Link Building dá resultado para SEO?

Link Building dá resultado para SEO?

Por Comunicação Liguesite. Postado em 08/05/2018. Última atualização em 08/05/2018.

Tempo estimado de leitura: 22 minutos.

Em Marketing Digital cada detalhe conta na hora de ganhar visibilidade e se tornar referência dentro do segmento.

Entre as muitas estratégias SEO em que se pode investir, o Link Building com certeza é uma das que precisam ser bem entendidas para dar certo.

Estar entre as primeiras opções dadas nos mecanismos de busca é um sonho que pode se transformar em realidade.

Para tanto, não pense que você poderá trabalhar seu site de qualquer forma. Pelo contrário, é indispensável planejar suas ações e estratégias virtuais.

Confira ao longo deste post informações sobre o que é Link Building e obtenha ainda dicas sobre como fazer essa construção.

Existem empresários que já descobriram essas estratégias e estão conseguindo aumentar o faturamento de seus negócios, veja aqui um dos casos reais da parceria entre a Liguesite e seus clientes, diz Wallace Castro - diretor comercial da Liguesite.

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O que é Link Building?

Muito se fala em Link Building no meio digital, mas ainda assim é possível que você não saiba ao certo qual é a definição por trás deste termo.

Sendo um dos tópicos mais importantes dentro de SEO, fazer Link Building é verdadeiramente recompensador! Especialmente em uma avaliação a longo prazo é possível ver o quanto este trabalho rende bons resultados ao seu site e ao seu negócio.

E, apesar de não existir uma definição exata que demonstre a grande importância desta estratégia para a empresa, pode-se dizer que Link Building é o esforço em ganhar links para o seu site.

Sabe quando uma página aponta para outra dentro de seu conteúdo? Isso é Link Building e a página mais beneficiada é aquela que justamente recebe a indicação!

Para construir uma rede de Link Building é necessário muito trabalho, empenho, estratégia e esforço.

É indispensável ser referência dentro do seu segmento para que outros escrevam e falem coisas relacionadas à sua marca ou trabalho a fim de linká-lo! Lembrando que quanto mais links de qualidade forem recebidos, melhor a percepção do mercado a cerca do seu negócio, é claro.

O que é link de qualidade?

Imagine que você tem um site de venda de cachorros, se links de pet shops fazem referencia ao seu site isso é um link de qualidade, e se um site de conserto de bicicleta faz uma referencia ao seu site de venda de cachorros isso é um link sem qualidade, pois não existe ligação ou relação entre os negócio, entendeu?

Essa estratégia de Link Building sempre existiu?

O Link Building sempre existiu e, mesmo quando ainda não era citado como o básico em SEO para ter resultados, esteve presente.

Os motores de busca, como o Google, por exemplo, sempre deram importância e atribuíram maior confiança para as páginas que recebem links.

Por certo tempo, pode-se dizer que o Link Building foi a única ferramenta de Marketing Digital utilizada na hora de rankear e determinar os resultados de uma pesquisa.

Evidentemente hoje é necessário atentar-se a muitos outros fatores, entretanto tal informação serve para mostrar o quanto essa linkagem é importante dentro do ambiente virtual.

Em resumo, o Link Building funciona como votos. Sendo assim, cada link de qualidade que indica para o seu site atribui um pouco mais de relevância e popularidade para a página, tornando-a cada vez mais uma melhor opção para rankear nas pesquisas.

Especialmente quando as demais estratégias SEO estão em dia, a construção de Link Building é uma ótima estratégia que proporciona crescimento ao seu negócio dentro do ambiente virtual.

A importância do Link Building

Agora que você já sabe um pouco mais sobre Link Building vale a pena ressaltar a sua grande importância.

Imagine que cada link que aponta para a página do seu negócio é como uma pessoa que diz a outra: “Vá naquela loja, eles são especialistas nesse assunto, os melhores!”.

Procure imaginar ainda que alguém muito importante chega até este grupo e faz essa mesma pergunta.

Ao ver que todos indicam você, evidentemente essa pessoa irá procura-lo também além de lhe indicar aos seus. É basicamente assim que funciona na internet!

Esse alguém importante é, por exemplo, o Google!

Quando alguém faz uma pesquisa, os mecanismos de busca checam quais páginas estão sendo mais indicadas a fim de acertar em cheio na hora de rankear os resultados. Afinal, o objetivo é sempre oferecer o melhor conteúdo e opção para o usuário que realiza a pesquisa, não é mesmo?

É exatamente aí que se evidencia a importância do Link Building como estratégia SEO dentro do Marketing Digital.

