6 serviços digitais que sua agência deve oferecer para faturar mais

serviços digitais

Por Comunicação Liguesite. Postado em 18/10/2018. Última atualização em 18/10/2018.

Tempo estimado de leitura: 29 minutos.

A internet oferece um mundo de possibilidades a ser explorado pelas empresas. Diante disso, cresce a procura pelo marketing digital — considerado uma ferramenta estratégica e imprescindível para que as marcas sejam notadas e atinjam os seus objetivos no universo online.

Seja para atrair e fidelizar clientes, seja para aumentar o engajamento ou alcançar um posicionamento de destaque na web, os serviços digitais se tornaram indispensáveis nesse cenário. Assim, toda a agência de publicidade ou marketing que almeja ser bem-sucedida deve estar atenta às necessidades do mercado, o que a permite aumentar o seu leque de serviços e entregar melhores resultados ao público-alvo.

Quer suprir a demanda dos seus clientes e ampliar o faturamento? Confira, abaixo, quais são os serviços digitais que não podem faltar na sua agência! Boa leitura!

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1. Por que minha agência deve fazer marketing digital?

serviços digitais: porque minha agência deve fazer

Na era da internet, as pessoas mudaram os seus hábitos de consumo, passando a adquirir diversos produtos e serviços por meio das plataformas virtuais. Devido a esse novo comportamento do consumidor, surgiram as agências de marketing digital, tendo como finalidade facilitar as ações entre as empresas e clientes.

Oferecer serviços de marketing digital na sua agência traz diversos benefícios, tanto para o seu negócio quanto para as marcas e os seus clientes. Alguns dos motivos para investir nessa ferramenta são:

1.1. Aumenta a interatividade

Uma das principais razões do sucesso do marketing digital em relação aos canais tradicionais — principalmente se tratando dos canais offline —, é o fato de aumentar a interatividade com o público. Agora, o foco não está mais no produto, mas sim na experiência do usuário durante a sua jornada de compra.

As companhias realizam campanhas, ações e publicações, e do outro lado o público-alvo pode interagir, opinar e recomendar a empresa e os produtos em poucos cliques. Isso aumenta o engajamento com as marcas e as exigências dos consumidores.

1.2. Possibilita análise e mensuração

Imagine como as agências de marketing funcionavam nos anos 1960, quando esse tipo de serviço estava começando a ser inserido no mercado. Nessa época, havia poucos métodos para monitorar a eficácia das campanhas publicitárias e dos anúncios veiculados.

Portanto, até a chegada da internet, gastava-se muito dinheiro em ações pouco eficientes. Se você não tem como medir se o público foi influenciado e convencido pela sua ação de marketing a adquirir um serviço ou produto, é difícil afirmar se a sua estratégia gerou resultados positivos.

No marketing online, a análise de dados é uma etapa essencial para aprimorar e promover melhorias contínuas da sua estratégia. Atualmente, tudo deve ser estudado e comprovado. Métricas como Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e Retorno Sobre Investimento (ROI) podem ser analisadas minuciosamente em tempo real.

Dessa forma, as agências e organizações conseguem identificar falhas rapidamente, corrigindo-as prontamente, o que evita que todo o projeto seja prejudicado e contribui para com o aumento de produtividade.

1.3. Amplia as oportunidades para as empresas

A internet diminuiu a distância entre as empresas e os clientes. Afinal, hoje, até mesmo as pequenas companhias têm condições de preparar boas campanhas online e atrair consumidores que estão do outro lado da cidade, do país e, em muitos casos, do mundo.

Com isso, todos saem ganhando, pois as agências de marketing têm mais clientes para contratar os seus serviços e as empresas têm a oportunidade de criar um posicionamento de destaque no âmbito digital, vendendo mais. Por sua vez, os consumidores podem conhecer marcas com as quais se identificam.

