Loja virtual de calçados

loja virtual de calçados

Por Comunicação Liguesite. Tempo estimado de leitura: 10 minutos.

Se você está pensando em montar uma loja virtual de calçados e sua preocupação é com a montagem da loja, saiba que essa preocupação é legítima, mas você talvez esteja atravessando a carroça na frente dos bois.

Sobre como montar sua loja virtual de calçados, falaremos disso mais à frente. Talvez a abordagem que a antecederá seja desnecessária para você. Nesse caso, a recomendação é que pule etapas e vá direto para a parte técnica.

Antes, porém, sugerimos que, mesmo não as considerando, empreste um pouco de sua atenção às nossas ponderações.

A verdade é que uma loja virtual de calçados é um negócio fadado ao fracasso.

Não, não estamos tentando desestimulá-lo. Estamos apenas dizendo que se o seu conceito de negócio é uma loja virtual de calçados, você está namorando com o fracasso.

Pelo menos, já podemos adiantar, o custo de construir a loja não será tão alto, talvez você recupere o prejuízo.

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Devo desistir de fazer uma loja virtual de calçados?

Antes de responder a essa pergunta, convém esclarecer a razão de tão antipática ponderação.

Perceba que o ambiente virtual é um marketplace gigante, onde diversas empresas concorrem pela atenção do consumidor.

Algumas são gigantescos e-commerces, que trabalham com estoques gigantescos, que possuem alto poder de barganha e de fazer escala.

Por isso, oferecem os produtos a preços altamente competitivos.

Se você pensa em vender calçados online, saiba que entrará em concorrência com esses gigantes do varejo na internet, com estruturas consolidadas de serviço, comunicação e logística, além de marcas que já estão na mente do consumidor.

São empresas poderosas, que podem colocar seus anúncios na primeira página do Google.

Em outras palavras, caso esteja pensando em simplesmente oferecer online os produtos da sua loja, você terá que concorrer com uma série de empresas gigantes, sem ter como concorrer com elas por preço, qualidade ou serviço.

Então já posso desistir da loja virtual de calçados…

Só que você pensou em tudo isso antes e tem uma estratégia de negócios diferenciada.

Você não quer ter uma loja virtual de calçados.

Você quer atender pessoas que buscam determinado tipo de calçado, um público exclusivo, que o mercado não tem atendido da melhor forma.

Estamos mudando o conceito e caminhando para a abordagem correta.

Você está pensando em um negócio não com base no produto, mas tendo um determinado cliente como núcleo de toda a sua estratégia.

Repare bem que quando você abre uma loja de calçados numa rua movimentada, você atende a pessoas que estão dispostas a entrar em uma loja e experimentar calçados.

Esse público é real. Ele existe.

Também existe um público que faz pesquisa online, escolhe um determinado modelo, compara preços e compra o mais barato.

Por que pagar mais caro se ele não vai precisar sequer levantar da cadeira para sair de uma loja e entrar em outra, ou fazer pesquisa num site de comparação de preços?

Especialize-se

Especialização é a resposta.

As pessoas se identificam com marcas quando têm a impressão de que aquilo foi feito sob medida para elas.

Tudo é uma questão de pesquisar e tentar encontrar um nicho. Com certeza, você vai encontrar vários a explorar.

Você pode se especializar em sapatilhas de balé, calçados para esportes radicais, sapatos sociais masculinos, calçados brancos, botas, calçados de luxo, linha infantil para festas, etc.

Especialize-se num público específico, crie um posicionamento – diferencie-se.

Ao se especializar, você já deu o primeiro passo, que é fazer algo especial por alguém.

Você já sabe a quem encantar, logo já se diferenciou dos demais.

Agora, sim, vamos à loja virtual.

Chegou a hora de mostrar o seu posicionamento e encantar seus futuros clientes.

Vamos transformar esse posicionamento em vendas online?

Você já sabe quem é seu público e qual o seu portfólio de produtos.

O passo agora é montar sua loja e comunicar seu posicionamento, ser encontrado pelos seus clientes e encantá-los.

Daqui para frente, vamos montar um passo a passo para transformar esse projeto em uma experiência vencedora de negócios.

1 - Encontre o parceiro certo

Você está entrando no mundo do marketing digital.

É bom ter um parceiro que vá auxiliá-lo no passo a passo para criar uma política de marketing digital, desenvolver estratégias e estimar custos.

A Liguesite é uma agência digital, que oferece uma plataforma exclusiva de criação de sites, serviços profissionais, hospedagem e criação de conteúdos digitais.

Para montar um site, você pode usar a plataforma exclusiva e criar você mesmo a sua loja virtual.

Você pode, também, apresentar o briefing e solicitar a criação da sua loja virtual de calçados personalizada.

2 - Levante o investimento

Levante o investimento total para montar a estrutura e o capital de giro necessário para manter os negócios.

Mapeie seus fornecedores, veja quem oferece as melhores condições, levante o custo da estrutura de estoque e logística de entrega de mercadorias.

Estime o volume de vendas mensais para calcular o lucro a ser obtido mensalmente e o tempo de retorno do investimento.

3 - Defina o objetivo

Estipule seu objetivo e as metas a serem alcançadas. Faça isso com clareza e de forma mensurável.

4 - Plano de marketing digital

Crie um plano de marketing digital, estruturando o funil de vendas e cada ação, cada campanha que será feita pelo menos pelo período de um ano.

Estipule qual a meta a ser obtida com cada ação.

Aonde você vai anunciar? Google AdWords? Facebook ADS? Parcerias com produtores de conteúdo digital relacionado ao seu negócio?

5 - Inbound marketing

Faça inbound marketing.

Cuide do SEO, que é a técnica de otimização de sites e conteúdo para os mecanismos de busca da internet.

Crie conteúdos específicos para o público que você quer atingir.

Atraia-os e transforme-os em leads.

Desenvolva um relacionamento.

Mostre que você é especializado naquilo que eles procuram.

6 - Invista em rede social

Crie páginas da sua loja virtual de calçados nas redes sociais.

Essas páginas são canais de comunicação e relacionamento com seus clientes.

Ajudam a reforçar suas políticas de marketing, comunicação e relacionamento.

7 - Controle

Estipule mecanismos de controle de resultados, como o Google Analytics.

Meça os resultados para avaliar o sucesso das campanhas.

8 - Tempo de maturação

Tenha paciência, pois pode demorar para ganhar visibilidade nos mecanismos de busca.

Logo, é bom ter um prazo elástico para recuperar o investimento.

Se você definiu bem o seu público, se investe em conhecê-lo, o negócio se tornará lucrativo e perene no longo prazo.

Sete dicas para sua loja virtual de calçados decolar

Para concluir, transformamos o conteúdo em algumas dicas valiosas para que o seu negócio de calçados online dê certo.

1 - Escolha um nicho de mercado e se especialize nele.

2 - Estruture todo o seu negócio online a partir do conhecimento que você tem do cliente.

3 - Use o marketing de conteúdo como forma de diferenciação do seu negócio e prestação de serviço.

4 - Quanto mais você se especializar, menor será o seu mix de produtos e maior a quantidade de unidades, o que pode aumentar seu poder de barganha, reduzir o custo da mercadoria e o seu preço para o consumidor.

5 - Só comece o negócio quando tiver certeza absoluta de que os módulos de pagamento, a interação com os estoques e a logística de entrega dos produtos esteja funcionando 100%.

6 - Anuncie no Google e no Facebook para que sua loja virtual de calçados apareça para o seu público alvo e alavanque com mais rapidez suas vendas. O investimento vale a pena.

Seja estratégico, conecte-se.

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