Para tirar da teoria e passar a prática, entretanto, é preciso bastante criatividade e, é claro, capacidade analítica. Aproveitar as oportunidades e encontrar parcerias estratégicas são alguns dos passos determinantes para ter sucesso.

Dicas sobre como construir Link Building

como construir link building

Curioso para saber de uma vez por todas quais são as melhores e mais indicadas práticas para a construção do Link Building?

A seguir estão elencadas sete dicas e boas práticas sobre o que fazer para ter um excelente domínio. Veja a seguir:

Abuse da cauda longa como palavra-chave

Uma das estratégias SEO mais usadas para destacar o conteúdo, a escolha e aplicação das palavras-chaves é muito importante.

Todavia, poucos sabem que o uso da long tail, ou seja, da palavra-chave de cauda longa, também é uma excelente oportunidade quando o assunto é encontrar alternativas para construir o Link Building.

Melhorando a segmentação na hora de ser pesquisado e dado como resposta, o conteúdo com cauda longa possui excelentes resultados.

Quem chega até o seu artigo através deste tipo de estratégia tem chances muito maiores de conversão e fechamento, o que torna a alternativa interessante.

Isso acontece porque é sempre melhor qualidade do que quantidade, não é mesmo?

Através deste uso você também consegue encontrar mais facilmente por potenciais oportunidades de parcerias para fazer suas linkagens.

Encontrar sites e blogs que trabalham diretamente com clientes que são o seu público otimiza ainda mais cada link.

Capriche no texto âncora

Texto âncora nada mais é do que o texto que pode ser clicado e que é, portanto, um link direto para outra página ou conteúdo.

Geralmente esta parte do texto encontra-se em outra cor que costumeiramente é azul. Pode vir acompanhado de um sublinhado e negrito também.

Em outras palavras, o texto âncora é nítido e claro.

O usuário, leitor ou visitante, sabe que se clicar ali terá acesso a outro endereço eletrônico que oferece o conteúdo mencionado em outras palavras que podem ser o título da outra página ou apenas uma menção.

Seja um texto contextualizado ou uma chamada direta para clicar no texto âncora e conferir outro tema, é importante caprichar para tornar esta opção o mais interessante possível.

De olho nas redes sociais

Quer forma mais simples de ver sua página sendo repetidamente marcada do que através dos conteúdos publicados nas redes sociais?

Seja no Facebook, no Instagram ou em qualquer outra mídia, lembre-se sempre de caprichar muito para que tanto seu cliente quanto seu potencial comprador se sintam atraídos e dispostos a multiplicar seus links através do compartilhamento.

Uma dica interessantíssima dentro deste tópico é ficar atento a como cada rede social pode ser melhor explorada.

É claro que você sabe que criar campanhas específicas conforme as mídias melhora muito o resultado e aqui isso está uma vez mais destacado.

Não perca a chance de engajar seu público e conquiste mais do que a construção do Link Building.

Faça links internos

Os seus conteúdos também devem ser usados como estratégias para a construção do Link Building e sabe como? Através da linkagem interna!

Simples de fazer, sempre que um novo artigo for criado, procure linkar tudo o que for válido ao novo texto.

É claro que é importante não sobrecarregar o conteúdo com uma grande quantidade de links.

Ainda assim, é válido usar bem o seu espaço para melhorar a visibilidade do negócio além de garantir que o potencial cliente passe mais tempo em seu ambiente interno.

As linkagens devem entregar um assunto de alta relevância para o leitor. Não podem ser assuntos desconexos ou sem sentido, por isso tome muito cuidado na escolha e saiba exatamente como complementar ou aprofundar o assunto através desses links.

Outra dica é que em um conteúdo de mil palavras você deve ter pelo menos seis links internos, assim você tem uma ideia melhor de quantidades.

Invista em Guest Post

Talvez a estratégia mais queridinha quando o assunto é trabalhar na construção de Link Building, investir em Guest Post é uma excelente opção para ter links voltados para a sua página.

Mas, você sabe o que são Guest Posts e como consegui-los?

Guest Post é quando um site concede a você e a sua empresa um espaço para que seja desenvolvido um conteúdo e ali publicado.

Este conteúdo não deve ser uma propaganda ou anúncio do seu negócio, mas sim um artigo interessante e que possa atrair a atenção do leitor.

Durante o desenvolvimento deste conteúdo será possível fazer linkagens estratégicas para o seu site. Seja para outros conteúdos trabalhados por você ou ainda para páginas de captura do seu endereço eletrônico, a oportunidade dada é que este leitor visite e conheça seu espaço. Isso, é claro, de uma forma bem leve, sem forçar ou sem incomodar ao leitor.

Vale a pena investir na construção de Link Building a partir dos Guest Posts. Por isso, faça parcerias estratégicas para ter espaço e resultado.

