Prospecção de clientes

para a minha franquia
Prospecção de clientes para a minha franquia

Por Artigo de Wallace Castro. Postado em 23/08/2017. Última atualização em 23/08/2017.

Tempo estimado de leitura: 63 minutos.

Acreditamos que a prospecção de clientes feita de forma assertiva e estratégica, pode ser considerada mais de 50% da venda concretizada.

A prospecção de clientes vem mudando drasticamente com o consumidor moderno, e você não pode ficar para trás.

Imagine se você pudesse falar com o consumidor certo, na hora certa?

Ainda mais, se você pudesse saber exatamente o que o consumidor quer, e quando ele está realmente preparado para a compra?

Sua franquia tem um processo de prospecção de clientes para o consumidor da era digital?

É exatamente isso que você verá nesse artigo, acompanhe algumas das melhores estratégias modernas para a prospecção de clientes da era digital.

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O que é prospecção de clientes?

Prospecção é o ato de prospectar.

Prospectar, por sua vez, segundo o dicionário é um verbo que indica a ação de tornar-se mais visível, mais importante.

Pode ser ainda entendido como um termo de procura, sondagem e descobrimento.

Em outras palavras, é função da prospecção de clientes encontrar e fazer encontrar-se pelo público, aumentando assim a receita do negócio bem como a sua cartela de clientes.

Afinal, via de regra, são os clientes que mantêm o faturamento mensal de sua franquia.

Vale ressaltar ainda que a prospecção de clientes moderna vai muito além de sair pelas ruas entregando flyers de sua franquia, do seu negócio físico, ou distribuindo links em chats e páginas para as versões digitais da empresa.

Esse tipo de ação é infundado! Uma maneira bastante simples de se perder tempo e muito dinheiro.

Para prospectar é indispensável planejar.

Improvisos não são bem-vindos para aqueles que buscam resultados reais, por isso muita atenção! Organizar o processo de prospecção de clientes é uma das bases sólidas para resultados e novos clientes em sua base, ou seja, que conhecem o negócio e dele começam a fazer parte integrando sua cartela, interagindo, recomendando e comprando/contratando o que sua franquia ou negócio tem para oferecer.

Tratando-se de franquias virtuais ou negócios online, a prospecção de clientes é ainda mais importante.

No cenário digital os leads (possíveis clientes) estão mais expostos a novas ofertas e anúncios o tempo todo, podendo assim trocar de fornecedor com maior agilidade prejudicando todo o planejamento de suas metas e objetivos assim como sua concretização.

Prospecção de novos clientes

A prospecção de clientes garante que a empresa jamais fique estagnada ou dependente de uma cartela fixa de clientes ou prospects.

Desta forma, é também o uso de uma das ferramentas de crescimento mais utilizadas em diferentes negócios, afinal, se seu empreendimento deseja aumentar em determinada porcentagem o faturamento, é indispensável investir na captação de novos clientes.

Prospectar pode até ser considerado como algo difícil, afinal, é necessário investir muito tempo e dedicação para que a organização e o planejamento que foi realizado saia do papel e se torne realidade, números satisfatórios, portanto, para a franquia ou negócio como um todo.

A prospecção de novos clientes ainda se evidencia uma vez que esta ação é responsável por divulgar sua franquia ou negócio, seu nome, sua marca e seus produtos e serviços.

É também uma das formas mais eficiente de atrair olhares interessados para sua franquia ou empresa, além de conquistar um número maior de indicações no mercado local ou virtual.

Infelizmente, muitas empresas ainda vivem erroneamente os medos da prospecção.

O medo de prospecção de novos clientes mais do que a capacidade de atendimento, ou o medo de não conseguir conquistar eficientemente a atenção de novos clientes, ou o medo de não saber gerenciar corretamente tais processos.

Para ver resultados e ter uma prospecção de novos clientes, é preciso sair da zona de conforto! A prospecção de novos clientes deve estar sempre voltada para o sucesso.

Tenha comprometimento com o crescimento seja de sua franquia, ou de um negócio próprio, principalmente nos enfoques digitais, grandes oportunidades deste século! Permita-se aprender mais sobre a prospecção de novos clientes já!

A prospecção de clientes evoluiu

Antes do Marketing Digital ter surgido no mercado como a grande oportunidade do século, tratando-se de se aproximar e de conquistar novos clientes, outras muitas estratégias e ferramentas eram utilizadas com os mesmos objetivos e metas.

Estas, entretanto, não apresentavam resultados tão rápidos quanto os de hoje, já que a internet viralizou as possibilidades e trouxe uma velocidade sem igual para os mais distintos processos e divulgações nos empreendimentos virtuais, não é mesmo?

O porta a porta, o televendas, as panfletagens e os outdoors foram, por muito tempo, as principais formas de prospecção de novos clientes, porém isso acontecia em um contexto de mercado em que o marketing era substancialmente outbound, ou seja, fora dos âmbitos virtuais como são agora.

Hoje, o marketing mudou e passou a ser muito estudado principalmente em uma de suas ramificações, que é o Marketing Digital, uma alternativa eficiente que tem mudado completamente a forma como as pessoas comercializam e negociam no mundo todo.

Afinal, estar fisicamente em um lugar tornou-se algo dispensável com o advento da internet! Mais do que possível, agora é completamente viável prospectar clientes que podem estar em qualquer parte do globo terrestre.

Distância deixou de ser, portanto, um fator determinante para as empresas que investem nestas práticas.

Prospecção de novos clientes utilizando o marketing digital

O marketing sempre existiu.

Desde sua forma mais bruta, até os dias de hoje em que existem inúmeras ferramentas e formas de mensurá-lo, o marketing tem feito história e mudado a realidade de negócios e de empresários que decidiram seguir suas regras e estratégias.

