Marketing Digital

Marketing Digital

Por Artigo de Wallace Castro. Postado em 10/11/2017. Última atualização em 11/04/2018.

Tempo estimado de leitura: 22 minutos.

Mesmo quem nunca ouviu falar de marketing digital antes já esteve envolvido com ele.

Essa é uma vertente do marketing relativamente recente, mas não há mais nenhuma marca ou empresa que não a utilize.

Isso porque ela se baseia na internet, que por si só ainda é bem nova, mas que revolucionou completamente o modo como produzimos e consumimos publicidade.

Ainda que o marketing tradicional seja importante em muitas áreas, o marketing digital abocanhou uma enorme fatia do mercado.

Isso vale para todo tipo de segmento, visto que a internet é um recurso utilizado por quase todas as parcelas da população. Ou seja, o público está muito mais antenado no que está acontecendo online e, por isso mesmo, é bem mais facilmente atingível por esse meio.

As maiores vantagens desse tipo de marketing, em relação ao tradicional, são o aumento da interatividade da comunicação entre consumidor e empresa, o alcance global, a obtenção de dados sobre o público-alvo e o direcionamento específico para esse mesmo público-alvo.

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Mas o que é marketing digital?

O marketing digital não é uma coisa só, mas sim uma junção de muitas ações virtuais, com o objetivo de atrair clientes, fidelizar o público já existente e desenvolver uma boa e completa identidade de marca.

São várias estratégias online que, juntas, dão muito mais credibilidade à empresa.

Atualmente, é quase impossível que alguém decida fazer negócio sem antes checar na internet o empreendimento com o qual se está negociando.

As pessoas procuram por um site oficial, redes sociais e avaliações de usuários para saber se uma empresa é realmente confiável.

Além disso, muitas pessoas descobrem empresas e compram produtos diretamente pela internet.

O marketing digital engloba essas situações e muitas mais, o que o torna útil tanto para empresas que possuem lojas físicas, quanto para aquelas que atuam apenas virtualmente.

Como desenvolver um plano de marketing digital

Entrar no universo do marketing digital sem qualquer tipo de planejamento pode ser um tiro no pé.

Como qualquer outra ação de marketing (ou qualquer outra ação corporativa que seja), um plano bem formulado é essencial para o sucesso nos resultados.

Mesmo que seja algo um pouco menos emocionante do que a prática, essa é uma etapa fundamental.

Siga essas dicas para desenvolver um plano de marketing digital eficaz:

1. Conheça seu público-alvo

Seus produtos e serviços possuem clientes específicos.

A primeira coisa a fazer quando falamos de marketing é saber com quem você está conversando e quem pretende atingir.

Se você vende produtos automobilísticos, por exemplo, não adianta investir em ações de interatividade com adolescentes, já que eles ainda não têm idade para dirigir.

Eles podem se interessar pelo assunto, e é claro que você estará aberto para dialogar, mas seu público-alvo real é outro.

Tudo o que você fizer deverá ser pensado a partir deles, primeiramente, e só depois a partir de outros públicos.

2. Defina os objetivos

Toda atividade tem um objetivo final.

É claro que você quer fazer tudo isso, mas cada conjunto de estratégias terá uma delas como foco, canais de comunicação especifico e assim por diante.

Antes de começar uma campanha de marketing digital decida onde você quer chegar com ela.

Depois disso, você conseguirá visualizar todo o trajeto até lá.

3. Escolha seus canais de divulgação

O marketing digital não é feito a partir de uma única plataforma online.

Redes sociais, sites e blogs entram em sincronia para converter o interesse em cliques.

Isso não significa, porém, que é necessário usar todo canal possível em todas as campanhas.

Algumas delas podem precisar de mais atenção em uma rede social do que outra, ou mais no site.

Ações mais divertidas, por exemplo, costumam encontrar mais abertura no Twitter, enquanto que aquelas com apelo emocional dão mais certo no Facebook.

Também é preciso considerar as limitações de cada canal - se você estiver trabalhando com vídeos maiores que 15 segundos, o YouTube é mais indicado do que o Instagram.

É uma questão de análise e escolha.

4. Defina o conteúdo

O marketing digital não trata de publicidade da maneira como estamos acostumados.

O conteúdo não é apenas uma propaganda aqui e outra ali.

Há uma série de possíveis trajetos a serem tomados, e eles geralmente incluem um conteúdo explicativo e informativo, algo que chame a atenção do consumidor e o faça ter interesse no que está observando.

Por isso, esta etapa é importantíssima.

Você deve escolher bem o tipo de publicação a ser feita, com base no que seu público-alvo gostaria de estar acessando online.

