Joomla

: 10 passos para criação de websites
Joomla

Por Comunicação Liguesite. Postado em 01/12/2017. Última atualização em 01/12/2017.

Tempo estimado de leitura: 14 minutos.

Já se tornou senso comum falar sobre a importância de empresas, profissionais liberais e freelancers possuam um site.

Isso porque ele é a plataforma de comunicação institucional por excelência na internet.

É através dele que os usuários fazem a busca por informações a respeito dos produtos e/ou serviços que você oferece, verificam a credibilidade e seriedade de seu trabalho e permite fazer diversas campanhas de marketing digital.

Dessa forma, hoje existem diversas facilidades voltadas especificamente para a construção de sites, incluindo ferramentas que permitem que qualquer pessoa, sem conhecimento em linguagem de programação, possa fazer um site.

No entanto, um fator de extrema importância, mas que muitas dessas ferramentas de criação de sites não possuem diz respeitos a técnicas necessárias para indexação nos buscadores, e até mesmo para harmonizar o site com sua marca, fazer a combinação de cores de forma ideal e assim por diante.

Além disso lembre-se que um site não deveria ser estático, atualizações sobre seus produtos e serviços, e a integração com seu público é sempre uma boa opção.

Para auxiliar na criação e manutenção de sites de pessoas que não entendem de programação, existem várias ferramentas, e hoje iremos falar sobre o Joomla.

CONTINUAR LENDO

Joomla o que é?

Dito de maneira simples, o Joomla é um sistema conhecido como CMS Content Managment System, ou gerenciador de conteúdos dinâmicos em português.

Assim, a grande vantagem do Joomla reside no fato do usuário poder criar e fazer modificações e atualizações em seu site sem necessidade de precisar de um administrador para tanto.

Ele é intuitivo, o sistema se organiza em três principais seções:

  • programação;
  • design;
  • e conteúdo.

Através delas é possível criar sites.

Grande parte dessa customização reside no fato do Joomla ser um programa de código aberto, conhecido como open source.

Na prática, isso significa que milhares de pessoas trabalham diariamente no programa para melhorar seu código-fonte, dando origem a um programa com diversas possibilidades para seus usuários.

Como construir um site em Joomla

Antes de mais nada, é necessário lembrar que qualquer site, independente da ferramenta através do qual seja desenvolvido, é necessário contar com um servidor para garantir que o site esteja seguro e sempre no ar.

Se você efetuar uma pesquisa na internet, você poderá verificar quais as opções de servidores existentes e encontrar aquela que apresenta a melhor relação custo-benefício para você.

Agora, vamos ao passo a passo de como construir um site em Joomla.

Passo 1 - Download do programa

A primeira coisa que você deve fazer é baixar e instalar o Joomla em seu computador.

Para isso, basta acessar o site oficial da ferramenta em https://www.joomla.org/, clicar em “download” e automaticamente o site irá baixar a versão mais recente do programa para seu computador.

Passo 2 - Instalação

Depois de realizar o download, é necessário fazer a descompactação do arquivo, tarefa que apesar de ser cotidiana pode ser um pouco complicada no caso desse programa específico.

A primeira coisa a ser feita é abrir um cliente FTP, e na sequência enviar todos os arquivos para o diretório de seu servidor.

Os próximos passos são mais simples, pois as instruções são dadas pelo programa e incluem definir configurações do arquivo, escolher idioma e aceitar os termos de uso.

Passo 3 - Configuração banco de dados

Neste ponto, é necessário inserir todos os detalhes do banco de dados, e para isso você deverá entrar em contato com o seu servidor para que ele passe seu nome de usuário e senha.

Depois, basta seguir os passos indicados, escolher um nome para seu site (que pode ser facilmente alterado mais tarde, então não se preocupe) e tudo estará configurado para que você comece a criar seu site propriamente dito.

Passo 4 - Utilização wireframe

O wireframe é um programa que permite criar a estrutura básica das páginas de seu site, permitindo que você tenha uma visualização melhor da experiência de seus usuários ao navegar pelo site.

O programa de wireframe mais comum no Brasil é o Indesign, mas existem outros, como o Axure.

Passo 5 - Escolha do template

O template é o modo como o conteúdo será distribuído nas páginas do site, algo muito importante pois afeta a experiência de navegação do usuário, e por isso deve ser muito bem pensado.

O Joomla possui vários templates prontos que podem ser utilizados em diversos sites, e tudo depende dos objetivos de seu site.

Passo 6 - Escolha dos plugins

Assim como nas demais plataformas de código livre, a exemplo do Wordpress, o Joomla conta com uma série de plugins que facilitam o trabalho no dia a dia e as funções disponíveis para serem utilizadas pelos usuários.

Como existem literalmente milhares de extensões, você deve pesquisar para verificar quais serão as mais úteis para seu site.

Passo 7 - Teste links

Quem nunca tentou entrar em determinado site e se deparou com o Erro 404 que atire o primeiro código errado.

