Google Marketing Platform o guia completo

Google Marketing Platform tudo o que você precisa saber

Por Comunicação Liguesite. Postado em 09/08/2018. Última atualização em 09/08/2018.

Tempo estimado de leitura: 27 minutos.

Há muito tempo o Google deixou de ser apenas um mecanismo de pesquisa. Hoje, o gigante das buscas se tornou uma multinacional de tecnologia, que reúne uma série de marcas e serviços sob o seu guarda-chuva.

Alguns desses serviços estão no dia a dia de qualquer pessoa, como Gmail, Maps, Chrome e Fotos. Outros são ferramentas para as empresas: Google Analytics, AdSense, Trends etc. Existem também produtos físicos, como o Chromecast e o Google Home. E há ainda outras dezenas de produtos, aplicativos e softwares que você nem imagina.

Apesar de toda essa variedade de serviços, existe um foco: a publicidade. É dela que vem a maior parte da receita da empresa. Por isso, o Google não mede esforços para aprimorar a experiência tanto do usuário que vê os anúncios, quanto das empresas que criam as campanhas.

É por esse motivo, então, que o Google está reformulando as suas ferramentas publicitárias — e uma das principais mudanças é a criação do Google Marketing Platform.

Esse novo serviço pode ajudar você a gerenciar o marketing do seu negócio e melhorar os resultados com integrações e uma interface mais simples que as ferramentas anteriores.

É sobre isso, então, que vamos falar neste artigo: saiba tudo sobre o Google Marketing Platform e entenda como essa nova plataforma pode ajudar você! Acompanhe:

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O que é o Google Marketing Platform?

Google Marketing Platform é uma plataforma unificada de publicidade e análise de dados do Google, que oferece soluções tanto para pequenos negócios quanto para grandes empresas.

Para você entender melhor como funciona essa plataforma, vamos explicar como ela foi recentemente criada.

Em junho de 2018, o Google anunciou uma reformulação nos seus serviços publicitários.

De acordo com a empresa, a intenção é simplificar os serviços para anunciantes e criadores de conteúdo, de maneira que eles escolham facilmente os produtos certos para se conectar com os consumidores.

Basicamente, as mudanças consistem na unificação de ferramentas que antes estavam dispersas, além da criação de três novas marcas para identificá-las: Google Ad Manager, Google Ads e Google Marketing Platform.

O que é o Google Marketing Platform?

No Google Marketing Platform, foram reunidos dois produtos principais — DoubleClick Digital Marketing e Google Analytics 360 Suite —, transformando-se em uma ferramenta única e completa de publicidade e análise de dados para equipes de marketing de agências e empresas.

Com a união dessas e outras funcionalidades, o Google Marketing Platform permite planejar, comprar, mensurar e otimizar as mídias digitais do seu negócio dentro de uma única plataforma. Assim, você consegue entregar uma experiência mais relevante para o consumidor, com respeito à sua privacidade e ao controle de dados pessoais.

Outras mudanças anunciadas pelo Google

Além do Google Marketing Platform, duas outras grandes marcas foram introduzidas no portfólio da empresa: Google Ads e Google Ad Manager.

O Google Ads é o rebranding do Google Adwords, que já tem 18 anos de existência e é o carro-chefe da publicidade do Google. Na prática, além da alteração da marca, pouco muda em relação à criação de campanhas para as redes do Google (Rede de Pesquisa, Rede de Display, Shopping, YouTube, entre outras) que já é feita atualmente.

Mas é importante ressaltar que agora o Google Ads abrange a função Smart Campaigns, que aplica a tecnologia de machine learning (aprendizado automático de máquinas) na criação de campanhas, de maneira prática e simples para pequenos negócios.

Já o Google Ad Manager é a ferramenta completa do Google para publishers (criadores de conteúdo), que integra as funções do DoubleClick for Publishers e do DoubleClick AdExchange. A intenção dessa ferramenta é que eles possam monetizar os seus ganhos em uma plataforma de mídia programática, de maneira mais acessível.

Nessas mudanças, não entraram as plataformas de marketing AdSense e AdMob, que seguem da mesma forma.

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Funcionalidades do Google Marketing Platform para pequenos negócios

O Google sabe que grande parte dos seus ganhos vem de pequenos negócios, que enxergam no marketing digital a oportunidade de alcançar o seu público e gerar leads como não era possível na publicidade tradicional.

Por isso, toda mudança promovida pela empresa pensa também nas pequenas e médias empresas, que geralmente não têm tanta verba para investir em plataformas robustas.

O Google Marketing Platform, então, reúne algumas ferramentas acessíveis para qualquer negócio, que permitem avaliar o desempenho e otimizar sites e aplicativos. Conheça cada uma delas:

Analytics

O Google Analytics é um velho conhecido dos pequenos negócios, que agora ganha mais força.