Na prospecção de clientes, a utilização do marketing digital é hoje uma aliada e tanto!

Partindo de um princípio de que os meios virtuais são muito mais econômicos e rápidos de se trabalhar, apesar de exigirem tantos cuidados quanto os de um marketing convencional, ou até mesmo mais, são incontáveis os benefícios de se apostar nesta modalidade! Alguns exemplos de benefícios e problemas nas formas de prospecção de clientes podem ser vistos a seguir.

Prospecção de clientes quais os benefícios e problemas de cada estratégia

Já vimos que a prospecção de novos clientes para sua franquia pode dar um salto, mas isso não quer dizer que as estratégias antigas morreram, e precisam deixar de serem usadas.

Então vejamos uma análise das principais estratégias para a prospecção de novos clientes para sua franquia.

Prospecção de clientes porta a porta

Seu principal benefício é estar cara a cara com o potencial cliente no momento da prospecção.

O olho no olho é, sem dúvida, uma excelente alternativa quando se pensa em expandir o número de clientes.

Entretanto como problema para esta ferramenta, tem-se a demora de se obter resultados.

Bem como ser este um processo cansativo e que demanda muita mão de obra dependendo de cada caso, é claro.

Se você for utilizar esta estratégia que é ótima, prepare-se fisicamente e principalmente psicologicamente para ouvir muitos nãos e alguns sins.

Prospecção de clientes por telefone

Prospectar clientes por telefone já foi considerado como um meio revolucionário de se aproximar de diferentes públicos a fim de conquistá-los como seus.

O problema é que devido a muitas empresas já terem aderido e por não saberem usar deste recurso na hora de vender, é cada vez mais comum que as pessoas fujam deste tipo de abordagem não deixando, se quer, que os operadores de telemarketing concluam suas propostas, desperdiçando assim, tempo e dinheiro.

Prospecção por panfletagem

Outra forma de prospectar clientes é através da panfletagem, algo que ainda hoje é bastante utilizado principalmente nas grandes cidades.

Profissionais como dentistas, advogados trabalhistas e compradores de ouro são os principais a contratarem este tipo de serviço.

Apesar de estar próximo a um grande público, nem sempre apresenta resultados satisfatórios, uma vez que muitos simplesmente amassam e jogam os papéis sem se quer ler o que está escrito.

Prospecção de clientes usando outdoors

Também vale ressaltar o formato convencional do marketing em outdoors, um dos meios de visualização em massa que eram bastante utilizados antes do advento da internet.

Sendo bastante útil, o custo desse veículo de informação costuma ser um pouco elevado, faça um estudo e avalie com cuidado a viabilidade desse investimento.

Existem alguns centros de grandes cidades que já proibiram o uso dessa estratégia.

Prospecção de clientes através do Marketing Digital

Se utiliza de recursos precisos sobre quem são os clientes, considerando assim quais são as suas principais características a fim de surpreendê-los de modo arrebatador.

Pode ser alocado em diferentes ambientes virtuais e tem um custo muito menor quando comparado aos demais métodos.

O alcance e a visualização também são grandes destaques tratando-se do marketing digital.

Franquias modernas fazem a prospecção de clientes usando o marketing digital

A internet movimentou completamente a forma como as empresas divulgam seus produtos e serviços.

A utilização do marketing digital passou a ser de fundamental importância para diferentes processos dentro do negócio, sendo um deles a prospecção de clientes.

Veja a seguir algumas das boas práticas virtuais que você deve começar a se preocupar hoje mesmo para ver resultados positivos dentro da sua franquia ou empresa. Confira:

Buyer persona

Você sabe o que é Buyer persona? Já ouviu ou conhece este termo que dentro do marketing digital é de extrema importância, não apenas para a prospecção de clientes, mas também para todo o andamento das atividades para realizar um bom negócio seja físico, ou virtual?

Se você não sabe ou ainda tem dúvidas sobre o que é Buyer persona, de modo resumido, são os personagens fictícios criados pela empresa, mas com dados reais, que ajudam a entender melhor quem são os clientes que chegam até determinada página.

Na composição e criação da Buyer persona são considerados dados como idade, sexo, profissão, problemas e objetivos, entre outros.

A junção destes fatores determinará um grupo de clientes, sendo estes seus públicos-alvo, conforme cada novo trabalho como publicação ou campanha.

A partir deste direcionamento mais preciso, a prospecção de clientes ganha uma nova força, e que aparece posteriormente nos números, no momento da mensuração.

Vale destacar ainda que sua franquia ou negócio pode ter mais do que uma Buyer persona. Aliás, quanto mais, melhor visto que significa que o produto ou serviço é do agrado de um maior número de potenciais clientes, permitindo uma expansão das atividades.

Só tome cuidado, e faça um buyer persona por vez, consolide a estratégia dele, e depois faça o próximo buyer persona.

Em Marketing de Conteúdo, ou seja, na geração de artigos e publicações que engajam os clientes e potenciais, definir precisamente quem são tais personas é de indispensável importância uma vez que cada texto é escrito diretamente para cada um desses grupos seguindo suas necessidades, problemas e objetivos. Q

uer saber mais detalhes sobre O que é e Como Montar uma Buyer Persona? Confira todas as informações necessárias no nosso artigo sobre Buyer Persona.

Funil de vendas e a jornada do consumidor moderno

Tratando-se do contexto virtual, há outros importantes fatores que devem ser incansavelmente cuidados e acompanhados de perto.

É o caso do Funil de Vendas e da Jornada do Consumidor.

