Inbound Marketing

você usa essa estratégia moderna?
Inbound Marketing

Por Artigo de Wallace Castro. Postado em 08/01/2018. Última atualização em 08/01/2018.

Tempo estimado de leitura: 16 minutos.

Você já deve ter ouvido muito falar em inbound marketing, mas talvez não tenha uma ideia clara do que seja.

Talvez você já até experimentou como usuário os recursos do inbound marketing sem saber.

Como você é um empreendedor moderno, e atendendo nossa missão que é juntos conectarmos pessoas ao seu negócio por meio da internet, nos inspirou escrever sobre inbound marketing.

Aproveite e boa leitura!

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O que é Inbound Marketing

O inbound marketing é o resultado da combinação de dois elementos: conteúdo e SEO.

O conteúdo pode ser ou não publicitário.

Pode ter um caráter meramente informativo, buscando atrair clientes para o site da sua empresa.

Pode ser também, uma chamada para uma ação comercial, que é o que acontece quando você coloca um anúncio no Google AdWords ou no Facebook ADS.

Em qualquer situação, o objetivo do conteúdo é induzir uma interação entre o seu cliente em potencial e sua empresa.

Essa interação deve levar ao estabelecimento de um relacionamento entre as duas partes, que é a porta de entrada para uma relação comercial.

O SEO é o conjunto de técnicas utilizadas para otimizar o seu site e os seus conteúdos para os mecanismos de busca da internet.

A base do SEO é a palavra-chave, que é aquela através da qual, presume a empresa, o seu cliente-alvo, ou sua persona, buscará o tipo de conteúdo que você está a oferecer.

O papel do site no Inbound Marketing

Para que uma campanha de inbound marketing aconteça, é preciso que haja um site.

O site não é só a base do inbound marketing. O site é a base do marketing digital.

O marketing digital é o conjunto de políticas que a sua empresa faz na internet para promover sua marca e seus produtos.

Basicamente, o marketing digital é parte da política promocional do marketing global, que consiste, principalmente, em comunicar e vender.

Não obstante, o marketing digital se aplica a diversas outras finalidades, como pesquisa, prestação de serviços, pós-venda, marketing de relacionamento e fidelização.

Curiosamente, todas essas variáveis estão, de alguma forma, contempladas em uma campanha de inbound marketing, o que torna essa disciplina muito especial e desafiadora para os profissionais da área.

O site está no núcleo de todo esse movimento.

O site é como se fosse o escritório virtual, a loja virtual, o SAC e os demais canais através dos quais o cliente se comunica e interage com a empresa.

No inbound marketing, o site pode abrigar conteúdos, através do blog, que é uma prestação de serviço ao público, que é o que estamos fazendo nesse artigo, e o caminho que leva ao conhecimento da empresa, dos seus produtos, à permissão para que a empresa proponha novas interações e, finalmente, à compra, sendo que para cada tipo de negócio há uma política apropriada.

Por exemplo, se você tem uma loja virtual de calçados, pode publicar anúncios que levem direto a uma página da sua loja, onde disponibilizará imagens e informações sobre o produto, além da opção de compra e pagamento.

Numa empresa de serviços, você pode ter que preencher um formulário para receber um contato de um agente comercial, como pode, simplesmente, com base no conteúdo que foi oferecido, aceitar receber novas publicações daquele blog por e-mail.

Etapas do Inbound Marketing

São cinco as etapas de uma campanha de inbound marketing: atração, conversão, relacionamento, venda e análise.

Não são etapas necessariamente sequenciais.

Elas podem e devem ocorrer simultaneamente, como veremos, abaixo, no tratamento individual de cada uma delas.

Atração

Você sabe que há milhares de pessoas navegando na rede que são clientes em potencial de sua empresa e de seus produtos.

O primeiro passo de uma campanha de inbound marketing é atraí-las para o seu funil de vendas.

É o começo da parceria entre marketing de conteúdo e SEO.

Sua empresa precisa desenvolver conteúdo de alto nível e interesse para que as pessoas não só o consumam, mas também se envolvam.

Nada disso vai funcionar, entretanto, se não houver a utilização do SEO para que as pessoas encontrem o conteúdo que você está disponibilizando.

O terceiro elemento é o investimento.

Quanto maior o investimento, maior a possibilidade de sua empresa ser encontrada.

Se você contrata uma agência digital para cuidar do SEO, planejar sua campanha e desenvolver o conteúdo, sua chance de ser descoberto e agradar aumenta muito.

Se você investe em anúncios do AdWords ou outras formas de links patrocinados, a tendência é que, com um SEO bem-feito, o tráfego em seu site aumente substancialmente.

Para completar, a presença nas redes sociais é um ótimo meio de atrair clientes, principalmente para quem tem baixa capacidade de investimento em marketing promocional.

Basta construir uma página no Face, no Instagram, ou outra mídia social e divulgar seu conteúdo.

Conversão

Essa é, talvez, a etapa mais importante.

