Marketing de Conteúdo

: você usa essa estratégia?
Marketing de Conteúdo

Por Artigo de Wallace Castro. Postado em 12/01/2018 em Produção de conteúdo

O marketing de conteúdo tem ganhado cada vez mais força, sendo suas estratégias aplicadas não só por empresas de grande porte, como também, por aquelas pequenas e médias de qualquer segmento.

E as razões para tal crescimento desenfreado são compreensíveis: quem é que não quer estar bem informado pela organização que consome produtos ou serviços?

Pensando no crescimento da estratégia que vem sendo comumente associada como “o coração do sucesso digital”, trouxemos neste artigo tudo sobre marketing de conteúdo.

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O que é marketing de conteúdo?

Se você pensa que para fazer marketing de conteúdo bastam alguns posts no blog ou redes sociais, saiba que você está muito enganado (a).

A estratégia vai muito além: englobando também relacionamento entre empresa e cliente, identidade e, é claro, produção e disseminação de conteúdo interessante, exclusivo e de qualidade.

Inicialmente, um cliente pode procurar pela sua marca – e começar a segui-la em redes sociais, tais como Facebook e Instagram – simplesmente pelo conteúdo que ela oferece.

O serviço ou produto oferecido fica em segundo plano.

Vamos para um exemplo prático

Imagine um jovem de 18 anos, que mora com os pais, e tenta convencê-los a ter um gatinho de estimação.

Sua empresa, por sua vez, é um pet shop que produz marketing de conteúdo voltado a esse animal e cuidados relacionados ao mesmo.

O jovem, ao conhecer sua empresa, pode segui-la ao se interessar pelo conteúdo que é ofertado no site, blog e/ou redes sociais – tentando ainda incorporá-lo nas estratégias de convencimento dos pais para conquistar o bichano.

Conseguindo o “aval” para criar o gatinho, ele certamente consumirá produtos (tais como ração, brinquedo, caminha, outros) em sua loja.

Perceba como a estratégia de marketing de conteúdo funciona: ela pode conquistar não só clientes que já conhecem ou se relacionam com o segmento da empresa, mas pode incentivá-los a se tornarem consumidores daquele tipo de produto ou serviço.

Dados sobre o Marketing de Conteúdo

Incrível, não é mesmo?

E se você pensa que marketing de conteúdo é balela, saiba que hoje ele é considerado o principal fator decisivo de compra em 56% das compras realizadas em âmbito nacional.

Sim: esse é o total de consumidores que vão PREFERIR a sua empresa se ela produzir conteúdo de qualidade, exclusivo e interessante.

Empresas de todos os portes e segmentos que apostam em marketing de conteúdo possuem até 97% mais visibilidade no meio digital.

Somente os blogs corporativos, por exemplo, podem aumentar em, em média, 55% o número de visitantes em sua empresa.

Considerando dados tão surpreendentes, confira a seguir as três etapas de marketing de conteúdo para incorporá-lo à sua empresa.

As três etapas do marketing de conteúdo

1. Planejamento

Tudo deve começar com o planejamento.

Defina a sua persona (criando um “indivíduo padrão” que gostará de consumir o seu conteúdo, produtos e serviços) e estabeleça também o seu mercado de atuação.

Em seguida, pergunte a si mesmo: qual é o objetivo da minha estratégia de marketing de conteúdo?

As respostas podem ser:

• Aumentar o engajamento do público com a minha marca;
Gerar leads (que futuramente, se transformação em consumidores);
• Aumentar as vendas;
Fidelizar clientes;
• Educar o público-alvo que tem interesse por este mercado/segmento;
• Diminuir a relação custo x venda;
• Aumentar o tráfego;
• Muito mais.

Lembre-se que você pode escolher mais do que um objetivo, mas nunca todos eles.

Delineadas as metas, escolha quais ferramentas serão mais adequadas para cumpri-las em sua estratégia de marketing de conteúdo:

Defina ainda a quantidade de material que será produzido e quando (dias e horários) serão distribuídos.

Também não se esqueça da definição de métricas e funil de vendas.

2. Execução

Chegou a hora de colocar todas as estratégias planejadas em prática.

Resumidamente, na etapa de execução é quando o calendário de publicações é seguido, exatamente do modo como foi planejado na etapa anterior.

Durante a execução, materiais são publicados no site, blog e redes sociais, assim como campanhas de e-mail marketing e links patrocinados são colocadas ao ar.

3. Mensuração

Após planejar e executar, a etapa seguinte (e que finaliza o ciclo) é a de mensuração.

Nesta etapa serão realizadas impressões, análise de cliques, CTR, taxa de abertura, taxas de aceitação, de rejeição e assim por diante.

Certamente, a mensuração mais importante diz respeito ao ROI – retorno sobre investimento. Sendo assim, ela é a base para saber se a estratégia traçada anteriormente merece ser seguida ou substituída por uma nova.

Agora você já conhece mais sobre o marketing de conteúdo, sua importância e suas três etapas de incorporação.

Como a Liguesite pode me ajudar?

Se o seu objetivo é começar o planejamento para a produção de conteúdo em seu site/e-commerce, a Liguesite pode lhe ajudar com isso, oferecendo serviços de qualidade e preço acessível que irão lhe destacar no meio digital.

Atualmente, a Liguesite atua em três diferentes caminhos para atender à necessidade de seus clientes. São eles:

1. Criador de sites “faça você mesmo”

O marketing de conteúdo só ganha formato, realmente, quando vinculado a um site.

Isso porque o conteúdo nas redes sociais, blogs e estratégias de SEO devem direcionar para um mesmo lugar – no caso, o site, onde estarão concentradas as informações referentes à sua empresa e aos produtos e/ou serviços oferecidos por ela.

O criador de sites da Liguesite é um sistema no estilo “faça você mesmo”.

Sendo assim, você poderá criar o seu próprio site seguindo um passo a passo e utilizando como base modelos responsivos, prontos e com ótima relação custo x benefício.

2. Criação de sites ECONOLIGUE BUSINESS

O segundo pacote oferecido pela Liguesite foi projetado para você que quer um site, mas sem a necessidade de precisar desenvolvê-lo sozinho – seja por falta de conhecimento ou até mesmo de tempo.

O cliente aqui compra um modelo, escolhe o que será inserido no site e paga apenas pela mensalidade (já estando inclusa a hospedagem).

Quer conhecer mais sobre essa opção? Acesse e comece ainda hoje!

3. Criação de site Completa

Se o objetivo é já sair com um site totalmente personalizado e otimizado com base nas necessidades de seu negócio, opte por essa alternativa.

Ficou curioso (a) para saber como, não é mesmo? Conheça mais sobre a opção!

O que ainda está esperando para conferir?

Se você precisar de ajuda para implementar uma estrutura de marketing de conteúdo, marketing digital, ou simplesmente se desejar fazer o seu negócio crescer, fique à vontade para falar conosco.

A missão das Franquias de Sucesso é juntos conectar pessoas ao seu negócio por meio da internet!

Seja estratégico, conecte-se.

Onde você está?*

Aficionado por empreendedorismo, graduado em Tecnologia, Marketing e Economia, já geriu áreas comerciais de diversas empresas de tecnologia, participa como voluntário do ITFB e ICM, atualmente é o Diretor Comercial e Marketing da rede de Franquias Liguesite.

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