Trata-se da melhor ferramenta gratuita de análise de dados da web. Permite conhecer a fundo o comportamento dos consumidores e avaliar o desempenho das estratégias de marketing, conteúdo, produtos etc. Enfim, oferece tudo o que você precisa para explorar a imensidão de dados que envolvem o seu negócio.

Agora, dentro do portfólio do Google Marketing Platform, o Analytics ganha o poder de se integrar facilmente com todos os outros produtos da plataforma. A integração com o Analytics permite, por exemplo, as seguintes ações:

  • Analisar como os usuários das campanhas de Google Ads interagem com seu site;
  • Criar relatórios customizados no Data Studio a partir dos dados do Analytics;
  • Usar os dados no Analytics para testar variações do site no Optimize.

Assim, você ganha tempo e eficiência para otimizar o seu desempenho.

Data Studio

Lançado em 2016, o Data Studio é a ferramenta de visualização de dados e criação de relatórios do Google.

A plataforma transforma dados de diferentes fontes em relatórios customizados, atraentes, informativos e amigáveis. Recursos como comentários, acompanhamento em tempo real e editor “arrasta e solta” (drag-and-drop) otimizam a criação de dashboards.

Afinal, sem tratar e analisar os dados, eles nem sempre são fáceis de compreender por quem não é especialista na área. Com a plataforma, porém, você pode compartilhá-los com qualquer pessoa da sua empresa. E quanto mais pessoas tiverem acesso às informações geradas pelos dados, melhores decisões são tomadas.

Optimize

Optimize é a ferramenta de CRO do Google.

CRO é a sigla para Conversion Rate Optimization, que significa otimização da taxa de conversão. Essa estratégia consiste em rodar testes para avaliar quais decisões de design, conteúdo e navegação geram mais conversões, de acordo com as respostas do seu público.

E é isso que o Optimize permite fazer gratuitamente. Você pode testar variações de sites e aplicativos do seu negócio, aprimorar a experiência do usuário e, assim, obter melhores resultados.

Surveys

Você pode saber mais sobre o seu consumidor ao analisar o comportamento dele dentro do seu site com o Google Analytics. Mas também é possível conhecê-lo, simplesmente, fazendo perguntas a ele!

É para isso que serve o Surveys, a ferramenta de pesquisas de mercado do Google.

Você pode descobrir o que quiser sobre o seu público. Basta criar formulários com perguntas-chave para extrair insights valiosos sobre suas estratégias. A ferramenta roda a pesquisa junto à audiência que você escolher, gera relatórios e facilita a sua tomada de decisões.

Disponível para mais de 50 países, o Surveys não é uma ferramenta gratuita do Google Marketing Platform, mas ainda assim é acessível: você paga apenas 10 centavos de dólar a cada formulário preenchido.

Saiba mais agora mesmo sobre o Google Survey.

Tag Manager

As tags são responsáveis por conectar os dados dos seus canais com os produtos do Google. Para isso, é preciso inseri-las no código do seu site ou aplicativo e, então, monitorar as conversões do Google Ads e trabalhar com remarketing, por exemplo. Mas não se preocupe: você não precisa ser nenhum especialista em programação para fazer isso.

O Google Tag Manager é a ferramenta usada para facilitar a instalação e o gerenciamento das tags. Em vez de inserir uma por uma nos seus códigos, é possível manipular todas elas em um só lugar, o que traz mais praticidade e segurança. Sem a necessidade de um desenvolvedor para mexer nos códigos, a equipe de marketing ganha autonomia e agilidade.

Ferramentas avançadas do Google Marketing Platform

Além das ferramentas básicas para pequenos negócios, o Google também desenvolveu plataformas mais robustas para grandes empresas.

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Agora vamos ver as soluções para empresas maiores, afinal elas precisam de soluções mais complexas e têm mais verba para investir — então, é nesse nicho que as ferramentas avançadas focam. Para utilizá-las, você precisa entrar em contato com o time de vendas do Google, já que elas são pagas.

Conheça agora essas soluções:

Ferramentas avançadas do Google Marketing Platform

Display & Video 360

A ferramenta Display & Video 360 talvez seja o grande trunfo do novo Google Marketing Platform. Ela reúne as funcionalidades do DoubleClick Bid Manager, Campaign Manager, Studio e Audience Center.

Trata-se de um produto que integra as equipes de criação, dados e mídia no desenvolvimento de campanhas do início ao fim. Para simplificar esse processo de gerenciamento de campanhas, a ferramenta é dividida nos seguintes módulos:

  • Campanhas: crie e execute um plano de mídia em vários canais;
  • Públicos-alvo: gerencie os públicos de todas as mídias pagas;
  • Criativos: vincule sua estratégia criativa aos dados e ao plano de mídia;
  • Inventário: descubra e gerencie inventários de alta qualidade de grandes anunciantes;
  • Insights: analise todas as métricas de campanhas que você precisa.

