-se, além disso, com a landing page e crie um call to action irresistível!

Lembre-se que investir no melhor para o seu negócio é fundamental. Seja uma estratégia Gating content ou uma estrutura inovadora, não menospreze o tamanho da responsabilidade de trabalhar bem o seu ambiente virtual.

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Profissionalize as suas estratégias e comece a ver números em acesso, conversão e, posteriormente, fechamento.

A Liguesite entende da construção de Gating content, da otimização SEO e de tudo mais que seu negócio precisa para ser destaque em Marketing Digital.

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A missão das Franquias de Sucesso é garantir que, juntos, pessoas se conectem ao seu negócio por meio da internet!

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Aficionado por empreendedorismo, graduado em Tecnologia, Marketing e Economia, já geriu áreas comerciais de diversas empresas de tecnologia, participa como voluntário do ITFB e ICM, atualmente é o Diretor Comercial e Marketing da rede de Franquias Liguesite.

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