Quais as vantagens do Marketing Digital para minha empresa?

Quais as vantagens do Marketing Digital para minha empresa?

Por Artigo de João Cesar. Postado em 20/12/2016. Última atualização em 08/06/2018.

Tempo estimado de leitura: 17 minutos.

Ao popularização do acesso à internet e a valorização de métricas para mensuração dos hábitos e das necessidades dos clientes fez com que a plataforma digital se tornasse a maior ferramenta de divulgação de quase todos os tipos de negócio.

O ambiente online já não é somente destinado a trabalho, interação social e diversão. Estar conectado é uma condição para boa parcela da população brasileira. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2015 mais de 95 milhões de pessoas usam a internet no Brasil, e em 2016 isso passou para 116 milhões de conectados no Brasil.

Isso significa que em 2016, 64,7% da população está conectada. Nesse contexto, as vantagens do Marketing Digital avançam a passos largos, trazendo importantes resultados para a saúde econômica das empresas.

Os novos comportamentos de consumo exigem uma adaptação nos meios de divulgação das empresas. No contexto econômico atual, não há espaço para investimentos caros e mal planejados.

O Marketing Digital descortina o horizonte mais promissor nesse sentido. Dados da IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), entidade que avalia o mercado digital em mais de 40 países, aponta uma crescente na utilização de publicidade online no Brasil, em 2016 foram 11,8 bilhões, e em 2017 superou a marca de 14,8 bilhões.

É fácil entender as vantagens do Marketing Digital, em tempos de crise as empresas precisam se manter, e em tempos de "vacas gordas" desejam crescer, como o Marketing Digital tem as vantagens de ser bem mais barato e segmentado do que o marketing tradicional, os números se elevam ano após ano.

infográfico sobre publicidade online

Trata-se de uma mudança histórica nos hábitos sociais e econômicos e no modo de consumo das pessoas. O contexto exigiu o surgimento de um novo tipo de publicidade: o Marketing Digital.

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Mas, afinal, o que é Marketing Digital?

Marketing Digital é a divulgação efetiva de produtos, serviços ou marcas a partir das mídias digitais. A promoção por meio da internet vai muito além dos banners nas páginas acessadas.

As redes sociais, os links e as palavras-chave, além dos vídeos (mais recentemente utilizados em grande escala), são o presente e futuro da publicidade.

Como o marketing digital fez uma empresa aumentar 1500% do seu faturamento

Quais as principais vantagens do Marketing Digital?

Intrusivo nunca mais

Você já deve ter passado a situação em que estava assistindo a série preferida da família com a sua filha de 8 anos, quando em um comercial aparece uma sena de marketing falando sobre um filme de terror, ou uma publicidade imprópria para a sua filha, extremamente inconveniente, certo?

E aqui começa uma das principais vantagens do Marketing Digital, sua publicidade poderá aparecer apenas para quem solicitou um informação, como por exemplo, alguém fazendo uma busca no Google sobre qual é o melhor parque de diversão, e aparece o Beto Carrero World.

Outro exemplo clássico da intrusão do marketing convencional é o telemarketing, mesmo com diversas proibições empresas ainda ligam na hora do almoço, ou a noite quando você já está no descanso de sua casa, já uma campanha de e-mail marketing só vai para quem assinou uma lista do seu site, conseguiu perceber as vantagens do marketing digital?

Comunicação aberta

Continuando falar sobre as vantagens do Marketing Digital, e alinhando ao item acima, o marketing digital proporciona uma comunicação aberta com seus clientes e não unilateral, como a tradicional, isso proporciona um ótimo relacionamento com seus clientes e automaticamente novas possibilidades para geração de negócios.

Além disso a comunicação aberta traz informações relevantes ao seu público, e sua marca poderá ficar na cabeça e no coração dos seus clientes.

Menos gastos

Apostar na publicidade digital significa mais do que divulgar produtos e aumentar as vendas. Além de ser um meio mais barato na relação entre custo e benefício, a internet é utilizada para facilitar o processo de venda, reduzindo custos operacionais e impulsionando quem compra e quem vende.

O Marketing Digital aumenta o índice de retorno efetivo, aumentando a capacidade de pequenas empresas alcançarem resultados tão expressivos quanto os daquelas que investem em larga escala.

Mensuração

As campanhas na internet também proporcionam mensuração e aumento do ROI (Return on Investment, ou retorno sobre o investimento, em português), ajudando a controlar cada centavo das campanhas publicitárias.

Acompanhar esses investimentos de maneira tão detalhada permite o corte ou o aumento das aplicações em publicidade em tempo real, adaptando as ações de acordo com os resultados da campanha.

Entendemos no primeiro item, que o marketing tradicional chega para consumidores que não querem ver aquele conteúdo naquele momento, e como medir isso no convencional? Praticamente impossível. Essa é mais umas das vantagens do marketing digital, ele é totalmente mensurável.

Segmentação

A mídia digital permite um alto grau de segmentação. Ou seja: alguns serviços permitem às empresas mapear e relacionar seu conteúdo às buscas dos usuários da internet por faixa etária, localização, setor de consumo, etc.

