3 segredos sobre planejamento de custos que você deve saber para sua franquia

planejamento de custos para sua franquia

Por Comunicação Liguesite. Postado em 26/02/2018. Última atualização em 10/05/2019.

Tempo estimado de leitura: 10 minutos.

Se você, como outros milhares de brasileiros, tomou a iniciativa e resolveu começar a empreender, parabéns!!

Os desafios que virão pela frente vão exigir preparo, dedicação e empenho, mas certamente você vai colher os frutos desse esforço todo ainda antes do que imagina! 

CONTINUAR LENDO

Por que uma franquia é o modelo ideal de negócio para novos empreendedores?

Começar um negócio do zero é tudo, menos fácil. A burocracia no Brasil não é pequena, e é preciso garantir que tudo esteja em ordem para evitar problemas futuros.

Além disso, é preciso assegurar o aporte de capital necessário, investir no conceito da sua marca, escolher a localização ideal para atingir o seu público-alvo, e assim por diante. Não é por acaso, nem tampouco por incompetência, que quase 50% das novas empresas são forçadas a fechar as portas com menos de 4 anos de funcionamento (e você pode conferir essa estatística aqui).

E é justamente aí que ter uma franqueadora pode ser de extremo interesse para você, empreendedor. Uma franqueadora é uma empresa detentora da marca e do know-how da atividade que será exercida.

Em resumo, trata-se sempre de uma empresa que já possui uma boa bagagem em experiência de mercado e que estará, portanto, em condição de ajudá-lo a começar. E essa ajuda se estende à todas as etapas: desde as orientações iniciais para abertura do negócio, acompanhamento ao longo da sua operação, treinamento constante e assim por diante.

Por isso, ser um franqueado é uma opção que trará segurança para que você, empreendedor de primeira viagem, possa se lançar no mercado e se manter nele por muitos anos.

Se você está preparado para dar esse passo, e começar a investir em sua própria franquia, temos algumas dicas para você na área de planejamento de custos.

Confira a seguir:

#1: Decidindo o modelo de franquia ideal para você

Definir o modelo de franquia é um primeiro passo importante, visto que vai permitir que você determine os custos iniciais da sua empresa. Por isso, você deve levar em consideração:

  • os custos para abertura da firma junto aos órgãos públicos responsáveis, em todas as instâncias (municipal, estadual e federal);
  • os custos com taxa de franquia, que deverão ser pagos à sua franqueadora;
  • os custos para instalação e manutenção da sua franquia após o início das atividades;
  • o valor total do seu capital inicial, não se esquecendo de separar uma quantia deste para servir como seu capital de giro - essencial ao bom funcionamento da empresa.

O custo inicial mais pesado para o empreendedor é sempre o de instalação da empresa.

Caso você opte por um modelo de franquia com loja física, terá que se preocupar com os seguintes gastos iniciais:

  • aluguel de sala comercial;
  • adequação da sala à identidade visual da franqueadora (pintura, fachada, etc)
  • manutenção da sala comercial, onde incluímos os gastos com água, luz, iptu, telefone, internet e outros custos similares;
  • contratação de funcionários para balcão, conforme modelo e orientação da franqueadora;

Para reduzir o seu custo de instalação, e garantir que você possua um bom capital de giro inicial, que tal investir em um modelo de franquia online?

Entre as principais vantagens desse modelo de franquia, estão:

  • ser homebased, ou em outras palavras, você pode trabalhar de casa, em um espaço adaptado para isso;
  • a única ferramenta necessária para você começar a trabalhar e ganhar dinheiro é um computador com acesso à Internet;
  • flexibilidade no trato com clientes: você pode captar leads e atender seus clientes da forma que melhor se adequar ao seu perfil e à proposta da franqueadora - seja através de visitas, videoconferências, WhatsApp, etc.

O importante é não esquecer que o seu capital inicial deve ser o suficiente para não só montar o negócio - pagar todas as taxas e custos para abertura das portas - mas ainda, para garantir a sua operação pelo menos pelos primeiros meses.

Nossa primeira dica, portanto, é: escolha um modelo de franquia compatível com o seu perfil e com o seu capital inicial.

#2: Faça o dever de casa!

  • Pesquise a franqueadora à qual você pretende se afiliar;
  • Pesquise a rentabilidade do negócio proposto;
  • Pesquise a aceitação desse serviço na área em que você pretende abrir a sua empresa;
  • Pesquise, pesquise, pesquise!

Um dos erros mais comuns entre novos empresários é abrir o negócio achando que só a própria motivação será suficiente para fazer dele um sucesso.

Se você é desses, então desculpe desiludi-lo, mas não é bem assim que a banda toca no mundo real.

Uma boa pesquisa de mercado é essencial para que você possa estabelecer a taxa de retorno do seu investimento inicial.

E esse é um dado muito importante para o seu planejamento financeiro: é ele que vai te ajudar a determinar por quanto tempo você precisa conseguir se manter no mercado com o seu capital inicial, antes que a sua franquia comece a caminhar e se sustentar com as próprias pernas.

#3: Investindo em ferramentas gerenciais

Para acompanhar o dia a dia financeiro da sua empresa, nada melhor do que investir em ferramentas de controle gerencial.

E existe uma infinidade de opções disponíveis no mercado: você pode optar por uma planilha de controle de custos, por exemplo, ou por um sistema mais robusto e completo como um ERP web.

Um ERP online é um software para planejamento de recursos, que vai permitir que você acompanhe em tempo real a situação das contas e vendas da sua empresa.

Entre as diversas funcionalidades que um ERP oferece para você, estão:

  • Controle de contas a pagar e a receber
  • Controle de Vendas
  • Suporte para PDV
  • Controle de estoques
  • Emissão de boletos bancários
  • Módulo emissor de NF-e
  • Conciliação bancária
  • Relatórios gerenciais

Vantagens de um ERP

A grande vantagem de um ERP online para quem está se lançando no mundo dos negócios é o seu baixo custo inicial e de manutenção, que é pago no esquema de plano mensal, com valor variável de acordo com os serviços inclusos no seu pacote.

Além disso, por se tratar de uma ferramenta online, você terá acesso às informações da sua empresa 24 horas por dias, 7 dias na semana - a partir de qualquer computador com acesso à internet.

A sua empresa contará ainda com toda a estrutura de segurança de dados oferecida pelo seu provedor de ERP.

Por fim, um ERP é uma ferramenta que vai permitir que você acompanhe todas as movimentações financeiras da sua empresa, decidindo quais deseja ou não manter.

Isso aumentará a rentabilidade dos seus investimentos, visto que você terá uma base concreta de dados na hora de decidir onde investir.

Verifique se sua franqueadora possui um bom ERP ele é fundamental para o sucesso de sua Franquia.

Quais as ferramentas para controle de custos que a sua empresa utiliza? Não deixe de comentar aqui com a gente!

A missão das Franquias de Sucesso Liguesite é qualificarmos os empreendedores das nossas franquias para que ofereçam as melhores soluções digitais do mercado, fazendo com que produtos, serviços e marcas sejam encontradas por quem as procura.

Se você precisar de ajuda para abrir o seu próprio negócio, para ter mais segurança, liberdade e crescer, ou simplesmente deseja para escolher a melhor franquia para investir, fique à vontade para falar conosco.

Somos conectados e conectamos pessoas, via internet.

Seja estratégico, conecte-se.

Autora: Gabriela Vitória, redatora do GestãoClick

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

[email protected]

© 2018 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.