Geomarketing

impulsione seus negócios
Geomarketing

Por Artigo de Wallace Castro. Postado em 20/02/2018. Última atualização em 16/05/2019.

Tempo estimado de leitura: 9 minutos.

O surgimento e adoção em larga escala das tecnologias digitais, impulsionadas principalmente pelo advento da internet, alterou todas as frentes de atuação das sociedades contemporâneas, independente de estarem localizadas no Oriente ou no Ocidente, de serem ricas ou pobres, de terem maior ou menor grau de desenvolvimento.

Se estamos falando em sociedade, estamos necessariamente tratando de organizações, uma vez que são através delas que as sociedades operam, no sentido de serem espaços compostos por grupos de pessoas organizados visando a realização de determinada(s) atividade(s).

Dentre essas organizações, uma das que mais enfrentam mudanças e lutam diariamente para se atualizarem são as organizações com fins lucrativos, isto é, as empresas.

Diante desse cenário, o marketing surge como uma importante ferramenta para as mesmas na medida em que é capaz de estruturar atividades a serem desenvolvidas em diversas frentes, visando tanto o aumento de vendas (marketing tradicional) quanto a consolidação de uma imagem positiva da empresa (marketing institucional).

No entanto, hoje existem diversas formas de marketing além dos mencionados, capazes de levar a resultados consideráveis, auxiliando no sucesso da empresa no marketing.

É sobre um dos tipos presentes nesse grupo que iremos abordar nesse artigo, para que você possa fazer sua empresa colher bons resultados e crescer, mesmo em um mercado altamente instável como o brasileiro: o geomarketing.

CONTINUAR LENDO

O que é geomarketing?

Apesar de possuir um nome pouco usual, o geomarketing é um conceito familiar para a maioria das pessoas, mesmo que elas não saibam disso.

Levando em conta a ideia de convergência digital, o geomarketing pode ser conceituado de maneira bastante simples como ações de promoção que necessariamente utilizam a localização do público-alvo.

Uma das principais características da humanidade é o deslocamento.

Para trabalhar, para nos divertir, para nos entreter, para nos reunir, é necessário nos deslocarmos, ou seja, sair de um ponto A e ir em direção a um ponto B.

Isso não é nenhuma novidade, pois mesmo em sociedades primitivas o deslocamento já era feito, mesmo que os fins fossem outros (subsistência).

No entanto, nas sociedades contemporâneas, o que muda é que a grande maioria das pessoas que se deslocam levam consigo um smartphone, que possui um dispositivo de geolocalização (GPS) integrado, fazendo com que as empresas possam ter acesso aos dados de localização dos usuários em tempo real - como prova disso, podemos citar o Maps, do Google, que pede por avaliações dos locais que visitamos sem que tenhamos feito check-in, ou seja, marcado a localização em alguma rede social.

Dessa maneira, a premissa fundamental dessa nova forma de marketing reside no fato do local no qual se encontra os clientes e interessados por determinada marca ser peça fundamental, tanto na estratégia de marketing propriamente dita, quanto em vendas e trade.

Geomarketing uma poderosa ferramenta

Com isso, ao mesmo tempo em que é uma poderosa ferramenta de promoção, também é uma fonte de informações importantes para subsidiar tomadas de decisões mais assertivas.

Por meio dessa ferramenta, é possível ter acesso a diversas vantagens, incluindo redução de riscos, análise do comportamento dos principais concorrentes, tamanho do mercado a ser explorado, perfil demográfico e comportamento de compra do público-alvo, maior segmentação do público por região geográfica e, como resultado de tudo isso, otimização do investimento e obtenção de melhores resultados.

Mas como utilizar o geomarketing para gerar benefícios a sua empresa? É o que será visto na sequência.

6 dicas para fazer o geomarketing dar resultados

1. Seja o menos invasivo possível

Mesmo que essa seja uma dica válida para qualquer forma de marketing, é de importância especial no geomarketing, pois ele por si só passa a ideia de invasão de privacidade do usuário.

Por isso, dispare anúncios somente em horário comercial e respeitando a vontade de seus públicos.

2. Personalização de sites

Essa personalização pode ocorrer tanto no nível micro quanto no nível macro geográfico.

Por exemplo, para um usuário que acessa o site de sua empresa fora do Brasil, é possível automaticamente exibir os textos do site em inglês ou espanhol, levando a uma melhor experiência de navegação.

Outra possibilidade é personalizar os anúncios de acordo com o estado, para que pessoas que residem no Amazonas tenham acesso a anúncios locais ou de maior interesse de acordo com a região, sendo o mesmo válido para usuários que residem em Santa Catarina, por exemplo, tornando a navegação mais coerente.

Utilizar o geomarketing com um site bem feito é uma ótima estratégia.

3. Otimização da logística

Por meio de cruzamento de dados dos usuários de determinada região geográfica, é possível focar as promoções nos produtos mais buscados e que tenham menor complexidade logística, fazendo com que as vendas aumentem ao mesmo tempo em que o custo operacional para a empresa diminua.

4. Incentivo ao check-in

Talvez seja a forma mais conhecida de geomarketing, e funciona da seguinte maneira: sempre que o usuário está em determinado estabelecimento comercial, ele faz check-in e em contrapartida recebe algum benefício, como descontos ou cupons promocionais, divulgado o negócio em suas redes sociais.

5. Geotargeting

Essa é uma das formas que mais geram resultados as empresas pois permitem uma segmentação precisa do público-alvo.

Um bom exemplo reside na exibição de anúncios feitos especificamente para usuários que moram em um bairro de classe alta e anúncios focados no público que habita a periferia da cidade.

6. Geofencing

Este é outro recurso bastante conhecido pelo grande público, mesmo que não saibam nomeá-lo, além de ser bastante eficaz.

Quando estamos em determinado local, o Maps, já citada ferramenta do Google, nos fornece informações em tempo real sobre o trânsito sem que precisemos solicitá-las.

Para as empresas, essa ferramenta pode ser utilizada para exibição de anúncios sempre que o usuário estiver em uma área de alcance geográfico previamente definida, incentivando o usuário a conhecer a empresa e suas soluções ofertadas.

Conclusão sobre o Geomarketing

Portanto, através do geomarketing é possível perceber claramente que mesmo que o ponto de vendas da empresa ainda seja importante, a lógica do marketing se alterou, pois não é mais o consumidor que vai até a mesma para satisfazer uma necessidade ou desejo, mas sim as empresas que devem ir até o consumidor. 

Nesse contexto, a forma de marketing em questão se constitui em uma ótima ferramenta, pois permite a coleta e uso de informações geográficas para a criação de estratégias relevantes e eficazes, otimizando os investimentos em marketing.

Gostou do nosso artigo?

Então acompanhe nosso trabalho nas redes sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos: estamos no Facebook, no LinkedIn, no Google+ ou no YouTube!

Se você precisar de ajuda para implementar uma estrutura de marketing digital, ou simplesmente se desejar fazer o seu negócio crescer, fique à vontade para falar conosco.

A missão das Franquias de Sucesso é juntos conectar pessoas ao seu negócio por meio da internet!

Seja estratégico, conecte-se.

Aficionado por empreendedorismo, graduado em Tecnologia, Marketing e Economia, já geriu áreas comerciais de diversas empresas de tecnologia, participa como voluntário do ITFB e ICM, atualmente é o Diretor Comercial e Marketing da rede de Franquias Liguesite.

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

[email protected]

© 2018 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.