SEO evoluindo com Post âncora

SEO evoluindo

Por Artigo de Wallace Castro. Postado em 19/04/2018. Última atualização em 19/04/2018.

Tempo estimado de leitura: 12 minutos.

A evolução SEO não para um minuto sequer. E para ter destaque e manter-se bem ranqueado é imprescindível atentar-se a cada modernização. A utilização do post âncora é um exemplo bem atual deste avanço. E se para você o tema é novidade, é hora de entendê-lo mais a fundo! Porque? 

Porque técnicas de SEO e marketing digital tem ajudado empresários como o Diego que fez com que sua empresa aumentasse em 1500% o seu faturamento!

Chamado também de post satélite, o post âncora concentra inúmeros links. Por ser uma importante página de destino dentro do seu blog ou site, o Google atribui mais valor a esse endereço. Evidentemente, quando um usuário pesquisar pelo tema que é entregue nessa página, sua publicação aparecerá como uma das primeiras colocações.

Se sua intenção é, portanto, atrair mais internautas para o seu ambiente interno, com certeza o post âncora é um bom investimento.

Aproveite para entender mais sobre o assunto e descubra as melhores formas de fazer um texto âncora. Continue lendo!

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O que é post âncora?

Se você não sabe o que é post âncora vale primeiramente dar um resumo, porque provavelmente você já se deparou com muitos desses textos mesmo sem saber.

O texto âncora nada mais é do que as letrinhas em azul e sublinhadas que linkam para outras páginas. Quer um exemplo?

“Com a necessidade de aproximar-se cada vez mais dos clientes, o Marketing de Relacionamento tem-se mostrado como a melhor alternativa...”, qual o texto âncora? Exatamente! Marketing de Relacionamento, um hiperlink para outro texto!

A teoria deste tipo de publicação fala sobre a necessidade de investir para ranquear melhor nos mecanismos de busca.

Quando uma página ou publicação ganha várias indicações, sejam internas ou externas, automaticamente passa a ser considerada como uma boa referência.

Por passar bem classificado pelos algoritmos, esse texto passa a aparecer na primeira página de resposta. E é claro que você sabe que estar neste posicionamento lhe renderá visibilidade e consequentes bons lucros, não é mesmo?

Qual a estrutura do texto satélite?

Existem várias opções de como trabalhar um post âncora dentro da sua publicação. A seguir encontram-se as principais características de cada um desses tipos, acompanhe:

Correspondência exata

O post âncora do tipo correspondência exata usa da palavra-chave do texto destino para fazer a linkagem. Por exemplo, considere a palavra-chave funil de vendas e o texto âncora “O funil de vendas é importante”.

Correspondência parcial

De forma mais natural e contextual, a correspondência parcial não se utiliza apenas de uma palavra-chave. Veja um exemplo: “Hoje em dia é bem possível enviar e entregar e-mails certos” ao invés de usar apenas e-mail marketing na hora de fazer o link.

Genérico

Servindo para vários modelos, o genérico utiliza-se de termos clássicos como clique aqui e saiba mais, eles servem para direcionar o internauta. Por trás dessas palavras há novas publicações a serem exploradas também.

Mas por uma questão de otimização do site é melhor evitar esse tipo de abordagem.

Imagens

Vale mencionar ainda que imagens também podem ser importantes textos âncoras.

Por isso sempre trabalhe com bastante atenção ao layout de suas publicações, a fim de aproveitar bem cada oportunidade de aplicar uma estratégia.

Marca

É quando o post âncora se utiliza do nome da empresa para fazer linkagem.

Geralmente a página de destino é a página inicial do site ou ainda para entrar em contato, por exemplo, fazendo este tipo de chamada “Liguesite”.

Marca e palavra-chave

Por sua vez, neste modelo há uma contextualização com a indicação da palavra-chave do conteúdo. Um bom exemplo seria: “Saiba tudo sobre franquias na Liguesite!”.

URL

Cada vez menos utilizado, o tipo URL é quando o endereço virtual vem escrito por extenso.

O mesmo link mencionado anteriormente seria apresentado da seguinte maneira: “Saiba tudo sobre franquias na Liguesite através do endereço https://www.liguesite.com.br/blog/franquias/”.

Qual a estrutura do post satélite?

Aproveitando o conhecimento acima dos textos satélite é hora de colocar em prática uma estratégia que está ajudando muito nas técnicas de otimização SEO.

Você planeja seu artigo de tal forma que um artigo principal faz menção a outros artigos secundários, e os secundários faz menção ao principal, e ainda fazem ligação entre si, tudo de forma muito relevante.

É como se você tivesse um artigo âncora falando com os demais artigos, algo assim:

SEO com Artigo âncora

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Como fazer um post âncora? Confira 5 dicas!

Faça uso de vários tipos de texto âncora

Como você viu antes neste artigo, existem vários tipos de texto âncora e, como não existe um melhor ou pior, diversifique.

Além de tornar sua página menos robotizada por seguir sempre a mesma ordem e estrutura, essa mescla fará com que os mecanismos olhem com mais vontade para o seu site. Isso lhe renderá pontuação para classificar melhor.

Coloque o usuário em primeiro plano

O internauta, seu potencial cliente, deve ser sempre a primeira pessoa em que pensar na hora de publicar qualquer coisa.

Não adianta focar apenas em SEO e fazer o melhor texto estratégico se ele não for gerar engajamento com o usuário, por isso muita atenção.

Explore os contextos mais relevantes

Procure fazer essas linkagens com conteúdos que sejam relevantes e pertinentes para o leitor e não o faça perder tempo.

Além do mais, entregue aquilo que é prometido no texto âncora.

Muita atenção aos guest posts

Nem sempre é possível controlar os backlinks (links buildings) recebidos, porém se você for fazer um guest post como convidado, terá total controle e domínio sobre como fazer as linkagens, certo?

Sendo assim, use e abuse de estratégia e trabalhe com textos âncoras extremamente inteligentes para conquistar melhores resultados.

Essas e muitas outras técnicas ajudarão você a aparecer no Google.

Aproveite bem os links internos

As páginas internas do seu site são excelentes formas de trabalhar com linkagem, entretanto saiba como fazer isso.

Jamais abarrote um texto de links, ele ficará cansativo aos olhos do lead que simplesmente abandonará sua página.

Por fim, vale ressaltar a importância de sempre fazer o monitoramento do post âncora. Principalmente no que se refere à linkagens externas, afinal sobre essas você não tem controle, não é mesmo?

Sempre que uma página passa a investir e oferecer bons conteúdos, automaticamente ela se torna uma referência dentro do seu mercado. E por ser referência, recebe os famosos backlinks que devem ser monitorados a fim de melhorar os resultados!

Como se vê, este é um importante assunto a ser entendido e aplicado para um melhor posicionamento nos mecanismos de busca. Portanto, se você ainda não tem colocado em prática essa teoria, a hora com certeza é agora.

O Marketing Digital não para a fim de esperar que todos sigam suas atualizações. Pelo contrário, ele está continuamente encontrando formas de oferecer o que existe de melhor para os internautas. Esteja atento e invista não só no texto âncora, mas em todas as estratégias existentes no campo SEO!

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Agora se você precisar de ajuda para implementar uma estrutura de marketing digital, ou simplesmente se desejar fazer o seu negócio crescer, fique à vontade para falar conosco.

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Aficionado por empreendedorismo, graduado em Tecnologia, Marketing e Economia, já geriu áreas comerciais de diversas empresas de tecnologia, participa como voluntário do ITFB e ICM, atualmente é o Diretor Comercial e Marketing da rede de Franquias Liguesite.

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