Royalties

entenda definitivamente o que é
Royalties

Por Artigo de Wallace Castro. Postado em 29/09/2017 em Franquias

Muito se ouve falar sobre royalties e hoje você vai saber tudo sobre essa palavra.

O termo é americano e pode ser traduzido como privilégio ou regalia.

Royalty é a palavra no singular e royalties no plural.

Na prática e trazendo para os nossos dias, royalties significam uma quantia que alguém paga a um proprietário para usufruir, explorar ou comercializar um produto.

Na antiguidade, eles eram pagos aos nobres em troca de utilizar recursos naturais que estivessem em suas terras.

No Brasil, começaram a valer com a lei de direitos autorais, que entrou na CF em 1946.

Confira a leitura pois veremos de forma rápida: o que é royalties, tipos de royalties, royalties no mercado de franquias e quais as vantagens de pagar royalties. Boa Leitura!

CONTINUAR LENDO

O que é royalties?

Portanto, sabemos que royalty é um valor pago a alguém para usufruir de algo que lhe pertence.

Mas é importante saber também que existem vários tipos de royalties.

Eles se dividem em dois grandes grupos: os que são pagos ao governo e os que se destinam à iniciativa privada.

Tipos de royalties

Royalties relativos à extração de recursos naturais minerais: o governo brasileiro recebe, por exemplo, das empresas que exploram petróleo, como a Petrobrás.

Royalties relativos à extração de recursos naturais: é o que se paga pelo uso de recursos naturais, por exemplo, quando uma usina represa água para transformar em energia elétrica, ela também precisa pagar ao governo.

Royalties para patentes: estão em conformidade com a Organização Mundial do Comércio.

As marcas pagam ao proprietário de um bem.

Por exemplo: para utilizar uma música em um filme, é preciso pagar ao artista responsável ou à empresa que detém o direito de reprodução.

Royalties no mercado de franquias

Agora, vamos nos voltar especificamente a essa categoria! No sistema de franchising, o franqueado tem o direito de comercializar os produtos e serviços de uma marca (no caso, a franqueadora), mas, para isso, precisa pagar royalties para o proprietário dessa marca.

Isso já está previsto no contrato da franquia, sendo a principal fonte de remuneração das franqueadoras.

Esses royalties na franquia podem ser cobrados de diferentes maneiras, dependendo da escolha do detentor da marca.

Mas o que é mais usual aqui no Brasil é a cobrança de um determinado percentual (normalmente entre 5% a 30%) sobre o valor bruto que a franquia vende durante o mês.

Por conta disso, é normal que o franqueador esteja sempre fiscalizando o faturamento dos seus franqueados.

Há vantagens em pagar royalties?

O senso comum diz que desembolsar um valor para qualquer coisa nunca pode ser algo positivo, mas aqui, o pagamento de royalties é muito vantajoso, sim.

Por meio desse recurso, você pode comercializar os produtos ou serviços de uma marca que já está consolidada no mercado, que tem experiência e que já conquistou um público ao longo da sua trajetória.

Empreender lançando algo completamente novo no mercado é mais difícil e arriscado, porque você não tem como mensurar a aceitação do público.

Pode acabar investindo uma boa quantia em dinheiro e o negócio não engrenar.

Com o sistema de franquia e pagando os royalties, é muito mais difícil de isso acontecer, você até já terá números para avaliar qual é a imagem que o público tem daquela marca para decidir se será um bom investimento.

Além disso grandes investimentos em softwares, veja o caso das Franquias Digitais Liguesite que para ter um grande diferencial de mercado investiu de 2015 até hoje, cerca de 3 milhões de reais em um programa para criar sites, lojas virtuais, blogs e portais, assim o franqueado não precisa de conhecimentos em linguagem de programação, tudo com bastante tecnologia, bem intuitivo e fácil de usar.

Outra vantagem é que a franqueadora tem uma equipe de background com especialistas nas áreas:

  • Teleinformática;
  • Mecatrônica;
  • Web designer;
  • Financeira;
  • Comercial;
  • Auditoria;
  • Fraude.

E mais uma vantagem é você entrar em uma rede já consolidada com fornecedores e parceiros já mapeados, testados e homologados.

Isso é um pequeno resumo das vantagens.

Sua franquia

Se você precisar de ajuda para escolher a melhor franquia para investir, ou simplesmente deseja abrir o seu próprio negócio, para ter mais segurança, liberdade e crescer, fique à vontade para falar conosco.

A missão das Franquias de Sucesso Liguesite é qualificarmos os empreendedores das nossas franquias para que ofereçam as melhores soluções digitais do mercado, fazendo com que produtos, serviços e marcas sejam encontradas por quem as procura.

Somos conectados e conectamos pessoas, via internet.

Seja estratégico, conecte-se.

Onde você está?*

Aficionado por empreendedorismo, graduado em Tecnologia, Marketing e Economia, já geriu áreas comerciais de diversas empresas de tecnologia, participa como voluntário do ITFB e ICM, atualmente é o Diretor Comercial e Marketing da rede de Franquias Liguesite.

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

sac@liguesite.com.br

© 2018 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.