Google Optimize

: como acertar o que dá mais resultados no seu site sem chutes
Google Optimize

Por Comunicação Liguesite. Postado em 31/08/2018. Última atualização em 31/08/2018.

Tempo estimado de leitura: 28 minutos.

Se você gerencia um site, portal ou loja virtual, certamente está sempre atento às novas possibilidades de melhorar o fluxo de trabalho, não é verdade?

Os testes A/B são úteis para isso e o Google lançou recentemente uma solução muito eficiente em relação a esses testes: o Google Optimize!

As ferramentas utilizadas para realizar testes A/B costumam ser caras e nem sempre se adequam à necessidade de quem está gerenciando um site ou loja virtual.

Pensando nisso, o Google lançou essa nova solução pensando em ajudar quem tem dificuldades em trabalhar com determinadas ferramentas.

Essas ferramentas permitem às empresas realizar testes em relação a elementos de seus sites para verificar a aceitação e a taxa de resposta de seus usuários.

Dependendo dos resultados desses testes determinadas estratégias são adotadas e mantidas, outras são descartadas.

Isso acontece porque todos os experimentos adotados são pensados na experiência do usuário. Afinal, nada melhor do que tomar decisões sobre seu site de acordo com a própria experiência e opinião do seu usuário, não é mesmo?

Por isso, a resposta do Google a esses testes foi denominada como Google Optimize. A ferramenta ainda é relativamente nova, mas já está sendo utilizada por muitos em seus sites e lojas virtuais, que por consequência, já aprovaram a eficiência do recurso.

Se você tem interesse em saber mais sobre o Google Optimize e quais resultados você pode esperar dessa ferramenta, basta continuar a leitura!

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O que é o Google Optimize?

O Google Optimize é uma ferramenta do Google integrada diretamente com o Google Analytics. A ferramenta permite que sejam realizados testes variantes de páginas da web para analisar o desempenho de acordo com os objetivos que foram estabelecidos.

O objetivo real da ferramenta é monitorar os resultados e informar para você qual variante foi melhor. Em resumo, o Google Optimize é uma ferramenta gratuita e que possui uma excelente introdução ao universo dos testes A/B.

Suponha que a sua intenção é atrair um determinado número de visitantes para que se inscrevam em uma demonstração de vendas. Você pode realizar testes alterando sua call-to-action (CTA) ou a barra de navegação, por exemplo.

Google Optimize - teste A/B

Dessa forma, você consegue verificar qual experimento foi mais eficiente e qual funcionou para determinado grupo de usuários.

Essa ferramenta foi criada pensando na experiência do usuário, isso porque cada visitante é único e o seu site deve considerar as preferências de cada um deles. O Google Optimize vem como uma maneira de realizar experimentos para adaptar o seu site de acordo com cada internauta.

O bordão da ferramenta é: Adapte seu site para otimizar a experiência de cada usuário.Como já citado, realmente foi com esse intuito que a ferramenta foi criada!

Características do Google Optimize

Características do Google Optimize

Como todo produto possui características que dão credibilidade ao seu nome, o Google Optimize também tem! Veja abaixo algumas características dessa ferramenta:

Tipos de experiências

O Google Optimize oferece diversos experimentos que visam atender as necessidades de teste. Como: testes A/B ou A/B/n, testes multivariados e testes de redirecionamento.

Editor Visual

O editor visual permite que se crie uma nova variante de uma página sem que precise recodificar o site a cada vez que for realizado um teste.

Além disso, possui uma edição fácil e um editor visual responsivo, que permite que o seu site tenha a melhor aparência possível independente de qual tela ele esteja sendo visualizado.

Customização

A customização refere-se a personalizar a experiência do site para cada segmento de público. Utilizando dados de uma página da web com cookies ou JavaScript, ou até mesmo utilizando aspectos do URL, com as regras de URL. 

A ferramenta permite que o usuário personalize o seu site com base no navegador, dispositivo ou sistema operacional, utilizando todos os atributos do cliente a seu favor.

Relatórios

O Google Optimize utiliza estatística bayesiana para processar o real desempenho dos experimentos adotados, fornecendo a quem o utiliza resultados mais precisos.

Gestão de experiências

O Optimize dispõe também de recursos que ajudam o usuário a gerenciar as experiências que o mesmo está realizando para o seu negócio.

Objetivos

A ferramenta oferece diversos tipos de aplicações para que você realize suas experiências. Pode ser os objetivos do sistema, objetivos do Google Analytics e ainda objetivos personalizados.

Integrações

As integrações com as soluções do Google permitem que você use todas as informações de seus clientes para criar experimentos e fornecer experiências certas para o público certo.

