SEO Search Engine Optimization: Entenda tudo sobre SEO!

SEO Search Engine Optimization: Entenda tudo sobre SEO!

Por Artigo de Wallace Castro. Postado em 25/07/2017 em Produção de conteúdo

Dentre os fatores que impulsionaram o crescimento do mercado de marketing digital, o Search Engine Optimization ― ou SEO ― é um dos mais relevantes.

Segundo o relatório Tendências em SEO 2017, 66,1% dos profissionais entrevistados apontaram utilizar a produção de conteúdo como uma estratégia de SEO, e a busca de palavras-chave ficou logo atrás.

70% dos entrevistados pretendiam aumentar os investimentos na área.

Essa mesma pesquisa apontou que 39,6% dos profissionais da área são autodidatas, e que outros 38,2% se formam com cursos online.

Nesse sentido, é importante dominar os conceitos básicos de Marketing Digital para dialogar com as estratégias propostas e entender o que é melhor.

Se você quer entender quais são as vantagens do SEO, como funciona o Search Engine Optimization, quais são os erros de SEO, como operam os fatores de ranqueamento, dentre outros conceitos essenciais sobre a área, está no lugar certo.

Acompanhe o que nós preparamos para você a seguir!

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O que é Search Engine Optimization (SEO)?

O conceito de Search Engine Optimization, ou SEO, abrange os elementos técnicos e criativos requeridos para aprimorar o tráfego do site, aumentar a visibilidade dele diante das ferramentas de busca e melhorar o ranqueamento.

Algumas vezes, o SEO é apenas uma forma de assegurar que seu site seja entendido pelos mecanismos de busca.

Mas cabe lembrar: ao visar os mecanismos de busca, as técnicas de SEO não promovem aprimoramentos apenas para sites como o Google e o Bing.

Na verdade, tudo se trata de fazer com que seu site seja melhor para as pessoas também.

Afinal, além de produzir boas ofertas para seu público, é preciso que você se preocupe em maneiras criativas para elas serem encontradas pelas pessoas.

De acordo com o MOZ.com, 80% do tráfego na internet é entregue pelo Google.

O Yahoo! corresponde a 9,5%, e o Bing se encarrega de 8,5% desse total.

Mesmo que canais de mídias sociais ajudem a gerar tráfego para seu site, as ferramentas de busca são o método de navegação prioritário para a maioria dos usuários.

Nesse sentido, elas são únicas na maneira como providenciam tráfego segmentado, ou seja, pessoas que estejam buscando pelo que você oferece.

Se os motores de busca não conseguem encontrar o seu site, você perde oportunidade de fazer a prospecção de quem esteja em busca de produtos e serviços como os que você tem a oferecer.

É bem verdade que o Google detém uma série de recursos inteligentes para nos ajudar a encontrar o que há de melhor na internet, mas ele ainda precisa de ajuda.

O maior site de buscas está sempre à procura de formas de aprimoramentos para entregar exatamente o que os usuários buscam, e as estratégias de SEO são aliadas nesse processo.

Não vale apenas usar as palavras-chave certas: é preciso entregar um conteúdo de valor, de uma maneira visualmente agradável.

Para saber quais técnicas de SEO empregar, você precisa entender qual é o objetivo de seu site.

Um e-commerce, por exemplo, tem o objetivo de gerar vendas.

Um blog, por outro lado, pode ter a meta de conquistar mais visitantes para ler os posts.

Esses objetivos são conhecidos como conversão.

Trabalhar com Search Engine Optimization é complexo, mas alguns conhecimentos básicos podem ser o início de uma estratégia bem-sucedida.

O primeiro passo está em conhecer o seu buyer persona como ninguém, sendo essa uma das maiores vantagens do SEO, como veremos a seguir.

Quais as vantagens da minha empresa trabalhar o SEO?

Há uma série de benefícios em adotar o SEO em sua estratégia de marketing digital, e acredite: eles vão além de aumentar a sua visibilidade online!

Compreensão do buyer persona

O primeiro passo para se dar bem em uma campanha de SEO é por meio do entendimento claro das expectativas e objetivos do público em relação à sua empresa.

