Melhores Franquias para Investir

Melhores Franquias para Investir

Por Artigo de Wallace Castro. Postado em 08/03/2017. Última atualização em 23/04/2018.

Tempo estimado de leitura: 29 minutos.

Quando entramos no assunto franchising, franquias e microfranquias, logo vem em nossa direção um imenso leque de marcas e possibilidades, causando inúmeras dúvidas e medos ao interessado em ingressar neste mercado.

Certamente, a primeira delas é sobre quais as melhores franquias para se investir.

E é exatamente esse o tema do nosso post!

Em relação a isso, é importante ressaltar que cada marca tem uma oferta diferente, um modelo de negócio distinto, assim como produtos e serviços únicos.

Talvez essa seja a chave para uma franquia de sucesso, já que fazer mais do mesmo não é a proposta desse mercado — é bom que você saiba.

excelência de uma marca de franquia, está na maneira como o seu produto/serviço é apresentado ao interessado.

Nesse momento, o foco deve estar sempre em demonstrar as qualidades da empresa, seus diferenciais e potencialidades, sem difamar ou tecer comparações com concorrentes. Afinal, ética é o primeiro pilar de uma marca séria.

O fato é que para responder este questionamento: “Qual a melhor franquia para investir?”, exige-se um certo conhecimento prévio sobre alguns critérios importantes para a escolha. Por isso, para ajudá-lo, neste post reunimos as informações de que precisa para definir as melhores franquias para investir.

Acompanhe e ótima leitura!

CONTINUAR LENDO

O mercado de franquias traduzido em números

Antes de continuarmos falando sobre as melhores franquias para investir, vejamos quais os números desse mercado em ascensão no Brasil.

O faturamento do franchising vem crescendo e chamando a atenção no radar dos empreendedores desde 2012, e em 2017 ultrapassou a marca de 160 bilhões, marca bastante positiva quando comparada aos anos anteriores, e isso em meio a crise brasileira:

  • 163 bilhões, em 2017;

  • 151 bilhões, em 2016;

  • 139 bilhões, em 2015;

  • 128 bilhões, em 2014;

  • 118 bilhões em 2013;

  • 107 bilhões no ano de 2012.

faturamento das franquias de 2012 a 2017

 

Isso representa um crescimento acumulado de 40,96% nos últimos 5 anos, com uma média anual de crescimento em 8,96% desde 2013.

Em 2017, o setor continuou em ascensão, atingindo as previsões de crescimento, que atingiu 8%, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

O faturamento em 2017 também desponta como um fator de estímulo ao ingresso no setor. Segundo a ABF, o bom desempenho do setor foi comprovado com um faturamento de 163 bilhões.

Seguindo a mesma onda positiva dos negócios no franchising, a geração de empregos também teve um salto.

Desde 2012, o número de colaboradores vem crescendo.

Em 2016, com a crise, vimos em muitos setores milhares de demissões, e o Brasil acabou com mais de 11 milhões de desempregados.

Diferente disso, os negócios no franchise tiveram um crescimento de 0,2% no número de empregos em comparação ao ano de 2015. E, nos últimos 5 anos, houve um aumento acumulado de 26,7% com uma média anual de 6,2%, vejamos:

empregos nas franquias de 2012 a 2017

Bem, agora que você já conhece em número esse fascinante mundo dos negócios em franchising, veja as dicas para você escolher dentre as melhores franquias para investir.

Melhores Franquias para Investir o que é preciso ter em mente para escolher certo

 

Bem, agora que você já conhece os números desse fascinante mundo dos negócios em franchising, confira algumas dicas para você escolher dentre as melhores franquias para investir.

Siga as dicas e encontre o caminho certo e, de fato, encontre o negócio que seja compatível com as suas expectativas enquanto empreendedor.

Listamos alguns questionamentos e você precisa ter as respostas em mente, para que o processo de escolha seja um sucesso. Confira!

Eu amo o mercado da franquia que vou investir?

Tenha consciência de que a escolha de um modelo de negócio para investir e trabalhar não deve ser motivada unicamente do ponto de vista de consumidor.

Por exemplo: “Amo comer o lanche da marca X, então vou investir em uma franquia para trabalhar com eles. ”

Ser consumidor é uma coisa e estar envolvido na operação do negócio é outra bem diferente.

A identificação com a marca, o gosto pelos serviços/produtos é algo positivo e serve de norte para a definição da melhor franquia para você — é claro que é preciso embasar essa decisão em dados reais e concretos, os quais indicarão a probabilidade de a empresa dar certo, e não apenas a paixão por ela.

