Retorno sobre investimento

(ROI) de uma franquia de marketing digital: o que esperar?
Retorno sobre investimento

Por Comunicação Liguesite. Postado em 27/09/2018. Última atualização em 27/09/2018.

Tempo estimado de leitura: 10 minutos.

Já pensou em adquirir uma franquia de marketing digital? Considerada uma das áreas mais promissoras da atualidade, trata-se de uma atividade que cresce a passos largos no Brasil. O retorno sobre investimento (Return on Investment — ROI) dessa modalidade de empresa também a indica como um negócio de sucesso.

Com a conexão cada vez maior do mundo digital, há uma necessidade crescente de que sejam desenvolvidas ações para atrair os clientes consumidores que estão neste espaço digital. Esse cenário abre espaço para serviços especializados, mais especificamente para empreendedores online que desejam atuar com publicidade na internet.

Mesmo classificado como um modelo de negócio interessante e um investimento mais seguro do que iniciar um empreendimento do zero, as franquias ainda despertam incertezas nos investidores. Uma das principais delas é o quanto se pode lucrar após a abertura de uma unidade.

Quer esclarecer suas dúvidas? Confira, a seguir, o que se pode esperar do investimento em uma franquia de marketing digital!

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O que calcular de investimento médio nesse tipo de franquia, para descobrimos o retorno sobre investimento?

Uma das vantagens das franquias de marketing digital é o fato de que a maioria delas é oferecida no modelo home-basedAssim, sua estrutura pode ser montada na casa do empreendedor, com poucos recursos e, portanto, baixo custo de investimento.

Veja o caso de uma franquia home office

Confira, a seguir, como os valores investidos são divididos.

Capital de instalação

As franqueadoras determinam uma estrutura mínima necessária para comportar a franquia digital. Em média, o capital de instalação previsto para adquirir os equipamentos e montar um escritório funcional para esse tipo de trabalho é de R$ 10 mil.

Agora dependendo da estrutura que o futuro franqueado tem isso pode tender a zero.

Capital de giro previsto

O desenvolvimento contínuo é uma das preocupações das redes desse setor. Isso porque o marketing digital frequentemente se depara com novidades tanto em termos de ferramentas quanto de ações estratégicas.

Para que isso seja possível, o franqueado precisa passar por treinamentos, acompanhamento por Skype e, ainda, se dedicar intensamente para obter resultados positivos. Isso requer um capital de giro de aproximadamente R$ 16 mil — um valor bastante acessível para um negócio com alto potencial de rentabilidade e lucros mensais.

Taxa de franquia

Quando o assunto é franquia digital, é imprescindível que a franqueadora invista em inovação, tecnologia, recursos humanos, marketing, treinamentos e parcerias. A ideia é impulsionar o trabalho desenvolvido pelos franqueados.

Esse investimento só é possível a partir da taxa de franquia que o franqueado paga para adquirir a unidade. O valor médio dessa cobrança é de R$ 35 mil. Vale ressaltar que essa taxa é paga uma vez na assinatura do contrato e outra nas suas renovações. É ela que permite que o interessado faça parte da rede e tenha direito a conhecer o know-how do negócio.

Basicamente, pode-se dizer que é esse valor que remunera todo o conhecimento que a franqueadora vai transmitir ao futuro investidor e sua equipe. Isso inclui informações sobre a implantação, a gestão e a operação do negócio.

Retorno sobre investimento: qual a expectativa de faturamento?

franquia digital trabalha com uma ampla gama de atividades. Entre elas, podem-se destacar a criação de sites e lojas, portais e blogs, a hospedagem de sites e e-mails profissionais, a criação de perfis no Facebook, a produção de conteúdo e o gerenciamento de campanhas Google ADS (AdWords).

Veja alguns casos de sucesso dos clientes de uma franquia de marketing digital.

Esses serviços garantem recorrência para o franqueado. Dessa forma, fica assegurada a possibilidade de receita contínua, com um lucro mensal que pode superar as dezenas de milhares de reais em faturamento.

A estimativa de rendimento para esse tipo de franquia gira entre R$ 15 mil e R$ 20 mil por mês. Ao optar por uma marca bem conhecida no mercado e prestar um serviço de excelência, é possível faturar até R$ 50 mil mensais.

Descubra como uma Microfranquia com processos definidos faturou R$50 mil em um único mês!

Além disso, o negócio dá ao franqueado a chance de aumentar a carteira de clientes sem elevar os custos na mesma proporção. Sem ter de adquirir equipamentos, o franqueado, somente pela plataforma online da empresa, tem a possibilidade de atender mais ou menos consumidores.

Assim, quanto mais interessados adquirem seus serviços, maior é seu lucro. Se houver um grande nível de crescimento, será necessário contratar funcionários para atender à demanda. Contudo, diferentemente de outros modelos de negócio — que não atuam na versão home-based —, os custos não crescem na mesma proporção do faturamento.

Em quanto tempo é previsto o retorno sobre investimento?

ROI retorno sobre investimento é um indicador que evidencia o nível de retorno em relação ao investimento inicial. O prazo de ROI em uma franquia geralmente está associado ao valor pago pela sua aquisição. Assim, quanto mais alto ele for, maior é o período de recuperação do montante.

Para esse nicho, em que o investimento inicial médio é de R$ 35 mil, estima-se um ROI em torno de 12 a 24 meses. Vale dizer que é preciso considerar as condições específicas da unidade franqueada para fazer esse cálculo. Ele pode incluir:

  • taxa de compra da franquia;
  • equipamentos;
  • capital de giro;
  • documentação para oficializar a operação;
  • custos mensais.

Para efetuar o cálculo, antes de tudo, é preciso somar todo o investimento inicial. Depois, deve-se subtrair o montante que a empresa pode lucrar.

Quem deve investir em uma franquia de marketing digital?

A identificação é o ponto de partida para quem deseja investir nessa modalidade de negócio. Comece por entender quais são seus perfis profissional e empreendedor, bem como quais objetivos quer alcançar. A atividade é ideal para as pessoas com perfil comercial ou identificação com o segmento.

Não é obrigatório ser formado na área para abrir uma franquia de marketing digital, mas é imprescindível gostar do setor e ter interesse em aprender. Para fazer uma escolha segura, é preciso analisar os detalhes da franquia e da franqueadora, entender os processos, a necessidade de capital, os serviços prestados e as chances de sucesso.

Agora que você entende o retorno sobre investimento de uma franquia de marketing digital, tem os conhecimentos básicos para ingressar nesse nicho. No decorrer da atividade, isso pode ser utilizado como ferramenta de gestão para ajudar nas tomadas de decisão: a ideia é direcionar as ações da unidade conforme o retorno obtido.

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