Sites prontos

uma boa opção para o seu negócio
Sites Prontos

Por Comunicação Liguesite. Tempo estimado de leitura: 17 minutos.

É inevitável que toda empresa precise estar na internet, seja estando presente nas redes sociais ou tendo o seu próprio site, não é? Quando o assunto é desenvolvimento de websites você tem 3 caminhos:

  1. fazer você mesmo
  2. usar sites prontos
  3. contratar uma agência de marketing digital

A escolha entre o desenvolvimento de website pode fazer muita diferença no sucesso ou no fracasso da sua estratégia digital. Por isso, hoje vamos falar de umas dessas modalidades de criação de sites: os sites prontos. Vamos entender o que são, porque e quando utilizar um site pronto.

modelos de sites prontos

Além de descobrir quais são os recursos indispensáveis em um site pronto e como contratar. Confira!

O que são sites prontos?

Sites prontos? O que é isso? Na verdade, sites prontos não existem. O que existe é uma plataforma específica que fornece um pacote de serviços para que o cliente possa ter o seu próprio site. Pensar em sites prontos faz lembrar mais os sites feitos por encomenda.

Em que o cliente desenvolve um projeto junto à agência e essa entrega um site com todos os recursos funcionando, desde a configuração de domínio até a sua publicação na web. Geralmente, esse serviço também já inclui e-mails profissionais para cada colaborador.

Além de  produção de textos profissionais falando da sua empresa e de seus serviços e produtos,  layout personalizado de acordo com a identidade da marca, páginas otimizadas para buscadores como o Google (SEO) e suporte para o cliente.

Existem vários tipos de sites, e quanto mais souber sobre cada um, mais fácil será para escolher aquele que se encaixa no seu negócio. São eles:

  • Site institucional: é uma página que tem como objetivo divulgar todas as informações da empresa, seus produtos/ serviços, contatos, cases de sucesso e, blog;
  • One page: é um site com uma única página para fornecer informações essenciais para que o leitor não se distraia com outros assuntos;
  • Landing Page: é uma página com o objetivo de conversão de leads, seja um cadastro, inscrição, ligação ou venda em si.
  • Criação de loja virtual: são sites com foco na apresentação e venda de produtos e serviços;
  • Portais: comportam diversas páginas e categorias de postagens. Por isso são ideais para empresas que operam em segmentos com conteúdos diversificados.

A importância da sua empresa ter um site nos dias de hoje

Como já sabemos, ter um site é muito importante na época em que vivemos. As pessoas estão cada vez mais utilizando a internet para fazer suas compras, e usar as mídias sociais por si só não dá a você muito controle. Um site torna sua empresa mais profissional e oferece mais flexibilidade e opções.

Mas para pequenas empresas com orçamentos apertados, contratar um designer ou desenvolvedor da Web para construir um site pode ser uma despesa a mais, e todos nós já sabemos que o sistema de  emissão de nota fiscal cobra por todo tipo de serviço prestado, e mais uma despesa pode ser difícil para essa empresa. E aprender a codificar HTML e CSS sozinho é muito demorado e complicado.

importância dos sites prontos

É por isso que um software de construção de sites é tão importante, ou seja, utilizar sites que estão prontos, o usuário só precisa arrastar os menus e deixá-los da maneira que mais o agrada . 

Utilizar sites prontos também ajuda no orçamento

São uma ótima opção para proprietários de pequenas empresas com limitações de orçamento, habilidade e tempo. Pois utilizando sites prontos você consegue criar um bom site, de maneira mais rápida e com um preço muito mais acessível. 

Existem sites prontos gratuitos, mas valem a pena?

É possível criar um site gratuitamente, mas pode não parecer muito profissional e muitas pessoas acham que não vale muito a pena por alguns fatores.

Quando você olha mais a fundo, muitos criadores de sites gratuitos não são realmente livres e acham que não valem muito a pena por alguns motivos como::

  • Você não pode usar seu próprio domínio
  • Seu site está coberto de anúncios que você não controla
  • Você tem que pagar pelos modelos e quaisquer complementos a mais que desejar
  • Controle limitado do site

Ou seja, chegamos a conclusão que utilizar sites prontos não valem a pena pelos motivos que citamos acima, e com certeza esses motivos fazem diferença na hora da criação de um site.

