Marketing nas Redes Sociais

você aplica no seu negócio?
Marketing nas Redes Sociais

Por Comunicação Liguesite. Postado em 21/03/2018. Última atualização em 11/04/2018.

Tempo estimado de leitura: 12 minutos.

Você conhece alguém que não participa de nenhuma rede social? Seja o Facebook, o Instagram ou o LinkedIn, esses sites estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas. E entender como usá-los para fomentar suas vendas é uma das tarefas do Marketing nas Redes Sociais!

Criado exclusivamente para dar dicas e apresentar estratégias para serem empregadas neste meio, se você nunca ouviu falar nessa área do Marketing, é hora de rever seus conceitos.

Com o crescimento acentuado das redes sociais desde o ano 2010, é indispensável colocar sua empresa em destaque neste espaço virtual!

Por isso, se você ainda não sabe muito bem como iniciar no Marketing nas Redes Sociais, leia este artigo.

Aqui será apresentado o conceito desta ramificação e ainda dicas sobre como destacar seu negócio em cada uma das redes sociais. Continue lendo e aprenda mais!

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O que é Marketing nas Redes Sociais?

Você já sabe o que são redes sociais. Ainda assim, vale definir que elas são estruturas compostas por pessoas físicas e jurídicas que estão conectadas entre si.

Lembrando que essa conexão pode ser devido a um objetivo em comum, uma necessidade ou um interesse.

Ideal para valorizar as relações sociais, este meio é hoje uma importante ferramenta comercial.

Há alguns anos as empresas observaram a grande oportunidade de se fazerem presentes neste espaço virtual. E não é que essa estratégia realmente deu certo?

É claro que para ter sucesso é indispensável, entretanto, entender primeiramente como cada uma das redes sociais funcionam. Afinal, engana-se aquele que pensa que uma mesma campanha pode ser empregada em todas as redes. É necessário segmentar e especificar!

E é justamente aqui que o Marketing nas Redes Sociais ganha sua gigantesca importância. Mais do que estar na internet, é necessário que as empresas saibam como se relacionar com seus clientes, e com os seus potenciais clientes, através dessas redes.

Alterar a linguagem, a forma de abordagem e investir em uma relação bem mais próxima é apenas o básico por aqui.

Toda atenção é pouca e as estratégias devem ser bem direcionadas conforme o meio e o público pretendido de ser alcançado. Saiba mais a seguir.

Principais redes sociais e como usá-las no seu negócio

marketing nas redes sociais com o Facebook

São muitas as redes sociais usadas hoje em dia. Entretanto, é sabido que algumas delas são as principais, os grandes destaques e oportunidades na hora de estreitar laços e de destacar sua marca, não é mesmo? É justamente sobre elas que fala este tópico.

A seguir estão os cinco grandes nomes no assunto. Veja como o Marketing de Redes Sociais se aplica a cada site e aplicativo:

Facebook

Com gigantesco potencial de negociação, o Facebook é hoje a principal rede usada no mundo todo. Palco perfeito, portanto, para o Marketing de Redes Sociais, não é mesmo?

Além de investir em tráfego orgânico (não pago), o que vale muito a pena por aqui é o tráfego pago especialmente!

Para melhorar sua página algumas dicas simples são:

  • invista em publicações de qualidade;
  • saiba qual o melhor dia e horário para alcançar o seu público através de algumas métricas;
  • promova eventos e ofertas;
  • e procure sempre responder quando sua marca for citada através de hashtags ou até mesmo em marcações diretas.

Instagram

Ter uma conta no Instagram é praticamente obrigatório para o negócio que quer consolidar sua marca e estar mais próximo dos seus clientes.

Ao criar seu perfil, escolha uma boa foto sempre capriche nas informações e acrescente um link para que o usuário visite seu site.

Para ter sucesso, tenha objetivos claros.

Mais do que conquistar curtidas e seguidores, é preciso que os usuários tenham interesse em comprar suas mercadorias, por exemplo!

E, para ser encontrado, principalmente no início, use e abuse de hashtags, interações, entre outros.

LinkedIn

Com cerca de 380 milhões de pessoas ativas, investir no LinkedIn é praticamente obrigatório também.

