Instagram

: um guia completo
Instagram

Por Artigo de Wallace Castro. Postado em 30/01/2018. Última atualização em 14/06/2019.

Tempo estimado de leitura: 19 minutos.

O Instagram é sem dúvida uma das redes sociais que mais vem atraindo usuários, por sua facilidade de acesso e inúmeros benefícios proporcionados.

Por isso, é fundamental que a sua empresa não fique de fora desta plataforma.

Porém, para garantir ótimos resultados, é preciso pensar no Instagram, muito além de somente imagens e vídeos.

Conhecer todas as funções dessa rede social, e usá-las como ferramentas estratégicas para sua empresa pode ser muito útil no processo de captação de consumidores.

Confira um guia completo do Instagram que separamos para você e comece a usar esse aplicativo ao seu favor.

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O que é o Instagram?

O Instagram é uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos online.

Atualmente essa plataforma faz parte também do Facebook, assim como o WhatsApp.

O serviço está disponível tanto para os usuários que possuem Android, quanto para quem tem o iOS, da Apple.

Como entrar no Instagram?

Para ter acesso ao Instagram, a primeira etapa é fazer o download do aplicativo para o seu celular por meio do Google Play, ou da Apple Store.

Depois é necessário criar uma conta na plataforma. E como eu posso fazer isso?

Não tem mistério!

Basta inserir um e-mail e uma senha.

Caso você já possua um Facebook, é preciso somente entrar com o seu usuário e terá acesso à aplicação.

Para isso, você precisa estar conectado à sua conta do Facebook no celular.

Se tiver saído da rede social, não tem como realizar esse passo.

Criada a conta, chegou o momento de personalizá-la.

Vale ressaltar que depois que você fizer a sua conta no Instagram, necessita se atentar a todas as informações publicadas, que podem afetar diretamente a sua reputação no meio virtual.

Personalizando seu Instagram

Nome de usuário

Deve ser igual aos usados em outras redes sociais, caso tenha.

Se não tiver, não esquente muito a cabeça nesse momento e crie um mais simples, que as pessoas consigam reconhecer rápido.

Descrição

Defina o que a sua empresa faz e qual é a sua especialidade. Faça um resumo breve e objetivo.

Foto de perfil

Escolha uma boa imagem, com tamanho 110x110 pixels, e que represente a marca da sua empresa.

Frases para Instagram

Não basta somente publicar uma foto – tem que pensar na frase do texto.

Para isto, é preciso criar frases de efeito, que chamem a atenção dos seguidores.

O aplicativo permite a inserção de até 2.200 caracteres do texto que acompanha a imagem.

Mas vale ressaltar que o importante é ser objetivo, pois frases longas podem atrapalhar o interesse dos consumidores em seus produtos.

É importante manter um padrão de linguagem para que os clientes identifiquem sua marca de forma fácil.

Curtidas no Instagram

As curtidas no Instagram são fundamentais para o seu negócio, são uma ótima forma de saber se as pessoas estão gostando de sua empresa.

É representado por meio de corações no aplicativo.

Muitas empresas acabam pagando para ganhar curtidas na rede social, porém essa medida acaba prejudicando a sua reputação.

Alternativas como estas devem ser evitadas para manter o sucesso na plataforma digital.

Como ganhar seguidores no Instagram

Para ter sucesso no aplicativo, é preciso adotar algumas estratégias, como por exemplo: seguir o perfil de outras empresas no Instagram e comentar em suas publicações.

Na medida em que for ganhando seguidores, faça interação com eles, mostre que você se importa com as opiniões e responda sempre que possível, os seus comentários.

Além disso, siga estas outras dicas:

Use hashtags

Faça uso das hashtags, representadas pelo sinal “#”, que permitem aos usuários descobrir e pesquisar postagens de determinados temas.

Utilize esse símbolo para que sua marca possa ser visualizada por diferentes pessoas.

Escolha um tema que mais se encaixe com a sua empresa e que seja mais popular.

Você pode fazer isso usando uma palavra e em seguida o símbolo “#” na área de busca do aplicativo.

Desta forma, você conhecerá as mais usadas pelo público.

Utilize vídeos

Os vídeos são ideais para variar nas publicações e conquistar ainda mais seguidores.

Por meio deles é possível mostrar como funciona sua empresa, qual a equipe de trabalho, mostrar um pouco sobre o novo produto, dentre outras possibilidades.

