4 maneiras de fazer

Marketing Viral

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Marketing Viral

Por Artigo de Wallace Castro. Postado em 05/02/2018. Última atualização em 06/06/2019.

Tempo estimado de leitura: 10 minutos.

O marketing é cheio de ramificações.

É uma área que trata de comunicação, de pessoas, de influência e de mais diversos fatores – é lógico que não dá para usar as mesmas fórmulas em todo lugar.

O que é Marketing Viral

A verdade é que, quando falamos de marketing de sucesso, é muito comum que venha à mente aquele tipo de propaganda que se populariza gigantescamente, e muito rápido. Esse é o marketing viral.

As redes sociais são o principal palco de compartilhamento de tudo que é “viralizado”.

Vídeos engraçados, frases de efeito, imagens curiosas e tudo que chama a atenção imediata e intensamente… é viral aquilo que te faz clicar no botão de compartilhamento.

É viral o que cria a sensação de que você precisa dividir seu sentimento ao ver ou ler aquilo com outras pessoas.

Ele pode funcionar em várias mídias, e ter base em várias organizações – empresariais ou não.

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4 maneiras de fazer marketing viral na internet

1. Decida por uma emoção

Você quer que sua ação evoque humor? Alegria? Emoção?

Geralmente, marketing viral é feito para trazer sentimentos positivos, mas em alguns (poucos) casos, ele pode servir como alerta.

ONGs usam esse método para avisar a população sobre causas e situações que precisam de atenção, e nem sempre isso é feito de maneira muito feliz.

Mas, no geral, as melhores emoções são as mais “pra cima”.

Você só precisa escolher primeiro, e trabalhar ao redor dela depois.

2. Trabalhe com o que está em pauta

Grande parte do conteúdo que é altamente compartilhado na internet tem a ver com assuntos que, por si só, já são virais.

Se, por exemplo, o término de relacionamento de um casal famoso está bombando nas redes sociais, você pode tentar fazer uma peça que remeta a isso – se, claro, tiver alguma maneira de ligar a ação ao seu produto ou serviço.

Só não esqueça de que, para fazer isso, você precisa trabalhar muito rápido!

Os assuntos em alta na internet mudam toda hora, e chegar tarde demais para a festa não vai adiantar muito.

3. Faça uma campanha multimídia

Algumas empresas preferem que o marketing viral seja focado em uma única mídia - na maioria das vezes, um vídeo.

Ainda assim, não é indesejável que uma campanha seja multimídia.

Você pode produzir uma peça principal, como o vídeo, e usar imagens e textos como apoio, por exemplo.

4. Pense fora da caixa

Não precisa se ater aos exemplos que você já conhece.

É claro que é muito bom observar o sucesso alheio para se inspirar, mas se você tiver uma ideia que considera genial e que não viu dando certo antes, não fique com medo de tentar.

Muito do marketing viral (e do marketing no geral) é tentativa e erro.

Campanhas físicas, por exemplo, são bem mais complicadas, mas podem dar certo também!

7 cuidados ao fazer marketing viral

1. Esclareça os objetivos

O marketing viral pode se tratar de uma ação publicitária que chame atenção para um produto ou para a empresa, mas também pode ter como objetivo a fidelização, ou a geração de novos consumidores.

Apesar de estarmos acostumado com a ideia de viral, na internet, ser sempre algo relacionado ao humor, isso não é uma regra.

O marketing viral no seu caso pode não ser um meme, mas uma chamada para as pessoas adquirirem um serviço, por exemplo.

Por isso, é importantíssimo que você defina o objetivo antes de dar qualquer passo.

2. Atenda às expectativas

Quando o cliente chegar, vindo de uma ação de marketing, para negociar com a empresa, ele espera ver o que lhe foi prometido anteriormente.

Ou seja, é vital que você ofereça os produtos ou serviços como eles foram divulgados, e na mesma qualidade.

3. Simplifique

O marketing viral, para funcionar, deve ser simples de compartilhar.

Você não vê muitos formulários ou vídeos de meia hora viralizando facilmente, porque não é algo que muitas pessoas terão a paciência ou o tempo de experimentar.

Já vídeos curtos, imagens e até ações interativas simples, conseguem prender a atenção e serem repassados.

4. Aproveite os canais de divulgação

O foco deste tipo de ação, atualmente, é a internet.

O YouTube é um dos favoritos, mas o Facebook, o Twitter e o Instagram também entram nessa disputa.

De preferência, esteja presente em todos eles.

Algumas empresas também usam o WhatsApp, que é uma opção viável, mas costuma ser vista com menos profissionalidade no caso do marketing viral.

Ainda assim, é uma ferramenta útil para comunicação direta com o público, então é mais uma questão de avaliar se, no seu caso, o WhatsApp se encaixa.

5. Seja criativo

Parece óbvio, mas é claro que a criatividade é um fator fundamental.

As pessoas precisam ver algo inesperado e fora do comum para que sintam vontade de compartilhar com os amigos.

Mas preste atenção: nem toda criatividade é boa.

Se tornar viral negativamente só vai atrapalhar a imagem da empresa, e este é o objetivo oposto!

6. Seja natural

Você pode até estar fazendo uma propaganda específica de um produto, mas a peça em si deve fluir de forma natural.

Na verdade, é até melhor se o público não souber que é uma propaganda por algum tempo.

O conteúdo é o que vai atrair e prender a atenção, não o produto necessariamente.

7. Entenda as probabilidades

Apesar de tudo, não dá para saber o que vai ou não se tornar viral.

A internet parece seguir algumas normas, mas ela ainda é extremamente volátil.

Se você conquistar o público, ótimo: veja o que deu certo e continue fazendo isso.

Se não, tudo bem!

Você pode tentar de novo, corrigindo os pontos que provavelmente deram errado.

Viralize seu conteúdo!

Gostou de descobrir como o marketing viral funciona?

Se você quiser tentar criar uma peça ou ação publicitária com a intenção de viralizá-la, siga as nossas dicas e boa sorte!

Se quiser, ainda, ter mais ideias de outras formas de marketing que podem funcionar, confira nossa seção sobre o assunto.

Então, inspire-se, aproveite nossas dicas e cause o impacto que você quer ver no mundo digital!

Se você precisar de ajuda para implementar uma estrutura de marketing digital, ou simplesmente se desejar fazer o seu negócio crescer, fique à vontade para falar conosco.

A missão das Franquias de Sucesso é juntos conectar pessoas ao seu negócio por meio da internet!

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Aficionado por empreendedorismo, graduado em Tecnologia, Marketing e Economia, já geriu áreas comerciais de diversas empresas de tecnologia, participa como voluntário do ITFB e ICM, atualmente é o Diretor Comercial e Marketing da rede de Franquias Liguesite.

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