Como funciona o Google Optimize?

Como funciona o Google Optimize

O objetivo central de todo site é gerar conversão, não é mesmo? Essa conversão pode ser desde o preenchimento de um formulário até a realização de uma compra na loja virtual.

Para que essa conversão aconteça é necessário criar páginas intuitivas e de fácil navegação. Mas como fazer isso? Qual o melhor jeito? É para responder esses tipos de perguntas que as pessoas utilizam o Google Optimize.

A ferramenta funciona como uma possibilidade de realizar experimentos para verificar qual estratégia será eficaz de acordo com um determinado grupo de usuários.

Dessa forma, você não determina as decisões tomadas somente com base em opiniões. Você realiza testes e verifica quais resultados poderão gerar uma taxa de conversão melhor, tudo com base em relatórios e análises que são fáceis de interpretar e entender.

O Google Optimize usa também a eficiência do Google Analytics para mensurar os seus experimentos e impulsionar suas metas. Além disso, há a possibilidade de veicular testes para determinados grupos de usuários que você definiu anteriormente como público no Analytics.

Há também o Google Optimize 360 que é a versão Premium da ferramenta, ela ajudará você a alavancar a capacidade de realização de testes e personalização de seu site, mas é disponibilizada somente para empresas que fazem parte do Google Marketing Platform.

O que eu consigo fazer com o Google Optimize?

O que é possível fazer com o Google Optimize

No Google Optimize você consegue realizar diversos tipos de experimentos no seu site. Veja a seguir quais são os principais entre eles:

Testes A/B

Nos testes A/B é possível realizar o experimento de uma variante ou mais da mesma página, isto é, cada variante possui um elemento diferente em relação a original, seja o botão do call-to-action ou o layout.

Geralmente as variantes são aplicadas em horários próximos para que o desempenho delas possa ser avaliado de forma igualitária, sem que os fatores externos influenciem nos resultados. Quando o usuário clica para acessar a página ele é encaminhado a uma dessas variantes.

Também é possível direcionar e limitar esse experimento a um público específico usando a segmentação.

Google Optimize - vários testes A/B

Após um determinado tempo de experimento, é possível gerar um relatório em que mostrará qual dessas páginas com variantes desempenhou um resultado melhor de acordo com os objetivos estabelecidos.

Por exemplo, se o seu objetivo era gerar mais conversões você verificará de acordo com os resultados qual página gerou mais conversões.

Testes de redirecionamento

O teste de redirecionamento pode ser conhecido também como teste de variação da URL, um teste que permite comparar páginas da web. Nos testes de redirecionamento as variantes são distinguidas por meio da URL, e não pelos elementos da página, como no caso anterior.

Dessa forma, esse tipo de teste pode ser útil caso você queira testar duas páginas de destino que sejam diferentes ou até mesmo a reestruturação de uma página inteira.

Exemplo: Páginas de destino diferentes com URLs diferentes:

  • Original – www.exemple.com/destino1
  • Variante – www.exemple.com/destino2

Páginas reestruturadas hospedadas em um subdomínio:

  • Original – www.exemple.com
  • Variante – novo.exemple.com

Testes multivariáveis (MVT)

O teste multivariável é capaz de testar as variantes de dois ou mais elementos ao mesmo tempo para verificar qual deles gera um resultado melhor.

Em vez de mostrar qual variante é mais eficaz como é realizado no teste A/B, o teste multivariável identifica a variante mais eficaz de acordo com cada elemento, analisando as interações entre eles.

Experiências do lado do servidor

Com o Google Optimize você consegue implementar as suas variantes a partir de seu próprio sistema e ainda consegue utilizar a ferramenta para analisar os seus resultados.

Experiências simultâneas adicionais

Com o Google Optimize 360, que é uma versão premium, é possível realizar até 100 experimentos simultaneamente e testar todo e qualquer elemento de forma mais eficiente.

Além de todas essas funcionalidades, a ferramenta possui uma série de exemplos de experimentos que podem ser adotados.

É claro que a definição sobre o que testar vai de acordo com as prioridades e metas da empresa. Entretanto, alguns exemplos a seguir podem ajudá-lo a ampliar suas ideias e começar os seus testes com o pé direito:

Páginas para otimizar

  • Página do produto;
  • Página do carrinho;
  • Página de agradecimento;
  • Formulário de contato;
  • Página de resultados de pesquisa;
  • Página inicial;
  • Página de destino.

Elementos para otimizar

  • Navegação;
  • Pesquisa;
  • Formulários;
  • Botões;
  • Caixas de diálogo;
  • Vídeos;
  • Elementos confiáveis.

Áreas gerais para otimizar

  • Textos;
  • Imagens;
  • Cores.

