Google Tag Manager

: agilize o gerenciamento de Tags do seu site
Google Tag Manager

Por Comunicação Liguesite. Postado em 09/10/2018. Última atualização em 09/10/2018.

Tempo estimado de leitura: 26 minutos.

As empresas que se preocupam em alavancar resultados com marketing digital utilizam em seus sites tags que ajudam a mensurar e avaliar diversos fatores dentro de uma página. Pensando nisso, o Google dispõe de uma ferramenta que ajuda a gerenciar de forma fácil tais tags. É o Google Tag Manager!

As tags são códigos do website que ajudam a avaliar os resultados dentro do site. Elas permitem que você avalie o tráfego e o comportamento de seus visitantes, possibilitando entender e mensurar o impacto da publicidade que é realizada online.

Além disso, as tags ajudam a analisar diversos fatores que permitem a você testar, avaliar e melhorar ainda mais o seu site. Sempre pensando em melhorar a experiência do usuário quando ele estiver navegando por seu ambiente virtual.

Hoje, existem muitas ferramentas no mercado com a função de gerenciar tags, o problema é que muitas delas exigem a instalação de diversos códigos nas páginas do site, e algumas não permitem que isso seja automatizado.

Quem deve usar o Google Tag Manager?

Para quem trabalha com marketing digital, este processo de incluir códigos acaba exigindo o suporte de um desenvolvedor. Ou seja, esse processo leva tempo e o profissional acaba ficando dependente de um desenvolvedor para realizar tal atividade.

Muitas empresas lidam com essas situações diariamente. Mas, para as empresas que desejam sempre realizar novos experimentos pensando em conquistar agilidade e flexibilidade neste processo, uma ótima opção é o Google Tag Manager. Já ouviu falar nele?

A ferramenta do Google é gratuita e permite que através de apenas um único código você possa instalar diversos serviços sem precisar mexer em outros códigos, parece ótimo não é mesmo?

Quando você centraliza toda a gestão de códigos no Tag Manager existe a possibilidade de fornecer autonomia de trabalho aos profissionais de marketing. Além de melhorar a produtividade, e por consequência, reduzir os gastos com o setor de TI, o que é ótimo!

Além de tudo isso, caso você utilize um número considerável de tags no seu site, ao trocá-las por uma única tag no Tag Manager, o desempenho do seu site poderá melhorar. Já que a implementação de muitas tags tendem a deixar o site mais lento e pesado.

Caso você tenha se interessado pelos benefícios desse gerenciador de tags do Google, continue a leitura do artigo e saiba o que é e como funciona o Google Tag Manager.

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O que é o Google Tag Manager?

O Google Tag Manager é, portanto, um sistema de gerenciamento de tags criado pelo Google. Esse gerenciador permite que sejam atualizados de forma eficiente e rápida todos os códigos de rastreamento e fragmentos relacionados em conjuntos, conhecidos como tags, em seu site ou aplicativo.

Após o snippet da web do Tag Manager ou SKD para dispositivos móveis ser adicionado você pode configurar e programar as configurações de tags a partir de uma interface de usuário baseada na web.

Com isso, você reduz a chance de erros além de não precisar de um desenvolvedor sempre que realizar alterações nos códigos.

A partir do momento que o Google Tag Manager é instalado, o seu site ou aplicativo conseguem comunicar-se facilmente com os servidores dos gerenciadores de tags.

Dessa forma, você fica livre para gerenciar as tags do seu website ou loja virtual de forma ágil e fácil sem comprometer o bom desempenho de ambos.

Como funciona o Google Tag Manager?

Como funciona o Google Tag Manager

O Google Tag Manager funciona por meio do snippet de código próprio que você adiciona do seu site ou dispositivo móvel. Esse código fica responsável por conectar o site ou dispositivo aos servidores do Tag Manager.

Dessa forma, o Google Tag Manager acompanha um determinado grupo de tags e de regras para disparar tags quando determinados eventos ocorrem, além de criar variáveis que podem ser usadas para automatizar a simplificar as configurações das tags.

Um contêiner representa um conjunto de tags, acionadores, variáveis e configurações instaladas em determinado site ou aplicativo. Esses contêineres substituem todas as tags codificadas manualmente, incluindo as tags do Google ADS (antigo AdWords), Google Analytics, Floodligth, além das tags de terceiros.

Quando você utiliza o gerenciador de tags para o seu site, o recomendado é que todas as tags sejam migradas de uma vez. Entretanto, isso não é obrigatório. Isso porque o gerenciador de tags é capaz de disparar suas tags migradas junto com as outras que não são administradas por ele.

