Uma empresa nunca sobreviveu sem ter seus clientes satisfeitos, por isso o Marketing de Relacionamento precisa estar no radar do seu planejamento.

Na escolha por um produto ou serviço de uma empresa com certeza pensamos na qualidade do mesmo e isto é um fator decisivo para a manutenção dos seus clientes.

O quanto seu produto custará aos seus clientes é outro fator decisivo. Os clientes sempre estabelecerão uma métrica de custos versus benefícios.



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Organize seus relacionamentos

Não adianta apenas termos um produto ou serviço de qualidade, um excelente custo com altíssimo benefício sem mantermos um relacionamento saudável com nossos clientes. Esta é a melhor forma de garantir que tudo correrá bem durante o tempo que vocês estiverem juntos na parceria.

Um relacionamento saudável com seus clientes está intimamente ligado as emoções, e não apenas a qualidade, ao custo, ao benefício e outras métricas.

Imagine que naquele dia em que você viu os noticiários e chegou a conclusão que são tempos difíceis; Você está frustrado e irritado porque um importante cliente o abandonou. Situações adversas e inesperadas chegaram. Se você não tiver consciência de si mesmo, você pode descarregar isso em seus clientes e nos potenciais clientes, que não tem nada a ver com isso e ai perder muitos negócios.

Marketing de Relacionamento como um valor de sua empresa

Os negócios, os produtos e serviços não podem ser colocados acima das pessoas, fazendo com que as pessoas sejam apenas jogadores de negócios, e perdendo a sua identidade.

Coloque as pessoas acima dos seus interesses de negócios e das metas de vendas da sua empresa.

Não pense só em vender, pense também em se relacionar e principalmente em solucionar os problemas das pessoas.

Sem sombra de dúvida seus clientes vão passar a enxergar a sua empresa com outros olhos.

Ouvir é uma ótima estratégia

Seja sensível ao que o seu cliente espera de sua empresa, de seu produto ou serviço e se supere, surpreenda seu cliente ouvindo com atenção suas necessidades, e ofereça uma solução de produtos ou serviços que nem ele imaginava que você poderia oferecer.

Tire proveito do momento de instabilidade econômica, política e ajude seu cliente a resolver problemas e sobreviver à crise.

Um dia após a venda

A proximidade com seus clientes mesmo depois da venda é a melhor maneira de fidelizá-los e de se diferenciar de seus concorrentes.

Podemos até sugerir alguns passos que podem te ajudar a melhorar seu relacionamento com seus clientes e, como consequência natural, a performance financeira de sua empresa:

Dica 01 – Antes de entrar em contato ou atender um possível cliente

Se coloque na mesma perspectiva de seu cliente é o primeiro passo para pensar em um relacionamento de longo prazo, duradouro e sustentável. Você vai perceber que, quando aprender a colocar-se na perspectiva do cliente, vai saber como conquistá-lo em cada etapa da sua jornada;

Dica 02 – Iniciando uma venda

A primeira impressão é definitiva para o início do relacionamento. Um possível cliente pode se interessar muito pelo seu produto ou serviço, mas quando fizer contato pode desistir de adquiri-lo por uma série de fatores, seja pelo preço (não adequado à ele) ou até por um mau atendimento na hora de querer saber mais. É a hora de praticar um relacionamento saudável: descubra os interesses do possível cliente e se mostre disponível para esclarecer dúvidas ou resolver problemas, mesmo que não seja cliente ainda.

Dica 03 – Desenvolvendo a venda

Você precisa se mostrar confiável e seguro do que está oferecendo, com a certeza de que irá cumprir tudo o que promete entregar. Apresente casos de sucesso que o seu produto ou serviço proporcionou, crie um ambiente em que ele se sinta seguro em adquirir seu produto ou serviço. Você fez todas as perguntas para entender os interesses do seu cliente, mas agora é hora dele perguntar.

Dica 04 – Venda concretizada. Mais desafios

Muitas empresas se preocupam com o encantamento do cliente somente até a venda e esquecem deles na sequência. Tenha cuidado para que, após a venda, o cliente não tenha problemas. Investir em conhecimento especializado para antecipar problemas pode fazer a grande diferença para manter um relacionamento saudável com seus clientes.

Dica 05 – Fidelizii

Promova programas de fidelidade aos seus clientes, não apenas como um mimo, mas como uma forma de mostrar que você valoriza a relação. Todos querem estar em relacionamentos saudáveis e confiáveis. Quem melhor que seu cliente para mostrar aos demais potenciais que você pode oferecer isso?

Dica 06 – Use seus clientes para obter novos clientes e expandir seus negócios

Ao invés de atender seu cliente com um número de protocolo trate ele pelo nome. Não basta abrir um atendimento 24 horas e não ter cordialidade. Não basta gastar muito dinheiro com marketing de relacionamento, propagandas e divulgação, trazer pessoas para seu site ou sua loja, deixá-los interessados por um produto ou preço (ou os dois) e vender o produto ou serviços de forma errada.

Um cliente insatisfeito grita, reclama e divulga seus erros e acaba com seu marketing de relacionamento, mas um cliente satisfeito divulga, agradece, se torna amigo, propaga sua empresa para outros clientes em potencial.

Tudo isso pode estar bem feito e de maneira clara em seu site, loja virtual, com isso sua retórica será a mesma que o seu site, ou seja, serão realmente seus valores.

Agora se você precisar de ajuda para implementar uma estrutura de marketing de relacionamento, ou simplesmente se desejar fazer o seu negócio crescer, fique à vontade para falar conosco.

A missão das Franquias Online é juntos conectar pessoas ao seu negócio por meio da internet!


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