Seja com questionários, experiências ou coleta de dados, essa etapa permite uma compreensão melhor sobre quem é o seu buyer persona.

Isso permitirá que você produza conteúdos e ofertas adequados aos hábitos de seus prospects.

Além disso, entender quais são as dúvidas de seus clientes será determinante na escalação de palavras-chave e pautas melhores.

Melhorias no conhecimento sobre a sua indústria e a concorrência

A otimização de sites traz resultados tangíveis, como novos negócios e referências, mas os maiores benefícios vêm do aprimoramento de conhecimentos e o entendimento da indústria em que você se insere.

Uma agência que opere com SEO pode ser uma grande parceira para explorar novos caminhos dentro do seu ramo.

Uma das pré-concepções mais prejudiciais para negócios é a de que clientes conhecem profundamente os jargões utilizados em seu negócio.

Assim, ao invés de usar também as palavras-chave comumente atribuídas ao seu ramo, alguns empreendedores usam termos que somente profissionais como eles conhecem.

Isso faz com que uma série de clientes em potencial não acesse os conteúdos porque ainda não tem conhecimento sobre esses conceitos.

Dentro do funil de vendas, por exemplo, termos mais complexos podem ser trabalhados porque os clientes passam por um processo de nutrição, que os alimenta com conhecimentos prévios acerca da solução oferecida.

Aumento da visibilidade diante dos motores de busca

A vantagem mais conhecida do SEO é o aumento da visibilidade para as ferramentas de busca. Mas essa visibilidade só se torna um real benefício quando tem o Retorno Sobre o Investimento (ROI) mensurável, permitindo que você saiba exatamente quais investimentos trouxeram resultados e que resultados são esses.

Atração de tráfego altamente qualificado para o seu site

A chave de ter um bom retorno sobre o investimento em sua campanha de marketing digital é conquistar um tráfego bem qualificado para seu site.

Algumas agências de SEO que fazem uso do Black Hat (uma maneira "preguiçosa" de trabalhar com SEO, focada em somente aumentar o volume de acessos no site, sem se preocupar com a qualidade dos conteúdos e, portanto, da audiência atraída) desconhecem que o tráfego pode valer pouquíssimo se ele não estiver segmentado e qualificado.

O uso de palavras-chave específicas ajuda na atração de tráfego qualificado.

Com isso, o Google e as outras ferramentas de busca veem o seu site como uma autoridade nesses termos, o que melhora a posição de sua página nos resultados.

O local SEO também ajuda a trazer um tráfego bem qualificado para o site.

Otimizar a sua página com um termo como "cabeleireiros especializados em luzes em São Paulo" traz resultados mais palpáveis do que investir na palavra-chave "cabeleireiro".

Resultados duradouros

Uma boa campanha de SEO traz resultados de longo prazo para as ferramentas de busca.

É bem verdade que as boas práticas precisam ser mantidas no cotidiano da produção de conteúdo, mas um SEO bem executado traz retorno sobre o investimento por mais tempo.

Inclusão de consumidores exigentes

Usuários que procuram informações são os mais exigentes.

Afinal, eles não são facilmente convencidos por vendedores, e não se contentam com o primeiro resultado.

Esses consumidores também costumam ser formadores de opinião sobre marcas e produtos.

Por isso, além de investir em anúncios pagos, é preciso destacar-se na busca orgânica, que ajuda a trazer um tráfego mais qualificado.

Retorno sobre o Investimento

O SEO proporciona resultados rastreáveis e quantificáveis.

Agências especializadas conseguem mensurar qualquer aspecto de sua estratégia, como oscilações em rankings, conversões e o tráfego.

Além disso, há a possibilidade de extrair dados demográficos e observar métricas de engajamento.

Com esses dados, você entende exatamente onde e quando investir.

Quais são os principais fatores de ranqueamento?

Segundo uma pesquisa da Data Science da Moz em parceria com a SimilarWeb, a Ahrefs e a DomainTools, alguns fatores de ranqueamento tiveram uma influência de peso nos resultados das buscas realizadas pelos usuários no Google nos últimos anos.

