Será que o

Marketing Boca a Boca

ainda funciona?
Marketing Boca a boca

Por Artigo de Wallace Castro. Postado em 07/05/2018. Última atualização em 12/03/2019.

Tempo estimado de leitura: 11 minutos.

Com certeza você já ouviu falar em Marketing boca a boca.

Mas, será que prestou atenção e entendeu qual é a importância desse tema para o dia a dia da sua empresa?

Recurso indispensável com que contar, este tipo de Marketing vem de muito tempo atrás!

Se você não sabe o que é Marketing boca a boca ou se precisa entender como fazê-lo de modo eficiente, este post é para você!

Conheça nesta leitura o conceito deste tipo de Marketing e obtenha dicas sobre como tirá-lo da teoria para passar a prática.

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O que é Marketing boca a boca?

Primeiramente vale definir o conceito de Marketing boca a boca a fim de sanar todas as dúvidas, não é mesmo? Conhecido também como “buzz marketing”, esta é uma imponente estratégia surgida nos Estados Unidos.

Seu objetivo principal sempre foi multiplicar e expandir o nome das marcas que utilizavam a metodologia. E, com investimentos visivelmente mais baixos e excelentes resultados, rapidamente essa estratégia ganhou notoriedade.

Em resumo, Marketing boca a boca é uma forma incrivelmente mais barata de fazer com que uma empresa ganhe visibilidade e atraia novos clientes.

Essa estratégia utiliza-se das pessoas, do ser humano, para o estabelecimento de um nome, serviço ou produto. E os resultados são ótimos!

Por que o Marketing boca a boca é tão poderoso?

Por que o Marketing boca-a-boca é tão poderoso

Se você tem dúvidas se o Marketing boca a boca ainda funciona vale dizer que ele vai muito além disso.

O Marketing boca a boca é incrivelmente poderoso e ajuda muito a empresa tornando-a inclusive viral dentro de seu segmento.

Hoje em dia, com a internet, pode-se dizer que esse tipo de estratégia ganhou ainda mais força.

Utilizando-se dos comentários, das curtidas e dos compartilhamentos, esse tipo de Marketing tem sido uma das fontes principais de centenas de negócios.

As redes sociais como o Facebook e o Instagram, principalmente, são as principais precursoras!

Para ter os melhores resultados, entretanto, lembre-se de pautar sua estratégia de Marketing boca a boca nas seguintes estruturas: Pesquisa; Planejamento; Prática e Constância. Veja um pouco sobre cada uma dessas etapas a seguir:

Pesquisa

É a etapa inicial que visa identificar com exatidão como o seu público responde a diferentes estímulos.

É importante apontar nesta fase o que gera reações positivas e também o que gera reações negativas.

Esse conjunto observado com certeza ajudará a marca.

Planejamento

A segunda fase, é indispensável para transformar observações em realidade.

Nesta etapa também planeje a forma como a mensagem será passada entre os públicos de clientes e assegure de que nada será vago ou infundado na réplica.

Prática

Já na terceira etapa, a Prática, faz-se indispensável que a própria empresa pratique com afinco aquilo que deseja que posteriormente seja identificado pelo público e reutilizado.

Constância

Por fim, a Constância é a fase que fala sobre a necessidade de ter uma boa imagem em tempo integral. Afinal, ações específicas em momentos específicos não geram engajamento e tão pouco ficam gravadas na cabeça do público.

Seja constante!

7 dicas para fazer um Marketing boca a boca eficiente

Curioso para saber quais são as melhores dicas para ter um eficiente Marketing boca a boca?

Confira a seguir as sete principais e comece a praticar hoje mesmo para ter os melhores resultados no seu negócio. Acompanhe:

Capriche no Marketing de relacionamento

Procure criar um relacionamento de amizade com o seu cliente e nunca o trate como um número, essa é a primeira dica, se não regra, para ter sucesso e conquistar um Marketing boca a boca eficiente e repleto de resultados.

Ofereça benefícios para os seus clientes sempre que possível.

Desde uma lembrancinha, um desconto ou um clima interno maravilhoso, tenha diferenciais.

O diferencial atrelado ao marketing de relacionamento gera incríveis resultados positivos!