Como atualizar Instagram

O Instagram sempre apresenta novas funcionalidades, por isso é fundamental realizar a sua atualização para obter as novas configurações.

Se você possui um celular Android, siga estes passos:

1. Abra o Play Store;
2. Clique em “≡”. Geralmente ele fica no lado direito da tela;
3. Escolha Meus Aplicativos e Jogos, caso esteja em português;
4. Selecione o Instagram, e clique em “atualizar”

Caso tenha um iOS:

1. Abra o App Store;
2. No canto esquerdo aparece o aviso de atualizações;
3. Se o Instagram precisar ser atualizado, estará na lista;
4. Seguindo os passos, o aplicativo é atualizado.

Como baixar vídeo do Instagram?

Gostou de um vídeo e quer baixá-lo para ter acesso quando necessitar?

Basta fazer o download do aplicativo “Insta Download - Video & Photo”.

Em seguida, vá no Instagram e clique nos três pontinhos que aparecem no canto superior do vídeo que quer obter.

Depois, copie o código de compartilhamento e cole no seu aplicativo.

Lembrando que essa alternativa vale somente para smartphones Android.

Para sistema iOs, da Apple, pode ser utilizada a aplicação Rapid Save.

Como fazer live no Instagram?

São transmissões ao vivo que permitem que seus seguidores consigam acompanhar suas novidades.

Para que obtenha sucesso, vale divulgar a iniciativa antes.

Para fazer uma live, abra a câmera que aparece no item “Stories”, e deslize a tela para a direita.

Em seguida, clique em “ao vivo”, que aparece na barra logo abaixo do botão gravar, perto de boomerang e normal.

Seguindo estes passos, está tudo pronto para a transmissão ao vivo!

Como criar localização no Instagram?

Para inserir o endereço da sua empresa no Instagram, é preciso criar a localização no Facebook.

Siga os passos:

1. Entrar no Facebook;
2. Clicar em “check-in”;
3. Em seguida, “Onde você está?”;
4. Caso não apareça o local, adicione manualmente clicando em “+”;
5. Depois informe a categoria do lugar;
6. Você pode dizer onde está, com o uso do GPS. Se não encontrar o local, digite o endereço. E em seguida, adicione o nome da cidade e do endereço;

Depois de criar a localização no Facebook.

Basta entrar no Instagram, fazer uma foto, e clicar em “Adicionar Localização”.

E depois, em “Encontre uma Localização”.

Ao fazer esses passos, é necessário somente clicar no nome da cidade esperada.

Realizado isto, toque no botão de compartilhamento e pronto! Sua localização já está ativa!

Como salvar fotos do Instagram?

Para baixar as fotos do aplicativo, você pode usar o mesmo indicado para vídeo, recomendado aqui neste guia. Caso contrário, use o EasyDownloader.

1. Baixe o aplicativo EasyDownloader;
2. Clique no ícone no Instagram que aparece no aplicativo;
3. Defina a foto que você quer salvar;
4. Clique nos três pontinhos localizado no canto inferior direito;
5. Aperte em “Copiar URL de Compartilhamento”;
6. Retorne ao aplicativo EasyDownloader.
7. A foto estará na galeria do seu celular.

Como fazer repost no Instagram?

O repost nada mais é que uma republicação de algum usuário.

Essa função é fundamental para que a sua empresa possa dar importância ao conteúdo publicado por algum cliente.

Para realizar um repost, baixe o aplicativo “Repost para Instagram”.

Primeiro passo: Baixar a aplicação no Apple Store ou Google Play.

No iPhone pode usar o termo “Regram” que aparecerá outros aplicativos.

Segundo passo: Baixe o “Repost para Instagram”.

Terceiro passo: Abra o aplicativo. Faça login e entre com seu nome de usuário e senha do Instagram.

Quarto passo: Aparecerá a imagem de outras pessoas que você segue.

Depois escolha a foto que deseja compartilhar e clique em “Repost”.

O procedimento é simples e fácil.

A publicação de outro usuário já pode ser compartilhada por você!

Como desbloquear alguém no Instagram?

É necessário ir até o perfil do usuário desejado, e em seguida, clicar nos três pontinhos na horizontal, em caso de iPhone e iPad, e nos três pontinhos na vertical, em Android, que estão localizados na barra superior direita do celular.

E por fim, é necessário clicar em “desbloquear”.

Assim, o procedimento de desbloqueio será executado com sucesso.

