Investir em uma rede de franquias pode ser um caminho interessante para quem busca empreender mesmo em momentos de crise. Somente no ano de 2016, período de forte recessão econômica, esse sistema cresceu 8,3%, o que revela que se trata de um mercado com grande potencial.

Suas vantagens — como a possibilidade de o franqueado contar com uma orientação de quem já está adaptado ao mercado e a credibilidade que a marca franqueada oferece — são bons motivos para que o empreendedor escolha essa opção em vez de começar do zero, investindo num negócio próprio.

Entretanto, para que a sua franquia tenha sucesso no mercado, é imprescindível que você entenda alguns pontos essenciais. Confira nosso artigo e veja quais são os essenciais para obter maior destaque:



CONTINUAR LENDO

Entenda bem o negócio

Saiba sempre com o que está lidando. Empreender, muitas vezes, é o sonho de quem está insatisfeito com o seu trabalho atual. Essas pessoas se imaginam liderando o próprio negócio e idealizam situações como: um horário mais flexível, não precisar mais prestar contas a ninguém e ganhar o quanto querem. Assim, acabam investindo em qualquer coisa.

Esse raciocínio está errado. Para que um negócio dê certo, é preciso que você conheça o seu funcionamento e procure fazer a diferença na vida das pessoas. Mas como isso seria possível sem o devido conhecimento de suas possibilidades?

Sendo assim, concentre-se em empreender no ramo que realmente conhece, ou estude bem o mercado que irá empreender — e não nas oportunidades da moda.

Quando você lida com um assunto que já faz parte do seu universo, suas chances de compreender as possibilidades e oferecer algo significativo para o público só aumentam.

Se desenvolva na área comercial, você perceberá que essa área é o pulmão de todo o negócio, se dará bem quem tem uma área comercial forte.

Sempre solucione os problemas das pessoas, procure por alternativas, certamente, você terá muito que contribuir com seus consumidores.

Tenha grande dedicação

Não é porque toda a estrutura da franquia já está montada que você não precisará trabalhar bastante para obter destaque em seu ramo de atuação.

Cabe ao franqueado fazer acontecer em sua unidade, investindo nos recursos necessários para manter a franquia funcionando de acordo com os padrões estabelecidos pela rede, motivando a sua equipe e dando as devidas orientações para que ela desempenhe sempre um bom papel.

Isso precisa ser feito constantemente. É por esse motivo que a dedicação do franqueado é um dos elementos primordiais do sucesso de uma franquia. Sem ela, mesmo com todo o know how recebido do franqueador, o desempenho tende a ser insatisfatório (e os resultados também).

É bom ressaltar a importância do líder no êxito de um empreendimento. É ele quem funciona como referência para os colaboradores e clientes, o que exige uma postura compatível com aquilo que a equipe precisa apresentar no dia a dia de trabalho, e o que sua unidade irá entregar para seus clientes. Por isso, seja exemplar, até mesmo para ter condições morais de cobrar depois.

Contrate bons funcionários

Existem franquias que possibilitam você trabalhar sozinho, mas para isso é importante que você tenha destreza nas áreas fundamentais de um negócio – Comercial, Administração e Produção, se você não tem perfil para atender todas essas áreas será necessário alguém para lhe ajudar.

Da mesma forma, é importante que os funcionários sejam os melhores possíveis para a franquia, principalmente em modelos mais enxutos, nos quais é possível contar com um menor número de profissionais.

Não abra mão de montar uma equipe qualificada. Isso representa um gasto maior na maioria das vezes, mas pense que esse custo acarreta um retorno mais interessante para o seu empreendimento, gerando melhor desempenho e maior número de vendas. Então, por que não considerar essa despesa um investimento?

É esse um dos raciocínios que diferencia os grandes gestores daqueles que não conseguem muito destaque. Ao economizar com os colaboradores, você economiza também em termos de experiência e eficiência, trazendo números piores para o seu negócio.

Em um empreendimento ainda em fase inicial, isso pode representar um significativo atraso e maior dificuldade de adaptação aos procedimentos. Quer uma dica para crescer mais em menos tempo?

Se qualifique, ou contrate profissionais qualificados e que tenham os mesmos valores da empresa. Essa é uma forma de fazer da sua equipe um diferencial significativo na busca pelo sucesso de sua unidade.

Estude bem o seu público e a concorrência da rede de franquias

Qualquer gestor, independentemente do empreendimento que comanda, precisa dominar os assuntos relativos ao seu universo de trabalho para ter melhores resultados no dia a dia. Sendo assim, não existe dica melhor do que estudar muito antes de empreender.

Procure compreender cada detalhe que envolve o projeto, seja o mercado, o público-alvo e também o produto (ou serviço). Se sua ideia é investir no marketing digital, é hora de procurar por cursos e atualizações que permitam a você ser uma especialista na área.

Jamais invista em algo somente porque parece lucrativo. Sem a devida capacidade para lidar com as exigências do negócio, você terá menores condições de se adaptar a ele e de ter vantagem competitiva em relação à concorrência, mesmo que a franquia já tenha um nome estabelecido no mercado.

Concentre-se também em compreender os impactos de seus concorrentes no setor, pois assim você consegue se diferenciar deles para dar ao público soluções interessantes e diferentes. Práticas como o benchmarking, por exemplo, são muito indicadas para que não se fique para trás.

Mire em nichos de mercado

Em tempos nos quais o empreendedorismo cresce, as soluções se multiplicam e torna-se cada vez mais difícil trabalhar com aquelas tidas como generalistas. Os consumidores têm se acostumado a receber atendimento personalizado, com produtos e serviços que atendem diretamente às suas necessidades.

Se antes era preciso investir pesado para ter soluções exclusivas, hoje isso pode ser feito contando apenas com um celular conectado à internet, o que já é algo acessível para uma grande quantidade de pessoas.

Basta ver os impactos que startups de diferentes segmentos têm causado na sociedade. Exemplos de soluções bem-sucedidas como Uber, Netflix e AirBnb não nos deixam mentir. Essa tendência deve aumentar — e é por isso que investir em segmentação deve ser o caminho para a inovação nos próximos anos.

Quando você atua com nichos específicos, consegue se concentrar em soluções mais focadas nos interesses dos clientes e, assim, garante compatibilidade com os novos tempos. Por isso, não deixe de considerar esse ponto na hora de empreender.

Gostou de saber mais sobre como lidar com sua rede de franquias? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e marque os amigos que vão gostar das nossas dicas!

Se você precisar de ajuda para escolher a melhor franquia para investir, ou simplesmente deseja abrir o seu próprio negócio, para ter mais segurança, liberdade e crescer, fique à vontade para falar conosco.

A missão das Franquias de Sucesso Liguesite é qualificarmos os empreendedores das nossas franquias para que ofereçam as melhores soluções digitais do mercado, fazendo com que produtos, serviços e marcas sejam encontradas por quem as procura. Somos conectados e conectamos pessoas, via internet.


Receba o contato de um especialista em Franquias Online Liguesite

Comentários

comments

Posts recentes