Open source: uma aula prática e rápida sobre o assunto!

open source

Por Comunicação Liguesite. Postado em 12/08/2018. Última atualização em 12/08/2018.

Tempo estimado de leitura: 6 minutos.

São tantos os termos usados dentro do universo digital que inevitavelmente ficamos em dúvida sobre em que apostar e investir.

Com tantas modernizações e estratégias a única certeza que se tem é que para ser destaque no mercado é indispensável ficar atento, não é mesmo? Mas, será que você já sabe tudo? Já ouviu falar em Open source, por exemplo?

Conceito que de novo não tem absolutamente nada, a "embalagem" open source foi criada em fevereiro de 1998.

Se você não sabe o que é Open source e para que ele serve, este post vai lhe ajudar bastante.

Valendo a pena entender o tema, continue lendo e descubra se o seu negócio precisa ou não deste recurso.

CONTINUAR LENDO

O que é Open source?

Mais um termo inglês que faz parte do cotidiano de empreendedores que têm seus negócios na internet, a tradução literal do termo Open source é simples, “Código aberto”.

Mas, o que significa isso e como o Open source influencia no seu espaço virtual?

Como vimos acima ele surgiu na década de 90, esse conceito foi responsável pelo desenvolvimento de muitos softwares que hoje são incrivelmente importantes e conhecidos no mundo todo.

E uma das definições de Open source ressalta que ele nada mais é do que um software livre!

Esse código aberto é uma fonte que pode ser modificada, inspecionada e até mesmo aprimorada por qualquer pessoa.

E, uma vez que não possui um custo para uso, os usuários que se utilizam do Open source tendem a investir mais em serviços e recursos diversos.

Mas não se engane, quem entra nesse mundo precisará com certeza de muito conhecimento.

O que tem de diferente?

Nos demais softwares apenas os proprietários e criadores do mecanismo podem fazer melhorias e alterações, enquanto no modelo código aberto isso está ao alcance de todos.

Esse controle exclusivo, conhecido também como código fechado garante a segurança e a estabilidade do seu software de trabalho. E é evidente que você se sentirá mais seguro por saber que apenas os criadores do pacote poderão trabalhar nele, não é mesmo?

No código aberto, entretanto, é disponibilizado um código-fonte que possibilita as alterações por todo e qualquer usuário que entenda do assunto e esteja disposto a fazer uma nova sequência de dados.

Qual a sua finalidade?

A finalidade de ter um software Open source é de restringir um pouco o investimento inicial destinado ao programa. Mas, vale lembrar, essa economia feita no início posteriormente deve ser utilizada para incrementar o software com recursos e ferramentas que são pagas, ou até mesmo em treinamentos e consultoria.

O código aberto é interessante tanto para programadores quanto para outros públicos, entretanto é necessário entender o que é e como utilizar o código-fonte para não por em risco o funcionamento do seu software.

Outro ponto importante de destacar é que alguns desses softwares exigem que as melhorias feitas no programa sejam repassadas a todos os demais usuários. Ou seja, se o programador do seu negócio criar algo esplêndido a partir de um código aberto, essa estrutura poderá ser compartilhada com outras empresas que podem ser, inclusive, seus concorrentes.

Tipos de Open source na criação de sites:

Existem alguns tipos de Open source disponíveis para a criação de sites e plataformas.

O Wordpress, por exemplo, é um modelo bem utilizado na hora de criar um ambiente virtual. Ainda assim vale destacar que existem outras opções tais como o Drupal e o Joomla!

Em dúvida sobre apostar no Open source ou seguir com um código fechado?

Pois bem, assim como você outras pessoas se questionam sobre o que é melhor na hora de criar seu site. A resposta varia muito conforme a visão de cada empreendedor!

Entretanto, a Liguesite não trabalha com o modelo Open source. Pelo contrário, cria um projeto completamente novo e bem estruturado para cada um de seus clientes.

Longe de passar por imprevistos aos quais os usuários de código aberto estão sujeitos, é uma forma de profissionalizar e otimizar o seu empreendimento do começo ao fim. Saiba mais!

Gostou do nosso artigo sobre Open Source? Então acompanhe nosso trabalho nas redes sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos: estamos no Facebook, no LinkedIn, no Google+ ou no YouTube!

Se você precisar de ajuda para implementar uma estrutura de marketing digital que realmente traz resultados ao seus negócios, ou simplesmente se desejar fazer o seu negócio crescer, fique à vontade para falar conosco.

A missão das Franquias de Sucesso é juntos conectar pessoas ao seu negócio por meio da internet!

Seja estratégico, conecte-se.

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

sac@liguesite.com.br

© 2018 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.