O que é url do site

O que é url do site

Por Comunicação Liguesite. Postado em 26/10/2017. Última atualização em 28/08/2018.

Tempo estimado de leitura: 17 minutos.

Todos os empresários modernos estão cientes da popularização da internet, e da importância de inserir o seu negócio no mundo digital, então vamos mostrar hoje o que é URL do site.

São quase mil buscas todos os meses no Google a procura da resposta do que é URL do site.

Por isso resolvemos fazer um artigo rápido e prático para você entender tudo o que precisa sobre uma URL do site.

Quer aparecer na internet junto com as grandes?

As franquias digitais têm o objetivo de ajudar pequenas e médias empresas com soluções digitais de custo acessível.

Ótima leitura e sucesso com o seu negócio na Internet!

CONTINUAR LENDO

A pergunta de hoje é: o que é URL do site?

Você pode comparar a URL do site como se fosse o endereço da sua loja física, mas no mundo digital.

É ele que o usuário vai digitar no navegador para chegar até o seu site ou loja virtual.

Se alguém quiser chegar na Matriz da Liguesite é só colocar no GPS, Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27 – Curitiba-PR, certo? E se quiser chegar no nosso endereço da internet é só digitar a URL https://www.liguesite.com.br/ no seu navegador, veja na figura abaixo:

o que é dominio na pratica Agora ficou mais simples né?

Muita gente se questiona se a URL do site é algo realmente importante e se é relevante para o sucesso de um site. Pois bem, a URL é a primeira das muitas etapas da criação de um site repleto de bons e positivos resultados. A otimização da URL faz com que seu site seja mais facilmente encontrado e também ajuda na fixação da sua marca na mente do consumidor. Interessante, não é mesmo?

É dever da URL de um site descrever sobre o que é o negócio e entre as estratégias para a sua criação evidentemente vale a dica de que o menos é mais. Quanto mais curta, concisa, precisa e direta for a URL do seu negócio, melhor e mais proveitoso para ele!

Em resumo, a criação da URL do site é importante porque, quando bem estruturada, essa simples criação ajuda diretamente nos números do empreendimento virtual. Mesmo pessoas que nunca ouviram falar do seu negócio poderão chegar até ele apenas porque a URL foi pensada de modo estratégico e bastante objetivo.

Práticas de SEO para estruturar uma URL amigável

Você já sabe o que é URL e qual a importância de estruturar bem o seu endereço eletrônico. Agora é chegado o momento de conferir dicas que são bem práticas e completamente focadas em SEO para otimizar sua criação. Acompanhe cada uma delas e utilize-as hoje mesmo:

Capriche na interpretação simples isso pode te destacar

URL simples pode te destacar

Sim, é importante caprichar na escolha da sua URL, é um dos princípios básicos de como criar um site.

Imagine sua URL como um letreiro do site, igual na sua loja física. A URL do site ideal descreve o seu negócio, assim os consumidores digitais conseguem encontrá-lo facilmente.

Quando possível é importante manter a URL relativamente curta, simples e fácil de soletrar.

Isso torna seu site mais fácil de ser encontrado por consumidores que estejam pesquisando on-line, mesmo que nunca tenham ouvido falar de você ou do seu negócio.

Praticidade, as pessoas, especialmente os internautas, amam essa palavrinha. Por isso, a primeira dica a ser dada para a construção da sua URL é justamente essa: Invista em uma interpretação simples que não faça com o que o outro tenha que pensar demais.

Por exemplo, https://www.liguesite.com.br/blog/o-que-e-url-do-site/ ao se deparar com esta URL automaticamente sua mente já sabe que o assunto que será abordado no conteúdo é sobre “O que é URL do site”. Não há mistério, apenas algo simples de interpretar.

Exclua os parâmetros dinâmicos sempre que possível

Hoje em dia está cada vez mais fácil criar URLs que sejam dinâmicas e atrativas, mas ainda assim é preciso atentar-se. Especialmente para fazer uso de aplicativos, como os de compartilhamento nas redes sociais, pode ser necessário excluir os “parâmetros que estão para mais”.