Esses são alguns exemplos de elementos que você pode trabalhar dentro do Google Optimize, eles frequentemente passam por testes. Portanto, analise a necessidade de sua empresa e decida por onde começar.

Como e porque utilizar o Google Optimize para um site, portal ou loja virtual?

porque utilizar o Google Optimize

As empresas que utilizam as mídias digitais como estratégia para atrair clientes geralmente preocupam-se com a experiência do usuário em seu site ou loja virtual. O Google Optimize também!

É necessário manter-se sempre atento às novidades que podem ajudar a melhorar o fluxo de trabalho, assim como os resultados.

Diariamente são utilizadas ferramentas para realizar testes A/B. Mas, no geral, essas ferramentas costumam ser caras e, além disso, não se integram facilmente às páginas da web.

Por isso, o Google criou a ferramenta Optimize que permite que esses testes sejam realizados de forma eficiente. Obtendo resultados precisos, o empreendedor se sente mais seguro na hora de tomar decisões.

Nas estratégias de marketing são adotadas medidas que ajudam a gerar mais tráfego para o site, mas o objetivo maior é que quando um usuário visitar o seu site ocorra uma conversão imediata.

Ou seja, os objetivos das estratégias adotadas são para que o usuário realize interações com o seu site, tornando-se leads, até que estejam preparados para o momento da compra, tornando-se clientes de sua marca.

Todo esse processo trata-se de uma conversão e é principalmente nisso que o Google Optimize auxilia.

Realizando experimentos com variantes você consegue obter resultados que mostrem quais estratégias funcionam mais com determinados tipos de públicos.

Isso facilita durante as definições das melhores estratégias para cada público, facilitando assim, a conversão deles.

Por isso, o Google Optimize é considerado tão importante para quem gerencia páginas da web, pois a ferramenta foi criada pensando justamente na experiência do usuário.

Ela permite que você adapte e reformule o seu site para que ele encante os seus usuários, assim como auxilia a implementar a experiência certa no momento certo.

O melhor é que todas essas ações tomadas pensando em melhorar a experiência do usuário são colocadas em prática com base nas ações dos mesmos dentro do seu site, no momento em que clicaram em alguma página de teste.

Como usar o Google Optimize?

Como usar o Google Optimize

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o que é e como funciona o Google Optimize, é hora de colocar em prática tudo o que citamos logo acima e aproveitar os seus benefícios. Vamos lá?

Para começar a utilizar o Google Optimize você precisará ter uma conta no Google Analytics. Caso você não tenha, crie uma agora mesmo (é válido lembrar que a sua conta no Google Analytics é a mesma do Gmail e AdWords, caso você já tenha um criado para o seu negócio).

Primeiramente, certifique-se de que você está logado em sua conta do Google associada ao Analytics.

Em seguida, você deve ir ao site Google Optimize e escolher a opção desejada, é recomendável escolher a opção intitulada como “gratuita”. Mais para frente quem sabe você estará preparado para a versão 360 premium.

Na próxima página você deve clicar em iniciar. As duas páginas seguintes serão referentes às configurações: uma para preferências de notificações por e-mail e a segunda para configurações de dados da conta. Preencha as respostas e continue.

Logo após você deverá vincular suas propriedades do Google Anaytics ao Google Optimize, para isso você deverá clicar em Link Property.

Se você estiver logado na conta correta do Google, o seu site aparecerá listado no campo “Propriedade” do Google Analytics. Caso contrário, deverá abrir o menu suspenso e selecionar o correto, ou retornar e identificar-se no Google com o endereço de e-mail correto.

Feito isso, você já criou a sua conta no Google Optimize e poderá começar a utilizá-lo.

O próximo passo é vincular o seu site, adicionar fragmento para ocultar a página e obter a extensão do Chrome.

Depois de tudo configurado no Google Analytics, você poderá configurar a sua primeira experiência. Este será o seu primeiro teste A/B.

Clique em “criar experiência”, em seguida adicione os detalhes da sua experiência e clique em “criar”. Depois de criada a experiência você deverá configurar todos os detalhes necessários para o teste.

Para aprender a criar suas experiências e configurá-las, a própria ferramenta disponibiliza tutoriais em vídeo legendados que ensinam você a utilizar o Google Optimize. Você pode conferi-los clicando aqui.

5 dicas para o Google Optimize ser eficiente em seu site

Dicas para o Google Optimize ser eficiente em seu site

As ferramentas como o Google Optimize foram criadas para otimizar os processos das empresas e melhorar os seus resultados. Será que algumas dicas são bem-vindas aqui? É claro que sim!