Em resumo, gostar do modelo de negócio que pretende investir é o primeiro passo para que as coisas deem certo. Para isso, tente responder: se você trabalhasse durante 20 anos nesse negócio, continuaria amando e motivado? Se sua resposta for positiva, então essa é uma das melhores franquias para investir.

O potencial de rentabilidade da franquia atende minhas expectativas de retorno financeiro?

É importante ver quais os resultados possíveis de atingir no modelo de franquia que você vai escolher.

Esse é um tema importante a ser avaliado, pois, em alguns casos, somente após entrar no negócio o candidato percebe que gostaria de ganhar 3x mais do que o negócio pode proporcionar, e isso é um fator que não estimula a continuidade, pelo contrário, desmotiva drasticamente o empreendedor.

Microfranquias Digitais faturam R$50 mil em um único mês

A rotina de operações da franquia é como eu imagino?

Já me deparei com muitos candidatos a franqueados que desejam escolher uma franquia no formato “INSS”, não faço nada e ganho.

Observar e entender como é a rotina de operação da franquia que você está pretendendo investir é imprescindível, pois se você se cansar de executar o trabalho, quem o fará por você?

Mesmo que você invista em contratação de funcionários e tenha pessoas de confiança realizando a operação da franquia, o proprietário empreendedor deve saber como vai o negócio, afinal de contas: “o olho do dono é que engorda a boiada.”

Recomendações para encontrar as melhores franquias para investir

  • faça um estudo de viabilidade técnica e econômica, e certifique-se de que os cálculos apresentados pelo franqueador estão corretos;

  • adapte esse estudo para o mercado regional onde você pretende abrir a franquia;

  • você tem perfil para investir em franquias de shopping, de rua, um quiosque, um modelo home based?;

  • tenho capital para investir em uma franquia ou microfranquia?.

O Brasil é geograficamente extenso, existem franquias que utilizam estratégias de TVV - Telemarketing Visita e Venda, outras usam parcerias comerciais, outras o bom e velho porta a porta, algumas trabalham com indicações, e muitas investem em marketing digital como o Google AdWords.

Nem sempre o que funciona em São Paulo funcionará igual no Rio Grande do Sul ou em Manaus, portanto é fundamental que o empreendedor trabalhe com múltiplas estratégias de vendas para fazer a franquia prosperar.

A seguir passaremos alguns pontos que você precisa checar, mas, por hora, lembre-se: “fórmula mágica” não existe.

Franquia é um negócio e você precisa se dedicar muito, ser responsável, proativo, confiar na franqueadora e estudar o mercado em que atuará.

Como aumentar as chances de encontrar as melhores franquias para investir

Dados disponibilizados pelo SEBRAE e ABF apontam que em 2 anos, 27% dos negócios próprios encerram as atividades, e neste mesmo período, apenas 3% das franquias fecham.

Em 10 anos, cerca de 90% dos negócios próprios encerram as atividades, neste mesmo período, apenas 15% das franquias fecham.

Ou seja, o risco ainda existe, porém ele é indiscutivelmente menor no modelo de franchise.

Está claro que investir em franquias é uma decisão bastante promissora — como os próprios números do setor indicam —, porém, para aumentar ainda as chances de sucesso, confira o checklist que preparamos para ajudar você a fazer a melhor escolha:

  • definir um ou dois segmentos entre milhares de opções existentes no mercado;

  • estudar e conhecer mais a fundo o segmento que você escolher;

  • ter total engajamento com o negócio escolhido. Isso porque a escolha de uma franquia não deve ser feita por impulso;

  • conte com o apoio de profissionais especializados, como consultores, também contadores e advogado, a fim de tornar a escolha mais técnica e precisa;

  • converse com outros franqueados da marca escolhida e veja como é o relacionamento entre Franqueador e Franqueados;

  • avaliar o histórico de como tem sido a evolução tecnológica, financeira e comercial da Franqueadora e de suas franquias;

  • avaliar a condição de compra (taxa de franquia), que é paga no início e na renovação do contrato;

  • questionar e avaliar quais as taxas mensais, como royalties, o fundo de propaganda também pago mensalmente, pergunte quais outros custos mensais existem;

  • avaliar custos com os fornecedores homologados;

  • avaliar também os custos fixos;

  • verificar qual o capital de instalação, capital de giro, ROI e previsão do "break even point", cuja tradução é ponto de equilíbrio (termo usado na economia/finanças para avaliar a viabilidade de um projeto;

  • entender melhor sobre o treinamento inicial dado aos novos franqueados. É preciso saber se há custos adicionais para a realização;

  • duração do contrato;

  • saber qual será a área de atuação, se exclusiva ou compartilhada.