Esse é o caso do Google AdWords, por exemplo. A ferramenta consiste, basicamente, em criar anúncios em formas de links, a partir das palavras-chave que o internauta utiliza no motor de busca. O serviço permite um modo de aquisição de publicidade altamente segmentada, exibida junto com os resultados encontrados pelo internauta.

Vamos ver como funciona a segmentação do Google AdWords no vídeo abaixo:

Consumo por demanda

Os vídeos também merecem atenção especial na publicidade online. Até as grandes emissoras de rádio e televisão já reconheceram que o futuro está no consumo por demanda. É comum encontrarmos pessoas, principalmente de gerações mais recentes, que nem assistem mais televisão.

Os jovens selecionam na internet o que preferem ver, na hora que querem. Até 2021, 82% do tráfego da internet se dará em vídeo, como prevê relatório da Cisco, e com isso o tráfego global irá triplicar nos próximos cinco anos ultrapassando os 3 Zettabytes em 2021.

Os vídeos não estão em alta apenas no Youtube, maior canal do segmento, mas também nas redes sociais, como é o caso do Facebook, massivamente utilizado por todos os tamanhos de empresas para divulgação de campanhas e vídeos institucionais.

Agora que já vimos as principais vantagens do marketing digital, que tal conhecermos os melhores meios de divulgação de uma empresa? 

Como automatizar, analisar e divulgar ações de Marketing Digital?

Para que as campanhas digitais sejam capazes de gerar mais vendas, é importante conhecer o funcionamento das ferramentas de automação de marketing. Elas facilitam o trabalho no levantamento de métricas e na geração de conteúdo, tornando automáticos alguns processos.

Aprenda como aparecer no Google

Ferramentas como meios de divulgação de uma empresa

Hubspot é bastante conhecida (entretanto, a mais cara). Nesse sistema, é possível criar calls to action (chamadas para ação), gerir leads, programar e gerenciar publicações em redes sociais e e-mails marketing, entre outras possibilidades.

Mais simples e com plano básico que pode até sair de graça, a Sales Autopilot pretende deixar o processo de vendas no e-commerce praticamente no piloto automático.

Para quem tem uma loja virtual, a Sales Autopilot oferece várias funções muito úteis para a administração dos dados de seus clientes, gerenciando campanhas de e-mail marketing e auxiliando na criação de landing pages, etc.

Ligue Rocket mais uma inovação da Liguesite a ferramenta especializada em fluxos de nutrição, vem com o objetivo de fomentar o Inbound Marketing para pequenas e médias empresas, e com um grande diferencial um franqueado regional sempre perto dos clientes.

O LeadLovers também oferece pacotes bem acessíveis. Trata-se de uma plataforma de gerenciamento de leads. Ela oferece um funil automático de vendas, integrando todas as ferramentas de vendas online. Também é possível criar e-mails automáticos para transformar os internautas curiosos em clientes.

A ferramenta Ligue SEO, entra no segmento encontrabilidade, principalmente para o buscador do Google, hoje são bilhões de pesquisas no Google todos os meses, e sua empresa não pode ficar fora disso, certo? Pensando nisso a empresa especializada em criação de sites, desenvolveu uma ferramenta de SEO para ajudar as empresas a entrar bem no marketing digital.

Esses são alguns meios de divulgação de uma empresa, podemos falar, do Google AdWords, das Redes Sociais, portais especializados, e-mail marketing e muitos outros meios para divulgar sua empresa usando o marketing digital, mas nada disso funcionará sem um ótimo planejamento, acompanhe!

Por que planejar é essencial?

O planejamento adequado à realidade de cada empresa ajuda a definir uma estratégia de sucesso. Além de estudar o mercado que deseja alcançar, deve-se ter em mente os diferentes tipos de plataformas de acesso à internet e a representatividade de cada uma.

Segundo pesquisa recente feita pela Opinion Box, solicitada pela gigante Paypal – Hábitos de Consumo de Mídia pela População Brasileira, mostrou que mais de 84% dos brasileiros já compram serviços pelo smartphone. Portanto, o conteúdo ou anúncio deve manter a mesma qualidade tanto nas telas de computador quanto nos smartphones ou tablets, em termos técnicos isso chama responsividade.

Atenção aos clientes

As empresas também precisam estar muito atentas às avaliações que seus clientes fazem em relação a elas na rede.

É preciso investir no acompanhamento das postagens a respeito do seu produto ou serviço. Resolver as demandas que surgem no pós-venda e responder até os elogios são ações que estreitam a relação com clientes e melhoram a impressão dos prospects.

As vantagens do Marketing Digital podem ser percebidas por empresas de todos os portes. Com um plano de ação adequado (e isso inclui auxílio profissional), os resultados são medidos imediatamente e as intervenções saem muito mais baratas.

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Agora se você precisar de ajuda para implementar uma estrutura de marketing digital, ou simplesmente se desejar fazer o seu negócio crescer, fique à vontade para falar conosco.

A missão das Franquias de Sucesso é juntos conectar pessoas ao seu negócio por meio da internet!

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Palestrante e pós graduado em tecnologia, vem empreendendo há 20 anos em diversos segmentos do mercado, atualmente participa como voluntário do ITFB e ICM, é conselheiro da rede de Franquias Liguesite.

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