Google Tradutor

: tudo o que você precisa saber
Google Tradutor

Por Comunicação Liguesite. Tempo estimado de leitura: 14 minutos.

Que o Google tradutor é uma das ferramentas para tradução mais usadas no mundo a gente já sabe. Mas, você sabe tudo o que ele é capaz de fazer? Esse serviço permite traduzir palavras e trechos em mais de cem idiomas diferentes. 

Além disso, o Google Tradutor é capaz de transcrever e traduzir falas instantaneamente, permitindo que o usuário desenvolva conversas com pessoas de diversas partes do mundo. E não é só isso, o aplicativo também pode traduzir imagens através da câmera do smartphone. 

E se você ainda não está impressionado: o Google tradutor também permite que tenhamos acesso a tradução de qualquer site ou página da internet. O serviço é integrado ao Google Chrome, assim, as traduções ocorrem automaticamente quando acessamos um site fora do Brasil.

Inicialmente, o aplicativo foi criado para traduzir simples sentenças entre inglês e árabe. Hoje, mais de 500 milhões de pessoas no mundo usam o Tradutor. E para você que é empreendedor, o recurso permite que você venda para pessoas de qualquer parte do mundo. 

Então, vamos conhecer um pouco mais sobre essa ferramenta?

Como funciona o Google Tradutor?

Você pode utilizar a ferramenta através do seu navegador acessando translate.google ou pelo aplicativo para IOS ou para Android. Atualmente, o recurso de tradução tem ficado cada vez mais inteligente já que o Google utiliza um sistema "neural", ou seja, inteligência artificial para realizar as traduções. 

A ideia da empresa foi criar traduções contextualizadas, ao invés de apenas traduzir palavras de forma literal  - o que, originalmente, acontecia no Google Tradutor. Em sua primeira versão, todas as palavras digitadas primeiro eram traduzidas para o inglês e depois cruzadas com o banco de dados que o Google usava como referência. Esse processo desconsiderava expressões da língua, gramática e gênero.

Contudo, atualmente, com o sistema inteligente implantado em 2016, o Google Tradutor aprendeu a realizar traduções cada vez mais contextualizadas. Em 2018, um novo recurso foi somado e expressões com diferenciação de gênero ganharam uma atenção especial. As sentenças que podem ser iguais no masculino ou no feminino agora recebem duas traduções: uma para cada gênero.

Tradução em tempo real: saiba mais sobre o modo intérprete

Em 2019, o Google Assistente ganhou mais uma funcionalidade e essa é sustentada pelo Google Tradutor. Agora basta dizer: “Hey, Google, me ajude a falar francês” ou “Hey, Google, seja meu intérprete de inglês” e o assistente passa a traduzir a sua conversa em tempo real. Automaticamente, ele entende a segunda língua da conversa. Infelizmente, o Google ainda não sabe dizer se esse recurso chegará ao Assistente dos smartphones e só está disponível no Google Home Hub.

Esse recurso do Google Assistente é chamado de “modo intérprete” e atualmente já possui tradução para 27 línguas, sendo o português uma delas. Infelizmente, o recurso ainda precisa de melhorias por a tradução ainda ser um pouco lenta e o Google ter dificuldade em entender algumas palavras. 

Continue a leitura e aprenda a usar esse e outros recursos do Google Tradutor.

Dicas sensacionais de como usar o Google Tradutor

O Google Tradutor possui algumas funções que podem lhe ajudar a qualquer momento de forma rápida e eficiente. Saiba quais são:

1. Baixar Google Tradutor: vários idiomas na palma da sua mão

Como veremos ao longo do texto, algumas funções do tradutor da Google estão disponíveis somente através do aplicativo, como a tradução por foto e a tradução offline.

A boa notícia é que você pode baixar a ferramenta em seu aparelho seja ele IOS ou Android. Instale o aplicativo e você vai poder utilizar sempre que for necessário, diretamente do seu celular.

2. Google Tradutor de texto

Esse recurso envolve literalmente digitar ou colar um trecho e realizar a tradução para qualquer um dos 103 idiomas disponíveis na plataforma. Para margem da potência da ferramenta, mais de 100 bilhões de palavras são traduzidas todos os dias

É importante ressaltar que o Google Tradutor pode ser de grande utilidade na hora de responder seus clientes ou potenciais clientes do exterior. Você pode traduzir a mensagem recebida, assim como, escrever uma mensagem em português e traduzir para a língua do seu cliente. Dessa forma, você consegue se comunicar com ele sem grandes problemas. 

Para ouvir a pronúncia do que foi traduzido, basta clicar no ícone de uma caixa de som, que está logo ao lado do microfone.

3. Detecção automática de idioma do Google Tradutor

Caso você não tenha certeza em qual idioma se encontra o texto ou trecho que deseja traduzir, pode contar com a detecção automática do tradutor.

Quando acessar o site, cole o texto na primeira caixa e clique em “detectar idioma”.

Assim, o próprio tradutor do Google descobrirá em que língua está escrito o texto original e basta então selecionar a tradução para língua que deseja.

4. Google Tradutor por voz

Precisa de uma tradução rápida e está sem tempo de ficar digitando? Não se preocupe, o Google Tradutor pode lhe ajudar.

Ao invés de digitar o texto ou palavra que você precisa traduzir, escolha em qual idioma você quer falar e para qual idioma deseja que o Google traduza.