Procure blogs que sejam de interesse ao seu negócio e potencialize a visibilidade do seu empreendimento.

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Tenha conteúdos verdadeiramente atrativos

A construção de um Link Building de qualidade e respeito no ambiente virtual depende única e exclusivamente do seu comprometimento com as postagens feitas na página. Ou seja, quem determina se um endereço recebe ou não vários links é justamente o seu administrador.

Quando você se dedica e oferece os melhores conteúdos, com o passar do tempo, começa a ver os resultados através do crescimento no número de links. Isso é comum! Todavia, é necessário ter comprometimento e firmeza para continuar com a sua estratégia até que os primeiros bons resultados apareçam.

Além de textos escritos com originalidade, boa gramática e desenvoltura, é possível investir em outros formatos de conteúdos também.

Que tal criar infográficos sobre determinado assunto que interessa ao seu público? Por que não usar de vídeos e outros materiais que poderão ser compartilhados, sempre mencionando sua página?

Esses links são extremamente valiosos e ajudam a firmar a sua marca no mercado.

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Use os links dos concorrentes

A última dica interessante para trabalhar a construção do Link Building é analisar continuamente o que os seus concorrentes diretos e indiretos têm feito. Muitas oportunidades podem ser alcançadas a partir dessa observação!

  • o que os concorrentes já conquistaram que o seu negócio ainda não tem?
  • quais são as páginas que tem apontado para os sites de empresas do seu segmento e por que eles não indicam para o seu negócio?
  • o que o concorrente tem oferecido a mais que você?

Repare ainda que só recebem links os sites e conteúdos que são realmente bem feitos.

Eles têm informação de relevância, conseguem atrair e reter os visitantes por sua boa estética e layout, entre outros. Se o seu ambiente virtual ainda não atingiu o mesmo nível de profissionalismo, a hora é agora.

Portanto, saiba quais os sites que estão dando espaço para seus concorrentes e procure algum espaço para o seu negócio também. Mais uma vez, faça parcerias!

Você sabe o valor de um Link?

qual o valor de um link building

Agora que enfim você obteve dicas sobre como construir Link Building vale a pena abordar ainda mais um tópico: O valor de um Link!

Por ser algo estritamente virtual é realmente mais difícil dimensionar qual é este valor. Ainda assim, é válido destacar alguns pontos no assunto.

Primeiramente saiba que cada link possui um peso e uma avaliação diferenciada. Essa avaliação, sobretudo feita pelo Google, pode ser tanto positiva quanto negativa. E sim, é possível que seu site ou página sofram punições no caso da aplicação e uso de uma má estratégia em Link Building. É importante tomar cuidado!

Uma regrinha simples para ter bons resultados é prezar por links variados e de alta qualidade como tivemos uma introdução acima.

Aliás, por falar em qualidade é importante relembrar que ela deve vir sempre em primeiro plano.

Não espere apenas quantidade, pois isso poderá prejudicar seus resultados.

Procure pautar seus links na diversidade de domínios e também dos tipos desses domínios.

Não pratique nada que não seja aprovado pelos mecanismos de busca, mas conquiste os links por ser referência!

Lembre-se ainda de trabalhar com ferramentas e recursos que possibilitem uma análise minuciosa de onde estão vindo os links para a sua página.

Alguns sites simplesmente não são vistos com bons olhos pelos robôs do Google, podendo prejudicar a sua imagem.

Por outro lado, invista nos endereços eletrônicos que possuem boas práticas virtuais e procure fechar parcerias para uma excelente construção de Link Building.

Fale com um Especialista em SEO

Site bem feito: A importância de investir em SEO!

Depois de aprender tudo sobre Link Building, precisamos ressaltar a importância de ter um site bem feito.

Hoje, estar na internet não é mais um diferencial, mas sim uma necessidade, uma obrigatoriedade para quem visa se manter de portas abertas.

O site é um ambiente tão importante quanto o espaço físico de uma empresa. Portanto, precisa ser cuidado, minuciosamente planejado e deve ainda ser atraente para que o visitante queira passar mais tempo ali finalizando assim a sua compra ou contratação.

É claro que como empreendedor/empresário você já conhece a importância do SEO – Search Engine Optimization. Fazendo uso de inúmeras estratégias, este é o caminho adequado e exato para atrair a um maior número de leads, seus potenciais clientes também.

Alinhe as suas estratégias já existentes com a construção de Link Building e dê ainda mais força para o seu negócio na internet. Saia na frente, fique em primeiro lugar e veja excelentes resultados e isso não apenas no ambiente virtual, mas também no caixa da sua empresa!

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