Se sua franquia ou empresa não tem previsão nesses dois itens, com certeza vocês estão perdendo muito tempo e dinheiro! Focados na ampla estratégia que prevê a prospecção de clientes certos e na hora certa, os itens aqui mencionados são indispensáveis para que o marketing tome as melhores e mais assertivas decisões, direcionando cada campanha para o seu melhor público e no momento mais oportuno para estes também.

Aproveite para baixar este incrível e completo E-book: Crie sua Persona e aprenda sobre o Funil de Vendas com AIDA!

A base da compreensão do funil e da jornada é bastante simples

Cada pessoa passa por um momento específico, uma dificuldade ou oportunidade que a leva a procurar pelo produto/serviço que você oferece.

Saber em qual momento o prospect está é, portanto, determinante para lhe oferecer o melhor conteúdo, que possa prendê-lo e ainda levá-lo para as próximas etapas até que a contratação ou compra seja de fato consumida.

O funil de vendas se divide em três etapas conhecidas como:

1) “Topo do Funil”, ou fase da consciência

2) “Meio de funil

3) “Fundo do funil

São as etapas em que o prospect começa a demonstrar algum tipo de interesse pelo que sua franquia ou empresa pode oferecer, e é oportunidade, e também obrigação sua, conduzir para que o funil não estacione, não pare antes que a conversão aconteça.

Já a jornada do consumidor é dividida em quatro fases sendo elas:

1) Aprendizagem e descoberta

2) Reconhecimento do problema

3) Consideração da solução

4) Decisão de compra.

A prospecção de clientes precisa levar cada uma dessas etapas muito a sério, durante todo o planejamento das estratégias que serão posteriormente utilizadas para atrair, converter e reter prospects.

Entregar a campanha precisa em cada uma das fases instigará com que o cliente siga para a próxima etapa dessa jornada.

Evidentemente, chegar até a última fase é o objetivo principal do marketing do negócio.

Quer entender melhor quais são as etapas e fases do funil de vendas e da jornada do consumidor?

Confira em maiores detalhes o assunto no nosso artigo sobre a importância do funil de vendas e da jornada do consumidor online!

Criação de uma Landing Page

Você sabe o que é uma Landing Page?

Tem ideia do quanto ela é importante no momento da prospecção de clientes?

Em resumo, uma Landing Page é uma página responsável pela captura de novos leads, ou seja, os potenciais clientes que sua empresa quer e precisa para continuar a crescer e a se expandir!

Podendo ser alocada na página inicial ou em uma página específica para onde as campanhas e publicações apontam, a Landing Page deve, necessariamente, chamar a atenção de todos que estão acessando ao endereço virtual.

Para ter sucesso ainda, essa página deve ter um planejamento detalhado que preveja, entre outros fatores, a responsividade da página, ou seja, um formato que se adapte aos diferentes formatos de tela por onde os internautas acessam o site (Computador, Notebook, Tablet ou Celular).

Também é indispensável que a Landing Page possua um gerenciador rápido, que seja informativa e possua um layout bastante adequado conforme seu público e objetivo.

Preze, ainda, pela atração da página visto que um de seus principais objetivos é justamente atrair novos potenciais clientes.

E sabe qual é a importância da Landing Page na prospecção de clientes para uma franquia no marketing digital?

Resposta simples!

Porque é a partir dela que a franquia consegue expandir seus negócios atraindo internautas visivelmente interessados ou que possam vir a se interessar num futuro próximo por aquilo que a empresa está oferecendo.

Criar uma cartela de clientes é um passo determinante para que o negócio crie sua visibilidade! Aproveite para entender mais sobre o que é e como construir uma Landing Page.

Elementos que uma boa Landing Page deve ter na prospecção de clientes

Veja a seguir quais são os principais elementos que sua Landing Page deve ter para que a prospecção aconteça de modo natural e mais rápido, com dados e números finais satisfatórios:

Título e subtítulo chamativo

É claro que para que o lead se interesse pela sua página é indispensável agregar a ela itens chamativos iniciando pelo título e subtítulo da página.

Para a sua franquia seja online ou física, procure agregar valor considerando nomeações que mostrem, com criatividade, o que sua franquia faz e por que ela é considerada como diferenciada das demais!

Conte uma boa história

Engajamento! O lead quer se sentir próximo de você para fechar negócios, portanto empenhe-se em contar sua história de modo a aproximá-lo e usando poucas linhas.

Agilidade e aproximação são fatores que o internauta avalia para se tornar um cliente seu!

Gere valor com benefícios

Você precisa oferecer uma informação de valor para que o lead permaneça na página e mantenha seu interesse em se tornar um prospect.

Trabalhe, portanto, com a geração de benefícios para manter esse engajamento.

Vários CTAs

Os “call to action” ou como chamados no português, chamadas para ação, também são determinantes e precisam estar claros e visíveis na sua Landing Page, já que são os responsáveis por guiar o lead para o preenchimento do formulário de conversão.

Aproveite para entender mais do assunto em um incrível e completo guia sobre Call to Action.

Tenha bônus ou iscas

Outro ponto importante é trabalhar com cartas na manga – no marketing digital, são chamadas de bônus ou iscas, indispensáveis para sair na frente da concorrência, prospectando a um número maior de clientes.

Ofereça conteúdos de qualidade e pertinentes, por exemplo, artigos de blog, e-books, vídeos, modelos e planilhas.

Depoimentos em texto e vídeo

Seus clientes poderiam indicar seus produtos ou serviços?

Que tal aproveitar deste recurso para potencializar a capacidade da sua Landing Page, vinculando a ela depoimentos tanto em vídeos, quanto em formatos de texto?

Com certeza, o lead se sentirá muito mais seguro desta forma!

