Google

: um fenômeno que pode ajudar seu negócio a crescer
Google

Por Comunicação Liguesite. Postado em 14/11/2017 em Marketing Digital

O Google é literalmente um fenômeno. Todos conhecem esse site rico em recursos, ferramentas e praticidades. Atualmente é através dele que a entrada na internet é feita. Pode-se, então, chamar o Google de Hall de Entrada para a web. 

Mas muito além de um buscador, a empresa expandiu seus conceitos, e atualmente encontra-se em cada canto da internet. Com aplicações únicas, utilidades para o dia a dia e também para potencializar o seu negócio. 

Isso mesmo! A busca de muitos na internet é de fazer uma renda diretamente de casa. Lucrar do conforto e abandonar as correntes dos empregos comuns e já arcaicos. Usufruir o que o Google apresenta é uma excelente aposta para crescer com um empreendimento dentro da internet

Fundada no ano de 1996 por Larry Page e Sergey Brin, os “Google Boys”, a empresa começou como um buscador simples da web.

Contudo, a proposta da empresa, desde seu primeiro dia de funcionamento era realizar a organização de toda e qualquer informação mundial, e torná-la acessível e utilizável por todo e qualquer usuário.

Com esse rápido crescimento de uma inovadora filosofia, a Google começou a incorporar outros serviços que iam além dos conceitos iniciais de um motor de buscas otimizado.

Softwares passaram a ser interligados pela empresa, e seu desenvolvimento gerou inúmeros aplicativos cotidianamente utilizados por pessoas físicas e empresas.

Dentre estes podem-se destacar os conhecidos Gmail, Google Chrome e a rede social Google+, mas sem esquecer de outros importantes programas como o Google AdWords, Analytics e Trends. 

Enfim, um fenômeno de nome curioso, que significa pura e simplesmente a combinação dos códigos binários 0 e 1 (googol, no original) representando os objetivos de organizar todos os processos que envolvem a internet. 

Com sede na chamada Googleplex (um conjunto de prédios que envolvem a empresa), na cidade de Mountain View, no Condado de Santa Clara, localizado no estado americano da Califórnia, a empresa cresce dia após dia.

Com softwares inovadores sendo lançados, aplicativos úteis sendo programados e uma infinita gama de utilitários para fazer seu pequeno empreendimento crescer.

Quer conhecer um pouco de como o Google pode ajudar a impulsionar o seu negócio?

Confira, conheça e explore algumas das ferramentas que compõem a maior empresa do ramo tecnológico do mundo. 

CONTINUAR LENDO

As principais ferramentas do Google que ajudarão a alavancar seu negócio

Dentre inúmeros aplicativos, o Google se destaca por específicas ferramentas que podem ser essenciais para o desenvolvimento de qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande.

Bastante intuitivos e de fácil manuseio, conhecê-los é a parte mais complexa, pois aprender a manuseá-los é a parte mais simples do uso.

1) Google AdWords: campanhas eficientes e rentáveis

O sistema do Google AdWords utiliza o recurso de Custo por Clique para impulsionar campanhas de usuários através de palavras-chave previamente selecionadas.

Consistindo em anúncios no formato de campanhas criadas por meio de links, uma publicidade online pode ser feita com o intuito de atingir uma gama de usuários.

É possível controlar o próprio orçamento, alternando-o conforme resultados obtidos.

As palavras-chave (de similaridade com o que o público-alvo busca no site) são selecionadas e, através do pagamento de um valor, a campanha é criada e impulsionada pelo próprio Google.

Dicas infalíveis para utilizar o Google AdWords

  • Aproveitar as datas comemorativas e criar campanhas únicas;
  • Sempre aposte em um orçamento maior do que o sugerido pelo Google AdWords;
  • Aposte em campanhas para acesso mobile (smartphones e tablets);
  • Faça campanhas integrando o Google AdWords e o Gmail.

Preparamos um e-book especialmente para você sobre Links Patrocinados do Google AdWords

2) Google Meu Negócio: organizando sua empresa para uma melhor gerência

O Google Meu Negócio é uma proposta da empresa em unificar e divulgar um específico empreendimento em resultados orgânicos; é o Google Maps e o Google+ em um mesmo local.

Através desta plataforma é possível apresentar ao cliente a localização da empresa no Maps, acrescentar dados importantes de contato e ainda apresentar uma breve introdução do empreendimento.

Ou seja, o Google Meu Negócio é a primeira apresentação da empresa junto ao cliente.