O que levar em consideração na hora de comprar um site pronto?

De maneira geral, algumas das variáveis que você deve levar em consideração na hora de comprar site pronto são:

Capacidade financeira

Só é possível contratar um serviço que se enquadre dentro de seu orçamento e seu plano financeiro. Deve entrar nessa análise qual a estimativa de receitas diretas geradas a partir do site, mas também como você espera que ele impacte indiretamente no resultado financeiro. Isso sem dúvida é a primeira avaliação para comprar um site pronto.

Avaliação de suas capacidades e/ou de sua equipe

Criar um site por conta própria é mais barato e pode até sair de graça. Mas os riscos de não fazer um bom site podem ser bem caros. Por isso, é preciso avaliar algumas questões preponderantes para se decidir na hora de comprar site pronto ou não comprar um site pronto:

  • Quais capacidades sua equipe possui para criar seu site e fazê-lo funcionar no dia a dia?
  • Quais são as capacidades para desenvolver novas soluções e rotinas de acordo com as demandas impostas pelo negócio?

Tamanho e o objetivo do seu projeto

É essencial que seja medido o tamanho do negócio e onde ele quer chegar, pois todo projeto precisa ter um plano de desenvolvimento com base nas demandas futuras. Sendo assim, é essencial identificar claramente qual é o objetivo do seu empreendimento com a criação de um site.

objetivo dos sites prontos

Sem responder a essa pergunta, o seu projeto corre o risco de ficar parado e ainda gerar despesas desnecessárias para o seu negócio com a contratação de uma empresa de criação de sites. Então, avalie o objetivo da criação de sites prontos antes de contratar uma das empresas de marketing digital de mercado.

Esperamos ter ajudado você entender o momento certo de comprar um site pronto, entenda que a empresa é precisa na internet.

Quando e por que utilizar sites prontos?

Os sites prontos se enquadram em quase todas as situações. Muitas das alternativas disponibilizadas pelo mercado são profissionais e satisfatórias quanto à execução e são capazes de suprir todas as funções para as quais o site deve estar qualificado.

Ou seja, eles devem ser utilizados quando são capazes de atender a todas as demandas para as quais estão sendo criados. Também quando se enquadram no orçamento e não há implicação de entraves ao desenvolvimento que possam onerar excessivamente o projeto.

Sabemos que o maior entrave é, necessariamente, a capacidade de fazer e manter um site pronto, não é? Mas uma das opções é recorrer às plataformas open source. É um serviço que disponibiliza hospedagem, registro de domínio, uma plataforma para o desenvolvimento de site e uma série de apps.

Com o intuito de suprir funções necessárias ao negócio 

No caso de negócios muito pequenos, com volumes muito baixos de tráfego, transferência e armazenamento, tudo isso pode sair quase de graça. O custo aumenta de acordo com o tamanho da operação. Por isso, avalie essa opção com a agência de criação de sites.

Bem, mas se você acredita que reúne as condições para criar o site, desenvolver a identidade visual, planejar, publicar e divulgar conteúdos, entre uma série de outras tarefas ligadas à rotina de marketing digital, se encarregar de tudo pode ser uma boa opção.

Mas a verdade é que a grande maioria dos empreendedores não reúne as capacidades necessárias para respaldar um projeto de marketing digital, tampouco a criação de um site. Pois isso envolve etapas complexas, como planejamento, design, controle, comunicação e SEO.

Então, esse é mais um motivo para você contratar uma empresa de marketing digital que presta serviços de criação de websites. Mas as vantagens não param por aí. Outros benefícios são: previsibilidade de custos e de projeto, suporte nos diversos aspectos ligados ao marketing.

Como planejamento, design, criação de anúncios, produção de conteúdo e controle. Além de uma redução drástica em seu custo de marketing, uma vez que não é preciso inchar o departamento.

Quais os recursos indispensáveis para sites prontos?