Garantias

Também permita-se trabalhar oferecendo garantias conforme o tipo de serviço ou produto que você oferece, afinal tal atitude transmitirá um maior conforto para o seu cliente.

As garantias devem ser reais e verdadeiras.

Escassez

Já ouviu falar na lei da oferta e da procura? Se este assunto é novidade para você, comece a pesquisar agora mesmo como eles funcionam, eles são indispensáveis para a conversão e para venda.

Faça ofertas escassas durante a prospecção de clientes e, com certeza, seus resultados serão muito melhores do que aqueles vistos antes dessa aplicação.

Uma oferta com tempo ilimitado, ou com um bônus especial, ou talvez comprando um produto e ganhando algo.

Claro isso e tudo o que vimos até aqui, precisa estar alinhado com as condições de sua franqueadora e do mercado.

Preço

Uma Landing Page pode oferecer conteúdos gratuitos ou pagos conforme sua estratégia.

Nos casos em que há obrigatoriedade de pagamento é indispensável alocar o valor de modo que ele não seja visto pelos clientes como empecilho e sim como diferencial.

Além disso saber quanto o cliente está disposto a pagar é fundamental para selecionar quem é seu verdadeiro cliente e quem é apenas curioso.

Formulário de venda ou contato

Um dos CTAs mais importantes é o que redireciona o seu lead para o preenchimento de formulários de venda ou de contato.

O registro desses dados permitirá que posteriormente sejam traçadas campanhas específicas para cada público.

Técnicas de SEO

Além de escrever tudo o que o seu consumidor precisa saber, você precisa utilizar técnicas e boas práticas para aparecer nos buscadores.

Essas técnicas são conhecidas como SEO.

Saiba tudo o que precisa sobre SEO, e apareça bem para os seus futuros consumidores e também nos buscadores.

E, para encerrar a listagem de elementos, é importante verificar suas especificidades a fim de que a Landing Page fique completa e totalmente apta a prospecção de clientes.

Prospecção de clientes com o Google AdWords

Agora que já:

  • Sabemos quem é nosso Buyer Persona
  • Definimos nosso funil de vendas
  • Traçamos a jornada do consumidor
  • E acabamos de criar uma ótima Landing Page

É hora de fazer com que a Landing Page apareça nos buscadores, e o principal deles é o Google.

Existem várias ferramentas para sua Landing Page aparecer no Google, mas nós queremos focar na principal delas que é o AdWords.

O que é o AdWords?

Primeiramente é importante destacar que o Google AdWords é a mais importante plataforma de investimentos em links patrocinados da atualidade.

Abaixo destacamos em vermelho, são os links patrocinados gerenciado pelo AdWords, e em verde os links que aparecem sem pagar (conhecido como organicamente).

adwords publicidade

Sua importância é perceptível quando se percebe o faturamento, em 2011, cerca de 96% de tudo o que foi movimentado nessa área.

Sua importância se deve ao fato de que a plataforma possui um incrível alcance sendo um dos melhores investimentos a se fazer tratando-se do marketing digital.

Se sua franquia tiver uma loja virtual por exemplo, você precisa obrigatoriamente fazer campanhas patrocinadas.

Veja mais detalhes de como o AdWords funciona!

Qual a importância do AdWords para prospecção de clientes para a franquia no marketing digital e como ele funciona?

A prospecção de clientes a partir do AdWords é bastante visível e clara uma vez que a plataforma trabalha com a segmentação de anúncios, propagandas a partir do Google Maps, YouTube, entre outros muitos fatores.

O grande alcance e a segurança de utilizar a plataforma também são destaques tratando-se dos investimentos no AdWords.

A apresentação de resultados é incrivelmente detalhada permitindo que sejam criadas estratégias mais assertivas no que se refere a quem é o seu público e aonde ele está localizado.

A construção de uma campanha AdWord deve ser iniciada, por exemplo, a partir da análise da concorrência.

A pesquisa por palavras-chave é de indispensável importância também, assim como utilizar o planejador de palavras da plataforma.

Também se lembre de como orçar toda a campanha a fim de não ter surpresas ao longo de sua veiculação.

Veja estratégias de como sua franquia pode vender mais utilizando o Google AdWords!

Elementos que uma boa campanha deve ter para prospecção de clientes e geração de trafego

A campanha para prospecção de clientes a partir do Google AdWords é bastante detalhada como já foi mencionado.

Isso, inclusive, a torna um dos principais canais de veiculação quando se pensa em marketing digital.

É essencial conhece o Google AdWords para potencializar suas campanhas e propagandas. Confira a seguir alguns dos elementos da campanha que devem ser pensados e trabalhados com atenção, para máximo aproveitamento:

  • Tipo
  • Redes
  • Dispositivos
  • Locais
  • Idiomas
  • Estratégia de lance
  • Maximizar Cliques
  • Maximizar conversões
  • Orçamento individual por dia

Métodos de exibição padrão

Otimiza e entrega anúncios, gastando o orçamento de maneira bastante uniforme ao longo do tempo, sendo o método mais indicado e recomendado

Rotação de anúncios

Otimizado para conversões, exibindo anúncios com mais chances de gerar um maior número de conversões de leads e potenciais clientes.

Vale destacar ainda que passado determinado tempo é possível e completamente viável dar continuidade a campanha, buscando por configurações mais avançadas como, por exemplo:

  • Agendamento de anúncios para os dias e horários com maiores conversões, algo que pode ser encontrado nos relatórios apresentados pela plataforma.
  • Investir mais recursos em uma localidade em um determinado horário.

Dicas para potencializar a sua campanha AdWord e obter melhores resultados

Todas as vezes que você segue os padrões recomendados, a possibilidade de conquistar mais com menos aumenta, então veja algumas boas práticas para sua franquia decolar e gerar bons negócios.