Por meio da internet, um potencial cliente irá vasculhar comentários de usuários anteriores, dados para contato e conhecer uma apresentação breve do papel da empresa no mercado. 

Dicas para utilizar o Google Meu Negócio

  • Ser sempre específico nas descrições dos projetos, jamais genérico;
  • Incentivar o relacionamento e a interação com o usuário;
  • Verificar constantemente os dados e as fotos no Google Meu Negócio;
  • Solicite para seus usuários avaliarem sua empresa.

Conheça mais o Google Meu Negócio!

3) Google Shopping: seus produtos em evidência com eficiência

Divulgando, comparando e acumulando as melhores opções do mercado para o público.

O objetivo do Google Shopping é a apresentação do que é mais barato para o público que está procurando um determinado produto.

É por meio desta plataforma que agrega todas as lojas virtuais para apresentar a opção mais em conta para o usuário.

Para incluir os produtos no Google Shopping, e assim explorar um marketing gratuito, basta seguir algumas especificações do Google Merchant Center, anexando o feed de produtos para incluir nos serviços.

Agências digitais sempre realizam este serviço, seguindo as especificações solicitadas pela Google. 

Dicas para bombar no Google Shopping

  • Foque sempre nos melhores produtos a um preço competitivo para atrair clientes;
  • Abuse da criatividade com chamadas atrativas e que chamem a atenção do usuário;
  • Ajustar o lance de dispositivos móveis para 70% é imprescindível, visto que poucos usuários finalizam compras por meio de dispositivos móveis.

Veja aqui outras dicas do para se aprofundar no Google Shopping!

4) Google Analytics: as métricas necessárias para crescer

O Analytics é um serviço totalmente gratuito oferecido pela Google.

Para utilizá-lo, basta ativar o sistema junto a uma conta no Google e indexar o site cadastrado junto a um código para exibição de estatísticas de visitação que serão apresentadas constantemente ao dono do site.

Simples de utilizar e indispensável para qualquer negócio online.

Além de servir como um aporte ao Google AdSense, ele também serve como uma verificação, validação e evolução das campanhas de marketing a serem delimitadas pelo site em questão.

Dicas para usufruir melhor do Google Analytics

  • Utilizar o Teste A/B antes de qualquer mudança em seu site;
  • Avaliar constantemente as métricas apresentadas e compare-as sempre para notar evolução ou não;
  • Habilitar a verificação da velocidade de carregamento do site;
  • Faça a integração do Google Analytics e Google AdWords.

5)  Google Search Console: a maior empresa do mundo sendo sua parceira direta

Um recurso excelente e fundamental para qualquer página da web.

O Google Search Console tem como intenção avaliar, otimizar e potencializar um site.

Ele tem como base métricas que analisam a qualidade da página, capacidade de explorar anúncios e também otimização do site num contexto geral.

Dessa forma, o Search Console irá analisar a aparência da pesquisa, o tráfego existente de pesquisa que levem ao site, o desempenho que o Google possui em indexar páginas ao site, o rastreamento dos robôs do Google para com o site e também verificar problemas com possíveis ameaças à página. 

Dicas para utilizar o Google Search Console

  • Observar e atentar sempre para as dicas que o Google apresenta. Ele será o guia para o site e levará o mesmo até o público. Portanto, seguir as dicas é imprescindível para conquistar um espaço na grade de pesquisas do motor de buscas;
  • Faça a integração do Google Analytics e Google AdWords.

6) Google AdSense: rentabilidade por clique na página

O AdSense é o serviço da Google mais popular entre os usuários.

Através dele, os usuários podem inscrever seus sites para oferecer espaços para propaganda em textos, imagens e vídeos dentro de seus domínios.

A cada clique, o Google recompensa com um valor para o parceiro. 

Para utilizar o serviço, basta ingressar no site da Google AdSense e inscreve sua página.

Após uma breve análise de conteúdo, aparência e outros critérios, a empresa envia uma resposta autorizando ou não a inserção de anúncios para o futuro parceiro. Sistema bastante simples, bastando seguir os requisitos exigidos pela empresa.

Dicas para otimizar o Google AdSense no seu site

  • Misturar os anúncios ao conteúdo do site, disfarçando-o por meio do texto;
  • Estude locais que sejam incomuns para anúncios, reposicionando-os diferentemente dos demais sites;
  • Tenha um layout atrativo e que encaixe com o formato escolhido dos anúncios.

