KPI e SEO: o que medir para avaliar a estratégia do negócio?

KPI e SEO

Por Artigo de João Cesar. Postado em 18/07/2017. Última atualização em 18/07/2017.

Tempo estimado de leitura: 11 minutos.

KPI e SEO são siglas sempre presentes em qualquer planejamento de marketing digital.

Compreender o que elas significam e como utilizá-las na prática é fundamental para o sucesso da estratégia do negócio de uma empresa.

Por isso, além dos profissionais especializados na área, é interessante que o empreendedor entenda bem como elas funcionam.

Um KPI nada mais é do que um indicador chave de desempenho — a sigla se refere a expressão em inglês Key Performance Indicator.

Já o SEO se refere a Search Engine Optimization, que pode ser traduzido como otimização para mecanismos de busca.

Neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre o que é cada um deles, qual a sua respectiva importância para a estratégia de negócios e como elaborar uma SEO eficiente avaliado por KPIs precisos. Boa leitura!

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O que é o SEO e como ele funciona?

O SEO é o conjunto de técnicas, estratégias e táticas para otimizar a visualização de um conteúdo em mecanismos de busca, como o Google e o Bing.

Essas ferramentas se utilizam de algoritmos avançados que vasculham páginas da internet atrás de resultados relevantes para o usuário.

Quando alguém faz uma pesquisa no Google, por exemplo, o sistema varre todo o conteúdo que contém as palavras digitadas na busca e então apresenta os resultados por ordem do que é o mais importante.

Depois disso, é a vez do usuário avaliar esses resultados e filtrar o que ele realmente quer.

Como ele vai começar sempre pelo primeiro da lista, estar nessa posição é um privilégio que garante muita visibilidade — e é esse o objetivo do SEO, conseguir destaque orgânico nas ferramentas de busca.

Mas atenção: não se deve confundir o SEO com os anúncios pagos na busca, como o Google AdWords.

O Google, o Bing, o Yahoo e outros buscadores não avaliam um website como um ser humano.

Os critérios de relevância são muitos e envolvem inúmeros cálculos e mecânicas complexas, que estão em constante mudança.

Mas é possível realizar adaptações no conteúdo, formatação e código de uma página para que ela seja mais interessante para os mecanismos de busca, sem desarranjar o valor desse material para os usuários de verdade no processo.

É a isso que damos o nome de SEO.

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Quais são as técnicas básicas para um bom SEO?

Conseguir tráfego orgânico com as ferramentas de busca é um objetivo maior de qualquer empresa que quer aumentar sua presença digital, mas esse é um mercado bem disputado: apenas uma página estará na primeira posição do Google em determinada pesquisa.

Para conseguir esse troféu, é preciso conhecer bem como funcionam os mecanismos de busca e saber o que é preciso fazer com um conteúdo para que ele conquiste a primeira posição.

Links externos apontando para sua página, por exemplo, são essenciais para o Google, que entende que eles funcionam como indicações de um bom conteúdo.

Sites mais antigos, com um volume maior de conteúdo também ganham pontos no ranqueamento, pois são enxergados como autoridade no tema.

Mas é dentro do próprio conteúdo que é possível aplicar mais técnicas de SEO.

A escolha do título é um dos fatores determinantes aqui, pois os mecanismos de busca vão considerar que um texto que responda uma demanda do usuário já no título é mais relevantes que outros.

Logo, os títulos precisam ser objetivos e em linguagem denotativa: nenhuma ferramenta de busca vai conseguir captar a ironia de um título criativo demais, por exemplo.

Subtítulos no conteúdo e a presença de palavras-chave dentro do próprio texto também são importantíssimos, logo, a visão de SEO, que começa antes da própria concepção do conteúdo, deve estar presente também no momento da redação dele.

Existem ainda inúmeros outros elementos que precisam ser considerados para a realização do SEO, como o cuidado com as URLs e a otimização das imagens; quem pretende se especializar nessa área tem muito o que aprender, ainda mais porque muitas dessas regras mudam com atualizações nas ferramentas de busca.

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Como os KPIs são utilizados no SEO e na estratégia do negócio?

Como já foi citado, KPIs são indicadores chave de performance, ou seja, ferramentas que avaliam se algo está efetivamente atendendo os objetivos propostos.

KPIs não são métricas: eles até são compostos por métricas, mas existe uma diferença crucial entre as duas definições.

Um KPI é um indicador importante para o negócio, que apresenta informações úteis que ajudam na tomada de decisões dentro da empresa.

Uma métrica é uma medição de dados apenas, que possibilita uma visão sobre aquilo que ela se propõe a mensurar.

Uma métrica até pode ser um KPI, se aquilo que está sendo medido se relaciona diretamente a geração de valor da empresa.

Em outros casos, um único KPI pode ser elaborado com base no cruzamento de mais de uma métrica, para que o indicador consiga revelar o desempenho real de algo.

E os KPIs são muito importantes para balizar a aplicação de um SEO.

Com base nesses indicadores, é possível enxergar o que está dando certo na estratégia do negócio e o que precisa melhorar.

Além disso, KPIs também são uma forma mais sólida de apresentar resultados: algumas vezes, uma simples alteração na página pode parecer uma besteira, mas com ela será possível, por exemplo, reduzir a taxa de rejeição de um conteúdo em 5%.

Saber como medir e utilizar isso é determinante para o sucesso do SEO, já que muito dele é feito na base de experimentos práticos.

Quais são os KPIs mais importantes para avaliar o SEO?

Cada estratégia de SEO precisa se valer de KPIs diferentes, pois normalmente o objetivo e o produto não serão os mesmos.

Mas existem alguns indicadores que merecem ser destacados, pois são utilizados na maior parte das ocasiões. São eles:

  • acessos orgânicos: essa é uma mensuração simples e direta dos números de quantas pessoas chegaram ao conteúdo pela busca. Quanto mais alto, melhor é o SEO;
  • bounce Rate: também chamado de taxa de rejeição, é uma forma de medir quem entra e sai da página sem navegar por ela;
  • tráfego originado de Branded Keywords: essa é a medição de quantas vezes um conteúdo foi visualizado a partir das palavras-chave mais importantes para o negócio, que normalmente são aquelas que descrevem a empresa e as suas atividades;
  • número total de links conquistados: para o profissional de SEO, cada link que se refere ao seu conteúdo é uma vitória. Essa é a KPI que contabiliza essas conquistas.

Muitas outras KPIs podem ser utilizadas para acompanhar e fortalecer a estratégia do negócio e o SEO: como já foi dito, cada tipo de empresa terá indicadores personalizados para os seus objetivos.

Gostou de saber como KPIs e SEO são utilizados na estratégia do negócio e quer continuar acompanhando outros conteúdos sobre empreendedorismo, SEO e marketing digital!?

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