Vale lembrar que em aplicações utilizadas em computadores, não é possível bloquear um usuário.

Como excluir Instagram?

Algumas pessoas não querem mais ter um usuário no aplicativo, e resolvem remover sua conta.

Isto pode ser feito utilizando o navegador do celular ou computador.

1. Basta acessar Instagram . Em seguida, caso seja preciso, faça login na plataforma;
2. Selecione o porquê quer excluir a conta;
3. Confirme a senha;
4. E por fim, clique em “Excluir minha conta permanentemente”.

Cuidado isso não tem volta e sua conta será excluída para sempre!

Caso queira excluir apenas por um tempo:

1. Entre no Instagram;
2. Clique no seu nome de usuário, localizado no canto superior direito;
3. Aperte em “Editar perfil”;
4. Siga o cursor do mouse até o fim e clique em “Desativar minha conta temporariamente”;
5. Diga o motivo que quer encerrar a conta e digite a sua senha. E por fim, clique em “Desativar minha conta temporariamente”;

Como recuperar Instagram?

Algumas pessoas se arrependem de terem encerrado a conta no Instagram e resolvem retomar as atividades.

Para fazer isto, é preciso ter optado por “Excluir minha conta temporariamente”.

1. Basta abrir o aplicativo;
2. Entre com nome de usuário e senha;
3. Caso não consiga, é preciso redefinir a senha;
4. Clique em “Obter ajuda”;
5. Escolha a forma de como quer redefinir a senha, seja por e-mail ou SMS;
6. Abra o e-mail ou aplicativo de SMS;
7. Redefina a senha no e-mail ou SMS;
8. Reabra o Instagram e digite nome de usuário e senha.

5 dicas de como usar o Instagram para empresas

O Instagram é uma das Redes Sociais mais acessadas por usuários do mundo todo.

E se a sua empresa quer ter sucesso no aplicativo, sem dúvidas, não pode deixar de seguir essas dicas:

1. Defina bem as imagens

O Instagram é uma plataforma conhecida pela publicação de fotos. Elas são fundamentais no aplicativo.

E para promover o seu negócio da melhor forma, pense em imagens que sejam atrativas e chamem a atenção do público.

Verifique se a imagem está com uma qualidade boa para fazer a publicação, não utilize muito filtros e também se atente a organização do lugar, caso faça uma imagem da empresa.

2. Seja um frequentador assíduo

Para conseguir promover o seu negócio no Instagram, acesse com frequência o aplicativo.

Publique foto, faça vídeos, ou entre somente para responder comentários de usuários.

O importante é se fazer presente na plataforma.

Avalie os horários de pico da aplicação e apareça no momento oportuno!

3. Veja o perfil da concorrência

Assim como no mundo real, é imprescindível monitorar os concorrentes.

É importante estar atento aos seus produtos, publicações e iniciativas virtuais.

4. Crie promoções

Todo cliente gosta de promoções, e as plataformas virtuais são excelentes meios para divulgar novos produtos e para atrair mais seguidores.

5. Compartilhe imagens de seus seguidores

Quando os seus seguidores publicarem uma imagem mencionado sua empresa, ou o seu produto de forma positiva, você pode publicar a foto do usuário no seu perfil.

Esta medida, sem dúvidas, chamará a atenção para o seu negócio!

Conclusão

O Instagram é fundamental para promover a marca de uma empresa.

Permite que consiga obter um relacionamento com os clientes e fidelizá-los.

Porém, é necessário utilizá-lo de uma forma estratégica.

Não existe uma maneira ideal de fazer uso da plataforma, é preciso testar todas as maneiras e escolher a que melhor combina com o perfil da sua empresa.

Lembre-se que somente ter uma presença no Instagram não basta, é preciso contar com outros meios digitais, como um site.

As ferramentas estão disponíveis, basta colocar em prática e solicitar a agência que melhor sabe atender o cliente que deseja usufruir de cada um destes recursos no seu empreendimento online.

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Agora se você precisar de ajuda para implementar uma estrutura digital, ou simplesmente se desejar fazer o seu negócio crescer, fique à vontade para falar conosco.

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Aficionado por empreendedorismo, graduado em Tecnologia, Marketing e Economia, já geriu áreas comerciais de diversas empresas de tecnologia, participa como voluntário do ITFB e ICM, atualmente é o Diretor Comercial e Marketing da rede de Franquias Liguesite.

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