Você deve criar uma campanha, depois juntar essa campanha em grupos de anúncios, palavras-chave, anúncios, e por fim escolher para qual Landing Page esse anuncio será direcionado.

estruturar uma campanha adwords

Crie anúncios relevantes

  • Trabalhe com títulos chamativos e específicos para que apenas seu público-alvo venha a clicar em seus anúncios, retendo custos e direcionando melhor os investimentos que estão sendo feitos
  • Invista na URL final
  • Crie um caminho que não confunda o lead com a orientação de como seguir dentro da sua página
  • Tenha um bom CTA, lembre-se de que ele é uma peça fundamental na prospecção de clientes e em sua conversão também

Escolha e insira palavras-chave pesquisadas e ranqueadas anteriormente

  • Verifique na plataforma do AdWords quais palavras sua campanha está sendo pesquisada e encontrada
  • Verifique também palavras-chave negativas, com elas você elimina as pesquisas indesejadas e diminui custos

Como integrar o AdWords com o Google Analytics?

Você já sabe que é realmente importante trabalhar com a plataforma AdWords.

Mas você sabia que é possível integrar esta ferramenta ao Google Analytics, outro incrível recurso digital do magnata Google?

Quer entender melhor como funciona e por que é importante manter essas plataformas integradas para melhor acompanhamento dos resultados virtuais do seu negócio?

Receba um Guia Completo do Google Analytics e não perca tempo mais: Trabalhe focado nos ganhos já!

Como integrar o AdWords com o Google Search Console?

Saber usar o Google Search Console também é uma incrível oportunidade de profissionalização para sua franquia, já que este recurso contribui com o monitoramento de dados e resultados que dizem respeito a sua Landing Page por exemplo.

Para entender melhor como funciona a integração do AdWords ao Google Search Console, baixe gratuitamente o e-book Guia Completo do Search Console e aprenda em detalhes sobre o assunto.

O que mensurar nos anúncios e palavras-chave?

Se tem uma coisa que o marketing digital revolucionou no marketing tradicional, foi o modo como as empresas e as pessoas passaram a enxergar os resultados das campanhas.

A mensuração é mais do que uma obrigatoriedade, é um fator determinante para quem deseja se manter em um local privilegiado no mercado e, portanto, deve ser realizada esporadicamente, a fim de que sejam encontradas novas oportunidades dentro do segmento.

Sua franquia pode mensurar na estratégia de marketing digital

Veja a seguir alguns dos pontos mais relevantes para a mensuração dos anúncios e das palavras-chave utilizadas pela sua estratégia de marketing digital:

Cliques

São computados pelo AdWords mesmo quando os internautas não acessam a página por motivos diversos.

Sua principal função é mostrar como e quando um anúncio está visível e atrativo para os públicos pré-determinados.

Impressões

São os registros que consideram o número de vezes que a página foi classificada e exibida pelo mecanismo de busca, tendo o anúncio destacado.

CTR

Sigla inglesa que é traduzida como Taxa de Clique.

O CTR realiza a proporção responsável por demonstrar a relação entre o número de visualizações versus o número de cliques no anúncio mensurado.

CPC

Custo Médio por Clique, é o cálculo que determina quanto custou cada clique recebido na campanha.

Para tanto, considera-se o total investido, dividindo-o pelo número de cliques que o anúncio recebeu no mesmo período.

Custos

No Google AdWords é possível ter total liberdade para investir o dinheiro da melhor forma possível, justamente por isso é imprescindível traçar uma boa estratégia para os custos.

Posição média

Em que página de resposta dos mecanismos de busca sua Landing page, site, blog ou e-commerce tem aparecido? Na plataforma também é possível conferir tal dado.

Lembrando que quanto mais próximo da primeira colocação melhor, é claro.

Estimativa de lance de primeira página

Quanto você está disposto a pagar para que seu anúncio apareça na primeira página de resposta a pesquisa do internauta? O AdWords também trabalha com tais expectativas.

Estimativa de lance da parte superior da página

Outra modalidade, a única diferença é que se trata de lances que prevê a veiculação do anúncio na parte superior da primeira página de resposta.

Estimativa de lance de primeira posição

Estar em primeiro lugar melhora em muito as possibilidades de aumentar os cliques e tráfegos, portanto sempre verifique o valor estimado para os lances que colocam seu anúncio na primeira posição da página de resposta do mecanismo.

É claro isso pode te custar muito dinheiro, então mesure essa opção e as duas anteriores, e veja qual o melhor custo x retorno.

Conversões

Acontecem quando além de interagir clicando em anúncios, o lead segue pelo funil pré-determinado que sua franquia definiu, realizando uma compra ou preenchendo um cadastro com suas informações pessoais.

O Google não é seu sócio, então ele cobrará por clique ou por aparição do seu anuncio, independentemente de você efetivar uma venda.

Índice de qualidade

Ajuda a determinar a relevância e a qualidade de sua Landing Page ou de uma página para os usuários.

Quanto maior o índice de qualidade, menos você pagará.

Taxa de rejeição

Considera o número de usuários que entram em apenas uma página, fechando-a sem qualquer tipo de interatividade ou solicitação.

Duração média da sessão da Landing Page

Quanto tempo o lead passa dentro do seu ambiente virtual, até se decidir por dar continuidade, guiado pelos seus CTAs.

Quanto mais tempo o consumidor passar em sua Landing Page, é sinal que o seu conteúdo está bom.

Para uma mais eficaz prospecção de clientes é importante ainda mensurar semanalmente as palavras-chave, as palavras-chave negativa e os termos de pesquisa mais procurados pelo seu público.

