O que é marketing de conteúdo e por que fazer?

O que é marketing de conteúdo e por que fazer?

Por Artigo de Wallace Castro. Postado em 11/05/2018. Última atualização em 11/05/2018.

Tempo estimado de leitura: 10 minutos.

Nos últimos anos temos acompanhado uma verdadeira revolução dentro do marketing. Novas técnicas surgiram e se mostraram mais efetivas, menos invasivas e com propensão infinitamente maior de trazer mais resultados positivos quando comparadas ao marketing tradicional.

Foi nesse cenário de mudanças que surgiu o marketing de conteúdo, que não somente cresceu como também passou a ser uma realidade dentro do mundo dos negócios.

Estudos e pesquisas são divulgados todos os anos apontando para as estatísticas e garantias de crescimento quando as empresas passam a adotar essa estratégia em seus projetos.

Nesse post trazemos os pontos mais importantes para você ficar por dentro sobre o que é marketing de conteúdo e como pode ajudar a alavancar seus negócios.

Continue a leitura e aproveite todas as potencialidades dessa inovação.

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O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é um conjunto de estratégias desenvolvidas dentro do marketing digital.

A principal finalidade dos métodos adotados é promover o engajamento do público-alvo e o crescimento da rede de clientes e potenciais clientes (leads).

Para isso, o foco das estratégias é concentrado na produção de um conteúdo relevante e que gere valor ao cliente.

Por que adotar o marketing de conteúdo em sua empresa?

Agora que já sabemos o que é marketing de conteúdo vamos alinhar porque devemos usá-lo.

Tomemos o exemplo de um site ou blog usado por uma empresa.

Se o conteúdo ali disponibilizado e veiculado for de caráter educativo e oferecer ao leitor a possibilidade de resolver um problema temos o que chamamos de conteúdo de qualidade. Mas por que adotá-lo?

Simples, ao ter um conteúdo de qualidade o site ou blog ganhará mais autoridade e consequentemente a confiança do usuário visitante, isso aumenta significativamente as chances desse visitante voltar e se tornar um lead qualificado para o negócio.

É importante lembrar que o marketing de conteúdo não está relacionado apenas à compra. Ele também funciona oferecendo ao usuário oportunidades de saber mais sobre aquilo que está buscando.

Mais do que saber o que é marketing de conteúdo, é preciso usar um conteúdo de qualidade nas etapas de inbound marketing é o que vai garantir a geração de mais leads e, como já sabemos, leads qualificados tornam-se clientes ativos e usuários dos seus produtos e serviços.

Custo de aquisição de clientes menor

Ao contrário do que ocorre com o marketing tradicional é possível atrair novos clientes com uma facilidade muito maior.

Com isso, o time comercial terá menos trabalho para iniciar e conseguir fechar uma venda.

No final do processo os gastos para que o novo cliente de fato surja é bem menor. E isso somente é possível devido ao fato de que no marketing de conteúdo os consumidores são educados e conduzidos pelas etapas do funil de vendas até que estejam definitivamente prontos a serem clientes ativos.

Ou seja, o setor comercial só entrará em contato com o cliente quando ele estiver pronto para fazer as compras. Logo, menos custos.

Gerar mais valor para o cliente e educar o mercado

Em boa parte das situações o público-alvo não sabe exatamente em que tipo de mercado tal empresa está inserida e isso gera dúvidas como, por exemplo, qual a utilidade dos produtos vendidos por ela.

Ao produzir um conteúdo de qualidade que leve ao possível cliente uma solução, uma resposta, ou o ensine algo que precise saber antes de tomar uma decisão por conta própria, há uma geração de valor para ele e consequentemente uma educação.

Ao ter um conteúdo de qualidade a satisfação do cliente vai aumentar, uma vez que quando chegar à compra estará consciente de como usar da melhor maneira possível o produto ou serviço oferecido pela empresa.

Mais eficácia na geração de vendas

O aumento do número de vendas com o marketing de conteúdo está intimamente ligado ao fato de que aqui toda a produção tem como objetivo gerar leads e guiá-los no decorrer de todo o processo de compra.

Ao fazer isso o cliente já está completamente a par do que lhe é apresentado e dificilmente desiste da compra na hora ‘H’.

Trabalha um relacionamento contínuo com os clientes

Não é tendência ou uma estratégia passageira, é um fator fundamental que empresas que pretendem ser sólidas e continuar a crescer no mercado invistam no relacionamento com o cliente e preferencialmente, quanto mais próximo, melhor.

É aí que entra o marketing de conteúdo com um papel importante: ele não visa apenas a construção do relacionamento, mas também a geração de comprometimento e uma proximidade tal que o cliente estará ‘anestesiado’ contra possíveis investidas dos concorrentes.

Tráfego orgânico

Ao dispor de um conteúdo de qualidade, relevante e que gere valor temos uma das melhores receitas para a geração de tráfego orgânico.

Afinal, quem não quer que seu site apareça na primeira página do Google e possa ser encontrado por qualquer pessoa? Perceba que aqui o tráfego orgânico está relacionado à produção de conteúdo de qualidade. Ou seja, se o que for produzido for não for bom dificilmente os resultados serão positivos.

Se você ainda dúvida veja esse case de sucesso, onde uma empresa aumentou 1500% o seu faturamento.

Promove o aumento do engajamento da marca

Com um conteúdo de qualidade (vídeo, blog posts, etc.) é possível estreitar os laços e criar um relacionamento cada vez mais próximo e o melhor, com um público selecionado. Isso nos levará a um aumento de interação entre pessoas e empresa gerando o engajamento.

A consequência mais visível disso serão os clientes que se tornarão evangelizadores da marca a recomendando e não raro, a defendendo.

Por fim, o marketing de conteúdo ainda traz um benefício fundamental para qualquer investimento: as métricas.

Afinal, sem saber o que de fato está saindo bem e gerando resultados, dificilmente será possível trabalhar em novas estratégias para corrigir e melhorar a situação.

As métricas trabalhadas dentro do marketing de conteúdo abrangem todos os pontos, dos mais básicos aos mais avançados dentro da estratégia adotada.

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Agora se você precisar de ajuda para implementar uma estrutura de marketing digital, ou simplesmente se desejar fazer o seu negócio crescer, fique à vontade para falar conosco.

A missão das Franquias de Sucesso é juntos conectar pessoas ao seu negócio por meio da internet!

Aprendeu o que é marketing de conteúdo? Então seja estratégico, conecte-se.

Aficionado por empreendedorismo, graduado em Tecnologia, Marketing e Economia, já geriu áreas comerciais de diversas empresas de tecnologia, participa como voluntário do ITFB e ICM, atualmente é o Diretor Comercial e Marketing da rede de Franquias Liguesite.

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