Recursos para sites prontos

Veja quais são os recursos indispensáveis que um site pronto precisa ter:

Site responsivo

O site responsivo é aquele que se adapta a todos os tipos de dispositivo, como tablets, laptops e smartphones e tamanhos de tela, sem que a qualidade da experiência do usuário seja prejudicada. Por isso, sempre contrate empresas que oferecem sites responsivos.

Hospedagem

Atualmente, qualquer serviço de criação de sites e assessoria em marketing digital que se preze precisa contar com serviço de hospedagem para ser completo. Pois é através da hospedagem que o seu site se manterá no ar. Então, fique atento a este detalhe.

Facilidade de inserir conteúdo

Esse requisito é fundamental para o dia a dia, pois é o conteúdo que mantém o site vivo e interessante para os seus clientes e potenciais clientes. E como trata-se de uma rotina a atualização de conteúdos, é fundamental a facilidade de seu uso.

Integração com Google Maps

O Google Maps é um serviço do Google para pesquisa e visualização de imagens de satélite e mapas para aplicação de rotas, que pode se integrar de forma muito satisfatória a alguns tipos de serviço. Então, se você tem uma loja física e precisa que os cliente encontrem você, garanta que o seu site tenha esse recurso.

Integração com Facebook e outras redes sociais

O Facebook é a maior rede social do mundo e integrar o seu site com essa rede social significa torná-lo mais visível para seus clientes e potenciais clientes de qualquer lugar do mundo. Isso pode aumentar ainda mais as suas vendas e os seus lucros.

Integração com Blog

O blog é onde você insere e publica seu conteúdo, que pode ser de texto, vídeo, fotografia ou misto. Se você for utilizar o marketing de conteúdo como estratégia para conquistar mais clientes, certifique-se de que esse recurso esteja integrado ao site.

Integração com Chat ou WhatsApp

O chat é onde a sua empresa dá a possibilidade de interação com os seus clientes diretamente. Basicamente, é uma das principais formas de desenvolver um relacionamento e uma percepção de confiança por parte do mesmo. Então, se você quer garantir um bom atendimento ao cliente, verifique se o site tem integração com chat.

SEO

O SEO é o conjunto de técnicas para otimização do site para os mecanismos de busca. Ou seja, é o recurso que vai fazer com que o seu site tenha chances de ser visto por mais usuários. Por isso, escolha um modelo de plataforma com essa função.

Contas de e-mail profissional

O e-mail é uma forma de você se comunicar com seus clientes, porém, muito mais que isso, é uma forma de fechar negócios. Para isso, é vital que seja profissional, com recursos que viabilizem o envio de newsletters e mensagens comerciais, com qualidade de imagem e recursos. Garanta esse recurso no seu site.

Google Ads e Facebooks Ads

Todo site publicado na internet não pode depender exclusivamente dos alcances orgânicos (sem pagar), pois isso leva tempo. Para ter resultados rápidos é essencial investir em anúncios pagos. Mas para ter certeza de que essas ações são eficientes seu site precisa ser capaz de integrar ao Google Ads e ao Facebook Ads.

Conclusão sobre o site pronto

Não temos dúvidas de que o site tem um papel estratégico para sua empresa e pode fazer a diferença, não é? Então corra agora mesmo para o criar um site profissional para sua empresa.

Temos certeza que utilizando essas dicas, você vai saber exatamente a decisão que precisa tomar, e como já sabemos a criação de um site para a sua empresa é fundamental para aumentar as suas vendas, fidelizar seus cliente e prosperar.

Liguesite

O blog Liguesite oferece conteúdo de marketing digital gratuito para empreendedores alcançarem resultados positivos em seus negócios com a internet. Nós queremos ajudar você e a sua empresa também!

Liguesite Matriz

ENDEREÇO

Rua Antonio Daniel Dalcuche Filho, 27
Curitiba
Paraná

 

ATENDIMENTO

(11) 4063-2828   |  (21) 4062-7834
(31) 4062-7934   |  (41) 4063-9808
(48) 4062-1878   |  (71) 4062-9878
(81) 4062-9802   |  (85) 4062-8442

[email protected]

© 2018 Liguesite. Todos os direitos reservados. Leia nossa Política de Privacidade.