Google Forms

: aprenda como utilizá-lo com 9 dicas especiais
Google Forms

Por Comunicação Liguesite. Postado em 26/12/2017. Última atualização em 26/12/2017.

Tempo estimado de leitura: 10 minutos.

O Google possui tantas ferramentas que é quase impossível imaginar o que seria da internet sem ele.

Também a missão desse gigante é bem ousada - Organizar a informação do mundo - e parece que estão conseguindo!

E não estamos falando apenas do buscador!

A empresa oferece dezenas de serviços, e alguns deles podem ser muito úteis para empreendedores.

Nós até já falamos bastante sobre o Google por aqui.

Hoje, vamos abordar mais profundamente um dos tópicos desse artigo: o Google Forms.

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O que é Google Forms

O Google Forms é um serviço de formulários, que podem ser usados para realizar pesquisas.

Empresas de todos os tamanhos precisam, em algum momento, saber qual a opinião de seus clientes para tomar uma decisão.

Em alguns casos, é preciso também saber mais sobre o que a equipe anda pensando, ou mesmo sobre o público-alvo que ainda nem é consumidor, mas pode vir a ser.

Pesquisas são o melhor meio de obter todas essas informações, e atualmente elas não precisam mais ser complicadas nem custosas.

O Google Forms existe justamente para isso.

De uma forma bem dinâmica e simples, os formulários servem para coletar dados e dispô-los da maneira que você preferir.

Automaticamente, você terá gráficos e estatísticas de tudo que foi respondido.

Por exemplo, se você estiver tentando descobrir os dados demográficos de seu público-alvo, é possível saber facilmente qual a faixa etária e gênero com maior presença.

Até mesmo gostos pessoais, classe social e outros detalhes podem entrar na coleta, desde que você faça as perguntas sobre esses assuntos.

Principais vantagens do Google Forms para o meu negócio

As vantagens para os empreendedores de usar essa ferramenta são:

  • Acompanhamento dos resultados em tempo real;
  • Respostas objetivas ou dissertativas, de acordo com a necessidade;
  • Maiores chances de prospecção de clientes;
  • Nenhum custo para a realização das pesquisas;
  • Grande alcance online, sem limites geográficos.

9 dicas de como usar o Google Forms

Para aproveitar ao máximo os benefícios da ferramenta, siga essas dicas:

1. Como usar o Google Forms

Para começar, que tal um pequeno tutorial: É bem simples e não tem segredo nenhum.

Primeiro, você precisa fazer uma conta no Google, se já não tem.

Então, quando estiver na página inicial do buscador, você pode pesquisar pelo Forms e clicar nele, ou ir até o canto direito superior, onde estarão todas as ferramentas disponíveis do site.

Lá você encontrará o Google Docs, que é o pacote oficial para a criação de documentos, planilhas, apresentações e, claro, formulários.

Depois de escolher a opção certa, você pode abrir um novo formulário totalmente em branco ou usar um dos modelos que o Google disponibiliza.

Essa é uma boa escolha caso você esteja buscando uma orientação e não tenha muita certeza ainda de como apresentar as perguntas.

De qualquer maneira, ambas as opções permitem que você personalize o formulário à vontade.

Além das perguntas em si, você pode incorporar imagens e vídeos, separar grupos de perguntas por títulos ou até mesmo por sessões, fazendo com que a pesquisa dure mais do que apenas uma página.

Depois que tudo estiver pronto, e a pesquisa for publicada, você poderá acompanhar os resultados pela aba “respostas”.

Lá, é possível ver cada resposta individualmente ou ver um resumo de tudo, com gráficos ilustrativos.

2. Fazendo as perguntas

É importante prender a atenção dos entrevistados para garantir que eles forneçam respostas verdadeiras e completas.

Ao mesmo tempo, também não é recomendável perder tempo com perguntas pouco relevantes; o ideal é formular cada uma de maneira que as respostas sejam as mais úteis possíveis.

Por exemplo, se você quer opiniões específicas sobre determinado assunto, é melhor que essa pergunta seja clara e com resposta dissertativa.

Já se for uma pesquisa de opinião entre diversas opções, seja sucinto e forneça a múltipla escolha, que costuma ser a favorita das pessoas.

E não se esqueça de fazer as perguntas principais para manter o controle: nome e idade!

Em alguns casos, ocupação, gênero, renda e outras informações podem ser importantes também.

3. Configurações

Muitas das suas preferências nas configurações do Google Forms vão alterar a experiência do público durante a pesquisa.

Você pode incluir uma barra de progresso para que ele saiba quanto falta para acabar, pode exigir ou não algum tipo de login ou, ainda, inserir uma validação de dados.

No caso de e-mails isso é especialmente útil, para garantir que ele foi digitado no formato correto.

4. Complementos

O Google Forms passou a permitir alguns complementos.

Há, por exemplo, o Form Values, que cria listas para serem usadas em diversos formulários, ou Form Limiter, que fecha a pesquisa depois de determinada data ou número de respostas que você tiver estipulado.

5. Inscrições

Aproveite os formulários também para realizar inscrições!

Seja uma palestra, festa ou outro tipo de evento, ou mesmo um curso ou workshop, o Forms é útil para servir como formulário de inscrições, além das pesquisas.

6. Embaralhe as perguntas

Uma das opções nas configurações, e talvez uma das mais interessantes, é a possibilidade de embaralhar as perguntas para cada participante.

Isso evita a polarização das respostas e garante uma experiência única para cada um.

7. Edição pós-envio

Em alguns casos, pode ser proveitoso oferecer ao usuário a possibilidade de editar suas respostas mesmo depois de enviadas.

Alguns formulários podem ser utilizados em mais de uma situação, mas mesmo que não seja o caso, os participantes se sentirão melhores se puderem corrigir quaisquer erros.

O que também é vantajoso para você, já que diminui o risco de coletar dados e informações erradas.

8. Captcha

Não há uma ferramenta própria do Google Forms para inserir um captcha (aquele dispositivo de segurança para ter certeza de que quem está respondendo é humano, e não um robô).

Entretanto, é só separar o formulário por seções e criar o seu próprio captcha.

Dá para mostrar duas imagens e pedir para que a pessoa escolha a que contém um determinado objeto, por exemplo.

9. Divulgue

Por último, mas importantíssimo: divulgue muito!

Mande o link do formulário em grupos de interesse, peça ajuda a amigos e familiares e faça o possível para conseguir um grande número de respostas.

Use seu site e redes sociais como plataformas.

Lembre-se de se manter objetivo nas perguntas, e de focar no seu público-alvo.

Agora é só usar o Google Forms a favor da sua empresa! Boas pesquisas!

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