É mais ou menos similar à situação em que um transeunte se detém olhando a vitrine da loja.

A vitrine está visível para todos, mas não está ali para todos.

Ela foi elaborada para atrair a persona daquela loja.

É preciso que o processo tenha sido desenhado para fazer com que aquele cliente dê um passo à frente.

Isso acontece, também, no comércio offline.

O cliente olha o anúncio de sua loja, algo o atrai e ele clica para conferir.

Você disponibiliza um vídeo, o cliente assiste e se interessa por outros conteúdos do seu site.

É a hora de você oferecer a ele a oportunidade de receber esses conteúdos por e-mail, WhatsApp ou outros meios que você puder disponibilizar.

Estabelece-se aí uma conversão, que é o momento em que o cliente se torna lead, ou aquele que merece toda a sua atenção porque tudo sugere que é um cliente em potencial.

Na loja virtual, mesmo que o cliente não compre nada, se a experiência que ele teve na loja foi encantadora, é bem possível que ele aceite receber sua newsletter, contando das promoções e lançamentos.

Relacionamento

Relacionamento é confiança. Quantas vezes você já ouviu alguém dizer isso?

É para isso que serve a política de relacionamento com os seus leads.

Eles conhecerão um pouco mais sobre você e seus produtos.

Nessa fase você vai estimular o engajamento e, ao mesmo tempo, medi-lo.

O conteúdo é, ao mesmo tempo, informativo e promocional.

Se você tem um e-commerce de moda e estilo, pode, ao mesmo tempo, informar sobre os novos produtos e promoções, estimulando novas visitas à loja, e encaminhar conteúdos sobre tendências de moda, com abordagens feitas no tom adequado para o seu público.

É fundamental que esse processo sirva para construir confiança e empatia.

Venda

Esse é o momento em que as empresas costumam falhar e comprometer todo o processo do inbound marketing.

É, provavelmente, a maior preocupação dos profissionais do setor e agências.

O primeiro passo para otimizar as vendas é segmentar os leads. Se você tem informações geográficas e um histórico das interações, você deve segmentar sua base de leads para oferecer o estímulo certo a cada um deles.

Se o cliente entrou na página do produto em sua loja, isso significa que ele tem interesse no produto, mas alguma coisa fez com que ele não concretizasse a compra.

Nesse caso, por que não oferecer para ele um desconto exclusivo naquele produto?

Por que não oferecer um brinde ou estimulá-lo através de um sorteio promocional?

Esse estímulo precisa acontecer e precisa estar circunscrito a um prazo determinado, de modo a criar o sentido de urgência no cliente.

Se você vende um software, não pode fazer com o cliente que já assistiu a uma demonstração o mesmo tipo de interação que com aquele que mal abriu seu e-mail marketing.

Quanto ao primeiro, você deve adotar uma tática de marketing direto.

Quanto ao segundo, você precisa estimulá-lo a assistir a uma apresentação.

É por isso que sua empresa precisa ter consciência que o inbound marketing não vai resolver tudo sozinho.

A campanha é um meio, parte da tática promocional, mas é preciso que haja a outra parte.

Cada negócio tem suas características.

Se você vende serviços e o cliente solicita um orçamento, será a hora de entrar em ação a equipe de vendas.

Se ela não estiver bem treinada e capacitada, de nada vai adiantar o caminho percorrido.

É preciso que o vendedor saiba o que fazer, que consiga vender para o cliente o mundo perfeito que o seu produto pode oferecer a ele.

Análise

A matéria prima da análise é a informação.

Essa, tem várias características e possibilidades complementares.

O Google Analytics, por exemplo, oferece uma leitura do tráfego em seu site.

O Google Search Console oferece uma leitura mais analítica desse tráfego, mostrando por que as pessoas chegam a ele.

Os indicadores de tráfego, conversão e ação oferecem base para análise da qualidade de cada etapa da campanha.

A análise é feita o tempo todo e transforma a campanha, sempre buscando o melhor resultado.

Sempre que você converte um lead, é válido, em determinado momento, buscar informações mais aprofundadas sobre ele, que possam auxiliar na reformulação e refinamento das estratégias.

Conclusão

O inbound marketing é uma ferramenta poderosa para o seu negócio.

No entanto, para que funcione, é preciso que você agregue três variáveis:

  1. Planejamento e política global de marketing;
  2. Um parceiro de negócios que instrumentalize esse planejamento na internet, que é um processo que atende pelo nome de marketing digital;
  3. A criação de um belo site.

Se você precisar de ajuda para implementar uma estrutura de marketing digital, ou simplesmente se desejar fazer o seu negócio crescer, fique à vontade para falar conosco.

Seja estratégico, conecte-se.

Aficionado por empreendedorismo, graduado em Tecnologia, Marketing e Economia, já geriu áreas comerciais de diversas empresas de tecnologia, participa como voluntário do ITFB e ICM, atualmente é o Diretor Comercial e Marketing da rede de Franquias Liguesite.

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