SEO local

: por que é importante para meu negócio e como fazer?
SEO local

Por Artigo de Wallace Castro. Postado em 18/10/2017. Última atualização em 18/10/2017.

Tempo estimado de leitura: 11 minutos.

Se você achava que SEO serve somente para empresas com atuação digital, está enganado.

O SEO local vem ganhando cada vez mais importância e tem gerado resultados incríveis para os donos de todos os tipos de negócio.

Ainda não está familiarizado com essa modalidade de otimização? Não se preocupe! No post de hoje, vamos explicar o que é SEO local, por que essa é uma estratégia tão importante e quais empresas devem focar nesse tipo de otimização.

Continue a leitura e tire as suas dúvidas sobre o assunto!

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O que é SEO local

Antes de entender por que o SEO local é tão importante, é fundamental compreender seu conceito.

O SEO (Search Engine Optimization) tradicional é um conjunto de técnicas de otimização de sites e páginas.

Seu objetivo é fazer com que as páginas alcancem bons posicionamentos nas pesquisas orgânicas dos motores de busca, como o Google e o Yahoo.

Já o SEO local inclui alternativas específicas para donos de negócios físicos que desejam facilitar a vida de seus clientes.

Nesse caso, a otimização permite que os usuários encontrem soluções de empresas próximas do lugar onde estão.

Ao pesquisar por "posto de combustível" do seu celular, por exemplo, o Google vai entender que se está procurando um posto que fique próximo de onde você está.

Assim, ele exibirá resultados coerentes com a busca, de acordo com sua localização e com as palavras-chave utilizadas pelos donos de negócios locais.

O SEO local também é extremamente útil quando uma pessoa pesquisa por algo como "salão de beleza em Alphaville".

Nesse caso, o Google mostrará resultados de estabelecimentos mais relevantes para Alphaville, independentemente da localização do usuário naquele momento.

Em resumo, o SEO local faz com que os usuários obtenham resultados mais relevantes e precisos em sua cidade ou nos locais pesquisados.

SEO local para empresas: 3 motivos para usá-lo

SEO local para empresas pode ser a diferença entre um novo cliente chegar até o seu estabelecimento ou encontrar um concorrente, já pensou nisso? Veja os detalhes:

Você vai atrair novos clientes

Desde julho de 2014, o Google utiliza um algoritmo — o Pigeon — especificamente para SEO local.

Obviamente, o gigante das buscas não é bobo e quer ser referência na hora de encontrar qualquer negócio com sede física.

Por isso, empreendimentos locais que fazem uso de palavras-chave e técnicas de SEO Local para empresas são beneficiados pelas pesquisas.

Em outras palavras, com o SEO local você pode "roubar" consumidores de seus concorrentes que não utilizam a estratégia.

Cada vez que um potencial cliente procurar pelo seu tipo de serviço no Google, você estará em vantagem.

As pessoas vão encontrar você mais facilmente

O Google já está mestre em mostrar o local exato de sua empresa diretamente pelo resultado dos Mapas (Google Maps).

Isso facilita muito para quem está tentando chegar até você.

Pense bem: ao usar SEO local para empresas, as pessoas não precisam encontrar seu site, clicar no link, ir até a página de contato e encontrar o endereço.

Em vez disso, o Google exibe a localização diretamente na primeira tela e, se o usuário quiser, pode expandir o mapa para ver em detalhes.

Nada mal, né?

Seus clientes vão divulgar mais seu negócio

Quando você aparece nos buscadores como um negócio local, os usuários que já conhecem sua empresa tendem a avaliar seu trabalho, deixando comentários.

Isso instiga outras pessoas a conhecerem o estabelecimento e a experimentarem seus serviços e produtos.

Como fazer: dicas e estratégias

Análise de concorrentes

Toda estratégia de marketing digital começa com a análise da concorrência.

Entre no Google, pesquise pela palavra-chave que tem mais a ver com o seu negócio e avalie os 10 primeiros resultados.

Essa análise pode ser feita com o uso de ferramentas como o Ahrefs (pago), Majestic (pago) ou Open Site Explorer (Gratuito).

Observando links externos

Essas ferramentas mostram outros sites (como telelistas, por exemplo) que estão linkando para aqueles 10 primeiros que você observou.

Em muitos casos, você pode contatar esses endereços externos para que indiquem o seu site também.

Analisando a produção de conteúdo

Veja se seus concorrentes produzem conteúdo constantemente: eles possuem blog? Você conseguiria elaborar materiais melhores e com mais frequência? Isso pode jogar seu negócio para as primeiras posições!

Conferindo as redes sociais

É provável que seus concorrentes não estejam no YouTube e no Google+, por exemplo.

Sendo assim, você pode divulgar conteúdos nesses canais e sair à frente, pois o Google dá bastante relevância para eles (afinal, trata-se do dono dessas plataformas).

Pesquisa de palavras-chave focadas no SEO local

Usando o Planejador de palavras-chave do Google, você pode encontrar termos de pesquisa com boas buscas.

Clique em "Procurar novas palavras-chave usando..." e insira o seu tipo de negócio + cidade na parte que diz "Seu produto ou serviço" (por exemplo: "salão de beleza campo grande").

Outra opção é deixar apenas "salão de beleza" e mexer na caixa de segmentação, logo abaixo, alterando a cidade.

Com essas táticas, você saberá a média de pesquisas para o termo.

NET local

NET é uma sigla para Nome, Endereço e Telefone.

Essas são as três informações mais importantes de um negócio local e devem aparecer logo que um usuário faz uma busca.

O segredo, aqui, é inserir tais dados em todas as páginas do seu site (no rodapé das páginas, por exemplo).

Google Meu Negócio

Cadastre seu site no Google Meu Negócio.

Isso vai ajudar a atrair mais clientes, otimizando seu posicionamento nas pesquisas.

Por lá, adicione uma descrição do seu empreendimento e escolha a categoria, uma boa foto de perfil, horários de funcionamento etc.

Avaliações locais

Dentro do Google Meu Negócio, ative as avaliações e os comentários (assim, os clientes poderão dar nota ao seu serviço).

Isso atrai outros consumidores e serve como feedback para você.

Além do Google Meu Negócio, veja se sua empresa aparece também em sites como TripAdvisor e Guia da Semana.

Medir SEO Local

Certo, agora você está com várias informações para implementação do SEO Local para empresas, o próximo passo é medir os resultados.

Para isso preparamos um material para você: KPI e SEO: o que medir para avaliar a estratégia do seu negócio?

Com o uso cada vez maior de smartphones e outros dispositivos móveis, a importância do SEO local só tende a crescer.

Portanto, utilize as dicas deste artigo e comece a colher os frutos dessa eficaz estratégia.

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Aficionado por empreendedorismo, graduado em Tecnologia, Marketing e Economia, já geriu áreas comerciais de diversas empresas de tecnologia, participa como voluntário do ITFB e ICM, atualmente é o Diretor Comercial e Marketing da rede de Franquias Liguesite.

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