Planejador de palavras-chave

: 6 ferramentas para te ajudar
Planejador de palavras-chave

Por Artigo de Wallace Castro. Postado em 11/01/2018. Última atualização em 11/04/2018.

Tempo estimado de leitura: 18 minutos.

Você certamente, em muitos momentos, já se perguntou como o seu concorrente faz para vender em um determinado período do ano, ou ainda, se os lucros dele na internet seriam maiores que os seus.

O que você não daria para descobrir os seus segredos, não é mesmo?

Então saiba, que estes segredos podem ser facilmente revelados à você, através de uma ferramenta específica chamada "Planejador de Palavras-chave".

Antes de falarmos sobre o Planejador de palavras-chave e suas finalidades para quem deseja utilizar a internet como ferramenta de trabalho, faz-se necessário conhecer a importância do uso destas palavras na rede.

Isso porque é justamente através delas, que boa parte da "mágica" acontece.

Não adianta você gastar uma fortuna em um site aparentemente bonito, funcional, que tenha um conteúdo interessante, se não dedicar uma parcela ínfima do seu tempo para escolher bem as palavras que farão parte desse projeto.

E onde estas palavras se inserem neste projeto?

Em toda parte do seu site!

No conteúdo que é gerado para expor o seu trabalho na rede, nas configurações das páginas, nas nomeações de fotos e arquivos, tudo que uma vez publicado na rede, possa ser linkado a outros conteúdos e com isso ajude a outros interessados a encontrarem o seu site mais rápido.

Planejador de palavras chaves

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Assim, utilizar um planejador de palavras-chave, pode fazer a diferença entre receber milhares de acessos e converter visitas em vendas, e ficar simplesmente esperando a sorte trazer algum interessado ao seu site.

Tratam-se de ferramentas disponíveis na internet, sendo algumas gratuitas e outras pagas, nas quais é possível encontrar para cada segmento de mercado e cada tipo de negócio, as palavras-chave mais procuradas pelos clientes.

Pode-se também ter uma ideia, por exemplo, de quanto se deve investir em um anúncio nos buscadores, para que tais palavras apareçam com mais frequência e agilidade ao público-alvo, dando assim uma estimativa do investimento feito no CPC - Custo por Clique.

É possível ainda saber em quais regiões da cidade, estado ou país, estas palavras são pesquisadas com mais frequência, bem como o tipo e perfil de público que fazem essas pesquisas.

Saber, por exemplo, se o seu negócio tem uma busca mais constante na internet, por exemplo, por um público feminino com faixa etária entre 20 e 50 anos, nas regiões sul, sudeste e centro-oeste do país, pode ser uma vantagem na hora de pensar as campanhas publicitárias que ajudaram a trazer este possíveis consumidores até a sua empresa ou loja virtual.

É bom, mas não é só isso.

Tal conhecimento pode incrementar ainda mais o conteúdo deste site ou loja, que pode estar estrategicamente preparado para este público, que certamente chegaram até o seu site por meio das palavras-chave.

Algo que empreendedor nenhum pode fazer vista grossa.

E então, agora que você já sabe o que são as palavras-chave, qual a sua importância e a importância do planejador de palavras-chave, vamos conhecer alguns deles?


Planejadores de palavras-chave - Gratuitos

Planejador de Palavras-chave Keyword Tool

Trata-se de uma das ferramentas gratuitas mais conhecidas da Google, através da qual é possível pesquisar expressões novas e ter noção de grupos de anúncios que possam ser formados, através da similaridade das palavras utilizadas.

A ferramenta fornece ainda estatísticas para cada termo utilizado, além do volume de pesquisa e todo custo médio de cada clique.

A vantagem de utilizar esta ferramenta - além do fato de ser gratuita, é que ela te ajuda a criar uma boa base para que sua campanha seja bem-sucedida.

Contudo, não precisa ser a única ferramenta de trabalho para planejar as palavras de um projeto.

O seu "brainstorming" de palavras-chave pode contar com o auxílio de outras ferramentas que poderão ajudar a encontrar as palavras "long tail" (cauda longa, em tradução livre), ou seja, as palavras-chave mais específicas como "alimentos que são fontes de vitamina D" ao invés de apenas "vitamina D".

Keyword Planner - o mais completo Planejador de Palavras-chave do Google

Trata-se do mais usado, famoso e completo planejador de palavras-chave que tem foco no Google AdWords, a ferramenta de anúncios do Google.

