Aprenda tudo sobre

Hashtag

Aprenda tudo sobre Hashtag

Por Comunicação Liguesite. Postado em 10/04/2018. Última atualização em 10/04/2018.

Tempo estimado de leitura: 11 minutos.

Colocar um “jogo da velha” antes de algumas palavras, termos ou frases virou costume e modismo.

O que muitos não sabem é que tendo sido popularizada no Twitter, a hashtag é hoje uma eficiente ferramenta. Qualquer empreendimento e empreendedor podem se utilizar dela!

Aliás, você sabia que é possível usar dessa excelente estratégia na hora de fomentar seus relacionamentos e vendas? Sabia ainda que é bem simples engajar o público certo a partir da utilização inteligente de uma boa hashtag?

Se para você esse assunto é novo, não tem problema.

A hashtag já encontrou lugar nas principais redes sociais e agora ganhará espaço dentro do seu negócio também.

Entenda neste post como você poderá usar este recurso para dar ainda mais visibilidade a suas publicações!

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Você sabe o que significa hashtag?

Na prática, com certeza você sabe o que é hashtag, mas será que você também conhece um pouco da teoria deste recurso?

A hashtag é representada pelo símbolo chamado cerquilha “#” e sempre antecede palavras e termos específicos que precisam de visibilidade.

Geralmente a hashtag indica palavras-chave e costumam ainda colaborar com a identificação do tema retratado na publicação.

Aliás, seu principal uso está nas redes sociais, seja no Twitter, no Facebook ou no Instagram.

A grande “sacada” é que ao clicar na hashtag é possível conferir todos os principais e últimos comentários a cerca do mesmo assunto.

No Instagram, por exemplo, você consegue abrir todas as imagens publicadas e que possuem uma mesma palavra-chave. Portanto, lembre-se de que por trás de uma hashtag sempre há uma espécie de hiperlink.

Os internautas também podem encontrar determinado assunto a partir da hashtag, outra vertente que indica porque é importante saber usá-la!

Em outras palavras, a hashtag é interessante por ajudar na mensuração das publicações que aparecem pelas redes sociais.

Para uma empresa é interessante uma vez que se pode pesquisar o que está sendo dito a seu respeito pelo uso desse recurso.

7 dicas sobre como usar a hashtag

Escolha uma hashtag de acordo com o tema

Qual a área de atuação do seu negócio?

Saber responder com bastante clareza a essa pergunta delimitará a escolha e o uso das hashtags.

Uma vez que não é interessante investir em algo que não está diretamente relacionado ao seu negócio, sempre dê preferência àquilo que possa atrair pessoas para a sua página.

Não exagere no uso da hashtag

Muitas hashtags em uma só publicação poderá ter efeito contrário ao desejado ao longo do tempo, por isso seja estratégico.

Use apenas as hashtags mais importantes e que façam sentido.

Nunca acrescente palavras desconexas ou que visem atrair internautas sem lhes oferecer algo pertinente. Esse é um grave erro!

Sempre confira a ortografia

Uma letra errada e toda a sua estratégia de hashtag vai por água abaixo, por isso muita atenção!

Antes de fazer a publicação do seu conteúdo ou foto, sempre confira se as palavras-chave estão certas.

Correr atrás do prejuízo será bem mais complicado do que se antecipar.

Pesquise pelas melhores hashtags no seu ramo

Cada empreendimento tem seus assuntos e interesses próprios.

Justamente por isso, antes de lançar uma hashtag, é importante saber quais delas já estão em alta.

Essa é a melhor forma de ir ganhando espaço e também visibilidade neste meio.

Peça para que o cliente use uma hashtag para representar a marca

Que tal convidar seu cliente para usar uma hashtag da sua marca?

Além de encontrá-lo com facilidade nas redes sociais, desta forma será possível aumentar o alcance da sua marca.

Uma propaganda gratuita que realmente tem dado certo nas mídias sociais.

Crie hashtag para a empresa ou para um evento em específico

Uma dica importantíssima quando o assunto é hashtag no campo profissional, ter uma com o nome da empresa ou até mesmo de um evento com certeza é um dos primeiros passos.