1.4. Melhora o direcionamento das campanhas

Mais um diferencial do marketing digital é possibilitar que as empresas façam campanhas para atrair e conquistar a preferência das pessoas certas. Ou seja, a fatia do público-alvo que, de fato, está interessada em consumir os produtos ofertados pelo negócio.

Essa é uma enorme vantagem, porque viabiliza a redução de custos em agências, já que você deixa de empregar dinheiro com pessoas que não têm interesse em comprar das empresas e passa direcionar os seus esforços de forma segmentada. Além disso, possibilita conhecer melhor o seu público e se tornar especialista em atraí-lo.  

Saiba mais como trabalhar com marketing digital

2. Quais são os serviços digitais e necessidades dos clientes no mercado?

Quais são os serviços digitais e necessidades dos clientes no mercado

Toda a empresa que precisa vender, necessariamente, tem que aparecer, pois como diz a velha máxima ‘’quem não é visto não é lembrado’’. As pessoas estão massivamente nas redes sociais, basta olharmos para o lado para vermos alguém conectado por meio de smartphones e demais dispositivos.

Diante disso, é urgente a necessidade de os clientes de se inserirem nesse ambiente. Entre as suas principais carências estão:

2.1. Aumentar o tráfego no site

criação de um site é o ponto de partida para trabalhar o marketing digital, funcionando como uma vitrine virtual. Uma vez desenvolvido e colocado no ar, é preciso gerar tráfego, ou seja, atrair visitantes. Muitas empresas ficam perdidas sobre como usar essa ferramenta e desconhecem recursos, como as redes sociais, que são ótimas para chamar a atenção das pessoas e motivá-las a conhecer sua página e seus produtos.

2.2. Gerar leads com baixo investimento

O lead é um termo americano que designa o cliente em potencial de uma empresa. Para que uma campanha de marketing seja bem-sucedida, é crucial que seja segmentada e focada nessas pessoas.

A atração dos leads é facilitada a partir das mídias sociais, visto que nessas plataformas isso acontece de maneira mais natural do que nos meios tradicionais. Nesse cenário, o marketing de conteúdo é um grande aliado para angariar novos leads. Criar conteúdo de qualidade direcionado para o público certo aumenta as chances de conversão de vendas.

2.3. Imprimir credibilidade

Cada vez mais as pessoas buscam informações e recomendações sobre as empresas antes de fechar um negócio. Os consumidores tendem a confiar mais em empresas que esclarecem os seus serviços em sites e redes sociais.

Em meio a tanta concorrência, as companhias que imprimem credibilidade estão um passo à frente das outras. Marcar presença na internet e investir em marketing digital, levando informações precisas e claras sobre o seu negócio transmite mais segurança e confiabilidade ao consumidor.

2.4. Fidelizar clientes

O sonho dos empresários é contar com clientes fiéis, que não só consomem os produtos da marca, como também os recomendam e defendem em diferentes esferas. No entanto, para que isso seja viável é necessário que o negócio esteja disposto a prestar um serviço profissional, limpo e eficiente — fatores indispensáveis para a construção de relações sólidas.

Como o próprio nome já evidencia, as redes sociais foram criadas para estimular a socialização, os relacionamentos e a aproximação entre os usuários. Todos esses pontos podem e devem ser aproveitados pelas empresas. Ao construir relacionamentos, você está mais próximo de fidelizar clientes.

3. Quais serviços digitais minha agência deve oferecer?

Quais serviços digitais minha agência deve oferecer

Os serviços digitais oferecidos por uma agência são substanciais para as empresas que estão em busca de mais visibilidade e autoridade na web. Pensando nisso, é importante que o mix de produtos da agência seja diversificado e capaz de atender às necessidades gerais e específicas dos seus clientes.

 Descubra, a seguir, em quais serviços você deve investir!

3.1. Criação de sites e blogs

Criar um site é vital para as marcas, uma vez que é um espaço para expor os seus serviços e produtos, e adicionar informações relevantes sobre o negócio. Um bom site, além de estar bem ranqueado nos resultados dos motores de buscas, também facilita a navegação dos usuários e garante uma boa experiência de compra.

