Otimização de sites: saiba como alavancar seu negócio com SEO

Otimização de sites

Por Artigo de Wallace Castro. Postado em 05/10/2017. Última atualização em 05/10/2017.

Tempo estimado de leitura: 16 minutos.

Otimizar significa fazer o melhor; tornar algo favorável, adequado.

No caso da produção de conteúdo, otimização de sites segue estratégias capazes de tornar o material publicado adequado ao que estabelecem os mecanismos de busca.

Mas você pode se perguntar: será que mesmo melhorando a estrutura e a apresentação dos posts no blog, o negócio pode prosperar? A resposta é sim!

A seguir, mostraremos quais são as principais estratégias de SEO (Search Engine Optimization) que você deve começar a aplicar agora mesmo em seus conteúdos online, sempre focando a otimização de sites:

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Otimização de sites: por que é importante?

Os mecanismos de busca são utilizados quando procuramos um assunto específico na internet ou precisamos resolver algum tipo de problema.

Os buscadores direcionam as pesquisas para os sites que melhor respondem às perguntas do usuário.

No entanto, para que essas ferramentas escolham um ou mais sites como ideais, são estipuladas algumas regras de otimização.

Veja o e-book sobre as 10 Dicas que o Google Afirma que seu site não pode deixar de ter.

Então podemos entender claramente que a é fundamental para seu site aparecer nos buscadores. Acompanhe como funciona isso.

Como os mecanismos de busca identificam se o conteúdo está devidamente otimizado?

O Google, que é o buscador mais utilizado no mundo inteiro, identifica o conteúdo por meio de robôs, conhecidos como bots.

Eles verificam se o que foi publicado é relevante, é escaneável e se pode atender corretamente às necessidades do usuário.

O objetivo do Google é oferecer os melhores resultados a quem faz buscas.

Portanto, a plataforma irá favorecer os blogs que tenham material de qualidade e sejam bem estruturados, organizados e fáceis de ler.

É possível aumentar as vendas aplicando estratégias de Otimização de sites - SEO?

Sim, é possível! Uma vez que o seu site tem conteúdo relevante para a sua persona, é otimizado de acordo com as especificações do Google e conta com um trabalho bem feito para conduzir o cliente no funil de vendas, não tem como errar.

Quanto mais relevante e bem estruturado for o seu site, mais bem rankeado (isto é: melhor posicionado) ele estará nos mecanismos de busca.

Isso significa que, sempre que procurarem algo relacionado à sua área de atuação, vão cair direto no seu blog e chegarão à sua loja virtual, com isso você poderá utilizar técnicas para capturar e-mail, telefone e outros dados do seu visitante.

Recomendamos a leitura do nosso artigo sobre estratégias para seu site gerar negócios.

Como fazer otimização de sites?

Como já foi dito, existem algumas regrinhas que precisam ser levadas em conta na criação de conteúdo para o seu site.

A seguir, listamos algumas delas:

SEO Title

SEO title ou título, é considerado na otimização de sites (SEO) um dos fatores mais relevantes e importantes para qualquer site.

O title precisa chamar a atenção para atrair o consumidor nas buscas, além de ser relevante para os buscadores como o Google, Bing ou Yahho.

Você já deve ter percebido que os resultados exibidos são estruturados como título do site, endereço ou domínio do site, e descrição.

Por exemplo: Criação de Sites - criar site é nossa especialidade - Liguesite www.liguesite.com.br/criacao-de-sites Criação de Sites com as Franquias de Criação de Sites Liguesite é sempre mais barato, nós sabemos como criar site para seu negócio crescer.

No buscador aparecerá assim: SEO title Então sugerimos que você equilibre entre a publicidade do site e a otimização utilizando no título a principal palavra-chave, tudo levando em conta a experiência para seu consumidor, ou seja deve ser algo chamativo, mas natural.

Então utilizando a palavra-chave correta, ajudará os buscadores e também seus consumidores, indicando que o seu site tem o que eles estão buscando.

Otimização de sites em 5 dicas para um bom SEO Title:

1) Tamanho do Título Seu título deve ter no mínimo 48 caracteres e no máximo 139 caracteres, mas o ideal pela nossa experiencia são 65 caracteres.

Sempre contando com letras, números e espaços.

2) Tenha um título condizente Sempre verifique se o titulo está alinhado com seu conteúdo.

Se isso não acontecer além do seu usuário ficar muito bravo com você e começar a repudiar seu site, é possível que o Google entenda que você está querendo manipular seu robô de busca, e isso pode gerar punição e até mesmo exclusão de sua página ou site no buscador.

3) Palavra-chave a esquerda Todas as vezes que possível, mantenha a palavra-chave à esquerda do título, ou seja no início da frase.

4) Um título para cada página Utilize um título único para página do seu site.