Portanto, com a sua conta no Google Tag Manager é possível administrar as tags de um ou mais sites ou aplicativos.

Você pode configurar diversas contas do Tag Manager de uma única conta do Google, mas normalmente só é necessária uma conta do gerenciador por empresa, certo?

O que eu consigo fazer com o Tag Manager?

O Google Tag Manager reuniu soluções eficientes para eliminar as dificuldades que sua empresa encontra nas marcações. Veja a seguir o que você consegue fazer com o Tag Manager:

Tecnologias de Tags

Utilizando o gerenciador de tags você tem total controle sobre como e quando suas tags são definidas e disparadas, tudo isso utilizando as ferramentas a seguir:

Suporte para Páginas Móveis Aceleradas

Com essa ferramenta você conta com suporte para Páginas Móveis Aceleradas (AMP), simplificando a implantação de tags em seu site AMP.

Os contêineres das Páginas Móveis Aceleradas fornecem suporte às plataformas de anúncios e nas ferramentas de terceiros no Google.

Carregamento assíncrono de tags

É possível ativar as tags de forma assíncrona para que sejam carregadas independentes das outras e para que não atrasem o carregamento de suas páginas.

Dessa forma, as páginas podem ser carregadas rapidamente e a coleta de dados pode ser antecipada melhorando os resultados do seu negócio.

Definir variáveis reutilizáveis

As variáveis são um símbolo nos códigos que são utilizados para representar um valor ou elemento que será alterado, isso especialmente para os programadores de computador. No gerenciador de tags, as variáveis tem essa mesma função.

Você pode escolher os elementos de dados que forem considerados mais importantes em suas páginas e coletá-los de forma fácil e ágil com as variáveis.

Suporte para aplicativos móveis

Com o suporte do Firebase, é possível atualizar as métricas de marketing sempre que desejar e enviar esses dados ao Google e a outros parceiros.

Tag Pausa

Com o recurso de Tag Pausa você pode desativar temporariamente a ativação de determinada tag sem que precise excluí-la ou também ajustar seus acionadores.

Esse recurso é perfeito para solucionar problemas ou trabalhar numa campanha específica e cronometrada.

Lista negra de tags

Você consegue manter a segurança de seu site definindo, sempre a seu modo, quais tags ou tipos específicos de tags podem ser disparadas em suas páginas da web.

Esse recurso otimiza o gerenciamento de tags ao determinar o que é interessante e o que não é para cada caso em especifico.

Sequenciamento de tags

O sequenciamento de tags permite que você especifique tags para dispararem imediatamente ou para dispararem antes ou depois de outras tags.

Isso permite que você organize, sequencie, as tags da maneira como prefere que sejam disparadas, garantindo que tudo ocorra conforme o programado.

Usabilidade

O Google Tag Manager foi projetado para facilitar a vida dos profissionais de marketing, já que muitos precisam da ajuda de um desenvolvedor sempre que precisam incluir ou instalar novos códigos nas páginas da web.

Por isso, foi criado um design e um processo de segurança que são fáceis de utilizar e principalmente de gerenciar tornando a ferramenta um grande sucesso também para as equipes de TI.

Contas e funções do usuário

Com essa função você consegue compartilhar o acesso ao Google Tag Manager com as pessoas certas. É possível controlar as permissões para os profissionais de marketing e desenvolvedores, para que ambos possam trabalhar juntos de maneira segura e eficaz.

Gatilhos

Com os gatilhos é possível controlar como e quando suas tags são disparadas, com isso você obtém os resultados e dados precisos de que necessita.

A ferramenta dispõe de diversas opções em que as tags podem ser disparadas: antes e depois umas das outras, disparadores automáticos, disparadores a partir de um clique, disparador de tag a partir de um evento personalizado.

Além disso, há a opção de disparar uma tag quando um determinado formulário for enviado ou quando determinada página for visualizada. Para isso são programados os gatilhos!

Programando a tag para um evento específico você consegue obter dados e resultados mais específicos.

Modelos

Você pode adaptar novas soluções de marketing sempre que estiver pronto e achar necessário. A ferramenta dispõe de uma lista de modelos de tags internas de fornecedores terceirizados. 

Se a sua empresa por acaso fornece tecnologias de tag e tem interesse em incluir um modelo, pode entrar em contato e tornar-se um fornecedor de tags.

O Google Tag Manager dispõe de quatro tipos de modelos de tag: modelos de tags comuns, tags HTML personalizadas, tags de imagens personalizadas e JavaScript personalizado.

Integrações

O gerenciador de tags do Google é capaz de integrar-se com outras soluções. Esse recurso ajuda você a lançar e gerenciar campanhas de maneira eficiente.

