Gestão de conflitos

: aprenda a reverter conflitos em oportunidades
Gestão de conflitos

Por Comunicação Liguesite. Tempo estimado de leitura: 8 minutos.

É impossível viver em uma sociedade e não lidar com conflitos.

Seja no ambiente profissional, em casa ou até na rua, todo mundo tem suas próprias opiniões, e cada um as defende à sua maneira.

No caso do trabalho, porém, esses desentendimentos podem se tornar uma dor de cabeça infinita se não forem resolvidos logo.

Daí nasceu a gestão de conflitos.

O que é gestão de conflitos

É um conhecimento que ajuda empreendedores, gerentes e os próprios funcionários a lidarem melhor com situações adversas.

E se bem trabalhadas você poderá transformar os conflitos em oportunidades de novos negócios, novos amigos e assim por diante. Pense nisso!

CONTINUAR LENDO

Gestão de conflitos nas organizações

Em primeiro lugar, é preciso entender que nem todo conflito é ruim.

O debate deve acontecer para que empresas e indivíduos cresçam e se desenvolvam.

O problema é quando as pessoas em desacordo são difíceis, levam para o pessoal ou não conseguem argumentar de forma educada.

Isso se torna desgastante para elas e, consequentemente, para a empresa.

Qualquer negócio que enfrente muitas divergências sem solução acaba estressando a equipe, os chefes e, por fim, os clientes.

A gestão de conflitos existe para desenvolver a capacidade de se relacionar.

Ela vale para todo mundo, desde o alto escalão até o mais baixo, mas precisa partir de cima para que possa ser aplicada funcionalmente.

Além disso, não se trata apenas de embates internos - conflitos entre uma organização e outra também entram nessa classificação, bem como conflitos com consumidores, grupos sociais e mais.

No geral, esses são os principais momentos nos quais uma organização precisa de uma boa gestão de conflitos:

Nas negociações

Empreendimentos de qualquer área sobrevivem de boas negociações.

Seja com clientes, com fornecedores, com parceiros comerciais ou qualquer outra pessoa ou instituição, as negociações devem servir aos interesses de ambos.

Só que, em alguns casos, um dos lados acredita estar sendo lesado por aquele negócio.

Para lidar com isso, é importante que a empresa saiba como tratar do assunto, saiba apresentar seus argumentos e, em último caso, saiba quando desistir.

Na equipe

Funcionários dos mais diversos níveis entram facilmente em conflitos entre si.

Pode ter a ver com tipos de personalidade e alguns confrontos desnecessários, mas também podem indicar outras situações, como falta de comprometimento ou pessoas que tentam avançar puxando o tapete de outras.

Podem até mesmo indicar problemas mais sérios, como abuso de poder e assédio.

Fique atento a todas as circunstâncias!

Pós-venda

Depois de ter toda a negociação resolvida, podem ocorrer problemas com o pós-venda.

Toda empresa deve estar preparada para lidar com clientes insatisfeitos e oferecer o melhor atendimento e suporte possível.

Nessas horas, é bem provável que o consumidor esteja chateado e com raiva, e a gestão de conflitos não pode ser feita do mesmo jeito que em outros casos.

É preciso um nível de sensibilidade, cuidado e alerta especial.

Há muitos outros momentos nos quais a gestão de conflitos será requisitada.

Não esqueça: as reclamações ajudam o empreendedor.

Você precisa ouvir o que estão dizendo, analisar o quanto daquilo é ou não verdade, e aplicar mudanças conforme necessário.

As pessoas não costumam reclamar se não há motivo, e essas observações podem ajudar muito o seu negócio a crescer.

Nós falamos um pouco sobre a gestão de conflitos em situação empresarial, e em situação de gestão de projetos.

Dicas para uma gestão de conflitos eficiente

1. Transformar conflitos organizacionais em oportunidades

Grandes empresas já aprenderam a usar alguns conflitos como oportunidades; pequenas e médias empresas podem e devem fazer o mesmo.

Muitas vezes, ao resolver uma oposição, os dois lados opositores podem encontrar um acordo que seja ainda mais benéfico do que o proposto originalmente.

A relação de ambos pode inclusive ser reforçada por essa resolução, melhorando a confiança e a credibilidade.

E para isso saber ouvir, entender o problema, ter cordialidade, e querer resolver, são fatores fundamentais para transformar conflitos em oportunidades.

2. Focar na comunicação

Para que a gestão de conflitos seja eficiente, a comunicação deve ser eficiente.

Não importa se você é um dos que está no debate ou se é apenas um mediador: comunique-se bem.

Isso inclui saber ouvir, falar com clareza e calma, e ter certeza de que seu ponto de vista está sendo transmitido completamente, sem espaço para duplos sentidos.

3. Ser assertivo e colaborativo

Nos conflitos organizacionais, é comum que ambos os lados estejam certos em alguns pontos e errados em outros.

A ideia é descobrir qual o lado com o menor índice de problematizações, mas essa não é a única saída; na verdade, é possível que os dois se complementem.

É um exemplo de como transformar o conflito em oportunidade também!

O gestor deve apontar o que é positivo e negativo em cada proposta, e elaborar um meio de unir as duas, com ajuda dos colaboradores.

4. Priorização

Conflitos organizacionais aparecem em todas as camadas, mas nem todos são tão importantes.

Certos problemas podem ser deixados para depois, enquanto outros precisam ser resolvidos imediatamente.

O gestor tem o trabalho de avaliar tudo que lhe é atribuído e dar prioridade para aquilo que mais desestabiliza a empresa e/ou a equipe.

A gestão de conflitos está em todo lugar

Independente de qual seja a área, ter noções de gestão de conflitos é essencial para lidar com pessoas e negócios.

Mas é claro que algumas ocupações têm mais preocupações em relação a isso do que outras.

Trabalhar com franquias digitais, por exemplo, envolve menos conflitos com equipes - ainda mais quando você tem todo o apoio e treinamento da franqueadora.

De qualquer forma, seja com parceiros de negócios, sócios, colaboradores ou consumidores, a gestão de conflitos ajuda a estabelecer sua empresa como uma boa mediadora.

É impossível fugir dos conflitos, no fim das contas; então a sua maior vantagem é saber lidar com eles quando eles surgem.

Mostre que você tem os recursos e argumentos para isso, e boa sorte em qualquer discordância que surja na sua vida profissional (e pessoal)!

Gostou do nosso artigo?

Seja estratégico, conecte-se.

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

[email protected]

© 2018 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.