Logo, logotipo ou logomarca quais as diferenças e como utilizar na criação de sites

Logo logotipo ou logomarca

Por Comunicação Liguesite. Tempo estimado de leitura: 10 minutos.

Termos bem próximos e parecidos entre si, se você não sabe ao certo o que é logo, logotipo e logomarca seja bem-vindo ao grupo!

Por serem incrivelmente semelhantes, acredite: São muitas as pessoas que têm muitas dúvidas a cerca desses termos.

Justamente para esclarecer o tema neste post você encontra a definição de cada um dos três “logos”.

Confere ainda como é possível criar um logo que ajude o seu negócio a rumar para o sucesso.

Continue lendo e saiba absolutamente tudo a seguir:

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O que é logo?

Logo

Logo é o desenho, a parte gráfica da identidade visual de uma empresa, o ícone, símbolo ou representação que fica marcada diretamente na cabeça do seu público.

É uma parte importantíssima para se preocupar na composição de sua estratégia de marketing.

A criação do logo utiliza-se de inúmeros mecanismos que avaliam a receptividade do seu cliente, sua história e costume além da bagagem trazida pela própria marca.

Repare que o logo de lojas infantis são mais coloridos e alegres enquanto de joalherias refinados e discretos.

Essa diferenciação se dá graças aos estudos, até mesmo psicológicos, que são responsáveis por motivar e gravar uma imagem na cabeça do prospect.

Quanto mais adequado ao público e ao segmento você estiver, melhores as chances do seu logo ser devidamente fixado.

E logotipo?

logotipo

Logotipo nada mais é do que toda a parte escrita do nome da sua marca.

Em outras palavras, é a forma estilizada que deve ser simples, porém um pouco incomum, e ainda deve criar certa força para o negócio. Quer um exemplo? NIKE!

Nome simples de gravar na memória do público, marcante e que todo mundo sabe do que se trata e que, portanto, criou uma gigantesca força para essa indústria.

O nome NIKE é usado como referência em comerciais sendo por si só um ícone e isso independente da forma como estiver escrito já que a marca passou por várias modificações ao longo dos últimos anos seguindo os passos que posteriormente serão descritos.

Logomarca: Termo certo ou errado?

logomarca

Por fim, logomarca conceituou-se como sendo a parte do desenho que costuma ser destacado em campanhas e materiais para diferentes fins, como impressos ou apenas virtuais.

Constando com essa definição até mesmo no dicionário, vale destacar que nem sempre a palavra existiu, mas que hoje ela é amplamente utilizada, especialmente em Marketing Digital.

O termo está, portanto, errado. Então se quiser estar tecnicamente correto, não utilize a nomenclatura Logomarca.

Mas, o que realmente importa é o resultado final, ou seja, um trabalho minucioso e bem desenvolvido no que diz respeito à identidade visual do empreendimento, certo?

Resumindo, considere logomarca o que já foi falado sobre logo!

6 dicas para criar um logo e ter sucesso com a sua criação

dicas para criar um logo

Agora que você entendeu o que é logo, logotipo e logomarca é chegada a hora de conferir dicas sobre como criar um “desenho” estratégico para a sua empresa.

Veja a seguir seis passos que, seguidos a risca, colaborarão com um melhor posicionamento do seu negócio:

1. Quanto mais simples melhor

Muitas empresas erram feio na criação de um logo ao trazer para ele inúmeros elementos que acabam por torná-lo excessivo e exagerado.

O cliente não quer ter muito o que reparar no seu logo, pelo contrário, precisa de praticidade para gravá-lo.

Justamente por isso a dica é lembrar-se sempre de que para muitos casos e ocasiões o “menos é mais”.

Procure diminuir cores, diminuir mescla de fontes e fundos. Enxugue de modo a ter personalidade e ainda assim ser algo simples e fácil de remeter a sua empresa.

2. Faça pesquisas antes de desenvolver o logo

Você não pode criar um logo absolutamente do nada e vindo exclusivamente da sua imaginação.

Aliás, criar algo assim você até pode, entretanto, quais as chances de que essa criação tenha de fato sucesso?

Com certeza menos do que as composições que foram feitas pautadas em pesquisas, é claro. Afinal, se existem profissionais que atuam incessantemente com este tipo de trabalho é porque existe uma forma de otimizar o seu logo tornando-o mais vantajoso e atrativo, certo?

3. Fique de olho na concorrência

Se você já ouviu a famosa frase “Nada se cria, tudo se copia”, vale a pena ficar de olho nesta prática quando o assunto é logo.

Você não quer que a sua empresa tenha uma marca muito semelhante a do seu concorrente, nenhuma empresa quer, mas por que ficar de olho neles?

Simples!

Observar a concorrência significa estar completamente pronto para mudar sempre que necessário, sempre que a outra empresa mostrar estar disparando no mercado.

Se você pegar a evolução do logo da Coca-Cola e da Pepsi perceberá que uma sempre motivou a outra a ser melhor, até mesmo na modernização de seus símbolos.

4. Conheça a fundo as tendências do seu mercado

Para o desenvolvimento de qualquer estratégia, seja para o mercado tradicional ou para o marketing digital, é indispensável manter-se de olhos abertos e focados nas tendências dentro do mercado do qual você faz parte.

Uma vez que atualmente não existem barreiras geográficas que impeçam as modernizações de ganhar rapidamente todo o mundo, mantenha-se em constante observação sobre quais as melhores formas de atualizar seu logo para manter-se sempre moderno e um passo a frente.

5. Procure sempre criar um conceito

Você precisa conhecer o seu público e as tendências do seu mercado para compor um bom logo e um bom logotipo, isso é verdade. Mas, ainda assim não espere jamais ser encorajado a copiar algo ou ainda abandonar aquilo que faz a sua empresa ser única.

O conceito do seu negócio deve estar presente e de forma marcante no seu logo.

Não abandone esse conceito mesmo que o mercado mude muito. A não ser que ele esteja completamente fora do que é o seu negócio, ou de quem são seus clientes, adapte modernização e conceito para oferecer um logo único e destacável.

6. Faça esboços e os aperfeiçoe muito

A última dica e passo para ter um logo de sucesso é não ter pressa.

Como em uma redação, faça primeiro o esboço, leia tudo de novo, corrija o que for necessário e só então comece a passar a limpo.

Peça a opinião de pessoas que entendem do assunto e também daquelas que não entendem, afinal seu público precisa ser agradado mesmo que não saiba muito sobre as regras e tendências na criação de logos, não é mesmo?

Criação de sites: Como se destacar acertando no logo?

Colocou todas as dicas em prática e criou o melhor logo que a sua empresa poderia ter? Que ótimo! Agora é hora de entender qual é a importância deste símbolo na criação do seu site, afinal o logo é nada mais nada menos do que parte da identidade visual do seu negócio!

Vale lembrar que a identidade visual é decisiva, garante estabilidade e gera muita confiança.

Essa representação diferencia a sua empresa da concorrência.

Também é responsável por garantir a originalidade que já ficará visível no momento em que o internauta acessar a sua página.

Este primeiro contato, inclusive, deve ser marcante ao causar uma boa impressão!

Combine todo o layout do seu site com o logo que foi criado harmonizando cores e fontes para que sua página não fique poluída demais, tão pouco muito simples.

Faça testes, se necessário, para saber qual a estrutura que mais agradou aos visitantes.

Seja estratégico, conecte-se.

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