Keyword Planner para SEO: aprenda a utilizar com eficiência

Keyword Planner para SEO: aprenda a utilizar com eficiência

Por Artigo de Wallace Castro. Postado em 08/06/2018. Última atualização em 08/06/2018.

Tempo estimado de leitura: 13 minutos.

O Keyword Planner é uma ferramenta para SEO gratuita, desenvolvida pelo Google e oferecida aos usuários por meio de uma conta no Google Adwords. Por meio dela é possível que o usuário obtenha sugestões de palavras-chaves que sejam relevantes para as campanhas de marketing envolvendo um produto, serviço e até mesmo os clientes ideais que determinada ação pretende alcançar.

A seguir você confere o passo a passo para usar essa ferramenta, além de algumas dicas para aperfeiçoar sua experiência. Confira!

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Como utilizar o Keyword Planner

1.  Para utilizar o Keyword Planner será preciso que você tenha uma conta no Google Adwords. Essa conta pode ser criada por meio do endereço eletrônico https://adwords.google.com.br/home.

Caso já tenha uma conta do Google como o Gmail não será preciso criar uma nova, basta usar a que já possui.

Importante: Durante o cadastramento é essencial que a etapa de tutorial seja pulada (é preciso ler todas as informações antes de ir para a próxima tela).

Se isso não for feito o Google solicitará o cadastramento de um cartão de crédito e pedirá que você simule uma campanha.

Como o nosso interesse é ir direto para a área de pesquisa de palavras-chave não há problema algum em pular a fase citada.

Assim que concluir essa etapa a tela a seguir surgirá para você.

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2. Para acessar a ferramenta é necessário que você dê um clique no ícone de chave, localizado no canto superior direito e no menu que aparece em Planejador de palavra-chave, conforme você pode observar na imagem a seguir.

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3. Explorando opções.

O Keyword Planner de fato é uma ferramenta muito completa para as pessoas que precisam de uma ajuda em termos de SEO para qualquer ação na internet: divulgação de produtos, serviços, posts para blogs, posicionamento de sites, entre tantas outras aplicações.

É possível fazer pesquisas usando palavras, frases ou até mesmo a URL de seu site ou de concorrentes.

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4. Aqui em nosso exemplo inserimos no campo de busca (imagem acima) a palavra-chave Marketing de Conteúdo.

Logo após, clicamos em ‘começar’ para que a ferramenta dê início aos seus trabalhos.

O primeiro resultado dessa simples pesquisa pode ser observado abaixo.

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Como o nosso interesse é em palavras-chave as duas primeiras colunas são as mais relevantes.

Como você pode perceber é possível ter uma visão geral em relação ao nível de concorrência, assim como a média de pesquisas mensais.

5. Continuando com nossos testes fizemos agora uma pesquisa utilizando a URL de um site.

Em nosso exemplo trata-se de um site brasileiro sobre tecnologia e inovação. Veja os resultados:

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6. É possível realizar pesquisas envolvendo mais de uma palavra-chave.

Basta inseri-las no campo de pesquisa logo no topo.

Saiba mais dicas de como aparecer no Google!

Importante: O sistema do Keyword Planner não permite que façamos buscas com mais de três palavras-chaves. Se ultrapassar esse limite uma mensagem de alerta é exibida.

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3 Dicas para o Keyword Planner

1. Salvando ideias de palavras-chave

É possível salvar todas as ideias de palavras-chave que você encontrar no Keyword Planner.

No exemplo abaixo, imaginamos termos e novas ideias para novas ações de um site que tem como foco a venda de celulares baratos.

Para obter as ideias apenas digitamos no campo “ideias de palavras-chave” o termo “celular barato”.

Para salvar o documento que já vem organizado como uma planilha basta dar um clique na opção logo à esquerda: Fazer download de ideias de palavras-chave.

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2. Ver tendências e dados do volume de pesquisas

Caso você já tenha uma lista de palavra-chave sobre a qual pretende trabalhar há duas maneiras de inseri-las no Keyword Planner: upload de arquivo ou copiar e colar os termos.

Ao fazer isso será possível que você tenha uma ideia de como é o desempenho de suas palavras-chave.

Por exemplo, você poderá inserir a lista de palavras-chave e ter o retorno estatístico referente ao volume de pesquisa.

Para fazer isso clique em “Visão Geral do Plano” no canto esquerdo. A tela seguinte aparecerá.

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Ao clicar na segunda opção (centro) a seguinte tela aparecerá.

Então é só colar suas palavras-chave. É importante que você crie um grupo de anúncios, senão essa etapa não funcionará.

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Após adicionar suas palavras-chave (e ter criado um grupo de anúncios) basta clicar em salvar, que você será redirecionado para a tela seguinte.

Em histórico de métricas você terá uma visão muito ampla sobre suas escolhas.

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3. Na opção concorrência (imagem acima) é possível analisar como está o posicionamento de um anúncio que envolve uma ou mais palavras-chaves.

Essas informações levam em consideração exatamente a segmentação que havia sido indicada por você.

Isso é interessante pois ajuda a definir melhor as escolhas dos termos e até mesmo as previsões relacionadas a determinada palavra-chave.

E o mais importante, ela indica a quantidade de anunciantes que se utilizaram do termo em questão.

A título de curiosidade quando você ver a opção ‘lance sugerido’ ela diz respeito aos dados que foram levantados tendo como base o CPC que foi usado por outros anunciantes na mesma área que você está interessado.

Também é possível ver as métricas e previsões de suas palavras-chave. Lembra-se da página inicial? Pois bem, a opção está lá. Veja:

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Se você fizer a busca por aqui obterá o mesmo resultado que te apresentamos logo acima. Fácil não é?

É interessante observar que vez ou outra no Keyword Planner poderemos nos deparar com o sinal de menos (-) enquanto pesquisamos palavras-chave (imagem abaixo).

Isso acontece porque o próprio Google ainda não tem dados relevantes sobre ela.

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Dica extra para o Keyword Planner 

Se quiser ver ideias de palavras-chave obtidas a partir de pesquisas em seu site inteiro e não somente de uma página, basta que ao inserir a sua URL você fique atento nas opções que surgem logo abaixo.

Isso pode ser feito na tela inicial (passo 3) ou a qualquer momento após ter realizado qualquer tipo de pesquisa.

Por fim, se você quiser segmentar ainda mais suas pesquisas basta usar o ícone Filtro (o símbolo azul) que geralmente está no canto direito, mas pode aparecer no esquerdo após algumas alterações, assim como aparece na imagem abaixo. 

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Aqui apresentamos algumas funcionalidades mais usadas do Keyword Planner.

A ferramenta pode parecer intimidadora a princípio, mas não é.

Completamente em português, com pouco tempo já é possível ter uma base interessante de como ela se comporta e com isso nossas pesquisas e análises tornam-se cada vez mais eficientes.

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Aficionado por empreendedorismo, graduado em Tecnologia, Marketing e Economia, já geriu áreas comerciais de diversas empresas de tecnologia, participa como voluntário do ITFB e ICM, atualmente é o Diretor Comercial e Marketing da rede de Franquias Liguesite.

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