A principal causa desse erro é o mau funcionamento dos links que reside no fato de muitos utilizarem links internos, quando o correto é a utilização de links com menu para que não haja erros quando o site estiver no ar, prejudicando a navegação do usuário e o frustrando.

Passo 8 - Mude a descrição do site

Você já deve ter reparado que quando realiza uma pesquisa no Google, abaixo dos links principais das páginas de resultado, há uma descrição do site, como por exemplo “comprar e vender é aqui” em um site de economia colaborativa.

descrição do site

No entanto, nos sites feitos por meio do Joomla, essa descrição é da própria ferramenta, ou seja, serve como uma forma de publicação.

Por isso ela deve ser mudada o quanto antes for possível, já que as pessoas estarão mais propensas a entrar em seu site.

Passo 9 - Habilite estatísticas de busca

As estatísticas de buscas providas pelo Joomla permitem que você tenha acesso a diversas informações relativas à atividade dos usuários em seu site.

Com isso, é possível identificar quais os pontos fortes e os pontos fracos de seu site, o que permite fazer alterações para melhorar experiência de navegação e aumentar o número de acessos.

Passo 10 - Otimize seu conteúdo

Atualmente, muito se fala em busca orgânica, essas técnicas são chamadas de SEO.

Escolha palavras-chave que estão relacionados com as buscas feitas e que tem relação direta com seu negócio, como por exemplo “comprar pneu”, “comprar pneu asfalto”, “comprar pneu off road” para um centro automotivo - e inseri-las nos textos presentes no seu site, melhorando o ranqueamento do mesmo no Google.

Mas essa é apenas uma dica simples, o SEO vai muito além de escolher palavras-chave, um exemplo disso é o SEO Local para empresas.

Gostaria de enfatizar que muitos outros fatores devem ser levados em consideração, como qualidade dos textos, número de repetições das palavras-chave, e mais umas 200 variáveis analisadas pelos buscadores.

Joomla templates

Existem dois principais tipos de templates que podem ser utilizados na construção de sites através dessa ferramenta: os gratuitos e os pagos.

Sem dúvidas, o primeiro tipo é aquele mais acessível, uma vez que qualquer pessoa que tenha acesso a ferramenta pode utilizá-lo.

No entanto, justamente por isso, diversos sites os empregam, o que faz com que seu site não se destaque em meio aos outros milhões presentes na web.

O segundo tipo, mesmos sendo pago, ainda assim é utilizado por diversos sites, mesmo que seja em uma escala menor.

Além disso, deve-se considerar que o preço pode ser bastante elevado.

Para se ter ideia, um template que faz do site ser one page, isto é, ter apenas uma página para todo o conteúdo, uma tendência bastante moderna, custa em média R$ 250,00, um valor bastante elevado se considerarmos que o produto não é exclusivo, e que depois de comprá-lo você ainda precisará fazer o site.

Joomla extension

Ao todo, existem mais de 7 mil extensões para os sites desenvolvidos por meio do Joomla, que servem para as mais diferentes funções.

Dentre elas, destacamos:

  • A Akeeba Backup, que permite que todo o conteúdo do site seja salvo e facilmente recuperado em caso de algum erro ou mal funcionamento que implique na perda de arquivos;
  • Easyblog, que permite o gerenciamento automático de conteúdos presentes em blogs anexados ao site, extremamente útil para desenvolvimento de estratégias de busca orgânica, de SEO e de marketing digital como um todo;
  • Eshop, que permite transformar qualquer site desenvolvido na plataforma em uma loja virtual de forma simples e segura;
  • e o Falang, que basicamente permite que seu conteúdo seja traduzido de maneira automática para diversas línguas, aumentando as chances de acesso e o alcance geográfico do site.

Construtor de sites da Liguesite

Depois de tudo o que foi dito, podemos afirmar que mesmo se tratando de uma ferramenta poderosa, o Joomla exige certos níveis de conhecimento e de investimento para que um site seja feito conforme os padrões de qualidade mais rígidos, algo que a maioria das pessoas não tem.

Dessa maneira, se você busca a criação de um site profissional de forma simples e com preço justo, conte com a Liguesite.

Em apenas quatro etapas (negociação, desenvolvimento do projeto, aprovação e entrega) você terá um site construído com as mais modernas tecnologias, os mais úteis recursos e que propicie uma ótima experiência de navegação ao usuário, aumentando o número de acesso e de negociações para seu negócio.

Por isso, não espere mais. Entre em contato agora mesmo com a Liguesite e descubra todas as vantagens que podemos oferecer e você e seu negócio.

A internet está cheia de oportunidades. Mas como as opções são muitas, é preciso investir em inovação para garantir algum destaque entre tantos concorrentes.

Gostou do nosso post? Então curta nossa página no Facebook, ficando assim por dentro de novas dicas do mundo digital.

Se você quer o melhor para sua empresa e conquistar o sucesso nos negócios de forma séria e tranquila. Crie seu site através de uma das Franquias de Sucesso Liguesite.

Quer saber mais sobre nossas soluções para seu negócio?

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

[email protected]

© 2018 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.