Você sabe o que significam cada um desses termos e como é possível profissionalizar sua campanha a partir deles?

Palavra-chave

É o termo que faz referência a expressões específicas e bastante utilizadas entre os potenciais clientes de uma empresa.

As palavras-chave negativas, por sua vez, é justamente o oposto: Determina para quais pesquisas e buscas seu conteúdo não deverá ser apresentado.

Já os termos de pesquisa mais procurados pelo seu prospect são o ápice do seu interesse e devem ser destacados na construção de todas as estratégias digitais.

Ainda vale destacar como assuntos de importância neste contexto, principalmente para a prospecção de clientes, os tópicos a seguir:

Como medir custos por palavras-chave, custo diário

Primeiramente você precisa saber que não existe um mínimo obrigatório para investimentos na plataforma AdWords.

Cada investimento é feito conforme a sua própria estratégia, já pré-definida, e deve seguir os orçamentos médios oferecidos pela ferramenta.

Defina qual a melhor estratégia de lance para o seu investimento como, por exemplo, com foco em cliques nos anúncios, em impressões ou conversões.

Depois determine um lance a ser considerado pelo Google durante o leilão, que define quais as colocações em que seu anúncio aparecerá na página de resposta do mecanismo de busca.

Controle os custos realizando pesquisas e planejamentos de palavras-chave, e mantenha-se sempre atento aos resultados a fim de reestruturar a estratégia da campanha caso seja necessário.

Como colocar crédito no AdWords

Para movimentar seus anúncios e destacá-los no Google, você deverá se manter sempre atento para que sua conta tenha créditos para os investimentos.

Colocá-los é bastante simples, tal como você colocar créditos em um aparelho celular, por exemplo.

Entre em sua conta AdWords, procure pelo ícone “Configurações da conta” e em seguida clique em “Faturamento”.

Nesta opção, encontre o ícone “Efetuar pagamento”.

Determine o valor pretendido de crédito a ser adicione e gere um boleto.

Após o pagamento, o Google disponibiliza de 24 a 72 horas o valor que foi pago para ser utilizado em suas campanhas.

Mensurações importantes para o dia a dia de uma boa campanha

Diariamente, é imprescindível manter-se atento a alguns ícones da mensuração digital.

São eles a taxa de clique, de impressão, de conversão, de rejeição e também de ROI – Retorno sobre Investimento.

Usar comparativos, principalmente quando uma nova campanha ou anúncio é lançado, determinará onde estão os erros e os acertos do negócio.

Na prospecção de clientes para sua franquia, é indispensável acompanhar quais palavras-chave estão mais em alta e passíveis de investimentos.

Também repare quais serviços estão sendo constantemente procurados e dê um destaque especial a eles em suas campanhas.

Por exemplo, se sua franquia trabalha na construção de sites, foque sua campanha estruturando-a de modo a mostrar ao lead quais oportunidades são perdidas uma vez que a página não esteja devidamente bem-feita.

Prospecção de clientes usando copywriting de e-mail

Muito bem, demos mais um passo para a estratégia de marketing digital para sua Franquia de Sucesso decolar. Agora já:

  • Sabemos quem é nosso Buyer Persona
  • Definimos nosso funil de vendas
  • Traçamos a jornada do consumidor
  • Criamos uma ótima Landing Page
  • Estruturamos nossa campanha no Google AdWords

Vamos dar mais um passo para sua franquia de sucesso fazer bons negócios, e aprender a prospecção de clientes, usando o copywriting em e-mails.

O que é copywriting

Copywriting é um termo bastante utilizado dentro de marketing digital, mas você sabe do que ele trata e por que ele é tão importante?

Oferecer conteúdos bem elaborados e pertinentes é um ponto crucial nas estratégias virtuais, porém vender ou fechar bons negócios, é o que realmente capacita sua franquia, ou qualquer negócio próprio a crescer, certo?

Neste contexto, copywriting é o termo utilizado para o texto, o meio de comunicação, utilizado e voltado ao público para mais do que engajá-los, sejam feitos bons negócios, melhorando os resultados, principalmente financeiros, da franquia ou empresa.

Esses textos são, portanto, focados em resultados.

Estruturados de modo bastante detalhado, eles são mais do que um “Compre agora”, mesmo que possuam exatamente este objetivo.

Qual a importância do copywriting em e-mails para a prospecção de clientes

A importância do copywriting na prospecção de clientes é bastante notável uma vez que chamar a atenção do consumidor, refinar quais são as personas realmente interessantes e pertinentes para o negócio, influenciar e persuadir a partir de uma linguagem bastante clara e comunicativa são as bases desse texto.

Separamos mais algumas dicas sobre a relação do copywriting e da prospecção de clientes.

Aproveite e confira essas dicas também.

O copywriting usado seja em e-mails do dia a dia, ou em campanhas de e-mail marketing, é uma excelente alternativa para prospecção de clientes para sua franquia.

Na escrita de e-mails, vale ressaltar que o copywriting é um importante agente de decisão para o consumidor, levando-o a avançar em sua fase do funil, além de influenciá-lo positivamente em sua jornada como comprador.

A seguir, daremos alguns exemplos de como o copywriting pode ser utilizado em conjunto ao e-mail de uma franquia de marketing digital.

Use e abuse desses modelos para movimentar desde já sua franquia ou seu negócio próprio, e observe os resultados começarem a surgir.

funil de vendas AIDA

 

Venda de sites: E-mail 1 - Topo do funil

O topo do funil é o momento em que existe um maior número de visitantes, em sua grande parte trazidos pelo tráfego orgânico dos mecanismos de buscas.

Chamada como a fase da conscientização ou atenção, é o momento de fazer surgir o interesse no prospect sobre o seu produto ou serviço para que seja iniciada uma relação amigável entre ambos.