Essas postagens serão a principal comunicação entre você e ele, então é uma grande impressão a ser passada.

5. Faça um cronograma

Já que você vai trabalhar com mais de um canal de comunicação simultaneamente, é preciso certa orientação nas postagens.

Os conteúdos devem ser adaptados para cada site ou mídia social, e não apenas repetidos.

Também haverá uma diferença significativa em cada conteúdo apresentado; alguns serão em texto, outros em imagem, outros em vídeo.

Se houver marketing tradicional no meio da mistura, ele também deverá ser harmonizado com o resto.

6. Saiba como fazer o monitoramento

Para ter certeza de que tudo está indo bem com o curso do marketing digital da sua empresa você precisará monitorá-lo de perto.

Isso significa um acompanhamento de acessos, cliques, conversões dos cliques em vendas e mais.

Lembre que nem toda ação tem como objetivo, necessariamente, se transformar em lucro – pelo menos, não imediatamente.

Por isso a etapa dos objetivos é tão importante!

Para monitorar seus resultados, você deve saber se eles estão alcançando suas expectativas originais.

Algumas ferramentas auxiliam nisso, como o Google Analytics e outras próprias de redes sociais.

Esse é um planejamento básico, mas outras etapas podem ser adicionadas.

Como fazer marketing digital

Para conseguir fazer marketing digital de qualidade, o primeiro passo é entender os principais conceitos por trás dele.

Esses conceitos, ou ferramentas, vão auxiliar durante todo o planejamento e aplicação das ações.

Criação de sites

A criação de sites é um dos pilares do marketing digital.

É ele que formará a essência básica da sua empresa na internet, será a referência maior pela qual seus clientes irão se orientar.

Além disso, é no site que serão fabricadas as landing pages (que vamos explicar logo mais).

Esta pode ser uma função complicada, mas, felizmente, há no mercado opções variáveis de criação de sites.

A Liguesite, por exemplo, fornece tanto modelos prontos quanto assistência para uma versão mais aprofundada do seu site, conforme for necessário.

SEO

A Search Engine Optimization (SEO), ou Otimização de Sites, é um termo que você ouvirá muitas vezes no marketing digital.

Pare e pense por um minuto: de que maneira você encontra novos endereços na web, quando não vai até eles através de cliques externos?

Provavelmente procurando no Google, certo?

É isso que a maioria das pessoas faz, e daí que surge a importância de otimizar um site para que ele fique bem posicionado em buscadores como o Google.

Trata-se de uma série de técnicas que consistem em palavras-chave bem escolhidas e bem posicionadas por todo o conteúdo.

Se feito consistentemente e da maneira certa, o SEO ajuda o seu site a subir na posição do Google, em meio a milhões de outros sites que tentam o mesmo, mas geralmente sem a mesma preocupação.

AdWords

O melhor SEO do mundo ainda não significa, com certeza, que seu site vai para a primeira página do Google; e é totalmente impossível prever quando, caso aconteça.

Por isso, o sistema de links patrocinados funciona como solução mais rápida no marketing digital.

Ele está presente em buscadores e em diversas redes sociais.

No caso do Google, especificamente, se chama AdWords - links pagos por você e patrocinados pelo próprio Google para aparecerem no início de certas pesquisas.

O maior problema enfrentado pela maioria dos empreendedores é na hora de criar e gerenciar as campanhas do AdWords.

Se não souber fazer direitinho, o gasto pode acabar sendo em vão.

A Liguesite pensou nisso e também oferece um serviço para quem deseja trabalhar com links patrocinados de forma mais econômica e rápida.

Landing Pages

Também chamadas de Páginas de Conversão, as Landing Pages são aquelas para as quais o cliente é direcionado depois de clicar em um anúncio ou um link patrocinado.

Elas não são como qualquer outra página, já que precisam ter um apelo visual e prático específico para converter os potenciais consumidores em consumidores de fato.

Desenvolvê-las faz parte do projeto do site, o que é mais um motivo para que ele seja feito profissionalmente.

Métricas de Marketing

Vejamos as principais métricas de marketing para analisar em seu site, SEO, AdWords, Landing Page, blog e outras estratégias.

Sessões e Usuários

Com essa métrica você consegue analisar quantas visitas seu site teve. A diferença é que a sessão é contada uma vez mesmo que um usuário acessou seu site diversas vezes.

Já a métrica usuários é a quantidade de pessoas que acessaram o site, vejamos um exemplo:

Se um determinado usuário acessar seu site 20 vezes, veremos 1 usuário e 20 sessões, entendeu?