Os fatores de ranqueamento são os critérios usados pelo Google para identificar os resultados mais relevantes quando os usuários fazem uma pesquisa nos motores de busca.

Uma boa parte desses fatores não são revelados pela empresa, mas alguns deles são divulgados com o intuito de incentivar melhorias nos trabalhos de produtores de conteúdo com diretrizes técnicas de qualidade e design, proporcionando uma boa experiência de usabilidade e navegação para os usuários.

De acordo com os mais de 150 especialistas consultados pela Moz, a influência dos principais fatores de ranqueamento segue a seguinte ordem:

1. autoridade de domínio;

2. links para a página;

3. palavras-chave e conteúdo;

4. qualidade técnica da página;

5. engajamento e dados de tráfego;

6. busca e presença da marca;

7. uso de palavra-chave no domínio;

8. sinais sociais.

Quer entender como eles operam? Acompanhe o que nós preparamos para você!

Autoridade de domínio

A autoridade de domínio se destacou como o fator de ranqueamento em SEO.

A melhor forma de obter uma boa autoridade de domínio é conseguir mais links de qualidade que indiquem para seu site.

Não basta, portanto, ter uma grande quantidade de artigos que indiquem o seu site.

É preciso que eles venham de sites de qualidade e que tenham relação com o seu negócio, serviço ou produto.

E a melhor maneira de conseguir isso é propagar um conteúdo de qualidade que possa ser compartilhado por outros sites.

Links para a página

Links para páginas específicas do seu site também influenciam no ranqueamento.

Isso ocorre especialmente quando os sites linkam para sua página usando textos âncoras que se relacionam com o tema de sua página ou da palavra-chave.

Palavras-chave e conteúdo

O uso da palavra-chave ainda é uma das principais influências para o ranqueamento do Google.

Ela pode estar no título, nas heading tags, nos textos alternativos, na URL, no nome do arquivo de imagem, dentre outros.

Contudo, o Google tem criado cada vez mais mecanismos para barrar aqueles que utilizam as palavras-chave com o intuito de apenas angariar boas posições.

Nesse cenário, a relevância do conteúdo da página ganha uma importância cada vez maior.

Procure, portanto, escrever um bom conteúdo, que seja útil para o seu buyer persona.

Qualidade técnica da página

A qualidade técnica do site exerce grande influência nos algoritmos de ranqueamento do Google.

É preciso que seu site tenha uma boa velocidade de carregamento, seja responsivo e tenha um HTML semântico.

Especialistas indicam que, além de evitar o uso de tabelas e frames no layout, é importante usar microdados nas páginas.

Com isso, você faz marcações no código fonte do site para que ele entenda melhor as informações presentes na página.

É preciso, portanto, contar com uma boa empresa para a criação de site.

Engajamento

Não se sabe muito bem como o Google utiliza os dados dos usuários para entregar páginas mais relevantes.

É um consenso, contudo, que se um usuário acessa um site através de uma pesquisa Google e tem uma boa experiência, o Google entende aquele site como relevante para o termo usado pelo usuário para pesquisar.

Busca e presença da marca

A popularidade de uma marca na internet é um fator relevante para o ranqueamento do Google.

Quando muitos usuários procuram por uma marca, eles demonstram que aquela marca tem autoridade entre eles.

Uso de palavra-chave no domínio

Ao criar um domínio, procure inserir a sua marca nele.

Além de ajudar com o branding, isso facilita que os outros sites façam link para sua página com o texto âncora certo.

Sinais sociais

O Google também posiciona melhor os sites que têm maior engajamento e menções nas redes sociais. Ou seja, para tornar seu site mais presente, é preciso investir em estratégias de redes sociais.

Como produzir um conteúdo otimizado para SEO?

Cada produtor de conteúdo tem os seus métodos, otimizando a definição de pautas, a redação e a postagem do que produz.

A pesquisa de palavra-chave, contudo, é um fator essencial em qualquer procedimento adotado.

