Meta Description

: entenda como ter mais resultado com estratégias de SEO
Exemplo de Meta Description

Por Comunicação Liguesite. Postado em 23/08/2018. Última atualização em 23/08/2018.

Tempo estimado de leitura: 19 minutos.

Ter resultados com o Marketing Digital requer uma série de conhecimentos a cerca das inúmeras estratégias que precisam ser consideradas em SEO. Entre elas, a correta utilização da Meta description é uma que precisa de atenção visto que muitos negócios deixam passar a oportunidade de fazer tal criação de modo mais competitivo e também mais competente.

Mas, você sabe o que é meta description, como e onde usá-la? Se para você o termo é novo ou completamente estranho já que não sabe localizar dentro do seu negócio e de sua estratégia onde este pequeno texto está, fique sabendo que este é o artigo certo para você.

Mais do que entender o que é meta description, ao longo deste conteúdo você verá:

  • O que é Meta description?
  • Como funciona a Meta description?
  • Por que a Meta description é importante nas estratégias de SEO?
  • Como fazer uma excelente Meta description?
  • Onde usar a Meta description?
  • 5 erros para evitar na Meta description.

Veja em que e como melhorar quando o assunto é se destacar no mercado virtual e torne-se uma importante referência dentro do seu ramo hoje mesmo!

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O que é Meta description?

Antes de apresentar dicas sobre o que fazer e o que não fazer na sua meta description, é necessário que você saiba exatamente de que trata essa estratégia.

A meta description nada mais é do que um tipo de código HTML responsável por resumir o conteúdo abordado na página. Essencial por diferentes motivos, essa estratégia possui alta relevância junto aos robôs de busca apesar de não ser um fator de ranqueamento.

Como funciona a Meta description?

Toda página publicada possui uma meta description seja ela colocada por quem fez a página, ou automaticamente pelo buscador (Google, Bing, Yahoo...).

O que diferencia o bom resultado que é alcançado por algumas em relação às demais é a edição desse espaço. Ao invés de deixar o texto no modo automático, é possível fazer a edição da meta description a fim de tornar o conteúdo mais relevante e claro para o usuário, ficando desta forma mais propenso a bons resultados.

Para fazer essa alteração é necessário, entretanto, encontrar a parte do código HTML que diz respeito a esse espaço, sendo que geralmente estará desta forma:

< meta name=”description” content=”xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx“ >

Ao encontrar a tag de referência, substitua o espaço com “xxxxxx” no exemplo por um texto resumido, planejado e bem elaborado para se destacar a partir dessa aplicação de SEO.

Vale lembrar que para quem usa um programa para criar sites como o Liguespeed isso é bem mais intuitivo.  

Por que a Meta description é importante nas estratégias de SEO?

“Mas, esse pequeno texto realmente faz diferença na estratégia SEO?”, você pode estar se perguntando e a resposta é “SIM!”. Na verdade, faz toda a diferença. Especialmente devido ao fato de que poucos se preocupam em ir além, ter esse cuidado poderá render bons resultados.

Confira os três fatores que reafirmam a importância em estruturar bem sua meta description:

Ela descreve resumidamente o conteúdo da página

Esta é a Era da Agilidade. As pessoas, especialmente os internautas, querem e procuram por informações que já estejam mastigadas e que sejam apresentadas de forma simples. Pensar por tempo demais não é uma característica comum em quem está do outro lado da tela.

Ao criar uma meta description considerando as dicas que serão apresentadas aqui, sempre de forma resumida, você entrega justamente o que o internauta procura: Agilidade. A partir de uma leitura rápida e dinâmica ele pode concluir se entrar na sua página é a melhor opção para o seu momento. E é justamente isso o que você quer e o que o seu negócio precisa, certo?

É um tipo de propaganda direta

Outro ponto que demonstra a gigantesca importância da meta description é que ela consiste em uma propaganda simples, rápida e bastante direta. Seu objetivo é apenas um: Se destacar e atrair potenciais leads para o endereço do link em questão.