Dessa forma, as empresas conseguem gerenciar, em um só lugar, todas as campanhas de display, vídeo, TV, áudio e outros canais, o que traz mais agilidade e inteligência.

Search Ads 360

A publicidade no buscador continua sendo o carro-chefe do Google. Por isso, há uma plataforma específica para as campanhas da Rede de Pesquisa: o Search Ads 360, que substitui o DoubleClick Search.

Nesta ferramenta, você pode acompanhar os resultados dos anúncios em tempo real, saber como as suas campanhas de busca afetam os resultados em outros canais e, assim, tomar melhores decisões de otimização.

A ferramenta também dá mais poder às empresas com recursos de lances automatizados, fluxos de trabalhos simplificados e relatórios avançados.

 

Analytics 360

Analytics 360 é a versão paga e avançada do Google Analytics. Da mesma forma que a versão gratuita, você pode analisar os dados da sua estratégia de marketing e do comportamento do usuário para tomar melhores decisões.

A grande diferença é que o Analytics 360 permite fazer análises e customizações avançadas, como nos relatórios de funil, modelos de atribuição e métricas personalizadas. E se você possui a ferramenta Display & Video 360, só a versão paga oferece integração com ela.

Data Studio

Essa é a mesma versão do Data Studio para pequenos negócios, que apresentamos anteriormente. Ou seja, pode ser usado gratuitamente por qualquer tipo de empresa para compartilhar a visualização de dados em relatórios atrativos e customizáveis.

Optimize 360

Optimize 360 é a ferramenta de otimização de conversões com recursos avançados para grandes empresas. Assim como na versão gratuita, você pode testar diferentes versões das suas páginas e otimizá-las para entregar uma experiência mais valiosa para o visitante.

No Optimize 360, porém, você ainda consegue integrar com audiências customizadas do Google Analytics e realizar testes multivariados livremente. Isso significa que é possível testar diversas variáveis em um mesmo teste, diferentemente da versão gratuita, que realiza testes A/B (apenas uma variável por vez) e limita os multivariados.

Surveys 360

O Surveys 360 permite que você crie pesquisas de mercado para orientar as suas decisões de marketing e envie os formulários para audiências específicas.

Em relação à versão básica, há dois grandes diferenciais que oferecem maior precisão no público que você deseja que responda as pesquisas:

  • Enviar pesquisas para listas de remarketing;
  • Segmentar o público por CEP.

Para saber o valor do Surveys 360, você precisa entrar em contato com a equipe de vendas do Google — diferentemente da versão básica, que cobra 10 centavos por formulário preenchido.

Tag Manager 360

Nesta ferramenta, você consegue gerenciar todas as suas tags — como as do Google Ads, Google Analytics e remarketing, por exemplo — em um só lugar, sem precisar de um desenvolvedor para mexer nos códigos.

Nesta versão paga, há possibilidade de trabalhar com projetos de larga escala e controlar os acessos às tags, o que não é possível no Tag Manager gratuito.

Agora se você não é uma empresa Gigante e quer resultados reais, veja mais um caso de sucesso, Aine da OCF aumentou mais de 70% seu faturamento com as campanhas da Liguesite no Google ADS.

O que esperar da nova plataforma de marketing do Google?

Depois de conhecer as funcionalidades que o Google Marketing Platform apresenta, podemos perceber que o Google está investindo na melhoria das suas ferramentas. Então, saiba agora o que você pode esperar dessa nova experiência:

Facilidade de uso

O Google costuma investir bastante na usabilidade dos seus produtos. São sempre interfaces simples e amigáveis, que o usuário pode usar intuitivamente, sem precisar de conhecimentos avançados.

Isso facilita ainda mais para pequenos negócios, que geralmente não contam com profissionais tão especializados como as grandes empresas.

Centralização das ferramentas

À medida que a internet cresceu, que o marketing digital evoluiu e que as demandas das empresas aumentaram, o número de produtos do Google também aumentou.

Nesse caminho, porém, anunciantes e criadores de conteúdo começaram a ficar desorientados diante de tantas opções: “quais produtos eu realmente necessito para o meu negócio?”. Por isso, uma das críticas que o Google sofre é a criação exacerbada de pequenas ferramentas, que muitas vezes se sobrepõem uma a outra, em vez de oferecer plataformas completas.

Portanto, esta é uma das soluções que você pode esperar do Google Marketing Platform: todas as principais ferramentas que você precisa para melhorar o desempenho do seu negócio estão lá. Não precisa mais ficar procurando por elas em diferentes lugares.