Afinal, não adianta que as ferramentas sejam boas e eficientes se não soubermos a maneira correta de utilizá-las. Sozinhas elas não conseguem ajudar a empresa, é necessário que a empresa saiba quais são suas metas e quais resultados deseja obter com a estratégia adotada.

Por isso, pensando em ajudá-lo ainda mais, veja algumas dicas que podem fazer com que o Google Optimize se torne ainda mais eficiente em seu site.

Deixe seus dados guiar o Google Optmize

O Optimize é integrado com o Google Analytics, isso fará com que você tenha uma noção de quais partes do seu site precisam ser aperfeiçoadas.

Por isso, use os dados do Google Analytics a seu favor e identifique de forma ágil e fácil quais são as áreas que possuem problemas. Em seguida, use essas informações para criar uma experiência que funcione de forma positiva para o seu usuário.

Por isso é tão importante que você já tenha uma conta no Google Analytics, pois ali constam dados importantes sobre o seu site ou página da web que influenciarão para que sejam adotadas as melhores estratégias.

Teste o que funciona melhor

O Google Optimize oferece a opção de um editor visual que permite realizar alterações de forma simples, tanto de texto quanto de imagem. Você pode optar também por utilizar o editor de código HTML e JavaScript bruto, que permite realizar alterações mais avançadas.

Após uma nova experiência ser criada, você poderá acompanhar os resultados por meio dos relatórios estatísticos que são criados nos dados do Google Analytics.

Esses dados permitem que você verifique se a experiência criada foi eficiente e se atingiu os objetivos estipulados anteriormente.

Crie uma experiência atrativa

Esses recursos permitem que você foque em segmentos específicos de usuários, visando oferecer a melhor experiência a eles assim como as mais personalizadas, de acordo com cada tipo de cliente.

Os usuários e clientes são diferentes uns dos outros e a obrigação da empresa é criar a melhor experiência possível para cada um. Por isso, esses testes servem para definir qual estratégia foi mais eficiente com cada público.

Muitas vezes o contato com o site será a primeira experiência que o usuário vai ter com a empresa, por isso, é necessário que a empresa se preocupe com essa experiência. Ela pode ser determinante para definir se o usuário prosseguirá buscando o que procura em seu site ou se irá partir para outro.

Faça com as suas próprias mãos

O Optimize foi criado por meio do Google Analytics para que você possa configurá-lo sempre que desejar, com base em seu banco de dados e informações.

Você pode configurá-lo em apenas alguns minutos adicionando uma linha de código à sua implementação do Google Analytics. Depois que esse código é adicionado ao seu site, você fica livre para publicar novas experiências aos seus usuários em poucos cliques.

É uma ferramenta de fácil aprendizado e manuseio que tem agradado a muitos e gerado bons resultados a quem o tem adotado como estratégia. Sua eficiência é garantida, devido a sua atividade ser diretamente ligada ao Google Analytics.

Ganhe mais clientes

Com o Google Optimize você consegue realizar testes em seu site de forma rápida e fácil, concentrando sua experiência nos anúncios do Google e verificando qual funciona melhor para seus clientes.

Dessa forma, você consegue focar mais na conversão e na experiência de seus clientes, convertendo essas estratégias adotadas em vendas, que é um dos principais motivos que tem levado às empresas a otimizarem os seus processos.

Deu para perceber o quanto o Google Optimize pode ser importante e fundamental para a estratégia de uma empresa, não é verdade?

A ferramenta foi criada justamente com foco na experiência do usuário, prezando por ser a melhor com o site ou loja virtual.

Muitas ferramentas disponibilizam a possibilidade de realização de testes A/B, o problema é que a maioria dessas ferramentas possui um valor alto e geralmente não trazem resultados tão eficazes.

Já o Google Optimize, por ser uma ferramenta diretamente ligada aos dados do Google Analytics, permite que sejam utilizados todos os dados dos próprios clientes para que sejam criadas experiências para eles.

Dessa forma, se os dados são precisos, os resultados também serão. Essa é uma das grandes vantagens do Google Optimize. A precisão dos resultados faz com que o empreendedor possa verificar qual variante foi a vencedora.

Fazendo com que a melhor decisão seja tomada, mas não somente de acordo com opiniões e sim com a taxa de resposta dos próprios usuários que entraram nas páginas de teste.

Uma empresa que se preocupa com seus clientes deve estar sempre atenta às novas ferramentas e estratégias que possam melhorar o fluxo de trabalho e seus resultados, bem como, pensando sempre em otimizar a experiência de seu usuário.

O Google Optimize é assim, programado para se aperfeiçoar de acordo com as necessidades do usuário, afinal, gerando conversão, geram-se mais vendas e resultados cada vez melhores.

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