Esta ferramenta fornece, por exemplo, os lances sugeridos pelo Google AdWords, as impressões de anúncio (quantidades de vezes que seu anúncio foi exibido na rede), lance sugerido pelo anúncio (Custo por clique) e o desempenho da concorrência frente às mesmas palavras-chave.

Vale lembrar que o Keyword Planner é um Planejador de Palavras-chave utilizado para buscas pagas.

Saiba tudo sobre Keyword Planner para SEO

Übersuggest

Trata-se de mais um planejador que tem por finalidade sugerir algumas palavras-chave e termos-chave com base em dados do Google e outros buscadores da rede.

Para tanto, basta que o interessado coloque um termo a respeito do seu negócio e recebe diversas sugestões rapidamente.

Resumindo, ele disponibiliza quase todos os recursos do Keyword Tool, e promove a pesquisa automaticamente para você, com todas as possíveis sugestões e variações de palavras-chave e termos.

Vale lembrar que, assim como o Keyword Tool, o Übersuggest é uma ferramenta simples que apresenta sugestões de palavras-chave, ou palavras "Long Tail", que muitas vezes passam despercebidos de nossos planejamentos de anúncios e estratégias de SEO e marketing digital.

Planejadores de palavras-chave - Pagos

SEMRUSH

A partir do momento em que você dominar as ferramentas gratuitas disponíveis, é hora de conhecer outras mais completas e que, embora sejam pagas, oferecem recursos ilimitados a serem explorados em seus projetos.

Uma destas ferramentas é a SEMRUSH.

Um planejador de palavras-chave capaz de "varrer o mundo" através de milhões de palavras e termos para você, não apenas do Brasil como de vários outros países.

O SEMrush ajuda também a explorar os volumes de pesquisa, custos por cliques, complexidade das palavras-chave, densidade e grau de competitividade no mercado dos termos e expressões mais utilizados.

Um planejador de palavras-chave que agrupa um volume de dados de 30 países juntos.

Através do SEMrush é possível acompanhar a posição das palavras-chave por meio de uma análise de quedas e ascensões, que ajudam a monitorar a visibilidade do site.

Desta forma, é possível, de maneira bem simples, fazer um monitoramento de um conjunto de palavras-chave para saber ao certo qual o seu posicionamento nos buscadores.

Outra vantagem do SEMrush é que você pode fazer o acompanhamento sem a necessidade de um profissional de marketing, tendo em vista que os relatórios emitidos com dados sobre o conteúdo, links e demais visibilidades, são claro e diretos.

Assim, você vai saber o que otimizar em seu site para que se torne mais acessível aos robôs e então, tenha garantida uma experiência mais positiva em seu negócio.

A ferramenta ainda oferece:

  • pesquisa publicitária;
  • pesquisa publicitária em vídeo;
  • textos de anúncios e histórico de anúncios;
  • análise de redes sociais;
  • mídia display;
  • dificuldade da palavra-chave;
  • gráficos e muitos recursos mais.

Vale a pena conhecer, um investimento que traz retorno.

Dependendo do pacote, se a licença for mensal, os preços variam entre US$99 e US$399 dólares por mês.

Se a licença for anual, os pacotes possuirão preços em torno de US$999 e US$ 3.999 dólares por ano.

Vale lembrar que o SEMrush é um Planejador de Palavras-chave utilizado para buscas orgânicas.

Ahrefs

Tal qual o SEMrush, a Ahrefs é um Planejador de Palavras-chave que possibilita ao empreendedor encontrar uma infinidade de palavras usadas pela concorrência e outras milhares de sugestões que podem ajudar a alavancar o seu negócio.

Esta ferramenta está ajudando cada vez mais os profissionais do marketing digital especializados em SEO, com informações precisas e cada vez mais completas sobre os acessos de seus clientes na rede.

Informações que, comparadas aos relatórios de outros planejadores pagos, dentre eles, o Majestic SEO, estão muito mais completas.

No caso da licença mensal, os preços variam conforme o pacote de serviços escolhido, em torno de US$ 99 e US$ 999 dólares mensais. Ou, entre US$ 990 e US$ 9,990 dólares por ano.

E como funciona?

Após cadastrar e providenciar os trâmites legais, basta entrar na "Ahrefs.com", clicar em navegar e digitar o domínio do site concorrente que deseja pesquisar.

Clique em "Palavras-chave orgânicas" e você vai receber uma lista completa de termos e palavras usadas pela concorrência, as quais você também poderá fazer uso.