Pageviews

Essa métrica medirá a quantidade de páginas foram acessadas pelo seu site, por exemplo 300 vezes o quem somos, 120 vezes a página produtos e serviços, e por aí em diante.

Novas visitas

Medir as novas visitas ajudará você a entender quantos visitantes estão acessando seu site pela primeira vez.

Ter uma taxa de novas visitas baixa é ruim, isso quer dizer que seu projeto está deixando de atrair novos, seja pelo conteúdo que não está interessante ou os canais que você está utilizando não são adequados.

Taxa de Rejeição

Outra métrica importante é a taxa de rejeição, quanto mais próximo de zero melhor.

Se a taxa de rejeição estiver muito alta pode ser duas principais variáveis:

1 - Seu conteúdo está ruim, e aí você precisa ajustar com urgência.

2 - Sua página não tem nenhuma opção para o usuário clicar, ou as que existem não estão chamando a atenção dos seus usuários.

Os 8 Ps de marketing

Este é um grande conceito que engloba vários outros, parte do marketing tradicional e dobra no marketing digital.

Alguns deles nós já vimos, outros não. São 8 palavras vitais para o sucesso de todas as ações:

1. Pesquisa

Lembra do que falamos sobre conhecer o público-alvo? É esse o ponto de partida dos 8 P's.

A pesquisa é a forma ideal para saber com quem você está lidando, e certas ferramentas podem te auxiliar muito nisso.

O Google Analytics, por exemplo, que serve para isso tanto quanto serve para monitoramento.

Pesquisas em formulários online, se bem divulgadas, podem oferecer resultados surpreendentes também.

2. Planejamento

Mais um ponto que abordamos para reforçar sua importância.

Não há bons resultados sem bom planejamento. Lembre-se disso!

3. Produção

Durante o planejamento, você vai decidir que tipo de conteúdo você deve produzir.

Agora, é hora de fazer tudo o que foi planejado.

É um período complicado, mas deve ser feito com paciência e qualidade.

Se não achar que está bom o bastante, refaça!

Você deve ficar atento aos cronogramas e prazos, mas deve ficar mais atento ainda ao que seu conteúdo está transmitindo ao público.

4. Publicação

Com tudo já pronto e editado, é hora de publicar.

É aqui que você utiliza os canais que foram escolhidos na hora do planejamento.

É aqui também que as técnicas de SEO serão inseridas, caso elas já não estejam prontas no conteúdo.

Nunca deixe de revisar e conferir tudo antes de postar.

5. Promoção

Não estamos falando de preços mais baixos, neste caso.

A promoção é o ato de promover suas publicações nos canais apropriados, da maneira que você achar melhor para o seu público-alvo.

Mais uma vez, a pesquisa e o planejamento se mostram fundamentais. Todos os primeiros passos de seus posts dependerão desta etapa.

6. Propagação

Diferente da promoção, na qual você se empenha em divulgar seu conteúdo, a propagação é feita pelos próprios consumidores em potencial.

Se você conseguiu elaborar algo que atinja seu público, seja pelo humor, pela emoção ou de qualquer outra forma, é bem provável que eles compartilhem automaticamente.

Essa é uma das maiores vantagens do marketing digital: quando bem desenvolvido, ele começa a alavancar através do próprio poder do público e da internet.

7. Personalização

Conforme o barco anda, você vai notar algumas segmentações dentro do seu público.

Ao pensar nas próximas campanhas, você pode personalizá-las para cada segmento.

8. Precisão

Agora é que você usa aquelas ferramentas de monitoramento que você escolheu no planejamento!

Depois de tudo isso, o que resta é confirmar que as atividades estão funcionando conforme o esperado.

Este é o marketing digital

Foi uma leitura longa, mas esperamos que esclarecedora. É claro que ainda existem muitos mares a serem desbravados nessa área: o marketing se move e se altera a cada ano.

No caso do marketing digital, então, é realmente uma evolução constante, uma técnica sempre aperfeiçoando a anterior.

Fique atento às novidades do marketing digital, mas não deixe que elas te desanimem, para isso curta nossa página do Facebook ou LinkedIn, e tenha sempre informações como essa ao seu alcance.

Agora se você precisar de ajuda para implementar uma estrutura de Marketing Digital, ou simplesmente se desejar fazer o seu negócio crescer, fique à vontade para falar conosco.

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Aficionado por empreendedorismo, graduado em Tecnologia, Marketing e Economia, já geriu áreas comerciais de diversas empresas de tecnologia, participa como voluntário do ITFB e ICM, atualmente é o Diretor Comercial e Marketing da rede de Franquias Liguesite.

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