7) Google Tradutor: quebrando a barreira do idioma

Além de globalizar a informação, o Google também não impede que barreiras linguísticas sejam erguidas.

O Google Translate (ou Tradutor, no Brasil) abrange um total de 103 idiomas diferentes, com opções voltadas para áudio e fala.

Além disso, o sistema já é automaticamente indexado em alguns sites estrangeiros, sendo permitida a tradução simultânea dos mesmos quando desejado.

Para quem deseja explorar a internet internacionalmente, o Google Tradutor pode ser uma importante ferramenta.

Isso porque, em muitos casos, buscar ideias de conteúdos inovadores pode ser muito mais proveitoso saindo um pouco do âmbito nacional e explorando terras internacionais. 

Dicas infalíveis para utilizar o Google Tradutor

  • Traduzir páginas de web, documentos e imagens com apenas um clique de forma rápida e fácil;
  • Fazer o download para o modo off-line por meio do aplicativo mobile para não ter qualquer problema quando estiver desconectado;
  • Utilizar o Google Tradutor para treinar um novo idioma por meio da conversação, tudo através do sistema de detecção de voz.

8) Google Maps: encontrando os caminhos que levem ao sucesso

Um serviço de localização que engloba um GPS e, para muitos, é a salvação em locais desconhecidos.

Para desbravar o que ainda não foi explorado, basta acessar o aplicativo do Google Maps que este apresenta rotas, direções, indicações e abrange ainda sinalização de locais como restaurantes, bares e estabelecimentos nos arredores.

O mapa online integra um GPS que estabelece a localização do usuário, podendo guiá-lo imediatamente para os destinos desejados.

Dentre os principais serviços utilizados pelos internautas, o Google Maps é um mundo à parte a ser explorado, contando com recursos que vão desde o acompanhamento do trânsito na região a verificação da distância e tempo de deslocamento entre dois pontos.

Dicas para dominar o Google Maps no seu celular

  • Utilizar o Street View para ver as fotos dos locais previamente;
  • Verificar a movimentação de público de um restaurante, como os horários de pico do estabelecimento, por exemplo;
  • Encontrar hotéis e locais baratos através do Google Shopping indexado ao Maps.

9) Google Chrome: desbancando os navegadores comuns

O navegador gratuito desenvolvido pela Google acabou se popularizando.

Otimizado, personalizável e de simples manuseio, o Chrome se tornou o navegador mais utilizado no mundo.

Contando com um motor de renderização rápido e um visual minimalista, a Google acertou em cheio em oferecer um serviço gratuito de alta performance.

Em todo o mundo, cerca de 50% (mais precisamente 49,18%) dos usuários utilizam a plataforma.

Estando presente nos mais variados sistemas operacionais, o Google Chrome atualmente opera em mais de 50 idiomas diferentes, acompanhando atualizações constantes que o evoluem como software de navegação.

Dicas para desfrutar do máximo de seu Google Chrome

  • Criar vários usuários diferentes caso haja compartilhamento de um computador;
  • Adicionar sites importantes à Área de Trabalho;
  • Continuar tarefas quando se é necessário desligar o computador, a partir da opção “Configurações” > “Inicialização” > “Continuar de onde você parou”.

10) Google Drive: aposentando o pen drive

O Google Drive é o sistema de armazenamento, sincronização e compartilhamento de arquivos por meio do Gmail.

Com 15GB disponibilizados ao usuário, é possível criar, compartilhar e editar em sincronia com outro computador.

Chamado de “evolução natural” do Google Docs, o Drive funciona como uma espécie de nuvem online, onde documentos importantes podem ser salvos sem o risco de perda.

Com um leque de possíveis aplicações, o sistema oferece a possibilidade de editar documentos em Word, folhas com cálculos em Excel, apresentações em Power Point e ainda arquivos vinculados ao Pacote Adobe. 

Dicas para utilizar o Google Drive de forma prática

  • Possibilidade de tornar documentos públicos;
  • Instalar o Google Drive Web app para utilizar os serviços do Drive em modo off-line;
  • Editar PDF’s após fazer o Upload dos arquivos para o Drive.

11) Google Play: a loja de aplicativos da Google

A loja oficial de aplicativos da Google mudou de nome.

Anteriormente chamada de Android Market, a ferramenta ganhou uma nova identidade visual e maior otimização para os usuários.

O serviço consiste em distribuir aplicativos para dispositivos mobile, além de filmes, livros, música, jogos e programas.