Centralização das ferramentas

Decisões mais rápidas e eficientes

É difícil pensar em marketing hoje sem o uso de ferramentas que facilitem ações, como a criação de anúncios e a geração de relatórios. Um problema comum, no entanto, é que muitas vezes as ferramentas não se conversam: cada uma faz o seu papel independentemente, o que dificulta a gestão completa da estratégia.

Já no Google Platform, a integração de ferramentas em um só lugar e a automatização de processos diários dão mais agilidade e inteligência para as equipes de marketing. Assim, elas ganham tempo para se dedicar às questões estratégicas e tomam decisões mais rápidas e eficientes, tornando a empresa mais competitiva.

Maior colaboração entre equipes

Esta também é uma mudança de impacto do Google Marketing Platform: a plataforma torna mais simples o compartilhamento de informações com todas as pessoas envolvidas no processo, como designers, desenvolvedores, analistas de marketing e gestores.

Dados e relatórios sobre o público, as mídias, os investimentos e os resultados estão reunidos em um só lugar. E você pode permitir o acesso a eles para quem quiser, bem como compartilhar por e-mail.

Assim, as equipes podem ter uma compreensão completa sobre a estratégia e se tornam mais coesas para alcançar os objetivos do negócio.

Maior controle sobre os investimentos

Se você tem todas as informações reunidas, fica mais fácil identificar para onde está indo o seu dinheiro e quais resultados ele está gerando para o negócio. Qual é o retorno do investimento em cada mídia? Quais são os canais mais vantajosos? Quais públicos dão mais certo com o seu negócio?

No Google Marketing Platform, você tem uma visão global sobre os investimentos e consegue otimizá-los para que eles tragam mais retorno.

Visão completa sobre o público

Se você atua em diferentes canais, os públicos podem ter diversas origens. No Google Marketing Platform, você consegue consolidar as informações sobre todas essas pessoas numa mesma plataforma, o que permite ter uma visão mais completa e entender melhor sobre o consumidor que interage com a sua marca.

Assim, é possível tomar melhores decisões estratégicas para se comunicar com esse público, atender as suas necessidades e obter melhores resultados com o marketing.

Melhor experiência do usuário

Ao reformular as suas ferramentas de publicidade e análise de dados, o Google quer oferecer uma melhor experiência aos anunciantes.

Mas, ao mesmo tempo, o objetivo é melhorar também a experiência do usuário que interage com as campanhas criadas na plataforma. A tendência é que os anunciantes utilizem os dados e relatórios para qualificar as suas campanhas e melhor atender o seu cliente.

O Google quer, então, que ele visualize anúncios relevantes para a sua intenção de busca e para o seu perfil. E isso impacta nos resultados para o seu negócio: quanto melhor for a experiência com a sua marca, mais clientes você tende a converter.

Soluções para acompanhar a evolução das empresas

Pode ser que nem todas as ferramentas do Google Marketing Platform sejam acessíveis para você neste momento, já que muitas delas são pagas.

Porém, o Google quer acompanhar a sua evolução. Por isso, ele oferece desde soluções gratuitas, para quando você ainda é um pequeno negócio, até plataformas mais robustas, para quando você tiver mais recursos para investir.

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Afinal, o Google Marketing Platform vale a pena para o meu negócio?

Se você acompanhou o artigo até aqui, já deve ter percebido que a nova plataforma do Google oferece funcionalidades valiosas para qualquer tipo de negócio.

Nas ferramentas básicas, você já pode explorar uma gama de soluções que são determinantes para o sucesso das suas estratégias online. Elas podem ser usadas por qualquer empresa, já que são gratuitas (não exigem verbas astronômicas) e fáceis de usar (não dependem de desenvolvedores).

Mas se você tem um negócio maior, precisa de soluções avançadas ou quer investir em dados mais completos, o Google Marketing Platform também pode atender a sua empresa. Nesse caso, as ferramentas são pagas — você só precisa avaliar se cabe no seu orçamento.

É verdade que muitas dessas ferramentas já existiam antes, como o Google Analytics e o Tag Manager, e você já podia usá-las gratuitamente. O grande ganho, então, é a integração entre elas em um só lugar, o que traz mais praticidade para o dia a dia e inteligência para a tomada de decisões.

Afinal, é isso que o Google quer proporcionar com as recentes mudanças nas suas plataformas: uma melhor experiência para anunciantes e usuários. Então, aproveite o Google Marketing Platform para otimizar os resultados do seu marketing digital.

Mas se você ainda está em dúvidas sobre como usar essas ferramentas, podemos ajudar você! A Liguesite é a maior rede de agências de marketing digital do Brasil no modelo de franquias. Somos especialistas em fazer o seu negócio crescer com estratégias digitais!

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