Por exemplo, o acompanhamento de conversões e o remarketing básico e dinâmico são inteiramente compatíveis com o Google.

Os profissionais de marketing e as agências que utilizam a ferramenta podem enviar suas atividades do Floodlight diretamente da interface do usuário para o gerenciador de tags para que passem pela aprovação.

Além disso, os modelos incorporados para tags de fornecedores de terceiros simplificam a publicação de códigos e ajudam a eliminar possíveis erros.

Gerenciamento automatizado de tags

Com o Google Tag Manager você consegue personalizar sua infraestrutura com a API do gerenciador de tags e com todos os recursos necessários. Pode integrar facilmente o API aos seus sistemas para gerenciar com facilidade o acesso ao usuário, podendo também visualizar e publicar contêineres e tags.

Você pode acessar e utilizar de forma fácil e ágil o gerenciador de tags por meio do Script do Google Apps. Além de integrar e automatizar a ferramenta com seus aplicativos do Google, como o Gmail, Google Agenda, Google Drive e Documentos.

O gerenciador de tags do Google foi criado pensando em facilitar a vida de quem o utiliza. Permitindo que as facilidades da ferramenta sejam utilizadas por qualquer pessoa sem maiores complicações.

Além disso, o Tag Manager oferece soluções simplificadas e eficientes, que ajudam pequenas e grandes empresas a começar a trabalhar com medições mais rápidas e de forma fácil.

Por que utilizar o Google Tag Manager para um site, portal ou loja virtual?

As empresas que se adequaram a transformação digital se preocupam agora com suas estratégias em marketing digital e utilizam métricas para mensurar resultados.

As tags contribuem para fazer essa avaliação, afinal elas são códigos do website que permitem que sejam avaliados os comportamentos dos visitantes bem como o tráfego do site.

“Mas, por que eu deveria utilizar o Google Tag Manager?”... A resposta é bem simples! Adicionar tags em seu site, loja virtual ou portal sem um gerenciador de tags eficiente gera grandes problemas.

O primeiro problema certamente irá comprometer o bom funcionamento do seu site. Dependendo do conjunto de tags que você utiliza diariamente, essa ação poderá travá-lo e deixá-lo lento com facilidade.

Além disso, tags mal aplicadas tendem a distorcer a sua avaliação, resultando em custos duas vezes maiores e em falta de dados precisos.

Entretanto, o fator considerado como mais importante é que adicionar e programar tags demanda tempo!

Muitas vezes o profissional de marketing necessita do auxílio de um desenvolvedor sempre que precisa inserir um novo código no site. Por isso, muitos trabalhos e projetos acabam prejudicados pelo atraso na hora de adicionar novas tags.

Com o gerenciador de tags você consegue dar autonomia aos profissionais de marketing para que possam desempenhar seu trabalho sem perda de tempo, aumentando assim a produtividade e reduzindo gastos também com profissionais de TI.

Além de tudo que já foi mencionado, se você deseja coletar dados de forma correta e eficiente, é uma excelente alternativa e, é claro, não compromete o desenvolvimento e nem o funcionamento do seu site ou loja virtual.

Facilidades do Tag Manager

O Google Tag Manager vem como uma ferramenta que visa facilitar o trabalho dos profissionais de marketing digital e TI, fornecendo resultados eficientes e seguros. E caso você deseje, a ferramenta permite também que as equipes de profissionais integrem-se e trabalhem juntas.

Em resumo, o Tag Manager é uma ferramenta eficiente e ágil em que você consegue lançar tags rapidamente, em poucos minutos, assim que visualiza uma nova oportunidade. Dessa forma, não é necessário aguardar por atualizações de códigos que acontecem mensalmente.

Além disso, a ferramenta coleta dados precisos e detalhados de seus domínios para campanhas. Confirmando se a tag utilizada está funcionando ou não.

O Google Tag Manager é totalmente confiável. Sua interface é fácil e a engenharia de nível empresarial que a tecnologia do Google oferece costuma agradar as equipes de TI e webmaster que o utilizam.

Como usar o Google Tag Manager?

Como usar o Google Tag Manager

Para iniciar, acesse ao Tag Manager e faça login com a sua conta do Google. É recomendável que você faça login com a mesma conta utilizada para o Google Analytics.

Na primeira tela o Google irá pedir para você criar uma conta no Tag Manager.

Defina de que forma será feito o gerenciamento das contas do Google Tag Manager. O ideal no início é criar uma conta para sua empresa conforme o exposto na imagem:

crie sua sua conta do Google Tag Manager

Logo após criar a conta da empresa você deve criar seu primeiro contêiner. Nos contêineres serão hospedados e configurados todos os códigos que estarão no gerenciador de tags.