Você pode otimizar as categorias e assuntos, e lembre-se de usar as palavras-chave relacionadas ao conteúdo da página.

5) Teste títulos Utilize a ferramenta gratuita - Google Search Console e marque a opção de CTR, com ela veja quais são as páginas do seu site que estão quase na primeira página e melhore o título, isso serve também para o SEO meta description que veremos abaixo.

Testes algumas páginas e acompanhe os resultados.

SEO meta description

Meta description é a descrição do site ou do post que o Google oferece aos usuários quando uma busca é feita. Veja um exemplo: SEO meta description É importante que essa descrição esteja bem escrita, seja atraente e tenha um call to action, pois muitas vezes o usuário se interessa pelo conteúdo a partir dela.

Além disso, é importante inserir a palavra-chave nesse texto, já que o Google vai escolher no seu site as chamadas que a apresentem.

Não se esqueça de criar meta descriptions que resumam bem o conteúdo de cada página do site.

As descrições devem ter no máximo 55 caracteres, ok? E tente inserir um call to action que motive o usuário a acessar o endereço.

SEO meta keywords

As meta keywords são as ferramentas de SEO mais conhecidas pelos profissionais de TI e consistem em comandos localizados na área do seu site chamada Head.

Para encontrá-las, basta clicar com o botão direito do mouse em qualquer região da página e, depois, em "Exibir código fonte".

Você encontrará algo que começa com e a descrição de outros códigos.

É importante que as palavras-chave estejam figurando entre esses dados. Se a palavra-chave for “conteúdo” ou “marketing de conteúdo”, seu código deve ser algo como:

Heading tags: H1

Headings são os cabeçalhos, ou seja, aquele texto que fica em destaque quando abrimos uma página.

O H1 será o título de maior destaque.

Em geral, o Google vai até ele quando precisa identificar o conteúdo mais relevante da página.

Portanto, é de extrema importância incluir principalmente a palavra-chave no H1.

No caso de marketing de conteúdo, o seu H1 poderia ser:

  • Melhores dicas de marketing de conteúdo para empresas de alta performance.

Quer saber ainda mais da inteligência artificial do Google? Veja nosso e-book RankBrain a inteligência artificial do Google.

Qual a importância dos conteúdos "enxutos"?

Muita gente diz que os conteúdos que trazem melhores resultados são os que apresentam mais de 2.500 palavras.

A verdade é que textos extensos trazem, sim, mais informações, dando aquela sensação para o leitor de que você realmente criou um material relevante e capaz de solucionar todos os seus problemas.

Porém, existem algumas desvantagens em elaborar conteúdos com uma grande quantidade de termos.

Algumas delas são:

O tempo é curto

Você gosta de escrever e percebe o quanto um conteúdo bem escrito é poderoso para atrair clientes ao negócio, mas como é trabalhoso! Mesmo que você seja um expert, escrever demanda pesquisa e trabalho duro para que o texto tenha informações importantes e seja interessante para o leitor.

Portanto, ao escolher os temas, elenque aqueles que serão mais robustos, mas procure alimentar o blog também com conteúdos menores — de mais ou menos 500 a 1.000 palavras.

Nem todos os conteúdos têm "fôlego"

Nem todos os conteúdos permitem que você os estenda indefinidamente.

Procure ser coerente com o assunto e o material que tem para escrever.

Afinal, o leitor e o Google percebem quando estão sendo enrolados.

Um post de 500 palavras que seja bem escrito e esteja de acordo com as regras de SEO vale muito mais do que um de 2.500 palavras difícil de ler, com informações repetidas e pouco relevantes.

Voltando ao SEO, você conhece o SEO Local?

Veja nosso artigo SEO local: por que é importante para meu negócio e como fazer.

O Google observa outros fatores além do tamanho

Se você pensa que o Google vai penalizar o seu conteúdo por não ser grande o suficiente, saiba que não é bem assim.

Ele observa a quantidade de palavras, mas não é só isso.

Muito mais do que extenso, o conteúdo precisa ser relevante e aprofundado.

Ou seja: se você é capaz de dar respostas ao leitor, consegue conquistá-lo e construir uma imagem de autoridade com 500 palavras, ótimo! Sua marca já tem o espaço de que precisa para conquistar o usuário e mostrar conhecimento sobre a sua área de atuação.

Como você pode ver, é de extrema importância a otimização de sites, que atenda às regras estabelecidas pelo Google.

Seguindo esses critérios, seu público-alvo vai encontrar mais facilmente o seu negócio na internet.

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Aficionado por empreendedorismo, graduado em Tecnologia, Marketing e Economia, já geriu áreas comerciais de diversas empresas de tecnologia, participa como voluntário do ITFB e ICM, atualmente é o Diretor Comercial e Marketing da rede de Franquias Liguesite.

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