Já instalado nos smartphones Android, a loja também pode ser acessada pelos consoles Xbox, da Microsoft, e através do próprio Google Chrome.

Dicas para otimizar o uso do Google Play

  • Gerenciar os aplicativos em todos os dispositivos, sejam eles mobile ou não;
  • Solicitar Reembolso é possível, basta pesquisar o aplicativo instalado no próprio Google Play.

12) Google Imagens: buscando imagens e fazendo um banco próprio

O serviço de buscas por uma imagem específica do Google é uma ferramenta cotidianamente utilizada por quem navega pela web.

Trazendo resultados específicos, mas também abrangentes, a respeito de um determinado assunto, o buscador costuma ser a apresentação de um primeiro contato visual entre o usuário e sua pesquisa.

Com recursos que se desenvolveram consideravelmente ao longo dos últimos anos, o Google Imagens passou a ser utilizado, inclusive, como um banco de imagens gratuito, sendo necessário apenas utilizar a opção em questão.

Dicas para utilizar o Google Imagens sem sofrer com direitos de imagem

  • Pesquisar uma imagem cedida no Google Imagens através da opção é uma interessante ideia para não se ter problemas futuros com fotos vinculadas a terceiros;
  • Utilizar imagens gratuitas disponibilizadas pela ferramenta é fácil, basta clicar em “Ferramentas” > “Direitos de Uso” > “Marcadas para reutilização”;

13) Google Earth: explorando o planeta do conforto da poltrona

Um simulador tridimensional do Planeta Terra disponível na tela do computador.

A Google decidiu criar uma ferramenta que abrange cada centímetro do Planeta e o transporta para a tela de qualquer dispositivo. 

A sua construção se torna possível a partir de um mosaico montado por meio de infinitas imagens de satélite. Com ele, é possível a identificação de cidades, construções, paisagens e realizar uma viagem ao redor do mundo em muito menos de 80 dias. 

Dicas para explorar o mundo no Google Earth

  • Compartilhar locais ou estabelecimentos selecionados por e-mail com amigos ou clientes;
  • Ver maquetes digitais nas cidades disponíveis (Ex: New York) clicando na opção “Buildings”.

14) Google Docs: criando e editando online arquivos pessoais

Funcionando diretamente no navegador Chrome, o Docs suporta uma gama de arquivos, sendo compatível com Word, Excel, Power Point, Photoshop, Ilustrator e outros 10 outros formatos, aproximadamente. 

Servindo como um suporte online, é possível criar, editar, exportar e compartilhar estes arquivos através da rede Docs.

Com armazenamento de arquivos com até 1GB, o Docs conta com editor para apresentações, um criador de planilhas e processador de formulários e textos.

Dicas ao utilizar o Google Docs

  • Utilizar opção de edição de conteúdos imagéticos em textuais, basta clicar em “Configurações de Upload” > “Converter textos de PDFs...”.

15) Google Forms: elaborando pesquisas de opinião de forma rápida e fácil

Uma forma rápida, intuitiva e de fácil acesso ao público. Criar pesquisas nunca foi tão fácil.

A Google aposentou as pesquisas com formulários pela rua, e possibilitou estender as mesmas a um grupo maior dentro da própria internet.

Com a ferramenta, é possível criar formulários de opinião, coleta de dados e pesquisas de público.

Uma forma simples e direta de conquistar informações preciosas que poderão ser necessárias para o desenvolvimento de um específico empreendimento, por exemplo.

Dicas para coletar dados com o Google Forms

  • Possibilidade de receber respostas objetivas ou dissertativas dos clientes;
  • Aumento de chances de prospecção de clientes de forma mais objetiva;
  • Customizar as perguntas e acompanhar os resultados em tempo real.

16) Ok Google: quando a empresa vira seu parceiro no dia a dia

O Ok Google (ou também chamado de Google Now) é o assistente pessoal desenvolvido pela empresa para ser mais uma praticidade ao usuário.

Ele é acoplado aos smartphones Android (apesar de também funcionar na plataforma iOS) e tem como função a organização da rotina do usuário.

Através de uma identidade personalizada, o Ok Google leva informações rápidas e práticas de interesse do usuário.

Previsão do tempo, densidade do trânsito na cidade e notícias de relevância de acordo com cada perfil.

Dicas para aproveitar o recurso Ok Google ao máximo

  • Encontrar e registrar informações sobre empresas que são de interesse cotidiano;
  • Pesquisar locais e obter direções através da indexação do Maps a ferramenta.