Focado mais em profissionais e empresas, esta rede tem um perfil diferenciado e bem mais segmentado. Ideal para empreendedores que buscam algo mais assertivo e direto.

Com duas modalidades de tráfego, o pago e o orgânico, é indispensável ter muita qualidade nos conteúdos publicados.

Aliás, gerar leads deve ser um dos objetivos dos negócios aqui.

Twitter

Outra rede social que não poderia ficar de fora, é o ambiente perfeito para notícias rápidas no dia a dia.

O Twitter é perfeito para atrair seguidores e pode ser, inclusive, a porta de entrada para ser visto até mesmo em outras redes socais através da indicação do seu perfil.

Por falar em perfil, capriche muito já que ele será seu cartão de visitas!

Outras dicas de Marketing de Redes Sociais para este site é publicar fotos e usar hashtags.

Youtube

Muita gente não considera o Youtube como rede social, entretanto este é um grave engano.

Com milhões de acessos todos os dias, esse é o palco perfeito para atrair a todos os tipos de públicos, principalmente os mais jovens.

Para ter sucesso no Youtube é imprescindível usar métricas que indiquem o melhor dia e horário para publicação.

Também é importante entender que o canal deve ter novos vídeos postados com periodicidade.

Vantagens e desvantagens do Marketing nas Redes Sociais

detalhes do marketing nas redes sociais

Para encerrar o tema com chave de ouro, vale a pena destacar ainda mais alguns pontos. Você sabe dizer, por exemplo, quais são as vantagens e as desvantagens de cada rede social?

Vantagens e desvantagens do Facebook

O Facebook é a rede social mais usada atualmente e para as empresas possui uma gestão simples. Afinal, a plataforma dessa mídia é bem inovadora, pioneira e ainda assim fácil de usar.

Entretanto, dia após dia tem-se transformado cada vez mais em uma rede Pay-to-Play, ou seja, é necessário pagar créditos para a plataforma.

Além disso, as empresas têm ficado presas aos algoritmos do News Feed, algo que nem sempre é vantajoso.

Vantagens e desvantagens do Instagram

A bola da vez, o Instagram é completamente visual, prende a atenção dos mais jovens e permite a criação de anúncios. A oportunidade de engajamento também é uma vantagem!

Entre as desvantagens, todavia, há a aplicação de algoritmos que podem mexer com a performance. Outro ponto é que tem aumentado muito o número de anunciantes dificultando a boa classificação orgânica.

Vantagens e desvantagens do LinkedIn

Para quem procura segmentar seu público, o LinkedIn tem essa super vantagem. Essa rede permite ainda a criação de Slides e tem um excelente nível de interação.

Suas desvantagens são que, diferente das outras redes, o LinkedIn não é usado com tanta frequência. Além do mais, por ter uma segmentação mais precisa, seus anúncios são bem mais caros do que nos outros sites citados.

Vantagens e desvantagens do Twitter

O Twitter, por sua vez, tem como vantagens o fato da atualização em tempo real. Lugar em que o Marketing de Redes Sociais acontece sem medo, tem ferramentas populares.

Porém, os números de inscritos na rede deram uma “brecada”, faz tempo que a rede não cresce.

Outra desvantagem é que não retém os utilizadores, diferente das demais redes.

Vantagens e desvantagens do Youtube

Por fim, o Youtube tem como vantagem o acesso diário principalmente pelos públicos mais jovens, as novas gerações.

Permitindo ousadia e criatividade, essa rede social aceita a diferentes nichos, o que garante a diversidade necessária para ter acessos.

Suas desvantagens, entretanto, são: você precisa ser rápido para despertar o interesse do público antes que o anúncio termine ou o usuário troque de vídeo.

Como você pode ver no artigo todo, o Marketing nas Redes Sociais deve ser direto e preciso em cada diferente área de atuação.

Por isso, antes de criar qualquer estratégia, saiba exatamente qual é o seu público, o seu objetivo e a sua possibilidade de investimento, certo?

E uma última dica é: invista na sua casa, ou seja, na criação de um site, blog ou portal!

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