Invista em conteúdos de acesso mais facilitado, jamais cite ou indique sua franquia, empresa ou seu produto e, sobretudo, trabalhe com objetividade neste momento.

Assunto do e-mail poderá ser: A importância de investir no visual do site da sua empresa.

Conteúdo do e-mail: Que tal contar para o consumidor sobre os problemas, e drásticos equívocos que um layout mal estruturado pode trazer para o seu negócio?

Conte a ele uma história e busque envolvê-lo.

Ela precisa ver que se não tomar uma atitude, os resultados negativos apresentados pelo seu material poderão bater a sua porta, por isso capriche nos detalhes.

Venda de sites: E-mail 2 - Meio do funil

O público que segue para o meio de funil já recebeu um aprendizado e sabe que precisa tratar seus problemas ou aproveitar as oportunidades que lhe estão sendo dadas.

Já é um número menor, momento decisivo para a prospecção de clientes.

O copywriting deve estar focado na decisão de compra, porém tal mensagem deve ser a partir de meios informativos, jamais forçando ou obrigando o consumidor a saber mais sobre a franquia, empresa e o produto.

Para tal etapa, preze por informações mais minuciosas e detalhadas, trabalhe com newsletters personalizadas e ofereça diferenciais para estreitar ainda mais os laços com o seu prospect.

Assunto do e-mail poderá ser: Quer um presente? E-book “Como expandir minhas vendas na internet” totalmente de graça para você!

Conteúdo do e-mail: O oferecimento de materiais gratuitos como e-books, apresentações e planilhas tem se mostrado como uma das melhores alternativas tratando-se do meio do funil.

No conteúdo oferecido, por exemplo, é possível direcionar o seu consumidor para a próxima etapa ao mostrar-lhe, em maiores detalhes, como ele pode fazer seu negócio crescer a partir de investimentos planejados e voltados a edificação de uma página melhor.

Venda de sites: E-mail 3 - Fundo do funil

Conhecido também como o estágio final do funil, este é o momento mais importante na prospecção de clientes a partir dos meios virtuais já que determina quais negócios serão realmente fechados e quantos dos leads serão convertidos em verdadeiros clientes.

Não é preciso dizer, portanto, que todo cuidado é pouco aqui, certo? Como se vê em um funil, esta fase já é bem mais estreita e tem menos interessados, por isso trate-os com extremo zelo! Crie o melhor conteúdo possível para esta etapa e ajude o consumidor a se decidir, finalmente, é hora de comprar seu produto/serviço.

Assunto do e-mail poderá ser: Viva uma nova experiência digital: Experimente agora mesmo nosso serviço com 37% de desconto até o dia 10!

Conteúdo do e-mail: Sim, aqui o marketing pode ser mais direcionado e mais agressivo, afinal é nesta fase em que o consumidor se decide por fazer parte da sua cartela.

Seja ousado, ofereça algo que seu cliente não poderá resistir ou dizer não, e traga-o para mais perto a fim de que ele permaneça contratando seus serviços com o passar do tempo.

Venda de sites: E-mail 4 – Jornada do cliente no Aprendizado e descoberta

A prospecção de clientes sempre tem início na fase de aprendizado e descoberta, momento em que o consumidor está conhecendo quais são as suas necessidades.

É seu dever instrui-lo de modo bastante claro e simples para que a jornada do comprador não fique estagnada nesta primeira fase, momento em que muitos prospects acabam por abandonar sua busca.

Além disso separar os verdadeiros consumidores dos curiosos é missão desta etapa.

Vejamos um exemplo de e-mail.

Assunto do e-mail poderá ser: Criação de site, você conhece a sua importância?

Conteúdo do e-mail: Use nesta fase assuntos mais amplos e que instiguem a busca por mais informações, guiando-o para a próxima etapa dessa jornada.

Tenha em mente que seu cliente ainda não sabe que precisa dos serviços de sua franquia de marketing digital.

Venda de sites: E-mail 5 – Jornada do Cliente no Reconhecimento do problema

Passando para a segunda fase da jornada, neste momento o consumidor já reconhece que tem um problema, ou ainda que está diante de uma oportunidade, ele já está mais interessando, por isso é importante aproveitar para tratar exatamente desse assunto no copywriting.

Assunto do e-mail poderá ser: Seu público não te acha na internet? Entenda o porquê!

Conteúdo do e-mail: Aqui serão utilizados materiais que evidenciam e destacam o problema do consumidor, enquanto que ao mesmo tempo sugere que existe a possibilidade de mudar completamente esta realidade.

Ainda não trate do seu serviço, mas deixe-o novamente instigado a continuar avançando pelas etapas da jornada do comprador.

Venda de sites: E-mail 6 – Jornada do Cliente na Consideração da solução

Se o consumidor chegou até aqui, neste momento ele já tem o desejo de compra e está considerando qual a melhor opção para solucionar seus problemas, ou abraçar as oportunidades que já foram nutridas ao longo das fases anteriores dessa jornada.

Assunto do e-mail poderá ser: Como melhorar meu site: Conheça e explore essa oportunidade!

O Texto do e-mail poderá ser: Quais são as soluções existentes para o problema do seu consumidor?

Como ele pode transformar uma deficiência sua em uma oportunidade de se destacar de seus concorrentes?

Seja mais agressivo nesta etapa e direcione o consumidor para o processo de compra ou contratação do seu serviço.

Venda de sites: E-mail 7 – Jornada do Cliente na Decisão da compra

Agora sim é chegada a hora de vender os produtos/serviços que você vem oferecendo todo esse tempo para o consumidor.