Melhora a taxa de cliques e visitas

E o resultado dos tópicos anteriores é apenas um e também o principal para quem tem um negócio virtual como você: Melhorar a taxa de cliques e de visitas ao seu espaço interno!

É a partir da melhora expressiva nesses resultados que se percebe também melhoras que impactam diretamente no caixa da sua empresa. Afinal, quanto mais pessoas conhecem e se envolvem com o negócio, maiores as chances de que vendas e contratações aconteçam.

Como fazer uma excelente Meta Description?

Depois de descobrir o quanto é importante atentar-se a esse pequeno espaço que resume o conteúdo da página, é provável que você queira saber como fazer uma excelente meta description, não é mesmo? Quais são os cuidados, as dicas e as melhores estratégias?

Veja a resposta logo a seguir com um passo a passo para essa criação:

Honestidade e objetividade

O primeiro passo para criar uma meta description de sucesso é ser honesto e objetivo com o seu leitor.

Faça um resumo verdadeiro sobre o que tem na página de destino para gerar um interesse que posteriormente será saciado.

Procure despertar o interesse

Por falar em interesse, procure despertá-lo no leitor através de uma criação dinâmica que instigue o internauta a querer ler e saber mais sobre o assunto em questão. Mostre, na meta description, porque o leitor precisa do conteúdo e em que ele irá ajudá-lo.

Use algum tipo de CTA

A meta description só será completa se tiver um CTA, ou seja, um call-to-action. “Mas, qual CTA pode ser usado neste espaço?”, você pode estar se questionando. Pois bem, basicamente todos os tipos. Pode ser um convite para continuar a leitura, para conhecer mais detalhes sobre o produto ou serviço ou uma indicação para baixar um conteúdo, como um E-book.

Veja mais dicas sobre CTA

Que tal usar gatilhos mentais na Meta description?

Uma estratégia que não pode passar batida na criação da meta description é a oportunidade de usar gatilhos mentais neste pequeno espaço.

Crie a sensação e sentimento de escassez, de novidade e tantos outros mais que estão disponíveis para serem usados em Marketing Digital.

Faça testes para melhorar continuamente

Por fim, procure melhorar suas metas descriptions de modo contínuo. Primeiramente, ouse lançar vários tipos diferentes, e depois avalie quais estruturas deram mais certo, ou seja, tiveram melhores resultados, e invista nelas.

Onde usar a Meta description?

Pronto para criar as melhores meta descriptions para os seus conteúdos? Antes de sair atualizando suas páginas, vale a pena entender ainda onde essa estratégia pode ser usada, afinal fique sabendo que vai além do código HTML.

A seguir estão destacadas três exemplos de utilização desse pequeno texto. Entenda como aproveitar melhor a meta description:

Nos resultados dos sites de busca

Meta description nos resultados de pesquisa

Quando se fala em meta description o primeiro exemplo de uso que vem a mente é nos resultados dos sites de busca, como o Google. Na imagem, é possível ver um modelo, usado pelo Blog da Liguesite.

Como se vê, há um pequeno resumo sobre o que o internauta pode encontrar ao clicar neste link. Também é possível notar o uso de palavras-chave como “Conteúdo” e “Marketing Digital” neste pequeno resumo feito.

Vale lembrar que, apesar de não ajudar no ranqueamento, como divulgado pelo Google no ano de 2009, a correta estrutura da meta description ajuda na indexação dos robôs deste mecanismo agregando valor ao endereço de destino como um todo.

Aprenda mais Como aparecer no Google

Nas redes sociais

Meta description nas redes sociais

Outro bom exemplo de utilização da meta description é nas redes sociais como na imagem que direcionava o usuário para o texto Mix de produtos: Como vender produtos digitais na sua agência.

Hoje, boa parte dos internautas chegam até a sua página a partir de sites como Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.

Como bem se sabe, o público que frequenta esses ambientes virtuais não deseja perder tempo com conteúdos maçantes e querem objetividade. Quer melhor isca do que uma meta description bem estrutura para convidar o usuário a ir até o seu endereço virtual?