Dito isso, agora fica mais fácil abrir a mente e entender como tudo deve proceder para que se encontre as melhores franquias para investir.

Resumindo: compare os modelos de franquias que despertaram seu interesse e avalie bem todas as informações — a exemplo do checklist. Aquela franquia que chegar mais próximo de suas expectativas será a melhor franquia para investir.

As 10 melhores franquias para investir

Ainda não acabamos este post.

Após todas as dicas e informações apresentadas, está na hora de passarmos para a parte prática e efetivamente definir a franquia certa para você.

Para ajudar, a seguir listamos 10 exemplos de negócios tidos como excelentes franquias para investir, e com ótimas opções de investimento.

Continue a leitura e confira quais são!

1. Acqio está entre as ótimas Franquias para Investir

Essa é uma rede de franquias voltada para as soluções em pagamentos para lojistas via máquinas de cartão de crédito e débito. O foco da Acqio está nas pequenas e médias empresas.

O modelo tem o diferencial de ter um baixo investimento inicial — R$ 7,5 mil — e possibilitar o trabalho home based, o qual reduz ainda mais os custos operacionais do negócio.

Hoje a marca já conta com mais de 600 unidades em operação.

2. Chilli Beans: estou na lista das melhores Franquias para Investir, veja porque...

Essa é uma franquia já bastante conhecida e sólida no mercado de moda e acessórios, sobretudo óculos e relógios.

A versatilidade do negócio, que permite o funcionamento em diferentes moldes, como quiosques, lojas compactas e lojas convencionais, faz dessa uma franquia bastante promissora e adaptável.

Com investimentos variáveis, o empreendedor pode ter um negócio de fácil instalação e baixo custo de manutenção, além de vender um produto com bastante aceitação no mercado.

3. Acqua Zero como boas Franquias para Investir

O nicho de atuação dessa franquia é bastante inovador: a limpeza ecológica e estética automotiva praticamente sem a utilização de água. Fundada em 2009, o negócio tem um mercado com um grande potencial a ser explorado.

Um dos atrativos dessa franquia é o baixo investimento inicial — de R$ 6 mil a R$ 55 mil —, variando conforme o modelo de negócio, além do forte apelo pela sustentabilidade, fator crucial nos negócios do futuro.

4. Cacau Show não poderia ficar de fora das melhores Franquias para Investir

Em 2017, essa foi considerada a terceira maior franquia do Brasil, contando com 2081 unidades em todo o país.

Atuante no mercado de chocolates finos desde o ano de 1988, a empresa já se consolidou no mercado e, hoje, oferece uma série de atrativos aos franqueados e futuros empreendedores.

O investimento inicial é bastante adaptável — entre R$ 24 mil e R$ 170 mil —, variando conforme o modelo e o porte do estabelecimento que se pretende inaugurar.

5. Fini é mais uma opção entre as boas Franquias para Investir

Também bastante conhecida pelo público em geral, a Fini é uma franquia voltada para o mercado de balas, doces, gelatinas e guloseimas em geral.

 A empresa possui uma presença mundial, atuando em mais de 80 países.

No Brasil, suas atividades se iniciaram em 2001, e desde então o crescimento foi significativo.

6. Nutricentral boas opções de franquias para investir em alimentação saudável

Com foco em alimentação saudável, segmento em plena expansão, a Nutricentral também é exemplo de bom negócio.

Fundada em 2004, a empresa era especializada em produtos naturais e com uma grande trajetória de crescimento.

No ano de 2017 iniciou suas atividades como franquia, já contando com um know-how amplo nesse nicho e um mix de produtos e marcas bastante atrativo.

Saiba mais sobre o mercado de franquias

7. Love Brands entrou na lista das Melhores Franquias para Investir em cidades menores

A empresa foi criada em 2012 e logo se tornou uma franquia.

O nicho de atuação é o de presentes, no qual existe uma alta demanda, especialmente em datas comemorativas, como natal e dia dos namorados.

O diferencial do negócio está na versatilidade e qualidade dos produtos oferecidos ao público, além das vantagens voltadas para o empreendedor, como o baixo custo operacional, alta rentabilidade e mercado promissor, especialmente em cidades com até 200 mil habitantes — foco da empresa.

