O que é uma franquia de limpeza e conservação?

franquia de limpeza e conservação

Por Artigo de Wallace Castro. Postado em 20/04/2018. Última atualização em 20/04/2018.

Tempo estimado de leitura: 9 minutos.

Terceirizar tarefas de limpeza é algo cada vez mais frequente e comum. Justamente por isso, a procura e interesse pelo segmento de franquia de limpeza e conservação também tem crescido. Quer investir e ser um franqueado? Esse pode ser o seu momento!

As franquias têm sido excelentes opções para quem deseja ter o seu próprio negócio. Com a estrutura pronta e uma marca conhecida, esse tipo de investimento extingue muitos dos erros de uma empresa que está começando do zero.

Por ser uma oportunidade atraente por diferentes motivos, se você tem procurado uma opção em que investir esse artigo lhe ajudará muito. Entenda quais são as principais vantagens e desvantagens de uma franquia de limpeza e conservação. Este negócio é indicado para você?

CONTINUAR LENDO

O que faz uma franquia de limpeza e conservação?

As franquias de limpeza, de comercialização de produtos e do tipo conservação estão em alta no mercado. Na correria do dia a dia, cada vez mais as pessoas têm delegado atividades de sua rotina e isso tem feito com que muitas portas se abram neste ramo.

Mas, o que são essas franquias e o que elas fazem?

As franquias de limpeza e conservação são as lavanderias, as agências que concentram domésticas e que as enviam para as casas e escritórios de clientes, entre outras.

A finalidade deste tipo de negócio é comercializar serviços simples e que precisam ser contratados a fim de desafogar a rotina do cliente.

Afinal, quem nunca precisou recorrer a uma diarista ou a uma lavanderia naquela última semana antes de um grande evento ou viagem?

O vasto público que pode usar e contratar os serviços dessas franquias reafirma sua importância e solidez no mercado. Aliás, para quem procura uma oportunidade de investimento, com certeza o segmento está chamando a atenção.

Para se ter uma ideia, atualmente existem mais de 2.700 unidades franqueadas com cerca de 75 marcas franqueadoras.

E é claro que espaço tem de sobra neste mercado, que é bastante promissor. Para quem vem chegando agora, pretendendo investir na área, com certeza essa é uma boa opção! Afinal, os investimentos são em torno de R$ 400 mil reais.

De acordo com o objetivo e o planejamento de cada potencial franqueador, é possível determinar qual é a melhor opção antes de investir!

Vantagens e desvantagens da franquia de limpeza e conservação

Assim como todas as franquias, as de limpeza e conservação são repletas de vantagens e também de desvantagens. E, para entender um pouco mais a fundo o assunto, é indispensável apontar exatamente quais são esses pontos.

A seguir você confere, portanto, os principais pontos favoráveis e contrários a esse tipo de investimento. Veja se ter uma franquia é o mais indicado para você e não tenha dúvidas na hora de ter o seu próprio negócio:

Vantagens

Flexibilidade e mais qualidade de vida

A primeira grande vantagem de uma franquia, seja de qual for o ramo, é a flexibilidade e a maior qualidade de vida no dia a dia de trabalho. Quando se trabalha em algo que é seu, fica muito mais fácil e agradável se dedicar a fim de conquistar os objetivos e metas.

É claro que isso não significa trabalhar menos. Uma vez que “são os olhos do dono que engordam o gado”, esteja pronto para trabalhar com muito afinco. Em contrapartida, seja melhor recompensado pelo seu esforço do que seria no proletariado.

Investimento com bom prazo de retorno

Como já citado, o investimento médio para abrir uma lavanderia costuma ser de R$ 400 mil reais. Em média, o retorno deste investimento leva de 24 a 48 meses, ou seja, um bom tempo para reaver aquilo que foi investido, não é mesmo?

O retorno sempre deve ser avaliado em detalhes antes de se assumir a abertura de uma franquia ou de um negócio iniciado do zero. É necessário que o investidor saiba se não precisará do valor antes dessa estimativa de prazo.

Segmento em expansão

Também é necessário citar que é uma grande vantagem investir em uma franquia de limpeza e conservação por ser essa uma área em crescimento. Os números não enganam e o setor tem sido fortemente indicado para quem não faz ideia de em que investir.

Ainda assim, vale a pena que você estude o ramo mais a fundo antes de assumir esse investimento. Será necessário entender como as atividades acontecem para que seu negócio se firme e cresça no mercado local.

Desvantagens

Necessita de espaço e estrutura física

Entre as desvantagens a primeira se deve ao fato de que uma franquia de limpeza e conservação exige bastante estrutura. Além do espaço físico, que pode ser pequeno, médio ou grande, é necessário investir em maquinário que posteriormente precisará de manutenções e cuidados.

Além do mais, toda a empresa precisará de cuidados específicos como limpeza, organização e entre outros. Quando o cliente for levar ou retirar uma roupa, por exemplo, deverá se sentir muito bem dentro do espaço físico do seu negócio.

Investimento mais alto em comparação a franquias digitais

Outra oportunidade em franquia, a franquia digital é um destaque que merece ser avaliado em todas as circunstâncias. Não exigindo tantos investimentos físicos, é uma opção para quem quer um trabalho home Office com excelentes resultados e investimento bem menor.

Tudo tem que ser colocado na ponta do lápis antes que uma decisão venha a ser, de fato, tomada. Sendo assim, não se poupe em pensar e questionar quais as melhores opções para o seu perfil. Mais do que ter dinheiro para investir é preciso ter certas afinidades também.

Saiba como um ex-vendedor de livros faturou MEIO MILHÃO com as franquias digitais!

Precisa de mão de obra

Por fim, saiba que uma franquia de limpeza e conservação necessitará de mão de obra para o dia a dia de trabalho.

Ao franqueado caberá a missão de contratar e, principalmente, se relacionar com seus funcionários dentro de sua rotina.

Lidar com pessoas nem sempre é algo tão simples, por isso esteja preparado para este tipo de liderança que terá que por em prática.

Para oferecer um serviço de qualidade é indispensável que todos estejam alinhados e sejam profissionais.

Boa opção para mim?

Como você pode ver neste artigo, ter uma franquia de limpeza e conservação é uma ótima pedida. Apesar das desvantagens abordadas e existentes, com certeza esse é um negócio que vale a pena, principalmente no longo prazo.

A demanda e procura por este tipo de serviço tem crescido muito e com isso é cada vez mais indicado ingressar neste setor. Portanto, se está procurando uma oportunidade física para investimento, a hora é agora!

Saiba mais dicas sobre o mercado de franquias!

A missão das Franquias de Sucesso Liguesite é qualificarmos os empreendedores das nossas franquias para que ofereçam as melhores soluções digitais do mercado, fazendo com que produtos, serviços e marcas sejam encontradas por quem as procura.

Somos conectados e conectamos pessoas, via internet.

Seja estratégico, conecte-se.

Aficionado por empreendedorismo, graduado em Tecnologia, Marketing e Economia, já geriu áreas comerciais de diversas empresas de tecnologia, participa como voluntário do ITFB e ICM, atualmente é o Diretor Comercial e Marketing da rede de Franquias Liguesite.

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

sac@liguesite.com.br

© 2018 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.