Você deve colocar um nome para identificar este contêiner, pode ser o nome da empresa se preferir ou qualquer outro. Feito isso, você deverá selecionar a opção “Web”, pois é o local onde ele será utilizado.

Criar seu primeiro contêiner

Depois de aceitar os termos, você se deparará com um código que deve ser instalado nas páginas que desejar. É um processo simples, que pode ser desenvolvido por qualquer profissional.

Uma das maiores vantagens do Google Tag Manager é que o profissional que for gerenciar as tags não precisará solicitar a ajuda de um desenvolvedor sempre que precisar incluir ou programar um código diferente. Isso porque o Tag Manager possui o seu próprio código.

Sendo assim, você pode instalar esse código, caso saiba, ou enviá-lo a um desenvolvedor. Essa será a única vez que precisará inserir o código HTML. Parece ótimo, não é mesmo?

Após a instalação do código será necessário adicionar tags ao contêiner, para que o contêiner possa carregar no site as tags adicionadas.

Essas são as informações introdutórias para criar uma conta e começar a utilizar o Google Tag Manager.

O próprio Google disponibiliza uma espécie de orientações desde a instalação até a publicação das tags. Você pode conferir detalhes deste material clicando aqui.

4 dicas para o Google Tag Manager ser eficiente em seu site

Depois de descobrir o que é e como funciona o Google Tag Manager, é hora de conferir dicas que tornam a ferramenta ainda mais eficiente para o seu site. Acompanhe a seguir:

Aumente sua agilidade

Com o Google Tag Manager você pode adicionar e configurar suas tags para acompanhar a conversão, análise de sites e muito mais.

Existem diversas maneiras de rastrear as atividades no seu site ou aplicativo, o design facilitado permite que você altere as tags sempre que precisar de forma ágil.

Deixe sua mente à vontade

Como a ferramenta dispõe de um verificador de erros fácil de utilizar e o carregamento de tags de forma rápida, isso garante que os dados sejam coletados de forma precisa e segura.

Essa segurança fará com que sua equipe de profissionais se sinta confiante de que tudo está funcionando da melhor forma e sem problemas. Uma equipe mais confiante e segura consegue trabalhar melhor e de forma organizada mesmo em meio a uma campanha de lançamento ou um feriado movimentado.

Implante tags do Google e de terceiros

Com o Google Tag Manager você adiciona ou altera as tags conforme achar necessário. A ferramenta suporta todos os tipos de tags, além de oferecer modelos prontos de fácil uso.

Dessa forma, você pode contar com uma ampla lista de tags do Google e de terceiros para sites da web ou aplicativos móveis.

Colabore com a sua organização

Os controles de acesso permitem a empresa trabalhar de forma eficiente e com autonomia enquanto os testes das páginas permitem publicar em diversos ambientes garantindo que as coisas estejam funcionando como esperado.

As empresas que possuem o Google Tag Manager 360 fornecem mais acesso às marcações para seus usuários, com os níveis de acesso pré-determinados para certas páginas.

Com o Google Tag Manager você facilita o gerenciamento de tags da sua empresa contando com uma ferramenta que fornece recursos eficientes.

A ferramenta possui diversos benefícios e por ser considerada tão eficiente tem conquistado espaço e sendo destaca em comparação às demais semelhantes.

Existem muitas ferramentas que executam o gerenciamento de tags, mas nem todas são capazes de fornecer dados específicos e precisos que ajudem a alavancar os resultados das empresas como o Google Tag Manager.

Conclusão sobre o Google Tag Manager

Portanto, se a sua empresa visa sempre melhorar seus resultados em marketing digital e preocupa-se em otimizar processos, o Google Tag Manager é a opção ideal.

Além disso, com o Tag Manager você consegue diminuir custos, por ser uma ferramenta prática e acessível, muitos profissionais conseguem usá-la de forma fácil sem tomar muito tempo ou exigir especialização.

São muitos benefícios, não é mesmo? A ferramenta que visa oferecer um gerenciamento de tags simples, confiável e que pode ser facilmente integrado, como se não bastasse, é gratuita!

O Google Tag Manager oferece soluções simples de medição para as pequenas e grandes empresas. É uma excelente oportunidade para quem procura alternativas simples e financeiramente viáveis em que investir para dar um up em seu empreendimento virtual.

Por isso, não perca mais tempo e consulte os profissionais Liguesite para definir, agora mesmo, a estratégia ideal para o seu negócio a partir do Google Tag Manager e outros mais. Garanta melhores resultados com boas medidas.

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