Deixe a experiência do cliente em primeiro plano

Você sabe o que é deixar a experiência do cliente em primeiro lugar e plano?

Se você apenas acha que sabe, com certeza é preciso estudar mais sobre o assunto.

Uma vez que as empresas e negócios só existem para atender a clientes, eles precisam ser o foco de tudo!

Pode ser que você tenha um negócio pequeno ou ainda que tenha uma gigantesca empresa. Realmente tanto faz!

O indispensável mesmo é que o cliente sempre se lembre do seu empreendimento quando pensar em boas experiências, certo?

Disponha de conteúdos virais

Quantas marcas não têm ficado famosas graças ao Marketing boca a boca que conquistam com seus conteúdos virais?

Podem ser vídeos curtos, fotos com legendas interessantes, entre outras publicações. O importante é ser viral!

Mas, o que é viral?

Viralizar hoje em dia significa alcançar a todas as redes e mídias sociais.

Quer dizer ainda estar sendo falado em todos os cantos e lugares.

Mesmo que o conteúdo não tenha nada do que a empresa faz, seu simples logo ao término conta muito. Capriche!

Excelente atendimento, sempre!

É claro que você gosta de ser bem atendido e tratado em todos os lugares. Desde um restaurante a uma concessionária, desde a recepção de um hotel elegante até um salão de cabeleireiro, atendimento é tudo.

E se o cliente paga mais caro para ter um excelente atendimento você realmente acredita que ele se importará, ou se esquecerá, de fazer propaganda boca a boca para o negócio?

A propaganda gratuita proporcionada por um bom atendimento é um dos melhores e mais estimulantes resultados.

Invista muito nas redes sociais

O Marketing boca a boca está em todos lugares.

Entretanto, em pleno século XXI, é evidente que existem alguns canais que são de longe os mais indicados para receber este tipo de investimento. Quais são eles? As redes sociais!

Muitas empresas e profissionais começaram absolutamente do zero nas redes sociais e hoje são marcas mundialmente famosas e conhecidas.

O poder das mídias e redes sociais vai incrivelmente longe!

Veja o número de Youtubers que tem tido sucesso! Esteja presente nas redes sociais e permita que seu público compartilhe suas novidades.

Reconheça seus clientes e comemore datas festivas

O cliente também gosta muito de mimo, é claro que você já sabe!

Quão gostoso não é ganhar um presente, uma lembrancinha, do nada ou ainda, receber uma ligação no dia do aniversário desejando coisas boas? Este tipo de trabalho pode até requerer tempo e atenção, mas é válido!

Lembre-se de reconhecer também quando seu cliente indica o seu negócio, seja por meio de redes sociais ou ainda diretamente.

Saiba agradecer e permita que boas e novas experiências sejam criadas, afinal são elas que assumirão o primeiro plano na propagação da marca.

Resolva tudo o mais rápido possível

Por fim, a última dica tem um incrível peso também. Diz respeito ao modo como todos os problemas e empecilhos devem ser resolvidos. Quanto mais rápido, melhor.

Quanto mais o cliente enxergar sua garra e determinação em solucionar o que quer que tenha acontecido, também é melhor, é claro.

Nunca deixe que uma reclamação passe batida e se dedique constantemente para que cada dia mais um maior número se interesse em conhecer seu trabalho para dele fazer um Marketing boca a boca com os demais.

Gostou do conteúdo que foi apresentado neste post?

Entendeu de uma vez por todas porque o Marketing boca a boca não só funciona como é uma excelente alternativa em que investir?

Então aproveite para saber mais sobre como otimizar o seu ambiente de trabalho, bem como a sua rotina. Pare de perder tempo e tenha melhores resultados!

Agora se você precisar de ajuda para implementar uma estrutura de marketing digital, ou simplesmente se desejar fazer o seu negócio crescer, fique à vontade para falar conosco.

A missão das Franquias de Sucesso é juntos conectar pessoas ao seu negócio por meio da internet!

Seja estratégico, conecte-se.

Aficionado por empreendedorismo, graduado em Tecnologia, Marketing e Economia, já geriu áreas comerciais de diversas empresas de tecnologia, participa como voluntário do ITFB e ICM, atualmente é o Diretor Comercial e Marketing da rede de Franquias Liguesite.

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O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

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