17) Google+: conectando pessoas, empresas e informações

O Google+ é o serviço de rede social da empresa, lançado no ano de 2014.

Contando atualmente com mais de 10 milhões de usuários, a ideia seria lançar uma plataforma que facilitasse a interação entre os usuários e expusesse os interesses do mesmo em uma linha do tempo atualizada constantemente.

Sua construção engloba ferramentas de excelente funcionalidade, como os chamados Sparks, que são sugestões de conteúdo,

o Hangouts, um chat para conversar com os amigos, e o Hangouts On Air, uma versão para transmissão ao vivo diretamente junto ao YouTube. 

Dica preciosa para usufruir do Google+ e impulsionar seu perfil

  • Utilizar videoconferências com grupos de pessoas e transmissões ao vivo sincronizadas com o YouTube de forma rápida e prática.

18) Google Fonts: personalizando seu website

Um serviço da Google que personaliza páginas na internet de um jeito único.

Para quem deseja um design ímpar e uma fonte diferente para compor seu site, o Google Fonts disponibiliza uma gama de opções que podem deixar o layout do website com a face do seu dono.

Funcionando gratuitamente, o Fonts disponibiliza inúmeros tipos de fontes.

Para quem tem um pouco de entendimento de edição de sites, vai se encantar com o número disponibilizado pela Google.

Dicas para utilizar o Google Fonts

  • Para baixar uma fonte basta clicar na opção “Quick Use” > “Seta para baixo” > “.zipFile”.

19) Google Agenda: cotidiano organizado diretamente no e-mail

Um serviço disponibilizado pela Google que parece ser simples, mas fundamental para organizar um dia corrido.

O Google Agenda, chamado de Google Calendar, oferece uma interface simples que disponibiliza a organização do cotidiano do usuário.

Adicionar compromissos, compartilhar eventos e controlar programações.

Recursos básicos, mas que podem ser essenciais para quem apresenta dificuldades em estipular e seguir uma rotina de forma cronológica. 

Dicas para organizar-se através do Google Calendar

  • Jamais perder um compromisso, bastando clicar em “Opções” > “Labs” > “Próxima reunião”;
  • Receber a agenda por e-mail é prático e rápido, apenas sendo necessário ir em “Configurações” > “Agendas” e selecionar a opção para receber por e-mail.

20) Google E-mail: recursos infinitos e uma comunicação direta

O Google E-mail, popularmente conhecido por Gmail, é a ferramenta da empresa para que o usuário possa enviar e receber seus e-mails.

Com uma interface limpa e dinâmica, o otimizado serviço da Google já impressionou no dia do seu lançamento, quando contava com capacidade de armazenamento de até 1GB (enquanto seus concorrentes não chegavam a 10MB).

Contando com inúmeros recursos, o Gmail apresenta opções que vão desde um Chat de conversação rápida (GTalk) a softwares de envio automático de e-mail, assim como personalização do layout. 

Já viu nosso e-mail profissional Ligue Mail Power?

Dica fundamental para quem utilizar o Gmail

  • Cancelar e-mails enviados por acidente até 30 segundos depois do envio. Para ativar esta funcionalidade, basta ir em “Configurações” > “Labs” e encontrar a opção que cancela o envio.

Google: uma empresa para ter como aliada no crescimento de seu negócio

Podem parecer ferramentas infinitas, de difícil acesso e complicado manuseio.

Contudo, tendo uma empresa séria que auxilie na montagem, orientação e uso de cada um destes recursos, um pequeno empreendimento poderá decolar rumo à grandiosidade.

Para desenvolver é necessário conhecer. Saber que existem recursos práticos – e grande parte deles gratuitos – que podem auxiliar na propulsão do negócio é fundamental.

As ferramentas estão disponíveis, basta colocar em prática e solicitar a agência que melhor sabe atender o cliente que deseja usufruir de cada um destes recursos no seu empreendimento online.

Gostou do nosso artigo? Então curta nossa página do Facebook ou LinkedIn, e tenha sempre informações como essa ao seu alcance.

Agora se você precisar de ajuda para implementar uma estrutura digital, ou simplesmente se desejar fazer o seu negócio crescer, fique à vontade para falar conosco

A missão das Franquias de Sucesso é juntos conectar pessoas ao seu negócio por meio da internet! 

Seja estratégico, conecte-se. 

Onde você está?*

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

sac@liguesite.com.br

© 2017 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.