A troca da URL feia por algo mais atrativo e popular é sem dúvida um passo importante para que o “nome” da sua página seja algo favorável ao seu conteúdo. Os motores de busca agradecerão por tal reestruturação entregando bons resultados.

Fuja de muitas repetições

É verdade que o uso da palavra-chave é muito importante dentro do seu conteúdo, título e tópicos, mas você evidentemente já sabe que de nada vale ficar repetindo um termo a fim de rankear nos mecanismos de busca, não é mesmo?

Os motores são extremamente inteligentes e esse tipo de ação de nada vale, até mesmo prejudica! Dessa forma, não tente ser esperto repetindo termos e palavras na URL, pois isso em nada lhe ajudará, certo?

Letras maiúsculas e minúsculas, e agora?

URL com Letras maiúsculas ou minúsculas

Tópico bem técnico, é importante que você entenda que alguns servidores diferenciam as letras maiúsculas das minúsculas, enquanto outros não. Desta forma, caso você utilize dos dois tipos em uma URL estará sujeito ao fato de “não ser encontrado”.

Para não correr o risco é sempre interessante priorizar o uso exclusivo dos caracteres minúsculos na sua URL. Desta forma terá certeza de que, independente do servidor, o seu conteúdo será encontrado pelo usuário.

Não use os caracteres problemáticos

Primeiramente, você sabe quais são os caracteres problemáticos? Em resumo, são os símbolos que são de díficil leitura não só para o ser humano como especialmente para os servidores.

Alguns exemplos desses caracteres problemáticos a serem evitados na URL:  < > # % { } [ ] ~^ entre outros. Perceba que pode ser que você tenha visto URLs compostas com estes caracteres, qual foi a sua sensação ao se deparar com isso? Pensou que estava bagunçado?

Não use tantas pastas em um URL

É do ser humano querer organizar tudo em muitas gavetas, pastas e arquivos, mas tratando-se do ambiente virtual isso nem sempre é uma boa alternativa. Uma vez que dificulta que sua página seja encontrada, procure diminuir ao máximo o número de pastas.

Por exemplo, qual URL lhe parece mais interessante?

A URL https://www.liguesite.com.br/links-patrocinados/ ou se ela fosse da seguinte maneira: https://www.liguesite.com.br/marketing-digital/estrategias/google-adwords/links-patrocinados/.

Com certeza a primeira opção que é a mais interessante, direta e simples!

Que tal combinar a URL com o título?

Lembra o que foi mencionado na primeira dica sobre deixar a URL mais facilmente interpretável? Pois bem, essa dica é complementar! Sempre que possível, deixe a URL com o título do seu artigo, do seu conteúdo, pois isso facilitará a pesquisa dos motores de busca.

Esse tipo de cuidado é facilmente explicado. Imagine que você recebeu um link de um amigo, mas que ele não lhe disse absolutamente nada. Se a URL estiver repleta de códigos, letras e números sem sentido, dificilmente você clicará. Agora, considere que está com um título interessante e as chances de você clicar são incrivelmente maiores. Entendeu a importância?

Separe palavras com hífen

Não é indicado, de forma alguma, utilizar-se do espaço na criação da URL do seu conteúdo uma vez que os servidores não conseguem ler este caractere. Portanto, para dar uma dinamicidade ao título, é importante usar o hífen ou sublinhado nessa criação.

Hoje em dia a maioria dos servidores já lê o sublinhado, antes, porém apenas o hífen era aceito. Na dúvida, mantenha o uso apenas deste caractere a fim de padronizar a sua URL.

Use a palavra-chave na URL

Sim, o uso da palavra-chave na URL é indispensável, uma das estratégias de SEO mais utilizada para dar visibilidade ao seu conteúdo e, com isso, ter incríveis e bons resultados. Não deixe de tomar este cuidado no momento da publicação.