8. Mundo Verde são boas franquias para investir no mercado de alimentos naturais

Direcionada ao mercado de alimentos, cuja parcela de participação nos resultados do setor de franchising é o maior, a Mundo Verde figura como uma das melhores franquias para se investir atualmente.

Essa franquia é focada em alimentação saudável e atua há 30 anos, sendo a maior franquia do segmento na América Latina.

No Brasil são mais de 400 lojas fornecendo um mix variado de alimentos, como produtos diet, light, orgânicos, funcionais e muito mais.

Os diferenciais da Mundo Verde estão na versatilidade do empreendimento, que pode ter o formato de um quiosque — com investimento inicial de R$ 88 mil — ou de loja convencional, com um investimento de R$ 160 mil. Além disso tem uma previsão de retorno em 24 meses.

9. Não+Pêlo: boas franquias para investir no segmento saúde, beleza e bem-estar

O mercado de saúde, beleza e bem-estar é um dos mais promissores quando o assunto é franchise.

De 2016 para 2017, o segmento aumentou sua participação no mercado de franquias, passando de 12% para 16%.

Nesse contexto, franquias como a Não+Pêlo são boas alternativas de investimento para o empreendedor que deseja explorar esse segmento.

Atuando desde 2010, o foco da Não+Pêlo está nos serviços e tratamentos estéticos, como a foto depilação e o fotorrejuvenescimento.

Hoje, a empresa conta com 299 unidades em todo o país e está entre as 50 maiores franquias do Brasil, segundo a ABF.

10. Liguesite está na lista das excelentes Franquias para Investir

Com um modelo de negócio alinhado com as tendências do mercado e do consumidor atual, a Liguesite é, sem dúvida, uma excelente opção de investimento quando o assunto é franquia.

Veja mais detalhes de Como trabalhar com marketing digital!

A Liguesite é uma marca conhecida desde 2011 no franchising mundial. O negócio oferece aos seus clientes serviços singulares e extrema demanda no contexto atual dos negócios virtuais, tais como:

No início das suas atividades, em 2002, a Liguesite era uma agência de marketing digital. Hoje são mais de 100 unidades atuando com uma marca consolidada e uma gama de serviços de alta qualidade, personalização e focados em resultados.

A franquia Liguesite demanda um investimento inicial de R$ 35 mil até R$ 60 mil, o qual tem um tempo de retorno estimado de 12 a 24 meses. A margem de lucro fica entre 35% a 77%.

A empresa ainda oferece todo o suporte necessário ao franqueado, com serviços como:

Além disso, a empresa é a única do setor que conta com sistemas exclusivos e próprios como:

Foi com todo esse arsenal que um ex-vendedor de livros faturou muito com as franquias Liguesite, veja o caso real:

Ex-vendedor de livros faturou MEIO MILHÃO

 

Qual a Melhor Franquia para Investir, você sabe responder?

Lembre-se de que embora o mercado de franchising esteja em alta e existam franquias muito boas para se investir, como as que citamos, os resultados do negócio podem e vão variar entre os franqueados.

Isso porque o esforço, dedicação e trabalho do empreendedor também tem um forte impacto nos rumos da empresa.

Existem muitos desafios a serem vencidos para que o negócio obtenha sucesso. ESFORÇO sem talento, sempre vai ganhar de talento sem ESFORÇO.

E agora já sabe encontrar as Melhores Franquias para Investir?

Com o objetivo de abrir sua mente e entender de vez como encontrar as melhores franquias para investir, vamos concluir nosso artigo, e diante dessa ideia de personalização, escreva o que você procura, compare os modelos de franquias a serem analisados e observe todas as informações pesquisadas.

Aquela franquia que chegar mais próximo de suas expectativas será a melhor franquia para investir.

 

Então, agora que já sabe como escolher e quais são as melhores franquias, está na hora de tomar a decisão mais prudente. Entre em contato diretamente com nosso Diretor Wallace Castro e tenha a certeza que a Liguesite pode ser uma ótima opção de franquia para você!

Se você gostou do artigo e acha que ele pode ajudar outras pessoas a entenderem quais são as melhores franquias para investir, deixe seus comentários, curta e compartilhe!

Aficionado por empreendedorismo, graduado em Tecnologia, Marketing e Economia, já geriu áreas comerciais de diversas empresas de tecnologia, participa como voluntário do ITFB e ICM, atualmente é o Diretor Comercial e Marketing da rede de Franquias Liguesite.

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

[email protected]

© 2018 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.