O Ahrefs permite a pesquisa relacionada a uma página determinada por meio da URL; a pesquisa de uma página e todas as suas subpáginas, através das URL's; uma pesquisa relacionada a um ou vários domínios ( você pode optar por considerar ou desconsiderar os subdomínios durante a pesquisa). 

O Ahrefs cumpre com o que promete e, quando usada em conjunto com outras ferramentas de planejamento, pode fazer um negócio triplicar rapidamente suas vendas, tendo em visto que o tempo de resposta é rápido na rede.

Para finalizar, uma de suas últimas funções que tem deixado os profissionais de SEO com um sorrido de orelha a orelha, é a ferramenta de SERP.

Essa ferramenta oferece uma estimativa de acessos e tráfegos ao site, contendo todas as dúvidas possíveis que se queira saber.

Muito mais do que simplesmente saber as posições ocupadas por certas palavras-chave ou os termos mais conhecidas.

KWFinder

O KWFinder é outro Planejador de Palavras-chave pago, que proporciona um leque ilimitado de pesquisas em torno de palavras-chave e termos-chave utilizados na internet pela concorrência.

Dependendo do projeto, o KWFinder pode ser uma ferramenta mais que suficiente para preparar uma boa estratégia e com isso alavancar o seu site na rede.

E como utilizar?

Para fazer uso desta ferramenta, após a assinatura, basta acessá-la no link e clicar em "Analyse".

Com o KWFinder você consegue encontrar palavras-chave cauda longa "Long tail" e com baixa competição de SEO.

Ou seja, palavras que os seus concorrentes não usam e sequer imaginam que existem.

Com esta ferramenta, é possível expandir a pesquisa graças às métricas e sistemas exclusivos de SEO, e visualizar até onde seu negócio está sendo visto e acompanhado.

O KWFinder possibilita utilizar palavras-chave de cauda longa relacionadas ao nicho de mercado com bons volumes de pesquisa e baixa dificuldade de SEO.

A cada palavra-chave sugerida, uma variedade é apontada a cada pesquisa que o empreendedor deseja fazer com relação ao seu site ou o seu mercado de atuação.

Um relatório completo que chega às mãos do cliente com a possibilidade de pesquisa para mais de 40 idiomas, com resultados em cidades, estados e países específicos.

Quanto custa?

No caso da licença mensal para o KWFinder, os preços também variam conforme o pacote de serviços escolhido, entre US$ 49 e US$ 129 dólares por mês ou, US$ 239 e US$ 599 dólares por ano.

Atualmente, quando o assunto é o Marketing Digital do seu negócio, cuidado e planejamento nunca são demais.

Portanto, estar sempre preparado para obter as melhores informações sobre a área de atuação, com relação aos interesses e pesquisas feitas pelo público-alvo e também nas opções feitas pela concorrência, é o ponto-chave para que um modelo de negócios desponte com mais facilidade em um mercado tão competitivo como a internet.

Uma visão de negócios essencial a quem entende que não se trata de "gastar" com ferramentas de propaganda, mas sim investir em mais qualidade à imagem e sobretudo como ela é vista pelos possíveis consumidores.

Desta forma, é necessário que todo tipo de site empresarial, ou e-commerce em atividade na internet, faça uso destas ferramentas a fim de garantir mais acessos e o principal: a tão desejada conversão de leads em clientes, que é o que torna um negócio realmente bem-sucedido ou não.

Para tanto, conhecer estas ferramentas, testá-las e aplicá-las no dia a dia se torna imprescindível, a medida que nossos concorrentes as compreendem e também começam a fazer uso delas para que seus negócios sejam um sucesso de vendas. Ou seja, quem não dominá-las, ficará para trás.

E quem dominá-las, saberá exatamente o que fazer para conquistar o público desejado e até mesmo ampliar o seu negócio frente a outros mercados emergentes.

Um conhecimento destinado tão somente a quem tiver visão de futuro e amor ao seu próprio negócio.

Confie no trabalho de quem é especializado!

Agora se você precisar de ajuda para implementar uma estrutura de marketing digital, ou simplesmente se desejar fazer o seu negócio crescer, fique à vontade para falar conosco.

A missão das Franquias de Sucesso é juntos conectar pessoas ao seu negócio por meio da internet!

Seja estratégico, conecte-se.

Aficionado por empreendedorismo, graduado em Tecnologia, Marketing e Economia, já geriu áreas comerciais de diversas empresas de tecnologia, participa como voluntário do ITFB e ICM, atualmente é o Diretor Comercial e Marketing da rede de Franquias Liguesite.

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