Mas como encontrar as palavras-chave ideais?

Veja as dicas que nós preparamos para você a seguir!

Pesquise sobre o negócio

Produzir qualquer tipo de conteúdo exige que você esteja bem informado sobre o assunto.

É importante entender qual é o perfil do público, as necessidades que ele tem e o estilo de vida.

Com essa pesquisa, você identificará dúvidas recorrentes, bem como oportunidades para agir.

Lembre-se de anotar os termos encontrados.

Defina a persona

A persona é uma representação semifictícia do que seria o cliente ideal para a sua empresa.

Esse perfil ajuda a definir, para todos os colaboradores envolvidos na produção de conteúdos, quem você pretende atingir.

Fica bem mais fácil definir uma linguagem ideal, bem como se colocar no lugar da persona e entender o que ela pesquisaria e com que termos.

Faça um diagnóstico da empresa e do mercado

Você sabe quais são os diferenciais dos produtos e serviços de sua empresa, ou como o histórico dela poderia influenciar na produção de conteúdos?

Procure conversar com pessoas de diferentes setores da empresa, bem como com o público, entendendo a percepção que esses entrevistados têm sobre a organização.

ambém é importante entender a situação da empresa em relação às tendências de mercado.

Sites e blogs de concorrentes ajudarão a obter novos insights!

Pesquise e hierarquize as palavras-chave

Após fazer esse levantamento de informações para entender o mercado, é possível que você já tenha uma lista de palavras-chave.

Agora é preciso hierarquizá-las, de modo a entender o que a persona busca primeiro.

Além de entender por onde começa a pesquisa do público, você precisa ampliar sua lista de palavras-chave, entendendo quais são os termos singulares (as chamadas head tail) e quais são as frases associadas a elas (conhecidas como long tail).

Algumas ferramentas na web ajudam a aprofundar e ampliar essa lista. Confira quais são algumas delas abaixo!

Keyword Planner

O Keyword Planner é um dos muitos recursos do Google AdWords.

Fornece dados para a criação de anúncios pagos e ajuda na descoberta de informações relevantes para a busca orgânica, como ideias de palavras-chave e o desempenho delas.

Em sua conta do Google AdWords, selecione a opção "Procurar novas palavras-chave usando uma frase, um website ou uma categoria", insira os termos escolhidos e clique em "obter ideias".

SEMrush

A SEMrush fornece uma série de informações gratuitamente, tais como a lista das 10 palavras-chave mais usadas em seu site e qual o posicionamento que elas têm.

Também é possível acompanhar o desempenho de seus concorrentes.

Se você gostar da ferramenta e quiser usar os recursos completos, as licenças mensais custam a partir de U$99,95.

Google Search Console

Voltada para desenvolvedores, o Google Search Console é gratuito e pode ser integrado ao Google Analytics.

Assim, ele gera relatórios referentes a palavras-chave que estão gerando tráfego, bem como o posicionamento do site para cada uma delas.

Ficará ainda mais fácil descobrir quais são os termos relevantes para seu site e como trabalhá-los.

Organize a lista de palavras-chave

Agora que você já tem uma lista de palavras-chave, é hora de organizá-las para começar a produção de conteúdo.

Uma das melhores formas de fazer isso é dividindo-as em categorias, e cada categoria pode ter subcategorias.

Essa forma de organizar pode ajudar na construção da arquitetura de sua página.

A outra forma de organizá-las é por meio da priorização.

Você pode consultar em ferramentas como o SEMRush e o Keyword Planner para verificar quais são as estatísticas de cada palavra-chave.

Também é importante verificar as notícias em relação às palavras-chave.

Lembrete: quando uma palavra-chave é concorrida, pode ser que ela gere muito tráfego, mas pode também ser mais difícil conquistar um bom posicionamento.

Já as palavras-chave que têm uma média de pesquisa baixa, como as long tail, podem gerar menos tráfego, mas trazem mais conversões.

Mãos à obra: produza conteúdos

Na hora de posicionar as palavras-chave dentro do seu site, utilize boas práticas de produção de conteúdo, evitando decisões arbitrárias.