Sendo assim, use e abuse desta hashtag própria em cada uma das suas publicações e atraia mais internautas a partir desta palavra-chave.

Fique de olho nas hashtags concorrentes!

Por fim, não menos importante, lembre-se de sempre acompanhar o que seus concorrentes diretos e indiretos têm feito.

Não que a ideia seja copiar a estratégia da outra empresa, mas sim ter novos insights sobre o que fazer e como melhorar o seu próprio negócio.

Hashtag inteligente: Saiba como usar esse recurso em cada rede!

A hashtag está presente em praticamente todas as redes sociais mais usadas hoje em dia e, apesar de ser o mesmo recurso, é indispensável trabalhar com a diferenciação desse uso.

Cada rede social tem um público específico e entender essa variação possibilita que a empresa atinja exatamente a seu potencial cliente, certo?

Veja a seguir algumas dicas sobre como se comportar em cada uma dessas redes e comece a traçar sua estratégia:

Instagram

Para o compartilhamento de fotos as pessoas costumam usar e abusar das hashtags.

No geral, cada publicação costuma ter em média mais do que quatro palavras-chaves.

Muitas vezes as hashtags estão todas juntas no fim da legenda da publicação ou até mesmo pelo texto.

Lembrando que no story também é possível fazer esse uso a fim de ter mais visualizações.

Um recurso interessante do Instagram é que logo que o usuário coloca a cerquilha e começa a digitar, a própria rede dá opções.

As primeiras hashtags que aparecem costumam ser as mais faladas no momento ou ainda as que a conta mais utilizou recentemente.

Facebook

A primeira coisa que você precisa saber sobre o uso da hashtag no Facebook é que é preciso que a conta – ou o post em específico – seja público para que outras pessoas tenham acesso a publicação.

Feito isso, é possível usar e abusar também da hashtag dando preferência para as palavras mais relevantes e determinantes ao tema.

Um excelente recurso a ser usado pelas empresas é a pesquisa de resultados por hashtag.

Você pode consultar uma palavra ou termo através do endereço www.facebook.com/hashtag/ seguido pela hashtag pesquisada, exemplo: www.facebook.com/hashtag/MARKETINGDIGITAL.

Twitter

O Twitter é uma plataforma de compartilhamento de mensagens rápidas e resumidas.

Justamente por isso é importante lembrar que o uso de hashtags deve ser de no máximo duas por postagem. Afinal, mais do que isso cansaria ao usuário que está vendo sua publicação.

Um costume comum de se ver nas hashtags do Twitter diz respeito à criação de chats, perguntas e respostas.

Muitas empresas já têm aderido a essa modalidade e estão conquistando o sonhado engajamento com seus clientes nessa rede.

Hashtags mais usadas hoje em dia

Para encerrar a publicação, vale a pena destacar ainda algumas das principais hashtags utilizadas hoje em dia. No Instagram, por exemplo, as principais usadas durante o ano de 2017 foram: #love; #instagood e #photooftheday.

Apesar dessas serem hashtags bem amplas, vale destacar que a utilização por empresas também tem sido destaque.

Para se ter uma ideia, a hashtag “Vou de Marisa” possui mais de 32 mil marcações. Já a #Riachuelo mais de 130 mil!

O importante é engajar o cliente de modo que ele passe a publicar fazendo uso dessas marcações. Uma vez que o hábito seja criado, seu negócio conseguirá interagir melhor com os clientes a partir dessas redes.

Gostou de aprender sobre o que é e qual a melhor forma de utilizar a hashtag? Então aproveite para compartilhar esse conteúdo acrescendo nossa hashtag (sugiro criar uma com o nome do blog) nas redes sociais!

Se você precisar de ajuda para implementar uma estrutura de marketing digital, ou simplesmente se desejar fazer o seu negócio crescer, fique à vontade para falar conosco.

A missão das Franquias de Sucesso é juntos conectar pessoas ao seu negócio por meio da internet!

E não podíamos deixar de lago o nosso slogan: Seja estratégico, conecte-se!

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