Já o blog é a ferramenta responsável por gerar tráfego segmentado e gratuito para o site da empresa. Nessa plataforma, a empresa tem a missão de produzir conteúdos que sejam relevantes para os seus potenciais clientes, afetando positivamente as conversões no topo e meio do funil. Quanto mais eficiente é o blog, melhores serão os seus resultados com Inbound Marketing.

3.2. Produção de conteúdo

A produção de conteúdo é um dos motores do marketing digital. Para que a marca seja percebida como referência no seu nicho, há que se planejar boas pautas e assegurar a qualidade do conteúdo final.

Entende-se como conteúdo todos os recursos utilizados nas campanhas de marketing, como banners, posts para mídias sociais, blogs, página institucional, newsletters, infográficos etc.

Algumas companhias não têm suporte para produzir esses conteúdos, tendo que buscar esse serviço nas agências especializadas.

3.3. Otimização de SEO

De nada adianta produzir conteúdo se não estiver otimizado. Por isso, é preciso ressaltar para o seu cliente a importância das técnicas de Search Engine Optimization (SEO), que são essenciais para o ranqueamento dos sites e blogs, o que acontece por meio da busca da palavra-chave.

A escolha das palavras-chave requer muito atenção para as estratégias de SEO das agências de marketing digital, devendo estar relacionadas à empresa e aos seus respectivos serviços. Muitas vezes, são elas as responsáveis por aumentar a visibilidade do site nos motores de busca.

3.4. Links patrocinados

Somente as ações orgânicas de marketing de conteúdo e as estratégias de SEO não são suficientes para que a empresa tenha a visibilidade ampliada e ganhe mais autoridade online. Sendo assim, também é importante investir em anúncios, como Google Ads e Facebook Ads.

O uso das ferramentas de publicidade online citadas facilita a gestão de anúncios, uma vez que você pode segmentar as campanhas, garantindo que o público certo seja atingido pela mensagem certa.

Quando a agência de marketing digital entende de Google ADS (antigo AdWords), se aproxima do seu público-alvo e, por conseguinte, conquista resultados mais efetivos. Sem falar que, os investimentos da campanha são efetuados conforme o número de conversões, ajudando a evitar desperdícios de recursos financeiros.

3.5. Campanha de e-mail marketing e automação

Outro elemento relevante é o Inbound Marketing e fluxo de nutrição, que consiste em uma sequência de e-mails enviados para um nicho específico com a finalidade de atingir um determinado objetivo, como conhecer, se interessar e comprar um produto.

Essa estratégia é possível por meio da ferramenta de e-mail marketing, uma prática de marketing direto comumente utilizada pelas organizações. A sua empresa pode oferecer o serviço de disparo de e-mails e criação de mailing para fortalecer o relacionamento dos clientes, emitir avisos promocionais, comemorar datas especiais, divulgar produtos ou serviços, convidar para eventos, promover ações que estimulem a atualização de dados de consumidores e campanhas para expandir a base de clientes cadastrados.

3.6. Gestão de redes sociais

Com a popularização das redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Linkedin, é imprescindível que as marcas se façam presentes nessas plataformas. Com isso, também surge a demanda por serviços que auxiliam no acompanhamento e nutrição de tais mídias.

Nesse contexto, a agência pode produzir e publicar conteúdos exclusivos para as redes sociais, bem como campanhas e ações promocionais. Também pode-se utilizá-las como canal de divulgação para os conteúdos publicados nos blogs.

Como sua agência pode entrar no mercado digital e conquistar novos clientes?

4. Como vender serviços digitais?

Como vender serviços digitais

Até algumas décadas, quando queriam divulgar os seus produtos, as empresas compravam espaços em jornais e revistas, e horários no rádio e TV, sabendo antecipadamente quantas pessoas seriam impactadas pelas suas campanhas. No âmbito digital, apenas um anúncio não surte eficácia se não estiver atrelado a uma estratégia.