Repetir palavras-chave demasiadamente pode empobrecer o artigo e fazer com que motores de busca vejam o seu texto como spam.

Nesses casos, a penalização é certeira.

O título é o primeiro item analisado pelo Google e o primeiro contato do leitor com o que você produziu.

Por isso, é preciso que a palavra-chave esteja nele.

Dentro do texto, você pode colocar a palavra-chave em pelo menos um dos intertítulos.

É importante identificar esses títulos com heading tags H1 (título), H2 (intertítulo) e H3 para os tópicos inseridos dentro dos intertítulos.

Além desses cuidados, também vale se atentar a:

Imagens

O Google utiliza alguns atributos no código para entender o que há em uma imagem.

As tags alt (texto alternativo para os casos em que a imagem não aparece) e src (nome do arquivo) são essenciais para o buscador compreender a informação.

Você pode inserir a palavra-chave nas tags e aproveitar essa oportunidade.

Meta descrição

O texto descritivo de cada link é identificado no código como meta descrição.

Essa tag pode ser usada para resumir o conteúdo de uma maneira chamativa.

Embora não seja um fator de ranqueamento do Google, é importante usar essa tag para transmitir informações relevantes.

Links internos

Criar links internos entre um post e outro é uma maneira inteligente de manter o usuário engajado com seus conteúdos por um tempo maior.

Isso também ajuda a distribuir a autoridade do site para outras páginas.

Procure criar links com um texto inteligente, que cite a palavra-chave do artigo indicado.

URL

Ao ler um URL, o Google e o usuário precisam entender o que encontrarão dentro da página.

Por isso, é importante que a URL do site seja amigável, empregando a palavra-chave desejada e apresentando um formato simples e sucinto.

Faça revisões periódicas

A vantagem da estratégia de marketing digital é que ela pode e deve ser constantemente revisada.

Isso não significa que você pode lançar seus conteúdos de maneira descuidada.

Na realidade, manter seus conteúdos atualizados é entender que o mercado está em constante evolução.

Procure revisar periodicamente as palavras-chave utilizadas em seu negócio, percebendo novas tendências e mudanças de comportamento.

Esteja sempre atento ao lançamento de produtos, novos concorrentes, ferramentas e quais termos geram mais tráfego para seu site.

Quais são os principais erros de SEO que eu devo evitar?

Agora que você já sabe ao que se atentar em sua estratégia, é hora de entender quais são os erros de SEO que você precisa evitar para ter uma campanha bem-sucedida! Veja a seguir:

Fazer um site em flash sem conteúdo HTML alternativo

O Flash proporciona muitos recursos de interação, mas não é bom para os buscadores, o que faz com que a página não seja indexada.

Se você deseja manter seu site em Flash, ofereça uma versão estática, sem Flash, para que os buscadores descubram seu site e qual é o conteúdo dele.

Conte com um bom profissional para a criação da sua página!

Ignorar a tag title

A tag é o local em que você deve se concentrar para inserir a palavra-chave, mostrando ao buscador e ao usuário a importância e o foco daquela página.

Spam de backlinks

Lembramos que o importante não é o número de links que você recebe, mas a sua qualidade.

Se você possui diversos backlinks de sites ruins, seu site não alcançará boas posições no ranqueamento.

É melhor que você se concentre em conseguir menções de sites que tenham a ver com o seu conteúdo e com o seu público, mesmo que elas venham em menor quantidade.

Usar palavras-chave sem sentido

Usar palavras-chave sem sentido em relação ao seu conteúdo não traz resultados.

Fique naquelas que se relacionam com o seu público.

Se você domina o inglês, vale conferir a tabela periódica que a Search Engine Land preparou com os fatores de sucesso para o SEO.

Vale lembrar que, mesmo com essa referência, é importante buscar fontes atualizadas sempre!

Se você foi cativado pelas vantagens do SEO, leia também o nosso artigo sobre otimização de sites e se prepare para oferecer a melhor experiência possível para o seu usuário!

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