E, por falar em palavra-chave, lembre-se de que ela deve estar presente, além da URL, no título do seu conteúdo, no h2 e h3 sempre que possível, no Alt-text das imagens e, é claro, ao longo do artigo de modo estratégico e bem utilizado sempre.

Veja o exemplo da Liguesite, nosso carro chefe é a criação de site, por isso incluímos a palavra “site”.

Verbos de ligação, artigos e complementos podem ser dispensáveis

A última dica quando o assunto é a estruturação da URL refere-se a torná-la mais curta e concisa, entretanto ainda repleta de significado. Para tanto, que tal extrair os verbos de ligação e artigos? Com certeza o resultado será de fácil compreensão!

Elimine também complementos como “o guia completo”, “tudo o que você precisa saber” e outras frases de efeito. Se o menos é mais, que tal usar de verdade essa estratégia?

Dica bônus para sua URL do site

Veja a figura abaixo:

como criar um site - url

Se você for utilizar uma URL como essa criacao-de-sites, preferencialmente ela não deve conter mais do que 40 letras, não use caracteres especiais como [email protected]#,.<>/?%¨&*()+$, não use espaço em branco - no lugar do espaço coloque o hífen -, não use cedilha ç. Ela precisa ser fácil para seus consumidores.

Sem caprichar na URL, não espere ser encontrado!

Por fim, vale a dica de que sem atentar-se a estruturação da URL da sua página, dificilmente você conseguirá alcançar bons resultados. Tanto os internautas quanto os próprios mecanismos de busca tendem a fugir dos endereços eletrônicos que não se atentam a essa criação. Sendo assim, ponha em prática cada uma das dicas dadas para ter sucesso.

Meu site precisa aparecer no Google, o que mais devo fazer?

Em conjunto com trabalhos de marketing digital os sites podem ser encontrados com mais facilidade e podem subir sua posição no Google, por exemplo, pela procura de palavras-chave específicas escolhidas previamente.

Ter uma URL criada de forma bem estruturada é a porta de entrada para que sua empresa seja notada no mundo digital, e com isso suas vendas podem aumentar significantemente.

Você pode fazer isso sozinho, mas recomendamos que invista seu tempo naquilo que entendemos ser fundamental: Seu negócio.

Então você pode contar com ajuda de serviços profissionais que saibam quais estratégias são melhores de serem executadas de acordo com as especificidades de cada negócio.

Hoje em dia a criação de um site não é mais um artigo de luxo, é uma ferramenta de sobrevivência para qualquer segmento e tamanho de empresa, quem não existe online também “não existe” no mundo offline, já que para encontrar empresas a primeira coisa que as pessoas fazem hoje em dia é procurá-la no mundo digital.

Saiba mais Como Aparecer no Google

O que é URL do site está explicado, qual o próximo passo?

Antes de você criar um site, é preciso duas ações:

1) Registrar um domínio

Seu domínio é registrado para ser utilizado como o nome que será digitado no navegador, e assim encontra-lo, mas isso é um tema que escrevemos no artigo Passo a Passo sobre criação de domínios, veja lá é bem interessante!

2) Hospedagem de sites

Depois que o domínio é registrado é preciso hospedar as páginas que foram programadas para que seja possível encontrar todas as imagens, textos e ícones que compõe a página do site.

Pronto agora que já O que é URL do site, é só criar o seu site.

Aproveite para saber mais sobre a criação de um site e lembre-se que, tanto para estruturar uma URL quanto para criar um bom conteúdo, é necessário ter profissionalismo. Contrate quem entende e pode realmente lhe ajudar a alcançar os seus objetivos nesse ambiente.

Então se você precisar de ajuda para implementar uma estrutura de marketing digital, criação de sites, lojas virtuais, blogs, portais ou Google AdWords, ou simplesmente se desejar fazer o seu negócio crescer, fale conosco pois estamos à disposição para ajudar você.

A missão das Franquias de Sucesso é juntos conectar pessoas ao seu negócio por meio da internet!

Somos conectados e conectamos pessoas, via internet.

Seja estratégico, conecte-se.

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

[email protected]

© 2018 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.