Sendo assim, é de sua responsabilidade fazer com que os clientes entendam que o trabalho pode, sim, trazer resultados, mas isso é feito por meio da construção de um relacionamento entre a marca e o público-alvo. Isso implica no oferecimento de soluções certeiras e conteúdos focados em agradar e seduzir a audiência. Dessa forma, o marketing digital agrega valor à marca, atraindo o público e transformando esse valor em vendas.

Veja a seguir dicas de como vender os seus serviços digitais!

4.1. Compreenda o tempo do cliente

De forma amadora, muitas empresas já fazem marketing digital apostando em postagens simples e sem nenhum tipo de estratégia. Mesmo assim, há quem consiga marcar presença na internet e formar uma base de seguidores.

Esses casos servem para que a agência preocupe-se em estudar detalhadamente o momento o momento em que o cliente se encontra. Será que ele está pronto para a criação de postagens mais efetivas ou a criação de um blog próprio? Ou deve começar tudo do zero, considerando a construção de páginas e estratégias? O conteúdo a ser produzido está no topo, meio ou fundo do funil de vendas?

Com as respostas desses questionamentos, pode-se definir a estratégia mais apropriada para o perfil do cliente. Apesar do ímpeto de mostrar o valor do trabalho e os seus resultados desde o início, saiba que é você quem terá que determinar o que, quando e por que será feito.

4.2. Preste atenção no que ele tem a dizer

Mesmo que você estude a fundo o nicho, faça um levantamento do público e do serviço do seu cliente, tenha em mente que há detalhes que só ele conhece. Portanto, deixe-o à vontade para expor a realidade e as expectativas dele, mostrando-se disposto a ajudá-lo a atingir essas metas.

Quando ele está há muito mais tempo no mercado, o conhece melhor que ninguém. A partir desses relatos, você pode falar das suas impressões e propor soluções.

4.3. Alinhe as expectativas mesmo sendo serviços digitais

Para muitas empresas, o marketing digital é uma ferramenta capaz de revolucionar as vendas. Mas, em quanto tempo será possível perceber essa mudança? Se nunca tiver atuado online, não é provável colher resultados surpreendentes em pouco tempo.

Tenha o cuidado de não prometer efeitos impactantes já nos primeiros meses. Deixe bem claro para o seu cliente que se trata de um investimento exige tempo, estratégias, testes e análises para que realmente seja eficaz.

4.4. Seja realista

O profissional de marketing sabe quais são as etapas do processo, o período necessário para colocá-las em prática e quantas análises deverão ser feitas para que os resultados das ações apareçam. Seja honesto com os clientes, explicando como o trabalho é realizado, quais são as métricas utilizadas e como podem afetar a sua estratégia.

Por falta de conhecimento, é normal que alguns deles pensem que tudo será resolvido em poucos cliques. Contudo, isso não é verdade, e o cliente tem que ser conscientizado sobre a realidade dos processos que a agência vai desenvolver.

Como criar uma agência de marketing digital

5. Por onde começar a transformação digital nos serviços digitais da agência?

Por onde começar a transformação digital nos serviços digitais da agência

Conhecer os principais pontos da transformação digital em agências de marketing é a primeira medida a ser tomada para que você saia na frente da concorrência, e isso só é possível como o estabelecimento de novas regras. Como isso pode ser feito? Primeiramente, com ajustes nos processos operacionais, nos modelos de negócio e melhorias na experiência do cliente. Saiba como isso é viável na prática:

5.1. Proponha processos internos mais eficientes

A implantação de processos internos eficientes eleva a produtividade, facilitando o trabalho cotidiano e estimulando a todos. Por isso, essa será a sua base para a transformação digital.

