Principais Métricas do Google Analytics que você precisa acompanhar!

Métricas do Google Analytics

Por Comunicação Liguesite. Tempo estimado de leitura: 9 minutos.

As Métricas do Google Analytics são fundamentais destinadas para pessoas que precisam compreender melhor quem é o público que visita seus sites, assim como mensurar os resultados de ações de marketing.

Por meio das métricas variadas e muito abrangentes, os recursos oferecidos permitem acompanhar quanto tempo o usuário está gastando nas páginas, o volume de visitas por períodos de tempo, assim como os números relativos às conversões e até mesmo de faturamento de um site criado para ser uma loja virtual.

Se você quer saber tudo sobre as Métricas do Google Analytics e como extrair o máximo dessa ferramenta continue lendo nosso post.

Logo a seguir trazemos os pontos mais importantes. Confira!

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Métricas do Google Analytics

Além de permitir que sejam criados relatórios personalizados por meio de dados o Google Analytics conta com mais de 500 métricas distintas.

Todos os dados gerados (gráficos e relatórios) podem ser usados para o monitoramento do site.

Eles também ajudam a ter insights sobre o conteúdo que é veiculado.

Por exemplo, é possível saber se a estrutura do site está sendo ou não interessante para o usuário ou quais tipos de conteúdo estão atraindo mais os visitantes.

Métricas do Google Analytics: 1. Visitas e visitantes

Primeiro é preciso diferenciar visitas de visitantes.

O número de visitantes se refere a quantidade de pessoas que visitaram o site sendo que não é considerada a quantidade de vezes que a mesma pessoa fez isso.

Já o número de visitas aponta a quantidade de vezes que o site foi acessado e não considera a quantidade de pessoas.

Isso quer dizer que se um único usuário acessar o site cinco vezes em um mesmo dia, o Google Analytics irá registrar 1 visitante e 5 visitas.

Essa métrica tem uma relevância significativa.

Por exemplo, ao observar que o número de visitas e visitantes permanece o mesmo chegamos a conclusão de que o site já não está atraindo novos usuários. Ou ainda que são sempre as mesmas pessoas quem acessam o endereço eletrônico.

Métricas do Google Analytics: 2. Tempo no site

O Tempo no site (Time on site) é uma das métricas mais utilizadas do Google Analytics.

Ela diz respeito a média de tempo que os visitantes permaneceram dentro do site.

É possível saber até mesmo se a página está agradando ou caindo em termos de atratividade.

Por exemplo, se o site registrava um percentual x e o valor começou a cair pode ser indício de que alguma coisa não está bem.

Métricas do Google Analytics: 3. Comportamento

Ao acessar a aba Comportamento é possível saber o que os usuários estão fazendo enquanto acessam o site.

Entre os dados que podem ser levantados estão quais páginas foram mais acessadas.

O Google Analytics também apresenta informações em gráficos. Nessa situação é exibido um gráfico apontando quais foram os passos dos usuários assim que entraram no site.

Métricas do Google Analytics: 4. Taxa de rejeição

Essa métrica diz respeito àquelas sessões que não indicaram nenhuma interação com o conteúdo da página.

A taxa de rejeição sempre existirá em qualquer site por melhor e mais útil que ele seja.

Mas deve-se acompanhar de perto esses dados uma vez que quanto mais alta for a taxa pior é para o site.

Por exemplo, imagine um blog em que o usuário acessa lê um post e depois fecha a página sem passar mais tempo navegando entre outros conteúdos.

Métricas do Google Analytics: 5. Visualização de página

Essa métrica indica quantas páginas do site foram de fato visitadas.

Analisando os dados dessa métrica é possível desenvolver ações para otimizar o site como um todo.

Entretanto, vale lembrar que aquilo que foi útil para um site pode não ser para outro até porque a proposta de cada um na internet é única.

Por isso, quando alguma ação tiver que ser tomada é preciso considerar a proposta do site analisado e não o que outro site fez e funcionou.

Métricas do Google Analytics: 6. Origens de tráfego

O Google Analytics consegue apontar a origem do tráfego que chega ao site.

Para fazer isso ele considera uma variedade de fontes: campanhas (CPC), links externos, tráfego direto e busca orgânica, por exemplo.

Analisando cada caso é possível identificar de onde está vindo a maior quantidade de visitantes do site.

Também é possível definir ações para aperfeiçoar aquelas fontes que não estão indo muito bem.

Métricas do Google Analytics: 7. Tempo de carregamento

Diminuir o tempo de carregamento do site é fundamental para que o visitante não se decepcione e procure outro endereço.

Essa métrica, se muito bem aplicada e aliada com as outras que apontamos, ajuda a compreender o desempenho da página.

Vale lembrar que grande parte do fluxo tem como origem dispositivos móveis e nem sempre a internet da operadora ajuda.

Nesses casos, é ainda mais fundamental que o site seja otimizado para carregar cada vez mais rápido.

Métricas do Google Analytics: 8. Páginas / telas por sessão

Nessa métrica é possível saber se o usuário de fato está consumindo o que o site oferece.

Para isso é apresentado o número de páginas navegadas em uma mesma sessão.

Métricas do Google Analytics: 9. Relatórios personalizados

Outro recurso interessante do Google Analytics é permitir que os relatórios sejam personalizados.

Isso é uma praticidade extra que facilita a análise dos dados de forma mais acertada.

Por exemplo, é possível filtrar informações por meio de dados de navegação ou demográficos.

Assim é possível saber como determinado grupo se comporta. Imagine que estamos falando sobre uma loja virtual, por meio desse recurso podemos saber em qual Estado estão os usuários que mais compram.

Métricas do Google Analytics: 10. Conversões

Com essa métrica será possível analisarmos quais os posts ou conteúdos estão gerando mais conversões.

Por exemplo, os usuários estão baixando mais material rico ou comprando e contratando mais serviços ou produtos.

Métricas do Google Analytics: 11. Direct

Por meio desse recurso temos informações exatas sobre quantas pessoas digitaram o nome do site diretamente no navegador.

Isso indica outro dado: geralmente quem faz isso são usuários que já conhecem o site ou já ouviram falar dele.

Conforme vimos até aqui o que não falta no Google Analytics são métricas e recursos que podem contribuir de forma efetiva para vários aspectos envolvendo as funcionalidades mais básicas até as mais avançadas de um site.

Seja estratégico, conecte-se.

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