Pós-venda

: como essa ferramenta pode ajudar seu negócio
Pós-venda

Por Artigo de Wallace Castro. Postado em 14/11/2017 em Empreendedorismo

A forma de fazer negócios atual é muito diferente se compararmos com a forma predominante há 10 ou 15 anos atrás.

Se o cliente sempre esteve no centro de todas as atividades de qualquer organização, visando ou não lucro, hoje essa importância é ainda maior.

Com uma quantidade cada vez maior de informação à sua disposição das mais diferentes naturezas, os clientes estão cada mais exigentes e consciente em relação aos produtos e serviços que desejam adquirir.

Soma-se a isso o fato de a grande maioria dos setores apresentarem uma concorrência feroz, o que faz com que os clientes tenham ainda mais opções para ponderar.

Isso tudo faz que as empresas que desejam sobreviver e se manterem competitivas no mercado tenham que investir em duas principais competências: a inovação, capaz de gerar novas fontes de renda; e o processo de vendas, objetivando a fidelização dos clientes.

Neste artigo iremos focar no último aspecto, mais especificamente em uma etapa tão importante quanto relegada: o pós-venda.

CONTINUAR LENDO

O que e pós-venda?

Como o próprio nome indica, trata-se do atendimento posterior ao cliente ter adquirido determinado produto ou serviço.

Apesar de bastante instrutiva, essa definição não é muito precisa, pois afinal onde termina o processo de venda e começa o processo de pós-venda?

A resposta depende muito do tipo de atividade comercial exercida pela empresa.

Assim, para refinar e tornar a definição acima mais precisa, podemos considerar que a pós-venda consiste em qualquer tipo de ação feita com um prospect ou um lead que se tornou cliente de fato e direito de determinada empresa, ação essa que tem como principal objetivo garantir um relacionamento duradouro ou, no cenário mais otimista, a fidelização do cliente por meio do atendimento eficaz às suas necessidades.

Para se ter ideia de sua importância para o negócio, estima-se que prospectar novos clientes custa até 5 vezes mais do que reter os existentes.

Além disso, empresas que perdem 10% de seus clientes ao ano deixam de faturar entre 25% a 85%, justificando a importância da fidelização de clientes

Como fazer um pós-venda eficiente

Como já dito, um pós-venda eficiente é todo aquele que consegue realizar a fidelização de determinado cliente, e existem diversas maneiras de fazê-lo.

De modo geral, pode-se afirmar que a eficiência desta etapa do processo de compra tem relação direta com o profundo conhecimento dos produtos e/ou serviços comercializados e com o perfil do público da empresa.

O que é necessário ter em mente é que eficiência não é sinônimo de complexidade, pois o dono de uma mercearia de bairro perguntar para algum cliente se gostou ou não de determinado produto que foi comprado lá já pode ser considerado uma ação dessa natureza, pois tem como principal objetivo avaliar a satisfação e demonstrar preocupação e respeito com o cliente.

Para que você tenha uma noção mais concreta do conceito, na sequência vamos explorar outros exemplos de ações realizadas na área.

Ações de pós-venda

Como é possível deduzir pelo exemplo acima, as ações de pós-venda são extensas e podem ser das mais diferentes naturezas.

Além disso, muitas vezes requerem um orçamento mínimo ou mesmo nulo em termos financeiros, pois o tempo é o maior investimento em ações deste tipo.

Na sequência, você poderá observar alguns exemplos práticos de ações neste sentido.

7 dicas para seu pós-venda

Para te auxiliar nesta importante etapa do processo de compra e conseguir oferecer a melhor experiência de compra a seus clientes, abaixo separamos algumas dicas preciosas. Vamos a elas.

Resposta rápida

Depois de realizar a compra de determinado serviço ou produto, em especial pela internet, é muito comum que o cliente tenha dúvidas em relação a seu funcionamento, garantia, melhores práticas de uso, dentre outros, o que faz com que entre em contato com sua empresa.

Dessa forma, sua equipe estando disponível e respondendo rapidamente às indagações feitas aumenta o grau de confiabilidade e satisfação dos clientes.

Processos definidos

Este ponto tem relação direta com o primeiro.

Não existe nada mais chato que ligarmos para uma empresa e sermos passados de um profissional para outro sem que nossas solicitações sejam resolvidas.

Assim, e mesmo em pequenas empresas, o ideal é que haja um profissional treinado para atender todas as demandas advindas dos clientes, de modo a agilizar o atendimento.

Diversificação os canais de comunicação

Ainda em relação à comunicação, é fundamental que sua empresa conte com diversos canais de atendimento para oferecer maior comodidade, a exemplo de telefone fixo, celular, formulário de contato pelo site, e-mail e mesmo atendimento via mídias sociais.

Resolução de problemas

Mesmo tendo todo o cuidado, problemas acontecem, e o grande erro de muitas empresas, que causa perda de cliente, e culpar a própria equipe da empresa ou outro setor, retirando muito em credibilidade.

Seja profissional e não exponha eventuais problemas internos aos clientes, afinal de contas ele está ali para que seus desejos e necessidades sejam preenchidos, e não para ouvir reclamações.

Propagando a melhor decisão

Algo que deve ser feito imediatamente após a realização da compra é deixar claro para seu cliente que ele tomou a melhor decisão possível, pois além de dar maior credibilidade a empresa e demonstrar interesse, isso diminui a sensação de arrependimento típica após a realização de compras.

Utilizando incentivos

Umas das maneiras mais eficientes de garantir que seus clientes voltarão a comprar de sua empresa é por meio de incentivos.

Boas ideias neste sentido incluindo um programa de pontuação ou descontos no montante total de compras futuras.

Mesmo que não pareça algo inovador, aciona um gatilho diretamente relacionado a novos desejos de consumo por parte do consumidor.

Apostando no fator surpresa

Não existe pessoa que não goste de ser surpreendida positivamente, e com os clientes não é diferente.

De tempos em tempos mande um e-mail falando sobre como a empresa está feliz de ter tal pessoa como cliente.

Faça posts nas redes sociais agradecendo aqueles que comprovam é confiaram nos produtos e/ou serviços oferecidos pela empresa.

Ligue para o cliente para comunicar o lançamento de novos produtos e pergunte como ele avalia aquilo que já foi comprado.

Isso ajudará a aumentar nos níveis de satisfação ao mesmo tempo que auxilia em um atendimento diferenciado e único.

Dessa forma, diante de tudo o que foi dito, podemos concluir que esta é uma etapa da compra fundamental para garantir a fidelização de clientes, e justamente por isso deve ter a atenção e investimento necessários.

Gostou do nosso artigo? Então curta nossa página do Facebook e LinkedIn, e tenha sempre informações como essa ao seu alcance.

A missão das Franquias de Sucesso Liguesite é qualificarmos os empreendedores das nossas franquias para que ofereçam as melhores soluções digitais do mercado, fazendo com que produtos, serviços e marcas sejam encontradas por quem as procura.

Se você precisar de ajuda para abrir o seu próprio negócio, para ter mais segurança, liberdade e crescer, ou simplesmente deseja para escolher a melhor franquia para investir, fique à vontade para falar conosco.

Somos conectados e conectamos pessoas, via internet.

Seja estratégico, conecte-se.

Onde você está?*

Aficionado por empreendedorismo, graduado em Tecnologia, Marketing e Economia, já geriu áreas comerciais de diversas empresas de tecnologia, participa como voluntário do ITFB e ICM, atualmente é o Diretor Comercial e Marketing da rede de Franquias Liguesite.

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

sac@liguesite.com.br

© 2017 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.