A internet ainda é um desafio para o setor de artesanato.
Há dois dados importantes que devem ser levados em consideração.
Um deles é que a venda de artesanato pela internet ainda é incipiente.
O outro é que falta registro de iniciativas bem-sucedidas.
Do ponto de vista do mercado, o que temos são dados bastante contrastantes com a realidade do e-commerce.
No ano de 2016, o e-commerce brasileiro registrou um faturamento de R$ 44,4 bilhões.
A expectativa é que o aumento seja de 10% a 15% em 2017, o que elevaria o faturamento para a casa dos R$ 50 bilhões.
O setor vem apresentando crescimento anual, mesmo com a retração do varejo.
O número de consumidores aumenta anualmente
Em 2015, eram 39,14 milhões de compradores através do e-commerce.
Já em 2016, havia 47,93 milhões de compradores ativos.
A margem de crescimento é muito alta, se levado em consideração que o Brasil possui mais de 120 milhões de usuários de internet.
Isso significa que ainda há um vasto terreno para educar e conquistar consumidores, assim como a profissionalização das iniciativas online é uma tendência a ser seguida.
O que fica claro é que o mercado de artesanato precisa encontrar o seu caminho, talvez um modelo de negócios.
O que temos hoje é a utilização pelos produtores de plataformas como Elo7 e Ateliweb, que são voltadas para o público consumidor de artesanato.
Os produtores se cadastram, criam seu espaço e divulgam seus produtos.
Talvez o desafio se divida em três frentes:
- conhecer melhor o consumidor de artesanato;
- educá-lo para a compra na internet;
- e remover o principal obstáculo, que é qualificar a experiência de compra na internet, tentando reproduzir da melhor forma a compra tradicional, bastante influenciada pela experiência visual e de contato físico com o produto.
Parece que esse é um processo longo a ser enfrentado, mas que trará excelentes resultados para quem tomar a frente, se profissionalizar, inovar e ter paciência para chegar aos resultados.
Criando uma loja virtual de artesanato
Alguns produtores de artesanato já entenderam que um caminho possível é abrir seu próprio e-commerce.
A boa notícia é que esse tipo de iniciativa tem um custo relativamente baixo, vejamos algumas opções:
As plataformas open source, onde o próprio empreendedor cria o site, usando as ferramentas disponibilizadas pela plataforma, e paga um plano que lhe oferece serviços como hospedagem e compra de domínio.
A questão é que essas plataformas atendem bem a quem já tem domínio da utilização da internet como ferramenta de negócios.
Não basta criar um site, otimizar para os mecanismos de busca e aguardar os clientes aparecerem.
É preciso que essa iniciativa seja parte de uma estratégia maior e que sejam empreendidos esforços para atrair o cliente para o site.
Uma ótima opção
Tudo depende do tamanho e das características do projeto, o que torna essencial o planejamento cuidadoso da sua loja virtual de artesanato como ferramenta de negócios, com objetivos e estratégias claras.
Algumas dicas para percorrer o caminho para ter e rentabilizar sua loja virtual de artesanato
Como já foi observado, criar a loja é apenas parte dos esforços de marketing a serem feitos.
É preciso dar outros passos, alguns bem mais simples, outros mais complexos.
Abaixo, alguns dos movimentos que levam os negócios online ao sucesso:
Planejamento de Marketing
Procure ajuda profissional para identificar quem é seu consumidor, quem são seus concorrentes e posicionar seu negócio.
Busque responder as seguintes questões:
- quem é o consumidor de artesanato;
- por que compra;
- qual seu estilo de vida;
- o que há de peculiar nele;
- o que ele valoriza;
- quais são os diferentes tipos de artesanato;
- quais dão mais lucro;
- quem compra:
- velas artesanais;
- moda em artesanato;
- patchworks;
- bordados;
- artigos de decoração;
- o que você faz melhor;
- qual a variedade que você pode oferecer com qualidade;
- como diversificar a oferta;
- é possível e vale a pena participar de uma cooperativa;
Enfim, atender ao consumidor certo com o produto certo.
Sim, é desafiador, mas é preciso fazer essas perguntas.
Precisamos conhecer o terreno que estamos pisando para pisar com segurança, definir objetivos atingíveis, em prazos possíveis e sabendo como vamos enfrentar a travessia, que é a estratégia.
Posicionamento
O posicionamento é essencial para o sucesso do negócio, pois ele vai orientar toda a sua comunicação com seus consumidores.
Ele surge do planejamento, dos seus diferenciais, daquilo que você vai entregar à sua persona, seu consumidor.
Por exemplo:
- Somos a loja especializada em pessoas de bom gosto?
- Nossa loja é especializada em artigos de moda artesanais?
Identidade visual
A identidade visual é a sua logomarca, o design, as cores que você usa nas interações com seus clientes, o tom e o estilo.
Ela deve ser elaborada com base no posicionamento e estar presente no site, nas suas páginas nas redes sociais e nos seus anúncios.
Planeje bem o site
Depois que você planejou sua estratégia de marketing, é preciso planejar bem o site.
Deve-se levar em consideração a exigência de fazer com que o cliente possa visualizar da melhor e mais detalhada forma possível os produtos.
O ambiente e o design devem refletir o tom da marca.
A comunicação deve ser clara e seguir uma linha que ajude a vender o produto, mostrando seus benefícios, suas características e os cuidados para preservá-lo.
Numa loja virtual, o vendedor são as informações que você disponibiliza.
Você deve criar caminhos para que o cliente encontre o produto que procura, criando divisão por categorias de produtos.
O site deve ser responsivo, o que significa que o layout se adapta a todo tipo de tela, como smartphones e tablets.
Há muitas pessoas que já compram a partir desses dispositivos.
Segurança
Busque certificar seu site como site seguro.
As pessoas só compram na internet caso se sintam seguras.
Torne o site seguro, assim como suas operações de pagamento e divulgue isso.
Marque presença nas redes sociais
Crie páginas nas redes sociais, sempre respeitando a integridade da marca e da comunicação.
São excelentes meios para você divulgar seus produtos, principalmente em se tratando do apelo visual relacionado a eles.
Facebook e Instagram, por exemplo, oferecem essa oportunidade.
Explore o marketing de conteúdo
Essa é, talvez, a dica mais importante.
Crie conteúdo de qualidade, combinando texto e imagem, abordando temas relacionados ao seu negócio.
Artesanato é um tema riquíssimo. É possível fazer abordagens históricas, de estilo, técnicas, etc.
Você vai divulgar esse conteúdo nos mecanismos de busca e nas redes sociais.
Essas ações vão ajudar a levar pessoas para a sua loja virtual de artesanato e criar oportunidades de venda dos seus produtos.
A agência de marketing digital cuidará do SEO, que é a otimização do site e dos conteúdos para os mecanismos de busca, aumentando sua visibilidade.
Além disso, através do conteúdo, você educa o cliente sobre artesanato e sobre as vantagens de comprar online.
Anuncie
Se você tiver um orçamento para isso, anuncie.
O Google AdWords é um excelente meio, pois você otimiza o anúncio para o público que você quer atingir, o custo é proporcional à visibilidade do anúncio e você paga por ação realizada pelo cliente.
Conte com a Liguesite
Nós entendemos que é muita informação.
O que queremos é oferecer uma ideia do caminho a ser seguido para explorar a internet como ferramenta de negócios e lucro.
Seja estratégico, conecte-se.