Mobile friendly

para seu Site ou Loja Virtual
Mobile friendly

Por Comunicação Liguesite. Postado em 04/12/2018. Última atualização em 04/12/2018.

Tempo estimado de leitura: 11 minutos.

Você sabia que desde 2016 o mobile vem superado o uso do computador quando o assunto é navegar na Internet? 

O uso do dispositivo móvel começou a crescer desde que Steve Jobs apresentou o iPhone, também conhecido como iPhone Original ou iPhone 3G, em 2007. Esse pequeno aparelho tornou-se uma ferramenta fundamental de comunicação, entretenimento e também de trabalho. 

A forma como a sociedade passou a usar essa tecnologia mudou principalmente como as pessoas consumiam conteúdos e navegavam na Internet. Tudo o que conhecíamos precisou ser totalmente modificado para se adaptar às telas pequenas dos aparelhos. 

Sites, blogs, portais de notícias e lojas virtuais passaram por uma otimização para oferecer uma boa experiência ao usuário. Foi aí que começou a surgir a preocupação com o ambiente virtual e com o fato deles serem ou não mobile friendly, ou seja, amigáveis para celular. 

Quanto ao comércio eletrônico é necessário saber que: 

  • 15% de todas as vendas nas lojas virtuais são feitas a partir de um dispositivo móvel; 

  • 57% dos clientes dizem que não recomendam uma empresa cujo site não é Mobile friendly; 

  • 30% dos compradores que usam um dispositivo móvel tendem a abandonar a compra no meio da transação caso a experiência não seja otimizada; 

Boa parcela dos compradores que realmente usam um smartphone ou um tablet para realizar uma compra, buscam uma excelente experiência.  

CONTINUAR LENDO
 

Quando falamos em mobile friendly estamos pensando na empatia. Tudo o que é feito na Internet deve ser guiado com o objetivo supremo de oferecer as melhores experiências para as pessoas que navegam na Internet, seja pelo tradicional computador, um notebook, tablet ou smartphone. 

O que é o conceito Mobile friendly? 

Os dispositivos móveis já mudaram o mundo e são responsáveis pela maior parte dos acessos à Internet. 

É cada vez mais raro não ver pessoas usando um smartphone para pesquisas, mandar mensagens, realizar uma compra, solicitar transporte, acessar o banco, pagar contas e muito mais.  

Em 2017 no Brasil, o número de smartphones se igualou ao número de habitantes. Hoje, com certeza o número de aparelhos já ultrapassa o número de pessoas no Brasil.  

Esses dados apenas comprovam a popularidade desse gadget e mostra que é necessário pensar nele quando o assunto é marketing digital. 

Seja na criação de sites, portais de notícias ou lojas virtuais, é importante pensar no design para mobile. 

Os usuários precisam de sites que funcionem em qualquer tamanho de tela, que sejam inteligentes quanto a sensibilidade ao toque, tenham praticidade de navegabilidade e principalmente pela velocidade de carregamento rápido

O que seu site precisa para ser compatível com dispositivos móveis? Vamos ver ao longo desse texto. 

O que torna um site mobile friendly? 

Já sabemos que para um site ser considerado Mobile friendly ele precisa ser compatível com dispositivos móveis. É algo projetado, desenvolvido e otimizado para que os usuários possam acessar um site em uma tela bem menor que o de um computador sem se sentir desconfortável. Pode parecer algo muito simples, mas acredite, é muito mais complexo do que você imagina. 

Os usuários basicamente querem: 

  • Um conteúdo de fácil leitura: quando um site não é mobile friendly o conteúdo e as imagens ficam muito pequenas. As pessoas ficam frustradas quando não conseguem ler aquilo que desejam. 

  • Interatividade com o toque: não existe mouse no celular, por isso tudo é feito com os dedos ou o uso de uma caneta especial. O site precisa responder na mesma hora em que as pessoas tocam a tela dos seus celulares. 

  • Menus simples e interativos: uma coisa é fato, as pessoas gostam de bater o olho e ter uma espécie de epifania, ou seja, mexer no site sem precisar de nenhuma instrução. 

  • Praticidade na leitura em qual qualquer tela: o primeiro acesso ao seu site ou loja virtual pode ser feito pelo celular. O próximo acesso pode ser feito pelo tablet ou computador. O visual não pode ser muito diferente a ponto do usuário ficar confuso. 

Para resolver todos esses problemas, os sites e lojas virtuais devem ser dimensionadas para se adaptar ao dispositivo em que o conteúdo está sendo acessado.  

Confira alguns itens fundamentais para o seu site ser considerado amigável. 

Responsividade 

Um site responsivo é um site camaleão. Ele se adapta em qualquer formato de tela. Seja ela muito retangular ou quase quadrada. Grande ou pequena. Se o seu site não for responsivo, já tenha em mente que o Google vai prejudicar o seu ranqueamento durantes as pesquisas. 

Tudo o que o Google quer é mandar os usuários para sites que sejam agradáveis, que ofereçam as melhores experiências durante a navegação. 

Um site que não é responsivo pode prejudicar e muito seu negócio no final.  

Por isso anote em sua lista: sites e lojas virtuais devem se adaptar em qualquer formato de tela, especialmente para os celulares. 

Fontes legíveis 

Se você estiver em processo de criação de um site ou sua loja virtual tenha cuidado com a escolha das fontes. Sabemos que você quer aquela fonte que combina com a personalidade do seu negócio. Mas lembre-se que o site pode até ser seu, mas não foi feito para você.  

Escolha fontes legíveis. Evite as fontes muito trabalhadas ou até mesmo aquelas fontes muito grossas que são impossíveis de leitura. 

Lembre-se: a fonte certa é aquela que facilita a leitura. Pode ter certeza que você não vai errar. 

Formatação dos blocos de conteúdos 

A maneira como os blocos de conteúdos são distribuídos em um site pode afetar a interatividade.  

Pense, junto com a sua equipe de criação, em maneiras inteligentes de distribuir o conteúdo na tela. Seja imagens, textos, banners e botões.  

Display de mídia otimizado 

As mídias já fazem parte da rotina de qualquer pessoa. Vídeos, imagens e GIFs complementam conteúdos, vendem produtos, otimizam processos.  

Por isso é fundamental ter um display de mídias otimizado em seu site

Para um site mobile friendly é necessário que ele se adapte à tela e não fique maior.  

Além de melhorar a velocidade de carregamento, pode ter certeza que qualquer pessoa que acessar seu site vai poder assistir às mídias sem problemas. 

Dica 

Digite apenas “mobile friendly” nas buscas do Google. O primeiro resultado que vai aparecer é um campo para você incluir seu site.  

O Google fará uma leitura completa do seu espaço digital e no final,  

Cada segundo que um visitante, lead ou clientes passa dentro de um site é muito importante. Por isso é fundamental que você faça cada um desses segundos valer a pena.  

Tudo que envolve a Internet está diretamente ligado a experiência. Não pense duas vezes na hora de encontrar as melhores estratégias para o seu visitante voltar outras vezes. 

Curtiu o nosso conteúdo de sobre mobile friendly? Se você tiver dúvidas é só deixar um comentário ou mandar um e-mail para [email protected]. Ficaremos felizes em te responder e montar uma parceria com o seu negócio para alcançar os melhores resultados! 

Não deixe de acompanhar as nossas publicações nas redes sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos: estamos no Facebook, no LinkedIn, no Google+ ou no YouTube

Seja estratégico, conecte-se.  

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

[email protected]

© 2018 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.