O que é sitemap, importância e como criar o seu?

O que é sitemap, importância e como criar o seu?

Por Artigo de Wallace Castro. Postado em 02/05/2018. Última atualização em 14/03/2019.

Tempo estimado de leitura: 10 minutos.

Que são muitas as ferramentas e recursos disponíveis no ambiente virtual você já sabe, mas será que tem utilizado todas as estratégias a que tem acesso? O sitemap, por exemplo, é um clássico em que seu site deve investir a fim de ter melhores resultados nos buscadores, mas será que você sabe o que ele é e como pode ser feito?

Se nunca ouviu falar em sitemap este é o conteúdo certo para você!

Diante de tantas modernizações e lançamentos, é imprescindível manter-se em alerta constante para destacar ainda mais o seu negócio.

Por isso, acompanhe este artigo e saiba por que usar essa ferramenta no seu site é tão importante.

Aproveite ainda para tirar todas as suas dúvidas!

CONTINUAR LENDO

O que é sitemap?

Primeiramente, você já sabe o que é um sitemap?

Considerado como o “Mapa do site”, o sitemap serve para indicar com eficiência quais são as URLs que os robôs dos mecanismos de pesquisa devem gravar e indexar.

A intenção desse recurso é nada menos do que mapear o site de modo a torná-lo, portanto, mais simples e mais acessível principalmente a esses robôs!

O arquivo é bastante simples e um sitemap deve ter no máximo 10MB ou 50 mil URLs para que dê certo e sirva para cumprir seu objetivo.

Vale citar que a partir dessa estruturação a página fica bem mais tangível, especialmente ao Google que passa a vasculhar todos os conteúdos de modo mais rápido, simples e direto.

Os resultados aparecem mais do que perceptivelmente.

Uma vez que o sitemap torna a comunicação muito mais eficiente entre o buscador e o site, é importante ainda dar a dica de que a listagem das páginas seja feita com bastante atenção.

Dentro do arquivo sitemap é indispensável priorizar as URLs que mais podem lhe acrescentar, seja conversão, fidelização ou até mesmo venda.

A importância do sitemap

É claro que tornar seu conteúdo mais facilmente encontrado pelo Google é um dos itens que melhor definem a importância do sitemap. Mas, existem ainda outros benefícios em utilizar-se desse mecanismo.

Cada um dos pontos positivos do uso do sitemap reafirma porque seu negócio deve investir hoje mesmo nessa estruturação. Confira:

Indexação de páginas menos acessadas

Nem todas as páginas do seu site têm a mesma visibilidade.

É claro que algumas costumam estar em maior evidência enquanto outras, por precisarem de muitos cliques, dificilmente são vistas pelos internautas.

Um benefício do sitemap é que você consegue indexar justamente essas páginas tornando-as mais acessíveis e garantindo melhores resultados.

Mais confiança e positividade

Compromisso com o seu negócio, essa é a mensagem que você passa para os buscadores quando cria um sitemap.

Desta forma você está sinalizando aos mecanismos que está preocupado em ter suas páginas com melhores números de acesso e isso rende confiança e positividade por parte desses mesmos mecanismos.

Permite uma compreensão geral da estrutura

Por fim, também é benefício do sitemap a oportunidade de fazer com que os buscadores entendam toda a estrutura do seu ambiente virtual.

Essa compreensão é importante por possibilitar que a leitura do site seja mais rápida garantindo assim uma experiência ainda melhor e completa a cada usuário que acessar a página.

Aprenda dicas essenciais de Como Aparecer no Google!

3 formatos para conhecer

Se o tema abordado aqui é o sitemap é claro que não poderia faltar um tópico que fale exclusivamente dos formatos que podem ser usados nesse mapeamento de página.

A seguir estão esses três formatos, com destaque para o XML que, hoje, é o mais utilizado. Veja:

1. Atom-RSS

Um formato bastante utilizado em blogs é o Atom-RSS, um tipo de feed que atua como um sitemap mais simples.

Sua desvantagem é que, infelizmente, apenas as publicações mais recentes ganham destaque dentro dessa estrutura.

Por isso é importante ter um mapa completo do site além do feed, pois assim é possível ter uma indexação mais detalhada e proveitosa.

2. TXT

O mais básico entre todos os formatos, para ter um sitemap TXT é necessário apenas listar uma a uma as URLs pretendidas de serem comunicadas ao Google.

Saiba que você não precisará de nenhum aplicativo ou programador especial para fazer isso já que é bem simples.

Para usar esse formato apenas lembre-se de salvar o arquivo que está sendo feito no formato TXT e pronto! Sua indexação já terá sido iniciada destacando suas páginas para o buscador.

3. XML

O mais famoso e usado entre os formatos para fazer um sitemap, além de indicar ao Google o que visitar, nesta opção você consegue dar prioridades e ainda acrescentar informações simples como data de modificação das URLs, título da página, número de imagens e assim por diante.

Para criar o XML é possível usar ferramentas a fim de diminuir o trabalho manual.

E é importante dizer que este é o formato mais eficiente entre os três citados, garantindo um melhor número de acessos e de leituras com bons resultados.

Quer criar o seu sitemap? Fique atento:

Depois de descobrir tudo sobre a importância do sitemap é claro que você quer saber como criar um para o seu negócio virtual.

Como já mencionado antes existem algumas ferramentas bem eficientes para fazer isso e na plataforma Wordpress é possível utilizar plugins.

Alguns dos melhores plugins para essa criação são o Yoast SEO, XML – Sitemaps.com, e o Better WordPress Google XML Sitemaps. Sites que não fazem parte da plataforma Wordpress poderão achar excelentes plugins em Google Sitemap Generator.

O ruim da utilização de plugins é que você vai pesando seu site e ainda precisa saber como fazer essa instalação, sem contar que os melhores são pagos e você terá que desembolsar uma verba para obtê-los.

Vale dizer que criar seu sitemap de modo manual com certeza exigirá muito mais atenção e dedicação do administrador da página.

A atualização do sitemap deverá ser constante nesse caso a fim de que os resultados esperados sejam mantidos através dessa estratégia.

Por outro lado existem ferramentas que já tem a criação do sitemap de forma nativa, ou seja, já vem tudo pronto para você, é o caso do construtor de sites Ligue Speed da Liguesite.

Saiba mais

Tudo o que foi abordado neste artigo diz respeito a uma área que não para de crescer e ganhar importância: A área de SEO!

Por isso, se você quer entender mais a fundo o sitemap, bem como outras estratégias importantes ao ambiente digital não deixe de conhecer o Curso de SEO da Liguesite agora mesmo e se aprimore ainda mais!

Empresários que estão utilizando técnicas de SEO conseguem atingir um outro nível de faturamento para o seu negócio!

Quer saber mais sobre conteúdos como esse? Então acompanhe nosso trabalho nas redes sociais e confira muitos outros conteúdos de forma exclusiva e em primeira mão: estamos no Facebook, no LinkedIn, no Google+ ou no YouTube!

Agora se você precisar de ajuda para implementar uma estrutura de marketing digital, ou simplesmente se desejar fazer o seu negócio crescer, fique à vontade para falar conosco.

A missão das Franquias de Sucesso é juntos conectar pessoas ao seu negócio por meio da internet!

Seja estratégico, conecte-se.

Aficionado por empreendedorismo, graduado em Tecnologia, Marketing e Economia, já geriu áreas comerciais de diversas empresas de tecnologia, participa como voluntário do ITFB e ICM, atualmente é o Diretor Comercial e Marketing da rede de Franquias Liguesite.

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

[email protected]

© 2018 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.