De modo bastante direto, reforce quais são os seus valores e diferenciais, por que o consumidor deve contratar de você, e não da outra empresa?

Mostre que o seu projeto é o melhor, o que encaixa perfeitamente as necessidades dele.

Assunto do e-mail poderá ser: Apareça no Google e no Facebook! Faça seu site até dia 12 conosco e ganhe a personalização do Facebook.

Conteúdo do e-mail: Use e abuse da criatividade e da estratégia para convencer uma vez mais de que além de ser o que o consumidor precisa, a sua franquia tem a melhor estrutura para atendê-lo.

Sempre seja sincero e ofereça o que sua franquia pode entregar.

Já vimos como a ferramenta e-mail é poderosa, certo? Conheça agora um estudo que fizemos com as melhores ferramentas de e-mail do mercado.

Muito bom, jornada concluída, venda realizada, e mais um novo cliente prospectado com sucesso para o seu negócio.

E agora?

É hora de usar o e-mail para fazer o pós-venda.

Pós-venda

O pós-venda é tão importante quanto o momento da venda em si.

Afinal, a prospecção de clientes tem como principal objetivo não apenas vender, mas também engajar novos públicos que possam retornar a empresa para fechar novas compras, além de dar indicações.

Procurando por exemplos de copywriting em e-mails para o pós-venda focado em um relacionamento mais eficiente com os seus clientes?

Veja a seguir alguns modelos de e-mail de pós-venda que podem ser usados na sua prospecção de clientes, bem como em seu posterior acompanhamento:

Pós-venda na Venda de sites: E-mail 1

Assunto do e-mail poderá ser: Está satisfeito com o modo como foi atendido?

Conteúdo do e-mail: Uma das formas de dar continuidade no relacionamento com o seu cliente é lhe perguntando como ele foi atendido, e como este serviço poderia ser melhorado.

Mais do que dar importância a opinião do outro, este é também um meio de medir como a franquia, ou a empresa, os produtos, ou os serviços estão sendo percebidos pelo público.

Quer saber mais sobre marketing de relacionamento? Então veja nosso material: Tudo sobre marketing de relacionamento.

Pós-venda na Venda de sites: E-mail 2

Assunto do e-mail poderá ser: Nosso serviço atendeu as suas expectativas?

Conteúdo do e-mail: Outra opção de e-mail para o copywriting no pós-venda é questionar o cliente sobre como o serviço foi percebido.

Na criação de sites, por exemplo, os resultados que estão sendo recebidos satisfazem aos planejamentos e previsões que foram anteriormente feitos pelo cliente?

Quer saber o que melhorar no seu atendimento, produto ou serviço? Pergunte para seu cliente.

Pós-venda e indicações

Além de se relacionar de forma positiva com seu cliente, sobre como ele vivenciou a experiência com sua franquia ou negócio próprio, você ainda pode pedir a ele indicações, para que, assim o pós-vendas faça por si a prospecção de novos clientes.

Pós-venda poderá ajudar a incrementar o ritmo das prospecções, e proporcionar o crescimento para sua franquia.

A seguir, dois exemplos simples, mas eficiente, de como a ferramenta e-mail pode ser usada neste pós-venda:

Pós-venda na Venda de sites: E-mail 1 - Pedindo indicações

Assunto do e-mail poderá ser: Gostou dos nossos serviços? Promoção quem indica amigo É!

Conteúdo do e-mail: O cliente teve uma boa experiência com a sua empresa? Se sim, e, esteja certo desta resposta positiva, não tem porque não pedir que ele indique amigos e colegas para sua franquia.

Afinal, se ele gostou do atendimento e do serviço recebido, existindo uma oportunidade, não tem porque ele não indicar!

Basta estimula-lo!

Pós-venda na Venda de sites: E-mail 2 - Pedindo indicações

Assunto do e-mail poderá ser: Está satisfeito? Indique nossa empresa e ganhe benefícios!

Conteúdo do e-mail: Sua franquia ainda pode usar de algumas artimanhas como campanhas estratégicas de benefícios para conquistar indicações de seus clientes.

Tudo isso deve ser bastante detalhado e bem estruturado antes que o e-mail seja enviado.

Você percebeu como a ferramenta e-mail é poderosa?

Quer contratar um e-mail de 25 giga por conta?

E o melhor pagando pouco por isso? Então veja uma solução completa de e-mail, que lhe ajudará a não perder mais tempo com os habituais problemas de e-mail.

De um passo de cada vez, mas dê os passos.

Agora, vamos ver alguns indicadores que você pode medir antes e depois de realizar as dicas acima:

  • Quantidade de novas propostas mês
  • Quantidade de novos clientes mês
  • Valor de faturamento
  • Valor do ticket médio vendido
  • Participação de mercado

Espero que esse artigo tenha sido bem útil para você aprender um pouco mais sobre prospecção de clientes.

Coloque em prática agora mesmo as dicas acima, mensure, ajuste e faça a sua franquia decolar.

Agora se você precisar de ajuda para escolher a melhor franquia para investir, ou simplesmente deseja abrir o seu próprio negócio, para ter mais segurança, liberdade e crescer, fique à vontade para falar conosco.

A missão das Franquias de Sucesso Liguesite é qualificarmos os empreendedores das nossas franquias para que ofereçam as melhores soluções digitais do mercado, fazendo com que produtos, serviços e marcas sejam encontradas por quem as procura.

Somos conectados e conectamos pessoas, via internet.

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Aficionado por empreendedorismo, graduado em Tecnologia, Marketing e Economia, já geriu áreas comerciais de diversas empresas de tecnologia, participa como voluntário do ITFB e ICM, atualmente é o Diretor Comercial e Marketing da rede de Franquias Liguesite.

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