Quanto custa uma franquia?

Quanto custa uma franquia

Por Comunicação Liguesite. Postado em 04/07/2018. Última atualização em 04/07/2018.

Tempo estimado de leitura: 9 minutos.

Uma das melhores opções para quem está buscando ter um empreendimento próprio são as franquias. É um mercado muito amplo com oportunidades e vantagens para todos os tipos de empreendedores, basta analisar qual o modelo que encaixa em seu perfil e anseios.

Em linhas gerais, o empreendedor interessado faz o pagamento de uma taxa para ter direito de usar um modelo de negócios testado e consolidado. Posto isso, vem a pergunta clássica: Quanto custa uma franquia?

Nos próximos parágrafos vamos conferir os principais detalhes envolvendo esse tema. Continue lendo e tire todas as suas dúvidas.

CONTINUAR LENDO

Principais taxas para abrir uma franquia

É fundamental que o empreendedor conheça as taxas envolvendo franquias. Negligenciar esse detalhe pode afetar profundamente o sucesso do negócio. Afinal, estamos tratando de custos que envolvem da fase inicial ao futuro, podendo afetar até mesmo o sucesso.

As taxas de franquias se referem a todos os valores que são cobrados, sejam eles fixos ou percentuais. De acordo com o caso, esses valores podem ser cobrados uma única vez ou todos os meses.

Taxa de franquia você precisa disso para saber quanto custa uma franquia 

A taxa de franquia, também chamada de taxa inicial, é o valor cobrado pelo franqueador ao franqueado com a finalidade de que o franqueado obtenha o direito de integrar a rede de franquias. Sendo assim, é um preço estipulado para que o interessado possa se tornar um franqueado legal.

Outros nomes dados para essa taxa são franchise fee e taxa de licença. Lembrando que se trata de um valor único inicial.

É muito importante que o empreendedor avalie muito bem a taxa de franquia. Ela geralmente figura como um valor alto dentro do capital inicial investido. Com isso, ela precisa estar de acordo com os benefícios que serão gerados após o fechamento do negócio.

Taxa de serviço

Esse tipo de taxa é cobrada ao franqueado para que este tenha acesso a serviços adicionais. Vale lembrar que os serviços normais são cobertos pelos royalties, como veremos a seguir.

Taxa de Royalties some em sua planilha para saber quanto custa uma franquia

A taxa de royalties se refere a um valor pago regularmente pelo franqueado ao franqueador.

Esse valor é pago geralmente de forma mensal, e pode ser um valor fixo, ou um percentual sobre as vendas por exemplo, e ele é referente ao uso da marca do franqueador, usado pelo franqueado, e ainda com isso o novo franqueado pode receber os "segredos da marca" ou o "como fazer".

Assim, o franqueado terá todo o apoio e suporte de que precisa para conseguir obter sucesso dentro daquilo que é oferecido pela rede.

Franquias que não cobram essa taxa geralmente são aquelas marcas muito novas no mercado ou que não dispõe de muito capital de implementação.

Preparamos um treinamento sobre Franchising para você

Taxa de propaganda e promoção (fundo de marketing)

A taxa de propaganda ou fundo de marketing diz respeito a um valor que é pago periodicamente pelo franqueado com destinação para a criação de um fundo financeiro.

Ele tem a finalidade de servir como fundo comercial para a divulgação da marca, conceitos e produtos.

Além disso, ele ainda é usado para fomentar a própria rede de franquias, especialmente envolvendo ações de marketing, publicidade e propaganda.

Taxa de instalação

Ao integrar uma franquia, o franqueado é obrigado a seguir um padrão estabelecido por ela. Por exemplo, se há uma cor ou decoração específica para o ambiente, ela não poderá ser mudada.

Na realidade, isso é algo que a rede de franquia faz para garantir que a qualidade e sucesso daquilo que oferece tenha o mesmo nível onde existir uma unidade sua.

Um aspecto interessante sobre a taxa de instalação é que o franqueado receberá as orientações de onde investir os recursos.

Podemos dizer que a taxa de instalação serve para arcar com as despesas da instalação do negócio. Lembrando que isso normalmente não está na taxa de franquia e por isso precisa ser contabilizada no seu planejamento.

Capital de giro não esqueça disso para saber quanto custa uma franquia

O capital de giro é um valor que o franqueado precisa ter reservado para o caso de alguma eventualidade, como a reposição de estoque ou despesas inerentes ao negócio.

O valor recomendado varia de franquia para franquia. A maioria sugere algo em torno de 20% e 30% do capital investido inicialmente no empreendimento.

Todas as taxas que são cobradas entre franqueador e franqueado precisam de uma análise meticulosa. Somente assim será possível, para o empreendedor, ter certeza de que determinado negócio está dentro do estimado por ele ou se terá alguma surpresa no futuro.

Franquias home office: ótimas oportunidades para quem quer empreender!

Nos últimos anos um dos segmentos de franquias que mais tem se destacado é o de franquias de home office.

Ao investir nesse modelo de franquia o franqueado poderá contar com uma série de facilidades e grandes vantagens. A principal delas é trabalhar no conforto de sua casa. Veja algumas da facilidades a seguir:

Baixos custos operacionais

As franquias home office se destacam pelos baixos custos. Não será necessário gastar com instalação, equipamentos, contas de água e luz, estacionamento ou salas comerciais, por exemplo.

Descubra como uma Microfranquia Home Office faturou R$50 mil em um único mês!

Sem limites

Quem atua com uma franquia home office consegue prestar serviços para clientes de qualquer canto do mundo, tudo graças aos avanços tecnológicos. Imagine os gastos e trabalho que daria ter que fazer uma reunião ou entregar um projeto em outro estado?

Organização do tempo

Poder equilibrar o pessoal com o profissional figura como um dos principais motivos a levar empreendedores a optar por esse modelo de franquias.

O profissional pode fazer quantas pausas quiser, descansar em dias de semana e trabalhar nos finais, passar mais tempo com a família e os amigos, entre vários outros exemplos nesse sentido.

Enfim, quanto custa uma franquia depende de tudo o que falamos até aqui. O importante é se planejar e não deixar nenhum detalhe passar para que o sonho de ter um negócio próprio não se torne um grande problema no futuro.

Gostou do nosso artigo sobre quanto custa uma franquia? Então acompanhe nosso trabalho nas redes sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos sobre franquias e empreendedorismo: estamos no Facebook, no LinkedIn, no Google+ ou no YouTube!

A missão das Franquias de Sucesso Liguesite é qualificarmos os empreendedores das nossas franquias para que ofereçam as melhores soluções digitais do mercado, fazendo com que produtos, serviços e marcas sejam encontradas por quem as procura.

Se você precisar de ajuda para escolher a melhor franquia para investir, ou simplesmente deseja abrir o seu próprio negócio, para ter mais segurança, liberdade e crescer, fique à vontade para falar conosco.

Somos conectados e conectamos pessoas, via internet.

Seja estratégico, conecte-se.

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

[email protected]

© 2018 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.