Em seguida, basta clicar no ícone de microfone que aparece na primeira caixa de texto. Se necessário, permita que o site utilize o microfone do seu computador ou celular. Depois é só falar aquilo que deseja traduzir. Em instantes, a tradução aparecerá na tela.

Caso deseje ouvir a tradução com a pronúncia correta é só clicar no ícone com auto-falante. Rápido, fácil e prático!

5. Traduza uma conversa em tempo real

Depois de abrir o Google Tradutor, selecione os idiomas: o seu e o da pessoa com quem pretende conversar. 

O próximo passo é clicar no ícone de dois microfones juntos. 

Traduza uma conversa em tempo real

Clique no botão do seu idioma e Inicie a conversa e espere até que o Google realize a tradução automaticamente e em seguida ele irá reproduzir o áudio da tradução em voz alta. 

Google Tradutor - reproduzir o áudio da tradução em voz alta

Antes da outra pessoa começar a falar, clique no ícone do idioma dela e faça o mesmo. 

Outro possibilidade é tocar em “automático” para que a tradução seja feita, continuamente, enquanto os dois conversam.

6. Google Tradutor por foto

O Google Tradutor por foto funciona através do app que é instalado em seu celular. A partir dele você pode traduzir informações que estejam em cartazes ou banners utilizando a câmera do seu celular.

É útil para quando você recebe uma encomenda internacional ou outro material para sua empresa que não vem com um manual em português, por exemplo. Você pode também traduzir imagens que já estão salvas no seu celular.

Para traduzir algum trecho por imagem, abra o aplicativo do Google Tradutor do seu celular, e na parte superior da tela selecione os idiomas que deseja. Em seguida, clique no ícone da câmera.

Se necessário, permita que o aplicativo acesse a câmera do seu celular. O próximo passo é apontar a câmera para o que você deseja traduzir. Em idiomas como inglês, a tradução do conteúdo ocorre simultaneamente.

Em outros idiomas é necessário tirar a foto para que a tradução ocorra. Depois de tirar a foto, você precisará conceder ao Google permissão para processar sua foto. 

Caso você não queira que essa imagem seja usada pela empresa no futuro, desmarque a opção "Permitir que o Google retenha imagens para usar na melhoria dos produtos" e clique em “Ok”.

O próximo passo é selecionar na imagem qual parte do texto você quer traduzir. 

Google Tradutor - qual parte do texto você quer traduzir

Depois de selecionar, basta clicar na barra superior em azul para ver a tradução completa.

Google Tradutor - ver a tradução completa

Caso queira traduzir uma imagem que já está no seu celular, clique no ícone de álbum de fotos, no canto inferior esquerdo da tela e escolha imagem que deseja traduzir. 

7. Google Tradutor Offline: esteja sempre preparado

O tradutor offline funciona apenas para quem tem o aplicativo em seu celular. Assim que baixar o aplicativo, acesse e clique no canto superior esquerdo nas “três linhas” e clique em “Tradução offline”.

Ali você poderá baixar os principais idiomas que mais precisa de traduções para que possa utilizar o aplicativo quando estiver sem internet.

É interessante ter salvo o inglês, o português e o espanhol, que são as línguas que mais podem ser necessárias no seu dia a dia.

Depois que o idioma estiver salvo, sempre que você acessar o aplicativo, mesmo que esteja sem internet, vai conseguir fazer traduções. 

Lembrando que, esse idiomas ocupam espaço de armazenamento no seu celular, mas é possível excluí-los quando desejar, clicando no ícone da lixeira ao lado do idioma.

8. Recurso “OK Google”: traduza com um comando de voz

Quando você está com seu celular em mãos, muitas vezes usa o “Ok Google” para buscar algo de forma mais rápida, apenas falando, não é mesmo? Pois isso também funciona quando o objetivo é traduzir.

Diga “Ok Google Tradutor” e a busca te redirecionar imediatamente para o tradutor. Aí é só digitar o que você deseja traduzir ou usar a função por voz.

9. Google Tradutor de documentos

Você sabia que o tradutor do Google consegue traduzir também documentos que já estão prontos e salvos no seu computador? E é bem simples fazer isso!

Acesse o site da ferramenta e clique em “traduza um documento”, logo abaixo da primeira caixa de texto que ali aparece.

Selecione o documento que você deseja e clique no botão “Traduzir”.

10. Google tradutor na tradução de sites

O tradutor de sites está disponível automaticamente quando você acessa algum site em outra língua utilizando o Google Chrome.

Na parte em que digitamos o link de um site, ao lado da estrela (usada para favoritar um site) você vai ver um ícone de duas páginas, uma em cor cinza e outra em cor branca.

Ao passar o mouse por cima aparecerá a descrição “Traduzir esta página”.

Se você quiser ver a tradução basta clicar nesse ícone e em seguida no botão “Traduzir”.

Conclusão sobre o Google tradutor

Os meios digitais funcionam como uma escada para quem quer crescer dentro do empreendedorismo. Aproveitar ao menos parte de todos os recursos que a tecnologia lhe propõe é o caminho certo para quem quer atingir o sucesso.

O Google Tradutor é um ótimo exemplo. Essa ferramenta é uma solução para quem quer expandir internacionalmente o empreendimento, mas ainda não domina diversos idiomas. 

E se você está pensando em levar o seu empreendimento mais longe, uma dica fundamental é criar um site para a sua empresa ou dar um up-grade no seu site atual.

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

[email protected]

© 2018 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.