Essa mudança inclui uma comunicação moderna e ágil, integração dos setores, como criação, atendimento e comercial, tomada de decisões estratégicas, considerando os dados e o histórico do seu desempenho.  

5.2. Siga a evolução dos modelos de negócio

O mercado digital expandiu os modelos de negócio em níveis nunca imaginados. Isso significa que a agência pode trabalhar com serviços novos, inteiramente digitais e que há poucos anos nem existiam.

Use essa condição ao seu favor para criar soluções, desenvolvendo e propondo ações que valorizem a marca do cliente.

5.3. Foque na experiência dos clientes

Focar na experiência dos clientes e realizar melhorias constantes nesse aspecto é crucial para obter bons resultados. Embora você tenha à sua disposição uma tecnologia avançada, isso não quer dizer que o trabalho esteja completo.

Inclusive, lembre-se de que as interações humanas fazem toda a diferença. Por trás de uma empresa, quem está contratando a agência digital é um ser humano, portanto, não foque somente na tecnologia.

Além disso, o monitoramento do sucesso do cliente torna-se mais eficiente quando faz uso de ferramentas adequadas, como o Customer Relationship Management (CRM), que gerencia o relacionamento entre a empresa e o seu público-consumidor.

6. Estrutura necessária para atender os serviços digitais

Estrutura necessária para atender os serviços digitais

Mais do que ajustar os seus processos, a empresa também precisa investir em uma estrutura robusta para oferecer os seus serviços com o máximo de qualidade e excelência.

Para isso, adquira bons equipamentos, monte um espaço que possibilite o teste e a aplicação de novos recursos tecnológicos e conceitos de marketing e faça parcerias confiáveis para entregar os serviços que a agência organiza, mas não desenvolve diretamente.

7. Equipe

Equipe para serviços digitais

O treinamento é primordial para que uma equipe de alta performance conquiste os objetivos traçados no marketing digital. Esse quesito é indispensável para os profissionais de agências, que no dia a dia são responsáveis por entrar em contato com clientes de diversos segmentos e tamanhos.

Dito isso, promova cursos e certificações para o seu time, além de investir em materiais atualizados sobre os assuntos mais importantes do mercado e incentivar os colaboradores a participar de palestras e eventos que os mantenham capacitados e preparados para exercer o seu trabalho.

8. Franquias digitais: como podem lhe ajudar?

Franquias digitais: como podem lhe ajudar nos serviços digitais

Agora que você sabe como fazer marketing digital, já pode buscar formas de entrar nesse mercado. Uma das melhores opções é investir em franquias digitais, que têm baixo custo de aquisição, permitem que você trabalhe em casa e com flexibilidade de horário.

Quem opta por uma franquia, também sai na frente dos concorrentes que iniciam as suas atividades do zero, o que traz mais segurança para o seu investimento. Isso porque o franqueado leva consigo uma marca mais consolidada e já estabelecida no mercado, enquanto os demais empresários precisam de tempo e investimento consideráveis para obter reconhecimento.

Saiba mais sobre Franquia de Marketing Digital

Apesar da internet ser uma realidade consolidada, o marketing digital ainda é uma novidade no Brasil, tanto é que não existem graduações específicas nesse ramo. Outra vantagem das franquias é a possibilidade de participar de treinamentos que o preparam para desempenhar o trabalho de forma adequada e eficaz.

Mesmo sendo devidamente instruído, comandar uma agência de marketing digital exige muito do proprietário, sendo necessário contar com suporte para o cumprimento de todas as funções. É exatamente isso que as franqueadoras oferecem: suporte para o bom andamento das atividades, disponibilizando ferramentas de ponta e profissionais especialistas no assunto.

Diante do constante crescimento do marketing digital, oferecer serviços digitais é vital para o sucesso da sua agência de marketing. Além das opções que foram citadas, também é necessário avaliar as especificidades de cada cliente e, conforme as necessidades apuradas, desenvolver campanhas e serviços personalizados que atinjam os objetivos desejados.

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