Usando sempre uma imagem atrativa para chamar a atenção desde o começo, esse conjunto, ou seja, imagem e meta description, poderá render ótimos resultados para o empreendimento como um todo. Invista!

E-mail marketing e Newsletter

Outra forma de usar a meta description criada é enviando-a para a sua lista de clientes e amigos através do e-mail junto com o link para leitura. Aliás, essa estratégia é bastante comum para as páginas que utilizam a estratégia de manter e enviar Newsletters como forma de engajar e manter o público sempre mais perto.

Vale a pena caprichar muito e usar tudo o que já foi mencionado até aqui na meta description para tornar o clique do internauta algo inevitável, uma consequência natural após o término da leitura dessas poucas palavras.

5 erros para evitar na Meta description

Você já sabe exatamente o que é meta description, descobriu como funciona e porque esse é um cuidado tão importante em SEO. Que tal conferir agora quais são os erros mais comuns na formulação e uso dessa estratégia?

A seguir estão elencados 5 descuidos frequentemente encontrados nas páginas. Atente-se para não incorrer em nenhum deles:

Apresentar uma propaganda falsa do conteúdo

Sua meta description ficou excelente e não tem como o internauta não clicar, afinal, com certeza ele encontrará o melhor conteúdo na sua página. Que bom! Agora realmente cumpra toda essa expectativa. De nada adianta apresentar algo que depois não será cumprido.

A propaganda falsa é uma das âncoras que podem afundar o seu negócio virtual. Se muitas pessoas começarem a acessar o conteúdo e sair em sequência, os mecanismos de busca passarão a diminuir a sua qualidade e sua página cairá tanto no ranqueamento quanto nos resultados finais.

Preste atenção e capriche de forma geral!

Deixar de usar a Meta description

Outro erro que ainda é comum mesmo com toda a importância da meta description é simplesmente deixar de usar essa estratégia. Apesar de existirem muitas indicações para melhorar o SEO da sua página e conteúdo, não fique achando que alguns podem ser simplesmente eliminados sem prejuízo.

Cada ponto conta no resultado final do seu empreendimento e por isso mesmo é indispensável atentar-se a cada uma das estratégias. Procure não deixar nenhuma delas de fora, certo?

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Esquecer-se da palavra-chave

Uma das composições que não pode ficar de fora do texto resumido desse espaço é a palavra-chave. Indispensável também no título dos artigos, na URL das páginas, text-alt das imagens e no corpo do texto, deixá-la de fora da meta description significa perder a oportunidade de ter melhores resultados.

Acrescente sempre a palavra-chave principal neste resumo e ainda encontre espaço para as secundárias quando for possível. Lembre-se de que os robôs do Google e demais mecanismos indexarão melhor o seu conteúdo a partir de tais cuidados.

Falta de apelo e informação

Existem duas coisas que são básicas e que devem estar na meta description, são elas: o apelo e a informação. O apelo pode ser o uso do CTA, que anteriormente já foi mencionado neste conteúdo.

A informação, por sua vez, diz respeito a um resumo eficiente em que o leitor possa entender o que de fato lhe será apresentado no link. Fuja das criações que não dizem “nada com nada”.

Meta description excessivamente longa

Por fim, a meta description deve ser curta, algo em torno de 140 a 180 caracteres tal como no Twitter, uma coisa realmente rápida. Não exceda a este tamanho!

Caso faça isso, descaracterizará sua meta descripton e, nos mecanismos de busca, ela ficará cortada, uma forma nada atraente para convencer alguém a acessar a sua página, não é mesmo?

Agora que você sabe absolutamente tudo sobre o processo de criação da meta description é importante lembrar que contar com profissionais experts em Marketing Digital sempre é a melhor alternativa para se destacar no mercado. Como são muitos os detalhes a se levar em conta, garantir que nada passe batido é a melhor alternativa para ter sucesso!

A Liguesite é referência quando o assunto é criar, formatar e manter as melhores páginas, sejam elas lojas virtuais ou blogs. Aproveite para otimizar sua estratégia virtual, melhorar sua meta description e também seus resultados. Entre em contato com nossos profissionais.

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